placardpt
Espanhol bisou no triunfo sobre o Boavista

Sí se puede: Navarro e c.ª «oficializam» Gil de primeira

O Gil Vicente precisava de um ponto para selar, definitivamente, a permanência na Primeira Liga mas acabou com os três na receção ao Boavista, esta sexta-feira, na abertura da jornada 32. O triunfo por 3-1 da equipa comandada por Daniel Sousa teve a marca de Fran Navarro, o goleador de pazes feitas com o golo.

No aproveitamento está o ganho

Dois estilos diferentes procuraram o mesmo propósito. Desde cedo que se percebeu em Barcelos que a bola passaria mais tempo nos pés da equipa da casa e que, do outro lado, as investidas ofensivas passariam por um jogo mais vertical, às custas de Mangas e Gorré. 

@Catarina Morais / Kapta +
E foi nessa estética distinta que as ocasiões de golo se manifestaram. Se de um lado, Andrew sofria aqui e ali com os remates de meia distância - como o de Abascal, aos 14 minutos, com defesa fantástica -, do outro o perigo chegava em futebol apoiado.

Aos 22 minutos, Kanya Fujimoto e Fran Navarro desenharam o lance perfeito, amolgado pela finalização sem direção do japonês. Mas estava apresentada a forma como o Gil chegaria à vantagem, aos 38 minutos.

A jogada começa junto à área dos homens da casa, ganha dimensão no duelo ganho por Carraça e assumiu forma nos pés de Tiba, primeiro, e de Fujimoto, depois, na decisão de servir Navarro no centro, com o espanhol a encostar para a vantagem.

«Caos» toma conta

Na troca de lados, o jogo trouxe consigo o condimento do «caos». Interessante para a plateia, o jogo revestiu-se na segunda parte de contornos que nenhum treinador aprecia. Tu cá, tu lá, com muito - demasiado - espaço para as duas equipas exploraram a seu bel prazer.

@Catarina Morais / Kapta +
Nesse contexto, a equipa de Petit deu-se melhor, ainda que a primeira grande ocasião de golo tenho saído dos pés de Navarro, com Bracali a opor-se de forma sensacional (50'). Avisados pelo susto, o Boavista cresceu na «esquizofrenia» futebolística.

Ricardo Mangas atirou ao poste (52') e, pouco depois, lá chegou o empate (55'). Se Filipe Ferreira teve tempo e espaço para cruzar, a Seba Pérez foi-lhe concedido uma suite de dimensões generosas no coração da área, sem que nenhum gilista aparecesse para o incomodar; com tamanho luxo, o colombiano usou a cabeça e bateu Andrew para o 1-1.

Quando, quatro minutos depois, Gorré ficou muito perto da reviravolta, pairou no ar a sensação de um Boavista pronto para sair de Barcelos com o sonho europeu vivo. Mas, como tantas vezes, na montanha-russa do futebol, o desfecho foi outro. 

Aos 64 minutos, Murilo pintou o quadro na direita e, à «matador», Navarro surgiu a finalizar na «cara» de Bracali. O goleador espanhol, que andou dois meses divorciado do golo até faturar nos Açores, provou que a seca é coisa do passado com os tentos número 15 e 16.

No ato segundo do espanhol, contudo, os ânimos exaltaram-se porque na génese da jogada os homens da cidade do Porto pediram possível falta de Gabriel Pereira sobre Seba Pérez; Petit foi mais efusivo e acabou expulso, tal como o golo acabou validado depois de Ricardo Baixinho confirmar a decisão junto ao monitor do VAR.

Penálti fechou as contas

A partir daí, foi esperar pelo fim, que não chegou sem o golo que acabou com as dúvidas. Depois de Ricardo Mangas intercetar com a mão uma bola na área boavisteira, Murilo foi à marca dos onze metros assinar o 3-1 final. Houve ainda tempo para Andrew brilhar novamente com uma defesa vistosa a remate de Yusupha.

jogos históricos
U Sexta, 12 Maio 2023 - 20:15
Estádio Cidade de Barcelos
Ricardo Baixinho
3-1
Fran Navarro 38' 64'
Murilo Souza 85' (g.p.)
Sebastián Pérez 55'

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Lances Capitais
38´
GOLO Gil Vicente!
Fran Navarro marca
Fran Navarro marca o seu 15º golo na prova (32 jogos)
Fran Navarro marcou o seu 35º golo na equipa (76 jogos)
55´
GOLO Boavista!
Sebastián Pérez marca
Sebastián Pérez marca o seu 2º golo na prova (27 jogos)
64´
GOLO Gil Vicente!
Fran Navarro marca
Fran Navarro marca o seu 16º golo na prova (32 jogos)
Fran Navarro marcou o seu 36º golo na equipa (76 jogos)
85´
GOLO Gil Vicente
Murilo Souza marca de grande penalidade!
Murilo Souza marca o seu 5º golo na prova (26 jogos)
Positivo
Navarro e os golos

O espanhol é uma das figuras do campeonato português e viveu, entre o início de março e o início de maio, uma seca invulgar de golos. Depois de marcar nos Açores, esta noite voltou a «bisar» e com dois golos selados ao estilo de um «matador».

Negativo
O tempo que o VAR «rouba»

Quando Navarro fez o 2-1, o jogou entrou em pausa. Entre a expulsão de Petit, a revisão do lance e dois cartões amarelos a jogadores do Gil e do Boavista ficaram mais de sete minutos pelo caminho. Demasiado.

Forma
Gil Vicente
2022/2023
41J
12V
9E
20D
45-54G
Boavista
2022/2023
36J
13V
8E
15D
42-54G
O Árbitro

Ricardo Baixinho teve no lance do segundo golo do Gil Vicente o momento mais crítico do encontro. Depois de validar em jogada corrida, o árbitro recorreu às imagens do VAR para se assegurar da decisão, que manteve. No processo, Petit foi expulso devido a protestos. 

Fotografias(22)

Liga BWIN: Gil Vicente x Boavista
Liga BWIN: Gil Vicente x Boavista
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
BOAVISTA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ZootAllures
2023-05-14 09h33m por johny016
Pois, mas no Bessa (e na verdade em praticamente todos os clubes) perde-se por causa do árbitro. É como eu disse, quando é que um treinador numa flash diz que a táctica dele falhou? Os erros são sempre externos nunca internos.
Vitória saborosa
2023-05-13 22h21m por pedrito1994
Vitória mais que justa o futebol não é para bebés não a falta nenhuma e o penálti a bola bate na mão e depois na cabeça manutenção garantida e vão ter que levar connosco força Gil
Decisões
2023-05-13 14h32m por pedrinho_dgl
Ambas me parecem acertadas. A mais duvidosa é a do 2º golo, mas aceita-se perfeitamente, se estamos a tentar defender um futebol com mais tempo útil e menos faltinhas então este é um dos lances que têm que passar, muito bem o árbitro a "ignorar" a chamado do VAR e a manter a sua decisão.
Coach
2023-05-13 13h54m por ramiroo
Mas esse é que é o problema, o critério. Assinalou tudo, aquela não. E depois quando foi chamado pelo Var, orgulhoso, não quis voltar atrás; e depois parecia que estava de consciência pesada. E o Var amuou e já nem o chamou no penalty.

Incompreensível num jogo sem pressão nenhuma, enfim
Coach
2023-05-13 13h48m por ramiroo
E achas que era para amarelo, mesmo que achasse que uma era falta e a outra não?
CO
ramiroo
2023-05-13 13h47m por coach407
Apesar deste lance não ter NADA a ver com o do Yusupha (ou do Bilel) que realmente é falta clara, realmente o árbitro assinalou várias destas "faltinhas" que basta atirar para o chão para ser falta, a maioria delas para o Boavista, inclusive, sobretudo depois deste lance.

Se fosse consistente também assinalaria esta efetivamente, mas o problema não é não ter assinalado esta. É ter assinalado as outras todas. Ridículo, estava sempre com o apito na boca. Raramente algum jogador caiu neste jogo e não foi assinalada falta.
CO
ramiroo
2023-05-13 13h44m por coach407
Exatamente igual? Ahahahahah

Essa é muito boa.
Johny
2023-05-13 12h56m por ramiroo
O árbitro não marcou a falta sobre o Seba, até se aceita, mas logo a seguir marcou uma exatamente igual do Yusupha e ainda lhe deu amarelo. O resultado é indiferente para o Boavista, não são desculpas, são decisões incompreensíveis
johny016
2023-05-13 12h55m por stereolab
Desculpas? O 2-1 é precedido de falta clara que o árbitro vê e re-vê no monitor, e no único plano de repetição esclarecedor do lance do penalti fica muito mais a sensação de que o magas desvia com a testa (aliás, é bastante notório o efeito da bola no cabelo dele, vendo a repetição em câmara lenta). Na emissão passou uma vez este plano e nem uma palavra sobre isso. O o VAR dá algum alerta, porque há uma pequena pausa antes de ser confirmado o penalti; nem aí repetem esse ângulo mais esclar...ler comentário completo »
Só desculpas
2023-05-13 12h26m por johny016
Sou boavisteiro, mas não tenho palas nos olhos. O árbitro esteve bem em todas as decisões principais e mesmo no critério dos amarelos. O Boavista não fez o suficiente defensivamente. Sejam isentos por favor. É o maior DEFEITO de todos os agentes do futebol em Portugal: presidentes, treinadores, adeptos, etc.

Aliás, sofremos sempre golos fora em todos os jogos, excepto a 1ª jornada! Qual é o espanto? O 2º golo não há falta sobre o Perez. Só falam bem da Premier League m...ler comentário completo »
CO
Gil Vicente - Boavista
2023-05-13 11h07m por coach407
Antes de mais parabéns às duas equipas pelo belo jogo a que se assistiu com grandes oportunidades para os dois lados, com excelentes jogadores em campo e dois treinadores que têm mostrado que gostam de jogar bom futebol e ter uma boa atitude perante o espetáculo.

Do lado do Gil Vicente, foi bom ver alguns dos melhores valores do campeonato a brilhar a alto nível como Andrew, Tomás Araújo, Fujimoto, Murilo e Fran Navarro. Gabriel Pereira também vai ganhando relevância e pode...ler comentário completo »
Já é tradição!
2023-05-13 09h47m por ramiroo
Sermos prejudicados contra o Gil Vicente. O árbitro só fez parte dele para manter. Como disse no jogo contra o Porto, ainda bem que já não conta para nada.

IdrisPT
2023-05-13 09h34m por ValentesTransmontano
Muitas vezes o zerozero nem vê os jogos como deve ser. Provavelmente foram olhando sem grande atenção para o jogo.
Zerozero
2023-05-13 07h26m por Mikhal18
"O tempo que o VAR «rouba»"

Lá estão voces a dar credibilidade ao "choro" do VAR.

Sim foram mais ou menos 7 minutos que a situacão com o VAR apos o segundo golo causou, mas o tempo foi dado nos descontos.
GatoPreto
2023-05-13 07h01m por Bracara_Avgvsta
A bola vai à cabeça do Mangas e não à mão. Eu também fiquei com a ideia de que a bola tinha ido à mão, mas depois de ver o presidente do Boavista falar sobre o pênalti, fui rever e de facto, bate na cabeça.
BFC
2023-05-13 06h50m por moumu
Uma pena até aprece que jogamos bem mas prontos o GIl também tem bons jogadores e parabéns pela manutenção. Espero que para o ano tenhamos um BFC mais competitivo a lutar por uma vaga europeia.
Jogo
2023-05-13 01h31m por pacheco96
Estranho não ter sido o Navarro a bater o penalty visto que ainda está na luta pra ser o melhor marcador do campeonato, penalty esse que nem sequer devia ter sido marcado mas enfim! Quanto ao golo validado depende do criterio do árbitro, prefiro este mais largo pessoalmente desde que seja linear
Resultado justo seria
2023-05-13 00h35m por Manita
dois a dois ou três a três; segundo golo do Gil bem validado (muita fita do Seba, não era caso para tanta fita) e um penalti fantasma para acabar com o jogo (bola bate na cara/cabeça do Mangas e não no braço).
Tanto o árbitro como o auxiliar e também o var, não quiseram ver uma falta para expulsão do Abascal, por cotovelada sem qualquer motivo ou sentido.
Bom jogo, resultado injusto, pois o justo era um empate com vários golos para cada lado.
Viva O Boavista!
LP
2º golo do Gil
2023-05-13 00h04m por lpfcp
Em nenhuma liga de topo europeu este golo seria anulado. Os jogadores em Portugal têm a mania de se atirar pro chão a todos os toques por mais mínimos que sejam
JaimePacheco
2023-05-13 00h03m por ikercasillasbestgk
Acho que queres dizer Ricardo Baixinho, Marco Baixinho é o jogador.
RV
Jogo
2023-05-12 23h05m por RVL22
Parabéns ao Gil pela permanência na liga. Quanto ao Boavista, apesar de prejudicado, falha aqui a meu ver a Europa e com pena minha. É um clube que simpatizo muito e espero que em breve voltem a dar aquela luta que dava no passado, com direito a Europa. Se há equipas que queria na Europa era esta pantera e o Guimarães.
Penalidade errada, golo bem validado
2023-05-12 23h04m por JAM79
Na minha opinião a penalidade é mal marcada, à primeira vista parece que toca na face, quanto ao 2-1 parece-me que esteve bem o árbitro, os jogadores em Portugal tem muito o vício de se deixar cair, deveria ser assim em todos os jogos.
MA
Zerozero
2023-05-12 22h58m por Malainpn
É preciso ser verdadeiro nas análises. . . O árbitro teve influência no resultado e tem que ser escrito! Foi o pior de um jogo bastante agradável, de duas boas equipas.
Jogo
2023-05-12 22h49m por reginacosta
. . . este árbitro é bom da cabeça??? Completamente surreal, esta arbitragem. Boavista a dominar, a jogar bem e perde por 3-1???
De resto, parabéns ao Gil pela permanência.
Vitor Murta
2023-05-12 22h33m por IdrisPT
Se nestas circunstâncias o presidente não falar então é sinal que podem fazer o que querem com o clube. Não estava era à espera que o zerozero se juntasse à sporttv a branquear a roubalheira que aconteceu hoje
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...