placardpt
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia

    Tablets no banco, o novo acesso 360º

    2024/04/24
    E1
    Pedro Filipe Maia, Diretor de Contéudos Multimédia do zerozero, é apaixonado e praticante de desporto e também alguém atento às novas tendências do treino e do mundo da performance. Neste espaço, pode conhecer as últimas tendências deste universo, particularmente as que estão a ser aplicadas no futebol.

    Longe vai o tempo em que os bancos de suplentes eram apenas casas de observação a olhómetro.

    Treinadores, equipas técnicas, médicas, diretores e jogadores sentavam-se com as mesmas ferramentas que os adeptos na bancada, apenas com uma visão mais aproximada do campo.

    Arrisco-me a dizer que, a determinada altura, os adeptos na bancada, com um pouco de criatividade, até tinham mais informação do que quem se sentava no banco.

    Os pulos e avanços trouxeram-nos para uma nova era nos bancos de suplentes, a da visão 360º. Os treinadores começaram por ver largamente estendidas as suas equipas técnicas, que, a partir de locais superiores da bancada, enviavam informações via áudio para o banco, enquanto compilavam lances de vídeo para serem mostrados ao intervalo.

    Hoje já estamos noutro nível. Já reparou nos tablets que existem em frente aos bancos de suplentes? Representam a ligação umbilical entre o que se joga no campo e a ciência à volta dele. 

    Tablet usado pelas equipas técnicas @Getty /

    Para estes tablets correm rios de gigabytes de informação a cada segundo. A principal função é colocar a transmissão televisiva disponível no banco, mas não se esgota aí.  Num clique, a equipa técnica consegue saber os dados físicos e de GPS dos jogadores, ou receber vídeos de lances cortados segundos antes.

    Em Portugal, esta é apenas a segunda época em que estes equipamentos são permitidos, sendo que a tecnologia começou por ser autorizada já há vários anos na Champions League e em outras ligas internacionais.

    Nos momentos mais quentes dos jogos, o que temos visto são os treinadores a tentarem antecipar decisões do VAR, pressionarem para o fora-de-jogo mal assinalado, ou o penálti por marcar. Mas acredito que, na sombra desses momentos, esta tecnologia é bem mais útil do que isso e ajuda o jogo de futebol a evoluir. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TI
    Tecnologia
    2024-04-29 11h45m por ti_maria_69
    Como todos os avanços tecnológicos, tem o seu lado perverso.
    Ver equipas técnicas a analisar lances e ir a correr protestar ou antecipar qualquer decisão é só lamentável. . .

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Não vivemos num reality show, mas cada vez mais nos aproximamos dessa realidade, particularmente no futebol. Estamos numa nova era de controlo dos atletas nunca antes vivida. Mais ...
    03-04-2024 10:27E2
    O equipamento está para um jogador de futebol como as receitas para os cozinheiros: não podes alterar a base, mas podes acrescentar a tua criatividade. Não era preciso muito ...
    20-03-2024 10:29
    Da eliminatória do FC Porto frente ao Arsenal, para lá da floresta tática, estratégica, técnica, muitos se devem ter questionado sobre outro tema: afinal, ...
    13-03-2024 18:14E1
    Opinião
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    A Tasca do Silva
    Paulo Silva
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia