placardpt
    Sporting vence Marítimo por 5x0

    Leão dá a volta de mão cheia

    O Sporting vira o campeonato com uma goleada, por 5x0, frente ao Marítimo. Numa partida que marca o fim da primeira volta para leões e madeirenses, a equipa de Jorge Jesus apresentou-se muito mais forte do que o seu adversário, que apenas procurou o golo durante cinco minutos, e com os dois primeiros golos nos momentos certos conseguiu uma vitória bem confortável perante um adversário que até costuma sofrer poucos golos.

    Entrar, marcar e controlar

    «Não é fácil marcar golos ao Marítimo», disse Jorge Jesus na conferência de imprensa antes da partida. Uma frase que foi contrariada esta noite, pelo próprio treinador do Sporting depois de uma goleada convicente diante da equipa de Daniel Ramos. O técnico dos insulares bem que não quis facilitar a tarefa ao técnico leonino, apresentando uma estratégia defensiva com dez elementos atrás da linha da bola e Rodrigo Pinho numa ilha deserta para lutar contra os defesas adversários.

    Perante uma estratégia defensiva do género, o golo de Bas Dost permitiu à equipa leonina juntar a tranquilidade ao controlo do jogo, algo que já vinha desde o início da partida, e outro golo logo a abrir o segundo tempo facilitou uma goleada tranquila à equipa de Jorge Jesus que, apesar do ritmo baixo na partida pós-derbi, retirou da partida aquilo que queria (a vitória) e ainda pode poupar alguns elementos dos habituais titulares, como Acuña ou Piccini.

    Coates foi decisivo atrás e à frente ©Carlos Alberto Costa
    Como vem sendo habitual em Alvalade, Jesus juntou a irreverência de Podence à finalização de Bas Dost, numa estratégia que tem funcionado em pleno para os leões, especialmente perante equipas fechadas e concentradas defensivamente, como é e foi o Marítimo. Só que, por vezes os desequilíbrios vêm de onde menos se espera e se os olhos estavam postos em Gelson, Podence, Bruno Fernandes ou Bas Dost, ficaram sem ver o passe de morte de um central. Coates teve visão para encontrar Gelson e o extremo só teve de dar a bola a Bas Dost para o holandês desbloquear a partida.

    Nem o golo levou o Marítimo a alterar a estratégia e com a vantagem no marcador por parte do Sporting a partida baixou imenso de ritmo. Os insulares procuraram incomodar de bola parada - Diney até foi o primeiro a criar perigo - mas pouco mais. A desvantagem de um golo iria para o intervalo, altura para Daniel Ramos dar novas instruções aos seus jogadores e começar a pensar já em possíveis substituições para retirar algo da partida, sabendo que a atitude do primeiro tempo dificilmente daria pontos.

    Regresso de leão bloqueou ideias de Daniel Ramos

    A entrada em campo parecia trazer um Marítimo diferente, para melhor. Os insulares entraram mais agressivos, ofensivos e até estiveram perto do golo, por Fabrício. As ideias pareciam boas, mas na prática tudo foi diferente. O Sporting respondeu ao maior assédio, aproveitou um erro na construção madeirense e um excelente trabalho de Bruno Fernandes para se pôr ainda mais no controlo do jogo, depois do regresso de Bryan Ruiz à titularidade ter sido premiado com um golo. Cinco minutos e a estratégia de Daniel Ramos tinha caído por terra.

    Bryan Ruiz regressou ao onze e marcou... frente à última equipa a quem tinha feito o gosto ao pé ©Carlos Alberto Costa
    Depois do golpe leonino, como era esperado, o Marítimo passou a estar novamente no papel de dominado e os leões somaram várias ocasiões para alargar a vantagem, sempre sem forçar em demasia. Jesus juntava Battaglia ao meio-campo para impedir qualquer reação à equipa de Daniel Ramos e depois de várias oportunidades conseguiu chegar mesmo à goleada, com um bis de Bas Dost. O matador holandês só teve de encostar para chegar ao hattrick e aproximar-se de Jonas na lista de melhores marcadores. Na repetição de ambos os lances surge Bruno Fernandes, primeiro na assistência voluntária e depois com um remate forte que permitiu o desvio do holandês no ressalto. Já nos descontos, e depois de alguns ressaltos, os leões encheram a mão de golos com um remate de Marcos Acuña a dar um toque final à goleada leonina.

    Antes da partida, Jesus pensava que não era fácil conseguir marcar muitos golos a este Marítimo. Os jogadores contrariaram a teoria do seu treinador e o Sporting regressou às vitórias com uma goleada bastante tranquila.

    U Domingo, 07 Janeiro 2018 - 18:00
    Estádio José Alvalade
    Carlos Xistra
    5-0
    Bas Dost 21' 74' 78'
    Bryan Ruiz 50'
    Marcos Acuña 90'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 17
    Lances Capitais
    21´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 14º golo na prova (17 jogos)
    50´
    GOLO Sporting!
    Bryan Ruiz marca
    Bryan Ruiz marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    74´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 15º golo na prova (17 jogos)
    78´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 16º golo na prova (17 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Sporting!
    Marcos Acuña marca
    Marcos Acuña marca o seu 3º golo na prova (16 jogos)
    A Chave
    Minuto 49: O Sporting vinha do balneário com uma vantagem de um golo, mas o Marítimo teve uma boa entrada e parecia apostado em atacar a baliza de Rui Patrício. Uma perda de bola e um excelente trabalho de Bruno Fernandes permitiu o golo a Bryan Ruiz, um golo que deu muito mais tranquilidade ao leões e deixou os madeirenses abatidos.
    O Árbitro
    Um único lance duvidoso, ainda na primeira parte, acaba por ser a única mancha na exibição de Carlos Xistra. Dráusio, na sequência de um canto, cabeceou e a bola foi desviada pela mão de Bas Dost. Fica a dúvida na intencionalidade do holandês, mas o desvio teve influência na trajetória da bola. Benefício da dúvida.
    O Melhor
    Golpes no momento certo
    Um golo a meio da primeira parte e outro logo a abrir o segundo tempo. Um timing interessante para a equipa de Jorge Jesus que com esses golos conseguiu sempre ditar o ritmo da partida e chegar à goleada de forma confortável.
    O Pior
    Estratégia maritimísta
    Uma primeira parte muito apagada por parte da equipa de Daniel Ramos. A equipa entrou com medo de sofrer e raramente conseguiu ameaçar a baliza de Rui Patrício. Os jogadores maritimístas pareceram muito presos e a estratégia defensiva não ajudou.
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    31J
    20V
    8E
    3D
    68-23G
    Marítimo
    2017/2018
    28J
    13V
    8E
    7D
    28-27G
    Sabia que...by playmaker stats
    Marcos Acuña marcou 10 golos nos últimos 10 meses (43 jogos):

    5 golos - Sporting (27 jogos)
    5 golos - Racing (16 jogos)

    Fotografias(26)

    Liga NOS: Sporting x Maritimo
    Liga NOS: Sporting x Maritimo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SA
    Ruben Ribeiro e Matheus Pereira
    2018-01-08 12h01m por sandocha
    2 atletas que pertencem ao SCP do meio campo de ataque e que estão a fazer exibições de gala umas atrás das outras.

    Tenho acompanhado os 2 e têm sido enormes. Embora em situações distintas os 2 estão em grande forma e vão acrescentar muito ao SCP.

    O Ruben vem já, o Matheus está a rodar e bem. O Luís Castro está a conseguir por este míudo a fazer o que sabe. . . magia
    RO
    A exibição do Marítimo . . .
    2018-01-08 10h18m por roquezz
    foi diferente das anteriores com o Sporting? Sim.

    A última vez que o Sporting jogou com Marítimo foi o maior roubo da época passada (2-2). Foi uma espécie de batalha campal com sentido único e ZERO cartões para os madeirenses!? E um golo mal anulado ao Sporting (Alan Ruiz, seria 3-2 para SCP) . . .

    Era este Marítimo que os pseudo-cometadores e antis queriam. Porque um Marítimo ou qualquer outro clube a jogar limpo em Alvalade ou não o natural é perder!
    As defesas
    2018-01-08 06h34m por Judgement
    Alguns useres não devem ter visto os golos do Benfica, se tivessem não falavam do mau desempenho da defesa do Marítimo! Golo do Pizzi, não foi "sem hipótese" como disse o Freitas Lobo, foi uma frangalhaga tremenda! O segundo foi uma oferta, há tinha havido mais duas uns minutos antes, aquele defesa seu a bola e nem se esticou para cortar depois do passe. . . Depois o Jonas como bom avançado que é, marcou e bem! No jogo do Marítimo o Sporting venceu, e apesar de o 00 não dizer foi uma Vit...ler comentário completo »
    MS
    Pior Marítimo da época
    2018-01-07 22h09m por msamuel
    Marítimo não fez nada, nem atacou nem defendeu.
    Andou a fingir que corria atrás da bola. . .
    Isto sim é colinho!
    joaowin
    2018-01-07 21h34m por 4lfredo
    Sim, mas ao que parece é um bocadinho caro entre 5 a 7 milhões.
    Sportinguistas
    2018-01-07 21h30m por qwer80
    gajos que não respeitam o leão que trazem ao peito, nem para limpar as casas de banho da academia servem. Portanto este alan ruiz, bem que pode ir de vela que não faz falta nenhuma. Temos opções melhores para a posição dele
    JO
    4lfredo
    2018-01-07 21h27m por joaowin
    Yh ja me tinham falado deste jogador do Bremen
    É questao de ver possiveis valores para transferencia
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-07 21h02m por 4lfredo
    Yah, o jogo ainda não acabou, e o mais certo é o Porto marcar, mas até ao momento é como disseste, é ter calma. Já fizemos a nossa parte.
    Quanto ao Avatar, penso que fizeste muito bem. :D
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-07 20h59m por 4lfredo
    E já agora, eu bem digo que cada vez estás melhor nas tuas fotos. xD
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-07 20h57m por 4lfredo
    Ontem disseste que o Raphinha hoje ia fazer a sua parte. ;) xD
    Schmeichel
    2018-01-07 20h56m por qwer80
    e o alan ruiz ainda é muito bom?
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-07 20h56m por 4lfredo
    Já agora como é que sabias que o Raphinha hoje marcava. xD
    Schmeichel_1_On ly
    2018-01-07 20h55m por 4lfredo
    ;)
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-07 20h54m por 4lfredo
    Sim, esse sem dúvida é o maior problema para uma possível transferência é mesmo o custo.
    joaowin
    2018-01-07 20h50m por 4lfredo
    Sim, tenho um nome que acho interessante, Ludwig Augustinsson do Werder Bremen.
    Sporting
    2018-01-07 20h49m por GUTA-Belem
    Impressionante. 5-0 ao Maritimo não é pra todos. Depois do jogo da Luz em que surpreendentemente foram abafados pelo Benfica, alguém tinha de pagar a factura.

    Para mim este Sporting que se reforçou para competir em todas as frentes, nesta segunda parte da época vai ser o mais forte candidato a ganhar aos títulos nacionais, porém tudo será decidido nos confrontos diretos com o FCPorto.
    Sporting
    2018-01-07 20h46m por qwer80
    a primeira parte foi fraquinha, falta de intensidade, pouca reação à perda da bola. A segunda foi muito boa, o golo facilitou mas estivémos impecáveis a todos os níveis. Ritovski e André Pinto são grandes suplentes, não me intranquilizam em nada. O ruiz continuo a achar que não tem andamento para isto mas pronto lá fez um golito. Bruno Fernandes é o motor da equipa, joga e faz jogar, ainda bem que estava enganado. O porto está a perder, pode ser a jornada em que saltamos para a liderança
    JO
    4lfredo
    2018-01-07 20h45m por joaowin
    Sim essas entradas implicariam essas saidas
    Mas de resto acho que um DE nao é tao urgente quanto isso
    So se for alguma boa opurtunidade de negocio
    Tens algum nome em mente?
    j-f-uite
    2018-01-07 20h40m por 4lfredo
    Mesmo! :D :D
    EN
    Acunã e Bruno Fernandes
    2018-01-07 20h36m por enoqueosportinguista
    o pontapé destes jogadores são estupendos.
    uma palavrinha para o Iuri Medeiros, com confiança este menino é (muito) melhor que o Bruno César.
    joaowin
    2018-01-07 20h33m por 4lfredo
    Concordo, penso que se vier o Raphinha já em janeiro, o Iuri Medeiros deverá ir para Guimarães. A mesma questão tem a ver com o Tobias Figueiredo, se o Marcelo vier já o Tobias Figueiredo deve ir para Vila do Conde. De resto, penso devíamos ir buscar um PL e um DE. E aí tínhamos o plantel fechado.
    SC
    Jogo
    2018-01-07 20h32m por Scpdp
    Rui Patrício: mal defendeu
    Ristovski: normal. Quando cá veio dizia-se que o seu ponto forte era o jogo ofensivo mas até agora tem-me decepcionado pelo menos a nível ofensivo
    Coates: normal
    André Pinto: normal
    Fábio Coentrão: bem
    William Carvalho: não gostei nada
    Bruno Fernandes: quando joga no meio-campo na minha opinião não joga nada, perde muitas bolas e faz muitos passes errados. Quando sobe no terreno, a história é outra.
    Gelson Martins: ...ler comentário completo »
    JO
    Plantel
    2018-01-07 20h27m por joaowin
    Penso que estará á volta disto:
    Grs
    Patricio e Salin
    DCs
    Coates
    Math ieu
    Tobias
    A. Pinto
    DDs
    Ristovski
    P iccini
    DEs
    Coentrao
    J . Silva
    MDFs
    Wiliam
    Bat aglia
    MCs
    Wendel
    Misic
    MCO
    B. Fernandes
    Podence
    EEs
    nAcuna
    R. Ribeiro
    EDs
    Gelson
    Iu ri
    Pls
    Dost
    Doumbia

    Jokers
    B. Ruiz
    B. Cesar

    O que acham Sportinguistas
    JM
    SCP
    2018-01-07 20h25m por JMCLSCP
    Excelente jogo do Sporting com destaque para Bruno Fernandes e Bas Dost, muito boas exibições dos nossos laterais Ristovski e Fábio Coentrão e ainda uma nota para o André Pinto que não está ao nível do Mathieu mas sempre que é chamado cumpre e bem

    Só é pena o Iuri Medeiros não ter confiança suficiente para fazer o que melhor sabe, tivesse ele a intensidade e disponibilidade de Gelson Martins ou Podence por exemplo e tínhamos aqui um caso muito sério
    JO
    Schmeichel_1_On ly
    2018-01-07 20h17m por joaowin
    Tal e qual
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Hóquei em Patins
    Derradeira ronda joga-se este sábado
    Sem tempo para respirar, depois de terem jogado na quarta-feira, as equipas do Campeonato Placard encerram este sábado a fase regular da prova. E se para as três que vão ...