placardpt
    Moreirense bateu o Famalicão (3x0)

    Por fim, lar doce lar

    2021/05/19 22:19
    E2

    Vasco Seabra teve de esperar até à derradeira jornada para festejar a primeira vitória caseira ao serviço do Moreirense. Frente ao Famalicão, os cónegos aproveitaram dois erros individuais na primeira parte para construir uma vantagem que geriram na segunda.

    A equipa de Ivo Vieira, que ainda sonhava com o sexto lugar, soube, já no fim, que a vitória não serviria devido à vitória do Santa Clara. Apesar da derrota, nota positiva para a recuperação, que permitiu ainda discutir um lugar europeu até ao fim.

    Dois tiros nos pés

    A recuperação do Famalicão tinha alcançado o seu objetivo em Guimarães, com a manutenção, mas nas mentes dos famalicenses ainda pairava um sonho, à partida para a derradeira jornada. É que, com a conjugação de duas derrotas dos rivais, a equipa de Ivo Vieira chegaria ao sexto lugar, que dá direito a uma presença na qualificação para a Conference League, competição em estreia da UEFA.

    Felipe Pires foi a grande figura da partida ©Catarina Morais / Kapta +
    Por isso, não houve espaço para grandes alterações, com Ivo Vieira a mudar apenas três unidades, sem alterar o esquema. Numa fase em que a equipa apresenta claras melhorias no futebol praticado, sempre com intenção em dominar o jogo, não foi surpreendente ver a equipa visitante guardar a posse de bola desde o apito inicial.

    Do lado do Moreirense, a impossibilidade de chegar ao lugar europeu dava outro tipo de tranquilidade, mas havia um objetivo, ainda que, de certa forma, de segundo plano. Vasco Seabra ainda não tinha ganho em casa pelos cónegos e teria uma última oportunidade na temporada 2020/21 para o conseguir. 

    O tal domínio famalicense levou um duro golpe quando, à passagem do minuto 23, Calvin perdeu a bola em zona central. Walterson recuperou e encontrou Pires para uma golo contra a corrente de jogo, mas que deu algum ímpeto aos cónegos, que passaram a mandar no jogo.

    Um par de oportunidades depois, o Moreirense voltou a beneficiar de um lance quase a papel químico, desta vez com Jaime a perder em zona proibida. Pires não perdoou e fez o segundo, complicando as contas europeias do Fama.

    Sem ideias, deu para a transição

    O resultado provocou tumulto no regresso do balneário do Famalicão, que deixou três no banco e fez entrar Edwin Herrera, Valenzuela e Ugarte. A reação não foi tão explosiva como Ivo Vieira quereria, mas a verdade é que a equipa voltou a ser capaz de equilibrar as forças. 

    Ivo Vieira termina com o objetivo cumprido ©Catarina Morais / Kapta +
    Bem mais relaxado na partida, o Moreirense fechava os caminhos para a baliza perante o adversário habituar o seu meio campo. Ainda assim, os famalicenses apresentavam dificuldade em chegar com verdadeiro perigo à baliza adversária, com alguma falta de ideias no último terço. 

    As flechas apontadas à transição dos cónegos acabariam por colher frutos já na reta final partida, com Walterson a finalizar, da direita, uma jogada construída pela direita. A machadada estava dada e o Moreirense festejou o último golo da temporada.

    jogos históricos
    U Quarta, 19 Maio 2021 - 20:00
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Manuel Oliveira
    3-0
    Felipe Pires 23' 45'
    Walterson 84'

    ESTÁDIO

    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Portugal
    Moreira de Cónegos - Guimarães
    Lotação6 153
    Medidas104x68
    Inauguração2002
    Lances Capitais
    23´
    GOLO Moreirense!
    Felipe Pires marca
    Felipe Pires marca o seu 4º golo na prova (25 jogos)
    45´
    GOLO Moreirense!
    Felipe Pires marca
    Felipe Pires marca o seu 5º golo na prova (25 jogos)
    84´
    GOLO Moreirense!
    Walterson Silva marca
    Walterson Silva marca o seu 2º golo na prova (34 jogos)
    Positivo
    A tão desejada primeira

    Demorou mais do que, provavelmente, Vasco Seabra estaria à espera, mas a primeira vitória caseira chegou e logo da melhor forma. Terminar em grande significou a marca dos 43 pontos, num bom trabalho do técnico que chegou à equipa já no decorrer da temporada.

    Negativo
    Longe do seu normal

    É verdade que o sonho europeu acabaria por não ser concretizado devido à conjugação de resultados, mas o Famalicão terminou a temporada com uma derrota pesada, longe do que vinha a mostrar no passado recente.

    Forma
    Moreirense
    2020/2021
    37J
    12V
    13E
    12D
    42-47G
    FC Famalicão
    2020/2021
    36J
    11V
    10E
    15D
    44-50G
    O Árbitro

    Exibição marcada pelo segundo cartão amarelo por mostrar a Diogo Figueiras. Manuel Oliveira teve critério largo e deixou por assinalar algumas faltas

    Fotografias(17)

    Liga NOS: Moreirense x Famalicão
    Liga NOS: Moreirense x Famalicão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MOREIRENSE
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VI
    FCF
    2021-05-20 04h53m por Vilanova1
    O principal foi conseguido , depois do susto. Entramos a saber que a europa era impossivel depois da vitoria do porto. Aprender com os erros e preparar a próxima época com o Ivo. Parabéns
    GS
    Moreirense e Famalicão
    2021-05-19 22h54m por GSCGrandeamor
    O Moreirense a fazer mais uma vez um campeonato tranquilo. Têm uma boa equipa e um treinador.
    O Famalicão esteve muito mal mas com a entrada deste novo treinador as coisas melhoraram e muito talvez se tivesse chegado mais cedo a história fosse outra.

    Parabéns pela boa época aos dois clubes

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Italiano
    Oficial
    Técnico uruguaio treinava os sub-19 do clube
    Depois do despedimento de Massimiliano Allegri no decorrer da semana passada, a Juventus comunicou que Paolo Montero comandará a Vecchia Signora nos dois jogos que restam na ...