placardpt
    FC Porto avança na Taça ao vencer Estoril

    Vingança serve-se na Rainha

    Costuma-se dizer que a vingança serve-se fria e o FC Porto serviu-a na Prova Rainha, vencendo o 3º round com o Estoril Praia, de forma bem convincente, por 0-4 e avançando para os quartos de final da Taça de Portugal.

    Pela 3ª vez na temporada, e em três meses seguidos, Estoril Praia e FC Porto encontravam-se, desta vez num jogo de tudo ou nada, a eliminar, para a Taça de Portugal. Do lado canarinho, Vasco Seabra fazia uma pequena revolução no onze inicial, com Dani Figueira, Volnei, Mangala, Wagner Pina, Mateus Fernandes, Heriberto e Cassiano como novidades. Já do lado portista, Sérgio Conceição fazia quatro mexidas no onze, com Alan Varela, Nico, Galeno e Francisco Conceição a entrar para os lugares de Grujic, Eustaquio, André Franco e Toni Martínez.

    A diferença da atitude

    Perante tantas mexidas do lado do Estoril, havia curiosidade para perceber com que atitude a equipa canarinha entrava em jogo e cedo se percebeu que era bem distinta da vista no último confronto entre as duas equipas. Além de ter perdido com a ausência de Rodrigo Gomes na direita (mais preso e menos explorado na esquerda), a equipa comandada por Vasco Seabra apresentou-se a defender em bloco baixo e bem menos pressionante do que em jogos anteriores, tentando jogar com a transição.

    Contudo, o FC Porto, por sua vez, estava a pressionar bem alto, ganhando com a mobilidade de Pepê como segundo avançado (grande liberdade posicional e de movimentos), e isso dificultou imenso a sair a jogar por trás do Estoril, que não conseguia chamar a jogo os seus médios, nem mesmo com a inclusão de João Marques, o falso extremo. Quando o Estoril conseguia ultrapassar essa primeira linha de pressão - a primeira foi aos 6', num passe longo, onde Cassiano rematou ao lado -, o perigo surgia, mas a verdade é que foram poucas as vezes.

    O FC Porto estava, por isso, bem na partida - embora tremesse um pouco no miolo quando o Estoril acelerava um pouco a troca de bola - e até podia ter sido feliz mais cedo, caso os extremos não estivessem tão presos ao mesmo movimento. Contudo, os dragões acabaram mesmo por celebrar aos 24', num enorme passe de Pepe, a encontrar Evanilson entre os centrais (falharam no ataque à bola), que parou de peito e atirou a contar para um grande golo.

    Evanilson brilhou @Kapta+
    Os comandados de Conceição não se ficaram por aqui, deram continuidade à melhor fase na partida e, depois de uma grande perdida aos 26' (Dani Figueira agigantou-se), ampliaram aos 31', novamente por Evanilson, depois de Francisco Conceição ter ganho uma grande penalidade (Mangala teve uma má abordagem). De resto, a verdade é que o Estoril foi bastante inofensivo e Francisco Conceição até podia ter feito o 3º, aos 37', mas, na cara de Dani Figueira, atirou quase para a bandeirola de canto.

    «Matar» e gerir

    Pedia-se (muito) mais do Estoril para retirar algo do jogo e fazer o FC Porto tremer e Vasco Seabra tentou algo novo ao fazer entrar Rafik Guitane e Holsgrove ao intervalo. A equipa até ficou mais intensa na pressão e na troca de bola, mas o jogo estava de feição aos dragões, que podiam jogar na transição e aproveitar o maior espaço dado. Não tardou que tal resultasse e aos 56', numa bela transição, muito bem conseguida coletivamente, Evanilson completou o hat-trick e fez o 0-3.

    Este 3º golo pareceu claramente acabar com qualquer réstia de esperança que o Estoril tivesse trazido dos balneários e o jogos sofreu com isso, baixando de ritmo intensamente. De resto, o FC Porto podia claramente ter tornado a vantagem bem mais «gorda» nos minutos seguintes, até porque de cada vez que acelerava um pouco o ritmo de jogo aproveitava a inércia e canarinha e chegava facilmente à baliza e área adversária. Foram várias as oportunidades falhadas, mas, aos 76', Pepê aproveitou um buraco na defesa adversária, desmarcou Galeno e este fez o que quis na cara de Dani Figueira e ampliou para 0-4.

    FC Porto dominou do princípio ao fim @Kapta+
    Foram 15 minutos finais do mais calmo que se poderia esperar. O FC Porto até deu a iniciativa ao Estoril com bola, mas de pouco valeu e o jogo mesmo por ficar 0-4, com os dragões a vingarem-se dos últimos dois duelos com os canarinhos e a avançarem para os quartos de final da Taça de Portugal confortavelmente.

    U Terça, 09 Janeiro 2024 - 20:45
    Estádio António Coimbra da Mota
    Fábio Veríssimo
    0-4
    Evanilson 24' 31' (g.p.) 56'
    Wenderson Galeno 76'
    Estádio António Coimbra da Mota
    Lotação8 000
    Medidas105x68
    Inauguração1939
    FaseOitavos-de-Final
    Lances Capitais
    24´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 4º golo na prova (3 jogos)
    Evanilson marcou o seu 47º golo na equipa (132 jogos)
    31´
    GOLO FC Porto
    Evanilson marca de grande penalidade!
    Tranquilidade na execução do castigo máximo
    Evanilson marca o seu 5º golo na prova (3 jogos)
    Evanilson marcou o seu 48º golo na equipa (132 jogos)
    56´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 6º golo na prova (3 jogos)
    Evanilson marcou o seu 49º golo na equipa (132 jogos)
    76´
    GOLO FC Porto!
    Wenderson Galeno marca
    Wenderson Galeno marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    A atitude menos pressionante e bloco baixo do Estoril fez toda a diferença desde o pontapé inicial. O Estoril ainda assustou num par de transições, mas o FC Porto soube ter o jogo na mão e explorar as diagonais de Evanilson à frente de uma defesa canarinha menos organizada que o costume.

    O Árbitro

    O árbitro Fábio Veríssimo esteve bem numa partida onde não houve grandes polémicas. o penálti a favor do FC Porto é bem assinalado.

    O Melhor
    Há substituto

    A ausência de Taremi na seleção deixou algumas reticências sobre quem faria o seu importante papel na equipa, mas Pepê voltou a mostrar que pode ser esse faz-tudo e a sua mobilidade na frente e no miolo traz aspetos muito interessantes à equipa, além de permitir aos extremos serem mais aventureiros na verticalidade e diagonais.

    O Pior
    Bem menos Estoril

    Desde a chegada de Vasco Seabra que este Estoril vinha sendo uma das equipas em melhor forma em Portugal (apesar do resultado no último jogo), mas hoje esteve irreconhecível e cedo se notou que a prioridade não era uma vitória na Taça. Faltou atitude e a irreverência do costume.

    Forma
    Estoril Praia
    2023/2024
    22J
    11V
    2E
    9D
    49-33G
    FC Porto
    2023/2024
    27J
    18V
    2E
    7D
    47-26G

    Fotografias(25)

    Taça de Portugal: GD Estoril Praia x FC Porto
    Taça de Portugal: GD Estoril Praia x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESTORIL PRAIA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TH
    Sir_jaof
    2024-01-11 14h44m por TheRocker
    O titular tem 26 jogos. . . . O suplente tem 37 jogos. . . . certo completamente de acordo 😅😅

    Agor a se me dizes que o João de 23 anos tem mais potencial que o Zé de 26 isso é outro assunto. . .
    TheRocker
    2024-01-10 18h17m por Sir_jaof
    Qual era o central do FCP que era o titularissimo, que foi eleito como melhor defesa da 2ª Liga!?

    As férias foram uma coisa paranormal, que viraram o melhor defesa da 2ª Liga num tronco e o seu suplente num central de equipa AA!?

    João Marcelo
    TH
    Sir_jaof
    2024-01-10 13h41m por TheRocker
    Eu falei no início da época. . . . e sim tínhamos 5 centrais na A no início da época o próprio SC já o tinha dito que o Zé Pedro era o 5 da A e não o 1 da B desde o início da época muito antes da lesão do Marcano. . . . e sem falar de outros dois jogadores que podem e tinham toda a capacidade de jogar a central que qualquer pessoa com capacidade de analisar conseguia ver por isso se 7 opções não chega para 3 posições pq raio haveria de 3/4 chegar para 2 para o teu 433?

    Mas tou cur...ler comentário completo »
    Correção
    2024-01-10 12h47m por Sir_jaof
    Melhor central do FCP BB
    TheRocker
    2024-01-10 12h46m por Sir_jaof
    Se releres, vez que o problema são os médios e a defesa mais fraca.
    Tem os avançados, e se não tivesse despachado o melhor central, tinha a possibilidade do 3-5-2. . . Mas ficou com 4 centrais, 1 que é o Cardoso, outro que era o Carmo que não jogava e sobrava 2 superveteranos propícios a lesões (Zé Pedro entra depois por necessidade). . .
    . . . O 3-5-2/5-3-2 garantia aquela proteção à defesa que é necessária, mas estamos sem centrais para isso, embora tendo o resto. . . ...ler comentário completo »
    TH
    Sir_jaof
    2024-01-10 12h33m por TheRocker
    O Porto tem plantel de quê??? Só pq só sabes dois sistemas não quer dizer que isso seja verdade. . . . .

    Primeiro o Porto começou a época com 5 avançados , tem vários jogadores para jogar a 10 ou nessa zona do meio campo, tem vários jogadores para fazer a Ala toda e depois tem apenas 3 ou 4 para serem extremos que é Galeno Chico Pepê e Borges, o problema é que a maioria deles são melhores noutros posições que extremos numa frente de ataque. . . .

    Por isso não o...ler comentário completo »
    JS
    Sir_jaof
    2024-01-10 12h19m por jsilva77
    A arbitragem neste jogo foi globalmente muito positiva, praticamente isenta de erros e sem qualquer influência no resultado, como se gosta e deveria ser sempre, mas . . . Nesse lance, mal o vi pensei que o VAR iria chamar o árbitro, como tantas vezes faz, inclusive contra o FCPorto, para sancionar com cartão vermelho e . . . Nada, provavelmente o VAR ficou sem ligação ou não viu as imagens, de qualquer forma, inacreditável como o VAR não sanciona está infração nítida, sem qualquer c...ler comentário completo »
    Estoril
    2024-01-10 11h30m por chasingthelight
    Só dizer que, apesar da quantidade de golos sofridos, gostei da exibição do guarda-redes Daniel Figueira, pelas várias defesas que foi fazendo. Sem dúvida um dos melhores do Estoril na noite passada, evitando um resultado ainda mais expressivo
    4-3-3 ou 4-4-2?
    2024-01-10 09h40m por Sir_jaof
    Sou um dos poucos que aponta esse erro crasso do FCP esta época, tem jogadores e plantel para 4-3-3 e insistir no 4-4-2. . .

    . . . Com a fraca defesa que temos, é preciso proteção extra do meio campo. . . e jogando com apenas 2 Médios pelo centro, nem dão a devida proteção à defesa, como falta depois criatividade, capacidade de criar, no ataque (pelo centro).

    Vitinha tinha essa capacidade, mas era associada a um Danilão, trinco top mundial, e ainda a Ot...ler comentário completo »
    ZY
    OJaime_Pacheco
    2024-01-10 09h36m por zyxw4321
    Ó Bazófias, só para que saibas, o Estoril usou 8 dos 11 mais utilizados como titulares contra o Sporting, e 6 contra o Porto. E isto porque o Mateus Fernandes estava impedido de ser usado contra o Sporting.

    Contra quem é que eles se pouparam, mesmo?
    GI
    OJaime_Pacheco
    2024-01-10 09h14m por Giggs_11
    Acho que viste um jogo diferente de toda a gente. O Estoril poupou-se foi hoje, contra o Sporting jogou com a equipa "normal". Vi o 11 do Estoril hoje e vi logo no que ia dar: contra um Porto ferido no orgulho ia dar tudo, não és nestes jogos que se roda a equipa. Já contra o Sporting nem foi o 11 escolhido mas a estratégia de jogo. Jogar de peito aberto e subido contra um Sporting com muito melhor jogadores, super motivado e duma maneira que já se percebeu que é perfeito para o Gyokeres ...ler comentário completo »
    Resumindo. . .
    2024-01-10 08h55m por Sir_jaof
    49' Pedro Álvaro, que teve intenção de travar a progressão de Pepê, viu o cartão amarelo em infração que devia ter sido sancionada com cartão vermelho. A forma como abordou o lance podia ter causada lesão séria ao médio brasileiro. O jogador do Estoril usou a sola da bota esquerda (pitons) para atingir o calcanhar/tornozelo esquerdo do seu adversário, que é uma zona do corpo sensível por estar desprotegida. A bola estava metro e meio à frente, fora de disputa. A falta grosseira foi mal a...ler comentário completo »
    Imagem da época
    2024-01-10 08h53m por Sir_jaof

    A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Estoril-FC Porto
    (Miguel Nunes/ASF)
    FUTEBOL
    NACIO NAL
    A ANÁLISE DE DUARTE GOMES À ARBITRAGEM DO ESTORIL-FC PORTO
    A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Estoril-FC Porto
    NACIONAL00:11
    • Duarte Gomes
    Especialista A BOLA analisa trabalho de Fábio Veríssimo

    Um erro e várias boas decisões

    Fábio Veríssimo viajou à Amoreira para dirigir o Estoril-FC Porto.
    ...ler comentário completo »
    Silêncio total
    2024-01-10 08h48m por wureincarnod
    Ninguém fala da entrada assassina do jogador do Estoril nos calcanhar do pepê.
    Se fosse o pepe tanto quem escreveu a crónica como adeptos rivais e alguns supostos portistas estariam aqui a criticar o pepe e a chamar-lhe de assassino. Mas como foi alguém do Estoril não se passa nada. Tudo está bem
    Serginho-olivei ra
    2024-01-10 08h46m por wureincarnod
    Esqueceste que a principal ocasião de golo do Estoril na prineira parte foi uma perda de bola do wendell que tentou driblar pelo meio perdeu a bola e se não fosse o Diogo costa estaríamos a perder por 1-0?
    Se fosse o pepe todos lembravam.
    petitor
    2024-01-10 08h27m por Inuyashapt
    O André Franco não vai para o Famalicão, nem eles irão cobrir o vencimento dele.
    JOGO
    2024-01-10 08h22m por orgulhovermelho
    Grande Vasco Seabra, mudou mais uma vez quase uma equipa inteira para o jogo da taça de Portugal, algo muito estranho, já o tinha feito para a taça da Liga mas aí ainda se podia compreender pela competição em si, mesmo assim venceram. Ontem voltou a mudar 7 jogadores titulares, algo anormal quando se trata de um jogo de taça. Sem culpa o Porto fez o seu jogo e foi o melhor jogo que fez esta temporada. Agora estou curioso para ver se na meia final da taça da Liga o Vasco Seabra também apr...ler comentário completo »
    433 e as suas variações
    2024-01-10 07h21m por portonaotemdono
    SC tem aqui uma base tatica, aproveitar o mercado para vender e comprar jogadores adequados e com qualidade para. Visto que na champions só teremos mais 2 jogos, não seria descabido mexer mais que uma posição.
    Alternativas com qualidade para a dupla de meio campo precisa se, centrais precisa se, lateral esquerdo titular melhor precisa se. Vender para angariar dinheiro não para lucrar os bolsos da direcção
    Platinum_Return s
    2024-01-10 07h18m por Maxaqueen
    É a diferença entre quem comete esses erros de vez em quando e quem comete sucessivamente.
    O problema do Wendell é apenas físico porque, de entre os laterais- esquerdos que o Porto tem, é mesmo o melhor.
    Stelio
    2024-01-10 06h07m por petitor
    Concordo contigo

    E acrescento manter Gonçalo Borges, e usar Bernardo Folha, André Franco e Romário Baro para baixar os passes de Otávio e Gabriel

    Se possível vender o Taremi pelo máximo possível nem que seja 2 milhões, para o SC não cair em tentação de mudar a tática
    SE
    4-3-3
    2024-01-10 05h58m por sevilha03
    Eu bem que avisei o Sérgio que era esta a tática para ganhar o jogo tranquilamente. Vamos ver se é para manter!
    Um user abaixo pede a contratação de Ezequiel González, eu preferia apostar num que já se falou. . . Ardon Ashari do Luzern. Quem não conhecer que vá ver um pouco, tem 20 anos, tiques de Vitinha e é agênciado pelo Jorge Mendes. A meu ver seria um upgrade na equipa e jogador para poder rentabilizar em uns anos.
    Casmurrice Comprovada
    2024-01-10 05h10m por PalancaFCP
    Desde o ínicio da época, são várias as opiniões no mesmo sentido, o sistema táctico não é o ideal para os jogadores que temos. SC insiste em erros descarados. Desde o ínicio da época que deveríamos trabalhar neste sistema táctico, mas ele preferiu fazer Pepê de Otávio, Galeno de Luis Diaz e Taremi de Marega. Assim é fácil ser anulado! Por outro lado, com um meio-campo melhor estruturado, a defesa deixa de estar tão exposta. Conforme tenho dito, o plantel não é o melhor do mundo, mas ...ler comentário completo »
    BL
    Bom e mau
    2024-01-10 04h16m por Bluetrain
    Bom: o SC acertou na rifa.
    Mau: Estoril foi uma sombra.
    FCP
    2024-01-10 03h27m por moumu
    Parabéns ao FCP pela gorda vitória, alguns belos golos, mesmo que o Estoril tenha mudado algumas peças o FCP mostrou outra atitude e foi bem premiado, o jogo era mais importante para os forasteiros que acumularam chances.
    AS
    SC
    2024-01-10 00h59m por asa_scouting
    Na ausência de Cláudio Ramos, devia ser o Samuel Portugal, o homem só vai treinar, não joga na equipa A, nem na equipa B, o homem está de bolsos cheios, sem fazer nada, mas era um bom gr, a contratação dele, foi mais uma em cinquenta, que foram estranhas para o Porto.

    De resto um bom jogo, basta o SC colocar os jogadores no sitio certo e sem inventar, tem tudo para correr bem.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Arábia Saudita
    Contrato expira no final da época
    A noite desta sexta-feira foi sinónimo de nova vitória para o Al Hilal (0-3), que tem o título cada vez mais perto. Na conferência de imprensa, Jorge Jesus abordou o futuro ...