placardpt
    Rio Ave venceu Nacional, mas não saiu do 16º lugar

    Golpe de teatro com sabor amargo

    Foi até ao fim, mas de pouco valeu. Apesar da reviravolta e da vitória frente ao Nacional nos descontos, o Rio Ave não conseguiu sair do 16º lugar da tabela classificativa e vai mesmo ter que jogar o play-off de manutenção, frente ao 3º classificado da Segunda Liga, para tentar garantir a permanência na Liga NOS, naquela que será a sua última e derradeira oportunidade.

    Apesar de já saber que na próxima temporada jogará na Segunda Liga, depois da derrota na última jornada frente ao Famalicão (3x0), Manuel Machado não mexeu muito no onze inicial e fez quatro alterações, colocando Witi, Dudu, Éber Bessa e Róchez nos lugares de Rúben Freitas, João Vigário, Rúben Micael e Pedro Mendes. Do outro lado, Miguel Cardoso fez três alterações, em relação à derrota com o FC Porto (3x0), para este encontro decisivo, fazendo entrar Meshino, Pelé e Guga para os lugares de Nélson Monte, Rafael Camacho e Tarantini.

    Um muro entre os postes

    Sabendo da importância deste jogo para conseguir a manutenção, Miguel Cardoso mexeu a nível tático e "desistiu" do 3x4x3 que tanto utilizou nas últimas jornadas, apostando no 4x3x3 para esta partida, que lhe conferia mais gente no miolo e mais consistência defensiva. Essa opção trouxe frutos cedo e com apenas um par de minutos a pressão alta vilacondense surtiu efeitos, mas Carlos Mané falhou a emenda na cara de António Filipe, que iniciou aí uma grande performance.

    Nacional superiorizou-se na 1ª parte ©ASPRESS
    Do outro lado, a turma comandada por Manuel Machado manteve-se fiel ao seu habitual sistema, mas a entrada de Dudu para a ala direita trouxe maior poderio físico e velocidade ao seu ataque, como bem se viu desde cedo. O ala brasileiro foi sendo o mais ativo do lado madeirense e precisou apenas de 11 minutos para causar estragos, aproveitando um lance de contra-ataque, onde recebeu a bola no lado direito da área adversária, sentou autenticamente Pedro Amaral no chão e atirou em força para o fundo da baliza do Rio Ave, deixando os adversários em maus lençóis.

    O golo, apesar de prejudicial, trouxe bom efeito para o Rio Ave, que começou a jogar com mais intensidade e apostar forte na velocidade e nas diagonais dos seus alas (Meshino e Carlos Mané). O extremo nipónico foi sendo dos mais inconformados, tentou várias vezes cortar para o meio e rematar ou aparecer na ala contrária para desequilibrar os defesas, mas faltou-lhe algum apoio e movimento de Gelson Dala. E quando esse apoio e trocas resultavam, havia um homem em grande plano do outro lado: António Filipe.

    O guardião português foi travando todo o tipo de oportunidades e foi levando ao desespero os adversários, que não encontravam maneira de o ultrapassar. Além disso, o bloco muito baixo do Nacional, que foi conseguindo controlar a profundidade, impedindo bolas nas suas costas, deu espaço ao meio-campo do Rio Ave, mas dificultou entradas na sua grande área. Ao intervalo, face à combinação de resultados, o Rio Ave continuava em 16º, mas precisava de muito mais se queria garantir a manutenção direta.

    Golpe de teatro inglório

    Com o regresso dos balneários, chegou também um ligeiro nevoeiro no Estádio da Madeira, mas nem isso tapou os olhos do Rio Ave para a baliza e os vilacondenses, à semelhança do final da primeira parte, entraram muito fortes e precisaram apenas de alguns minutos para empatar, com Aderllan Santos a aproveitar o cruzamento de Guga para relançar as contas do fundo da tabela da Liga NOS.

    Luta intensificou-se nos minutos finais ©ASPRESS
    Este golo deixava tudo em aberto nas contas da luta pelo 15º lugar e isso galvanizou a turma comandada por Miguel Cardoso, que encostou cada vez mais o Nacional à sua grande área e desbloqueou o jogo. Do outro lado, Manuel Machado manteve o plano defensivo e até promoveu a entrada de Rúben Micael para os últimos 20 minutos, para aquele que era o último jogo da carreira do médio português (anunciou o final da carreira esta semana).

    Como não podia faltar algum drama nesta reta final de campeonato, à entrada para os últimos dez minutos os ânimos ficaram exaltados quando Júlio César rasteirou Gelson Dala dentro da área do Nacional. O Rio Ave pediu prontamente grande penalidade, mas Artur Soares Dias, após consultar o VAR, destroçou os sonhos vilacondenses ao considerar que não havia penalti. No entanto, o verdadeiro golpe de teatro chegou já nos descontos, quando Carlos Mané aproveitou um cruzamento milimétrico de Sávio para, ao segundo poste, confirmar a reviravolta e a vitória inglória do Rio Ave.

    Com este resultado e tendo em conta os restantes jogos desta jornada, que foram disputados à mesma hora, o Rio Ave não foi capaz de sair do 16º lugar e vai mesmo ter que disputar o play-off de manutenção frente ao 3º classificado da Segunda Liga.

    jogos históricos
    U Quarta, 19 Maio 2021 - 20:00
    Estádio da Madeira
    Artur Soares Dias
    1-2
    Dudu 11'
    Aderllan Santos 51'
    Carlos Mané 90'

    ESTÁDIO

    Estádio da Madeira
    Estádio da Madeira
    Portugal
    Choupana - Funchal
    Lotação5 586
    Medidas105x66
    Inauguração1998
    Lances Capitais
    11´
    GOLO Nacional!
    Dudu marca
    Dudu marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    51´
    GOLO Rio Ave!
    Aderllan Santos marca
    Aderllan Santos marca o seu 2º golo na prova (32 jogos)
    90´
    +4
    GOLO Rio Ave!
    Carlos Mané marca
    Carlos Mané marca o seu 6º golo na prova (32 jogos)
    Positivo
    Nacional descido é Nacional com coração

    Apesar de, à entrada para esta jornada, já saber que tinha descido, o Nacional mostrou que não estava neste jogo para cumprir calendário e defendeu-se bem. É verdade que não brilhou no ataque, mas defensivamente o Nacional esteve muito bem, com António Filipe em grande plano.

    Negativo
    Entrada em falso

    É verdade que a reação na segunda parte do Rio Ave foi bastante positiva, mas a entrada em falso no jogo, que culminou com o golo do Nacional, dificultou muito a vida aos vilacondenses. A falta de eficácia também foi excessiva.

    Forma
    Nacional
    2020/2021
    37J
    8V
    7E
    22D
    38-66G
    Rio Ave
    2020/2021
    40J
    10V
    15E
    15D
    35-47G
    O Árbitro

    Artur Soares Dias teve uma primeira parte tranquila, mas na segunda parte a história foi outra e por um par de ocasiões o Rio Ave pediu grande penalidade. No entanto, o árbitro ajuizou aparentemente bem. No primeiro, os habituais agarrões, neste caso recíprocos, dentro da área madeirense. No segundo, a bola vai à mão de João Vigário, mas estava junto ao corpo.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Nacional x Rio Ave
    Liga NOS: Nacional x Rio Ave
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    NACIONAL
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Ryotaro Meshino
    2021-05-23 18h42m por GERRARDandRONALDINHO
    Como é possível ter feito tão poucos minutos neste plantel tão curto e desequilibrado do Rio Ave? Que desperdício. . . Mais um. . .

    Se o RA continuar sem projecto de equipa B, se continuar a desaproveitar jogadores da Liga Revelação e se não conseguir arranjar um treinador e 15/16 jogadores SEUS para um projecto a médio-longo prazo, então, não vai conseguir voltar a competir seriamente nos escalões profissionais.
    É deixar de gastar $$$ em bancadas para os adeptos visi...ler comentário completo »
    Rio Ave
    2021-05-20 02h19m por yousandro
    devem manter-se, têm um plantel bastante superior a Academica ou Arouca (quase de certeza que o Vizela acaba em 2º)

    era preciso um escandalo demasiado grande para nao ganharam uma eliminatoria de duas mãos contra uma equipa de segunda liga
    mas isto mesmo nao sendo o Rio Ave mesmo que fosse Boavista, Nacional, Farense, Portimonense wtv o nivel é muito grande para a 2ªliga (unico clube da segunda perto do nivel foi só o Estoril)

    apesar que caso a liguilha seja contra a Academica, até torça pelos de Coimbra
    GSCGrandeamor
    2021-05-20 00h49m por Harakiri
    Boas companheiro!
    Espero que estejas novamente errado xD

    Saudaçoes
    FL
    Rio Ave
    2021-05-20 00h48m por flaviebse
    A pior equipa do campeonato a jogar futebol. Vai ser eliminado pelo Arouca.
    Play off
    2021-05-20 00h44m por Harakiri
    Lá terá que ser.
    A equipa saiu moralizada com esta vitoria.
    Agora é acreditar até ao fim!
    Bora rapazes!
    TI
    Nacional
    2021-05-19 23h05m por tink
    Manuel Machado foi um tiro ao lado. Houve um user que disse aquando do despedimento de Luís Freire que o balneário estava com o treinador e que ia cair com a mudança.
    Nacional tinha 21 PTS quando entrou MM, tal como Marítimo e Boavista. Farense com 22, Famalicão e Portimonense 23, Tondela e Gil Vicente 25, Belenenses 26 e Rio Ave 27. 10 jogos depois Nacional fez só 4 PTS, tendo perdido com 4 concorrentes diretos (Tondela, Portimão, Rio Ave e Famalicão), com os 3 candidatos (SL...ler comentário completo »
    GS
    Tink
    2021-05-19 23h04m por GSCGrandeamor
    Aliás até acertei um palpite que foi a qualificação do Santa Clara para as provas Europeias. Mas nível das contas pela manutenção tenho errado tudo.
    RV
    Rioavefc
    2021-05-19 23h03m por RVL22
    Cuidado com o arouca e o Vizela. . . Não sei se o rio ave os aguenta desta maneira. É melhor rezarem pela academica no play off porque não jogam um piç* infelizmente
    GS
    Tink
    2021-05-19 22h50m por GSCGrandeamor
    É verdade, os meus palpites têm sido todos ao lado. Aliás mesmo se acertasse não me orgulhava disso, tenho simpatia pelo Rio Ave e pela cidade de Vila do Conde. Mas o que eu vejo não me agrada e não me parece que consigam vencer o Vizela ou o Arouca.

    Vamos ver o que vai acontecer. . .
    Por mim o Rio Ave ficava na I Liga, mas não acredito.

    Saudações e força!!!!
    TI
    Adepto do Gondomar
    2021-05-19 22h39m por tink
    Com os palpites ao lado que tens dado, acho que vais errar mais um. Rio Ave vai manter
    Rio Ave
    2021-05-19 22h32m por SCBFAN
    Só está nesta situação por causa da incompetência da direção. Tanto a nível das contratações q não colmataram as saídas mais sonantes, tal como treinadores fracos q foram escolhidos
    ST
    Rio Ave
    2021-05-19 22h24m por Staples
    Uma equipa que passa de em Setembro estar perto de eliminar o AC Milan da Liga Europa para quase descer de divisão em Maio. Não compreendi o despedimento do Mário Silva na altura, pois o Rio Ave até jogava bom futebol e este treinador Miguel Cardoso tem provado que aquela grande época do Rio Ave com um excelente futebol há uns anos atrás foi apenas uma questão de contexto e exceção e não de norma. O homem fracassou em clubes razoáveis como o Vigo e o Nantes, faz lembrar o Paciência depois de sair do Braga.
    GS
    Rio Ave e Nacional
    2021-05-19 22h22m por GSCGrandeamor
    Vão ao playoff e penso que vão acabar por perder frente ao Vizela ou Arouca. Hoje o futebol do Rio Ave pode assustar os adeptos, apesar do domínio tiveram muitas dificuldades.
    O Nacional apesar de despromovido deu luta.

    Vamos ver, mas ainda acredito que o Rio Ave possa descer. . .

    Não tenho nada contra o Rio Ave, mas penso que não se vão safar.

    Uma palavra para os adeptos do Nacional, força e coragem. O Nacional caiu agora é acreditar que para o ano regressam.

    Saudações
    OrgulhoBenfiqui sta2
    2021-05-19 22h22m por footballmanagerftwgo
    Infeliz o Miguel Cardoso vai deixar o rio ave perder dois vezes com Arouca or Vizela
    Ele nao deve ter saido do Rio Ave em primeiro lugar
    se Rio Ave Safar no Play-Off e o Cardoso Fica na proxima epoca o Rio Ave vai ser descido de Divisao
    EN
    Rio Ave
    2021-05-19 22h20m por EnormeSCB
    Mostrou hoje que só por imcompetencia chegou a esta situação. Grande jogo, grande alma e no acreditar até final faltou lhes isto em muitos jogos esta época.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Dortmund venceu em Paris
    Noite histórica para o Borussia Dortmund. Os alemães bateram o Paris SG (0-1) e avançaram para a grande final da Liga dos Campeões. Na conferência de imprensa, ...
    07-05-2024 23:00