placardpt
    FC Porto derrota Leixões

    Resgate de última hora em alto-Mar

    2019/01/15 22:16

    Não se esperavam estas dificuldades para o campeão nacional, não se esperava um Leixões tão perto das meias-finais da Taça de Portugal... mas esta noite nem se viu a diferença de escalões entre as equipas. Um Leixões aguerrido, com qualidade de jogo, decidido a chocar o país, caiu nos quartos-de-final quando já avistava a lotaria das grandes penalidades. Sobrevive um dragão desinspirado, com Hernâni a ser o herói improvável que já tinha sido esta época no Bessa.

    No dia em que Pepe se (re-)estreou de dragão ao peito e em que Fernando Andrade teve a primeira oportunidade a titular, o habitué Héctor Herrera marcou cedo, mas a resposta leixonense foi corajosa e eficaz e a equipa da casa forçou o prolongamento que acabaria por sorrir aos favoritos visitantes.

    Águas agitaram cedo

    O ambiente de Taça - bem visível num estádio com mais de 6 mil adeptos, a maioria dos quais leixonenses - trouxe, no plano desportivo, a oportunidade para mudanças e caras menos habituais, em particular do lado portista. Conceição encostou Mbemba ao lado direito, com Pepe e Felipe no centro da defesa, e promoveu uma revolução em zona ofensiva, com as despesas do ataque entregues a André Pereira e Fernando Andrade, com Adrián e Corona nas alas.

    A meio, Óliver juntava-se a Herrera e foi em linha quase reta traçada na faixa central que o marcador mexeu cedo. Depois de trabalho inicial de Corona, Óliver picou a bola de forma deliciosa para um Herrera que surgia lá à frente, juntando o estado de homem livre ao de finalizador. Com dois toques, um com o pé direito e um com o esquerdo, abriu-se o marcador em castelhano.

    Vizinho mais pobre agigantou-se

    Um escalão separa FC Porto e Leixões, e a equipa de Matosinhos nem está tão bem assim na Ledman LigaPro, mas as diferenças esbateram-se ao longo do encontro, mesmo com esse golo inicial. A formação de Jorge Casquilha procurava responder à desilusão precoce, e depois de Fernando Andrade não ter conseguido aproveitar ocasiões para aumentar a vantagem os leixonenses intensificaram a luta pela igualdade. Nos duelos a meio-campo e na construção, mostravam capacidade para tal, mas passar por uma defesa portista com Telles, Felipe, Pepe e Mbemba era outra história. 

    O futebol imprevisível de Lawrence Ofori no meio-campo e a visão de Bernardo Martins a partir da ala esquerda deixavam o dragão de sobressalto, mas melhor ou pior a linha defensiva azul-e-branca ia resolvendo, permitindo que lá à frente se avistasse, mesmo que a espaços, um possível segundo golo... que Fernando Andrade continuava a não conseguir agarrar (e André Pereira ia vendo jogar).

    E se já a primeira parte tinha mostrado em alguns momentos que o Leixões não estava no jogo para ver jogar, na segundo isso ainda mais evidente se tornou. A equipa de Casquilha condicionava o momento de construção dos dragões, conseguia ter bola e mesmo sem se conseguir aproximar da baliza de Fabiano com a frequência desejada mostrava que nada estava perdido. E com um golpe do treinador, viria mesmo o empate: depois de Militão ter entrado do outro lado, fixando-se no meio-campo, Zé Paulo entrou na equipa leixonense e alguns minutos depois viu espaço para atirar às portas da grande área para o fundo da baliza portista.

    Um golo que deixava boa parte do estádio em delírio e que forçaria meia hora extra.

    Horas extra que o Leixões mereceu

    Forçado a fazer mais 30 minutos de jogo contra um adversário claramente mais disposto a tal, o FC Porto tentava, pelo menos, evitar a lotaria das grandes penalidades, sabendo que o impulso motivacional que segurar o campeão nacional trazia poderia vir a ser decisivo para os da casa.

    Assim, ainda na primeira metade do tempo adicional, o FC Porto aproveitou uma bola parada de Alex Telles, uma das grandes armas da equipa, para saltar para a frente do marcador... só que João Capela disse que não. Na sequência de um livre, Soares encostou para o fundo das redes mas a equipa de arbitragem viu um fora-de-jogo que não existiu. Sem VAR à disposição, a decisão manteve-se.

    Contra um adversário que se fechava muito a tentar levar a decisão para as grandes penalidades, o FC Porto intensificava a pressão mas não conseguia voltar a acertar na baliza de Luís Ribeiro... até que Hernâni voltou a ser o herói improvável, servido por Adrián. Meias-finais à vista para o dragão, que terá o Braga pela frente.

    U Terça, 15 Janeiro 2019 - 19:30
    Estádio do Mar
    João Capela
    1-2
    a.p.
    Zé Paulo 77'
    Héctor Herrera 10'
    Hernâni Fortes 117'
    Estádio do Mar
    Estádio do Mar
    Portugal
    Matosinhos
    Lotação2 572
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1964
    FaseQuartos-de-Final
    Lances Capitais
    10´
    GOLO FC Porto!
    Héctor Herrera marca
    Héctor Herrera marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    77´
    GOLO Leixões!
    Zé Paulo marca
    Zé Paulo marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    100´
    GOLO INVALIDADO ao FC Porto
    117´
    GOLO FC Porto!
    Hernâni marca
    Hernâni marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    A Chave
    Minuto 118: Já se avistavam os penáltis quando Hernâni fez o setor dedicado aos adeptos portistas explodir. O 7 dos dragões voltou a ser herói e leva o FC Porto para a próxima fase.
    O Árbitro
    Falta de critério de João Capela em vários momentos no capitulo disciplinar. No que toca a lances capitais, o golo de Soares foi mal anulado e o VAR, ainda indisponível na Taça, fez muita falta.
    O Melhor
    Leixões de primeira
    Notável jogo da equipa de Jorge Casquilha, a condicionar o jogo do super-favorito FC Porto e a manter-se na luta pelo apuramento até ao fim. 
    O Pior
    Atacantes portistas
    Em particular, os titulares. André Pereira mal se viu e não fez falta quando saiu, Fernando Andrade esteve perdulário. A ineficácia na frente fez com que a incapacidade de dominar o jogo se tornasse mais grave.
    Forma
    Leixões
    2018/2019
    24J
    9V
    5E
    10D
    27-25G
    FC Porto
    2018/2019
    31J
    26V
    3E
    2D
    73-25G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto não vencia no prolongamento da Taça de Portugal desde 2005/06 (1x2 ao Marítimo)
    2.ª época consecutiva que o FC Porto atinge as meias-finais da Taça de Portugal
    FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal: vai defrontar o SC Braga nesta fase da prova, numa eliminatória a duas mãos

    Fotografias(21)

    Taça de Portugal: Leixões x FC Porto
    Taça de Portugal: Leixões x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    LEIXÕES
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    HA
    Jogo
    2019-01-16 17h11m por Halibut
    Com muitas alterações e para mim ficaram algumas por acontecer. . .

    Telles devia ter sido poupado e podiamos ter lançado de inicio Jorge (Se o Jorge não serve para as taças e contra equipas mais pequenas então precisamos de outro lateral esquerdo urgentemente porque se calha o Telles lesionar-se estamos muito mal. . . )

    Sérgio Oliveira podia ter começado de inicio em vez do CEPO do André Pereira (é muito limitado para jogar no Porto, estou farto de dizer)
    <...ler comentário completo »
    AN
    Fc Porto
    2019-01-16 17h05m por andre2894
    O ano passado era o fim do mundo porque nao iamos ter laterais e o grande Marcano saia a custo zero.

    Agora o problema é que para o ano vai tudo com o catano porque saem meia duzia de jogadores. . . Os portistas muito gostam de deitar tudo abaixo.

    Estamos em todas as competiçoes no campeonato estamos a 5 pontos do 2 e fizemos uma Champions incrivel.
    Como nao ha nada a dizer dos resultados desta época, toca a agoirar a próxima. . . Mas vocês estao bem? S...ler comentário completo »
    pessoal por amor de deus
    2019-01-16 16h26m por brahimi
    vocês veem um jogo de um tone do leixoes ja o querem no fcp? por amor de deus
    equipa
    2019-01-16 16h22m por brahimi
    é evidente que a equipa precisa de reforços ! André Pereira não pode jogar no fcp , adrian lopez tambem só sabe fazer passes para trás jogador muito limitado! Médio e extremo são posições que precisam de ser reforçadas urgentemente ou a equipa pode abanar e esta vantagem pontual pode ir por água baixo
    Chaves
    2019-01-16 16h22m por PedroFCP_RockNRoll
    A defesa espero que a partir de ontem e daqui para a frente se aposte em Militão na direita e Pepe no centro, o meio-campo é que será a questão mais preocupante tanto Herrera como Oliver fizeram os 120 minutos e podem estar arrebentados assim como Telles que era o jogo ideal para o descansar já que daqui para a frente será mais difícil e mais uma vez faz o jogo todo, espero estar enganado mas lá para Fevereiro pode já estar todo arrebentado e no ataque deve ser Marega e Tiquinho (quer gostem q...ler comentário completo »
    pimentafcp
    2019-01-16 16h05m por FCPorto_8916
    Gostava que o Hernâni renovasse e fosse uma aposta forte na próxima temporada, um jogador com as suas características tem de ser aproveitado ! Sinto que é injusto as oportunidades de André Pereira e Adrián, comparadas com as de Hernani. . . Ele raramente é titular na taça, e nos poucos minutos que joga desequilibra sempre, sempre
    PI
    2018/19
    2019-01-16 15h59m por pimentafcp
    Continuação. . . Bazoer, Adrian Lopez , Fabiano, Hernani , Maxi e Militao quase de certeza absoluta ou seja são quase 10 saidas de um plantel de 24/25
    jogadores. Obvio que nem todos tem muito importância , mas fazem parte do grupo que têm estado sempre unido e com espírito de equipa.
    É muita gente a sair . . . espero que os dirigentes pensem muito bem.
    PI
    2018/19
    2019-01-16 15h50m por pimentafcp
    Este ano temos um Porto diferente e com dinâmicas diferentes.
    Este ano não conseguimos controlar um jogo, o nosso meio campo com Danilo e Herrera deixa de ser criativo. . futebol direto como se tem visto nos últimos jogos.
    É difícil encontrar uma jogada com mais de 5/6 passes.
    Agora com a lesão de Danilo vamos ver quem vai jogar naquele meio campo ( S. Oliveira / Oliver ).
    Vamos ver se o Oliveira aproveita a oportunidade como na época passada onde tão bem jog...ler comentário completo »
    FairPlaydaTreta
    2019-01-16 15h26m por FCPorto_8916
    Estou contigo, Baró merecia uma oportunidade na equipa principal e tenho a certeza que não iria desapontar. Igualmente Marius, que naõ tenho qualquer dúvida, daria muito mais dinâmica que André Pereira, este avançado do Chade parece uma imitação do Marega
    Andreas Pereira
    2019-01-16 14h54m por FCPorto_8916
    Vi à pouco que este Brasileiro termina contrato com o M. U em junho, bem a custo zero (nunca é totalmente), poderia estar aqui um substituto de excelência tanto para Herrera como para Brahimi, já que em Valência jogava nas alas e no clubes ingles como médio. Uma aposta interessante, espero que o meu Porto não esteja a dormir. . .
    FairPlaydaTreta
    2019-01-16 14h52m por FCPorto_8916
    Não falei por lapso de Marega, que creio ser unânime, melhor que todos juntos
    FairPlaydaTreta
    2019-01-16 14h50m por FCPorto_8916
    Vamos ser sinceros, com todos os defeitos, Soares é mil vezes superior a André Pereira, a Adrián, a Fernando Andrande e por isso tem de ser titular. O único que lhe faz frente, e quanto a mim até é ligeiramente superior, está no estaleiro, Aboubakar. Gostava que o Porto contratasse Rochez, esse sim seria uma mais valia e certamente por um valor reduzido, vejam os jogos deste homem pelo Nacional e farta-se de Marcar !
    FairPlay
    2019-01-16 14h46m por JN1933
    De momento é o que temos, se queremos jogar em 442 tem de ser com Marega e Soares na frente
    10Valdo
    2019-01-16 13h56m por PedroFCP_RockNRoll
    Na minha opinião acho que era só para amarelo mas pronto é o que eu penso nem sei porque causa tanto alarido por ex. o golo anulado ao Soares e o penalti por marcar deixam ainda menos dúvidas.

    Só é pena é que a esmagadora maioria dos adeptos benfiquistas que aqui debitam a sua opinião só saibam ver para um lado e distorcem a realidade como bem lhes apetece e como lhes dá mais jeito, fossem todos assim e o ambiente neste site seria muito melhor.
    10
    Da_ni82
    2019-01-16 13h38m por 10Valdo
    Para mim era vermelho, talvez tenha exagerado um pouco no primeiro comentário, mas entrada a pés juntos e é algo dura. Não se trata de ser o Pepe ou o Filipe e diria o mesmo se fosse o Ruben Dias. Não tenho problemas em dizer que o Porto ontem foi prejudicado , assim que me lembre, no lance do Soares que e mal anulado, agora dizer que a entrada do Pepe é mais viril roça a dimensão de uma desculpa esfarrapada para justificar uma falta a uma aula.
    Roby_O_Analista
    2019-01-16 13h12m por moreno07
    És 1 vergonha. . então não falas do golo mal invalidado, do pénalti por assinalar e és como os lampiões que arranjam sempre 1 coisinha para que o porto não vença esquecendo o quanto fomos prejudicados hoje. .
    10
    PedroFCP
    2019-01-16 13h04m por 10Valdo
    Então aos 87 o Pepe não tem uma entrada a pés juntos?
    O Jonas foi bem expulso frente ao Portimonense, tenta jogar a bola tudo bem, mas acerta no GR qual e a questão disso? E já tendo amarelo acaba por ser bem expulso. É a primeira vez que comentou esse lance , além do comentário abaixo.
    10Valdo
    2019-01-16 13h00m por PedroFCP_RockNRoll
    Até te tenho em boa consideração mas agora uma entrada viril em que o jogador joga a bola e corta-a e só depois acerta no jogador no carrinho é para vermelho? Se assim fosse então viam-se muitas expulsões por aí fora.


    E sobre o lance do Jonas também tenta jogar a bola e acaba por acertar na cara do GR do Portimonense, no máximo também acho que era para amarelo mas mesmo levando amarelo iria para a rua à mesma e para veres bem o cúmulo na semana passada um user do zz post...ler comentário completo »
    10
    felixxsofia
    2019-01-16 12h58m por 10Valdo
    Então entrar a pés juntos daquela maneira não e para vermelho? Eu já li que o Benfica foi beneficiado ontem, não há VAR na taça. . . Sinceramente nem vi a 2 parte do jogo e creio não ter perdido nada.
    10
    Da_ni82
    2019-01-16 12h55m por 10Valdo
    Então entrar a pés juntos daquela maneira não é para vermelho?
    Eu nunca comentei o lance do Jonas e só por tentar jogar a bola não quer dizer que não haja falta, já se viu No exemplos desses. Lembro-me do Mané com o Ederson na época passada em que o brasileiro foi para o hospital
    10
    Porto
    2019-01-16 12h38m por 10Valdo
    Verdade que teve um golo mal anulado, mas aquela entrada do Pepe é vermelho direto em qualquer pais, mundo e galáxia.
    ispeak
    2019-01-16 12h27m por PedroFCP_RockNRoll
    "sabendo q temos visto centrais do Benfica a ser expulsos por dá cá aquela palha"


    Isto vindo de quem tem um Rambo Dias na equipa que dá cacete e sai sempre impune é preciso uma lata (ou melhor um LATÃO) embora desde que foi expulso na Champions amansou um bocado.
    BL
    otamendi30
    2019-01-16 12h23m por BlueTupperware
    Concordo totalmente com esses dois onzes, de certeza que o hernani vai justificar a aposta se for titular. Ainda por cima depois do que fizeram ontem ao vitória, na sexta vão entrar a matar como se fosse o último jogo da vida deles. . .
    JO
    Urgente 2 reforços
    2019-01-16 12h01m por Jorge2005
    Eu acho que nós falta um medio e um extremo de qualidade com danilo lesionado resta oliver herrera e s. oliveira muinto pouca para tantos jogos. extremos corona brahimi e hernani o resto para mim não tem qualidade para jogar a extremo.
    Pepe
    2019-01-16 11h58m por PedroFCP_RockNRoll
    ahahah no que te foste meter, prepara-te para daqui para a frente seres constantemente atacado pela CS e com os adeptos desse clube a pedirem a tua suspensão (não tarda estão-lhe a chamar de "Pepe Vale Tudo") à força esses mesmos que ainda há 1 mês atrás tinha qualidade e era o melhor central português agora passou a ser novamente um caceteiro, um velhadas e também quero ver se vai continuar a ser convocado para a seleção ou se de repente o vai deixar de ser.


    Agora a sé...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Brasileiro
    Mais uma noite de muitos jogos
    Mais uma madrugada de futebol brasileiro, mais treinadores portugueses em ação. Esta semana é de Copa do Brasil e, depois de Pedro Caixinha e António Oliveira, esta noite ...