placardpt
    Empate na primeira mão

    Engana-me que eu gosto

    E7

    Caro leitor, fomos enganados! Que bom é ser enganado desta forma! Desde erros superiores à vontade humana, passando pelas mudanças repentinas e inesperadas do marcador, até às ilusões apenas ao alcance dos melhores fantasistas, a primeira mão do Real Madrid-Manchester City (3-3) esteve cheia de equívocos, fingimentos e embustes. E que boa foi!

    François Letexier, qual maestro, apitou para dar início a 15 minutos eletrizantes, de puro rock&roll, dos mais frenéticos desta edição da Liga dos Campeões.

    Melódicas trapacices

    Haaland passou ao lado do jogo @Getty /
    Se o primeiro quarto de hora foi sinfónico, os primeiros acordes nasceram de uma guitarra portuguesa. Matreiro, despercebido e inteligente, Bernardo Silva só não enganou os da sua equipa. Aproveitou a alvorada para, num livre lateral, colocar Madrid em sentido. Olhos postos no expectável cruzamento e bola endereçada para a baliza de Lunin. Marcador inaugurado em bom português.

    Depois de inaugurado, o marcador em português continuou. A guitarra portuguesa deu lugar ao samba, bem mais animador para os adeptos madrilenos. Vinícius Júnior e Rodrygo foram essenciais: trouxeram o futebol de rua para as quatro linhas e desafinaram a estratégia cityzen. Na grande jogada do primeiro tempo, Vini lançou Rodrygo, que, rápido, fugiu à defesa inglesa e enganou Ortega, que já havia caído em erro quando um desvio colocou a bola de Camavinga no fundo das redes. Dois golos para os da casa e o marcador cheio de vida.

    Até ao descanso, a primeira parte escreveu-se de forma bastante simples: impotente, o Manchester City não conseguiu criar grande perigo; atrevido e pragmático, o Real sambou e não andou longe do terceiro.

    Não valem golos feios

    Energias repostas e estratégias redefinidas. O Manchester City até entrou pior, mas não demorou muito a recuperar a batuta. Bernardo, Kovacic e Grealish foram dos melhores, face ao surpreendente desaparecimento de Haaland e Foden. Foden? Sim, até ao minuto 66. Aí, o fantasista inglês deixou cair o pano da invisibilidade e, com a canhota mágica, chutou ao ângulo, sem qualquer hipótese de defesa.

    Pep, Foden e Rúben Dias após o golaço do inglês @Getty /

    O placar, pobre coitado, não teve descanso e prever o seu desfecho tornou-se impossível. Minutos mais tarde, o primeiro toque trapalhão mascarou bem o segundo: Gvardiol encheu o pé e obrigou o marcador a nova cambalhota.

    Sem descanso, o rodízio de golaços não acalmou e Valverde, esperto, também se serviu. Vini cruzou pela esquerda e, de primeira, sem deixar cair, o uruguaio apareceu no lado oposto a encher o pé e a fuzilar para novo empate.

    O ritmo baixou ligeiramente após o sexto (!) golo, mas não tornou o jogo menos fantástico. Foi um daqueles que ninguém deseja o apito final, mas, inevitavelmente, surgiu. Nem o recurso aos bancos desequilibrou a balança e, por isso, seguiu tudo em aberto para a segunda mão, em Inglaterra.

    jogos em destaque
    U Terça, 09 Abril 2024 - 20:00
    Santiago Bernabéu
    François Letexier
    3-3
    Rodrygo 13'
    Fede Valverde 79'
    Bernardo Silva 2'
    Rúben Dias 12' (p.b.)
    Phil Foden 66'
    Josko Gvardiol 71'

    ESTÁDIO

    Santiago Bernabéu
    Lotação81 044
    Medidas105x68
    Inauguração1947
    Lances Capitais
    GOLO Manchester City!
    Bernardo Silva marca
    11´
    GOLO Real Madrid!
    Eduardo Camavinga marca
    13´
    GOLO Real Madrid!
    Rodrygo marca
    66´
    GOLO Manchester City!
    Phil Foden marca
    71´
    GOLO Manchester City!
    Josko Gvardiol marca
    79´
    GOLO Real Madrid!
    Fede Valverde marca
    Positivo
    Valham-nos os mágicos

    Bernardo, Foden, Vinícius e Rodrygo. Fantásticos. Além da inerente e assinalável qualidade técnica, ímpar no mundo do futebol, os quatro conseguem ser decisivos, marcar (golaços, ainda por cima) nos grandes palcos. São extraordinários, geniais. Agradecem os adeptos e, sobretudo, os treinadores, certamente.

    Negativo
    Desaparecido em combate

    Rudiger rubricou uma exibição muito competente, do início ao fim do jogo. Conseguiu secar Erling Haaland, que passou completamente ao lado do jogo. Só se notou quando baixou no terreno e somou dois desarmes, de resto, passou despercebido. 

    Forma
    Real Madrid
    2023/2024
    43J
    33V
    8E
    2D
    101-40G
    Manchester City
    2023/2024
    49J
    35V
    10E
    4D
    121-48G
    O Árbitro

    Exibição muito positiva do árbitro. A ausência de lances polémicos, como é lógico, ajudou. Ainda assim, o juiz do encontro soube manter um critério justo, deixou jogar e não visou ser o protagonista. Como foi visível, ganhou o espetáculo.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Jogão
    2024-04-10 07h52m por ago
    A verdadeira liga dos campeões.
    Pena ter faltado dois GR top mundial, só faltou defesas impossíveis.
    De resto espetacular.
    RealXCity
    2024-04-10 06h11m por moumu
    Jogo de final antecipada! O City conseguiu um bom resultado mas claro está tudo em aberto para a 2ª mão já que o Real também é uma super-equipa!
    Bolas
    2024-04-10 00h32m por AngelEyes
    Não consegui ver este jogão de todo o tamanho. Vi agora o resumo alargado e caramba, só golaços! Cada um melhor que o outro. Na segunda mão quero ver uma demolição igual à da época passada. E que o Bernardo Silva marque outra vez xD
    Jogo de Champions da década
    2024-04-09 22h14m por f1950
    Só comparável talvez com aquele dramático Tottenham-Ajax.
    FC
    Jogo
    2024-04-09 22h07m por Fcpflaw2506
    Foi um grande jogo que se assistiu no Bernabeu. Teve grandes golos, frangos, golos com sorte, reviravoltas, oportunidades de parte a parte, enfim tudo o que um espetador gosta. Como seria de esperar, o City controlou maior parte do tempo a bola, mas não foi tão perigoso como o Real Madrid, que na transição ofensiva causava sempre muitos calafrios e perigo à defesa do City. Continuo sem perceber o Guardiola que não faz substituições, fez apenas a de Foden porque se lesionou que senão ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Dirigente com problemas
    A última jornada continua a dar que falar. Através de um comunicado emitido esta sexta-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou que ...
    03-05-2024 15:55E8