placardpt
      Leixões bate Tondela nas grandes penalidades

      Não há duas sem três e o sonho dos Bebés continua bem vivo na Taça

      2018/12/18 22:52
      E3

      À terceira voltou a dar Leixões. Foi assim em 2016 nos oitavos, em 2017 na terceira eliminatória e em 2018 nos oitavos outra vez. Os Bebés de Matosinhos estão nos quartos de final da Taça de Portugal e não deram azo à matança de qualquer borrego.

      De bicicletinha

      Instantes após o apito inicial dado por António Nobre, o Leixões aproveitou para criar mossa... digamos que imediata. Erivaldo, lançado na profundidade, aproveitou a apatia da defesa tondelense e obrigou o lateral João Reis - uma das muitas mudanças de Pepa na equipa titular - a cometer penálti. Na conversão, Roniel quase permitiu a defesa completa a Cláudio Ramos, mas a bola acabaria mesmo por ultrapassar a linha. O pouco público presente no Estádio do Mar explodiu de alegria e a verdade é que o cenário parecia, à primeira vista, bastante promissor para os comandados de Filipe Gouveia. Até que a qualidade de jogo caiu...

      O Tondela caiu imenso de produção a partir dos segundos 45 minutos ©Rogério Ferreira / Kapta+
      O Tondela, surpreendido inicialmente, acalmou os ânimos. Pepa exigia mais tranquilidade e um maior controlo da posse e a equipa correspondeu. À procura das transições e controlando todos os principais momentos do jogo, a formação da Liga NOS acabaria por repor a igualdade na primeira grande jogada de perigo. Murillo soltou-se na direita, assistiu Delgado e o chileno, dentro da área leixonense, não vacilou.

      O encontro prosseguiu na mesma onda - o Leixões quase que desapareceu do radar - e, cinco minutos depois, surgiu a reviravolta. Tomané, de bicicleta, pôs termo a uma jogada de insistência e estabeleceu o resultado ao intervalo. O pressing final, claro está, esteve do lado anfitrião que expôs e bem as debilidades existentes no lado esquerdo da defesa contrária.

      Uma maré branca e vermelha

      O marcador assim o exigia e o Leixões, fresco de ideias, assumiu as rédeas desde o início da segunda parte. O problema é que, para além do futebol mal jogado, a enorme relutância em avançar para as zonas mais avançadas do terreno teimava em dificultar a tarefa dos Bebés de Matosinhos.

      Bernardo Martins - o menino da cláusula milionária - ameaçou de longe, Roniel esteve perto do segundo e, como os motivos de preocupação eram muito poucos - o Tondela mostrou enorme desalento -, a insistência acabou por surtir o efeito desejado. Pedro Henrique, lançado no decorrer da partida, voltou a devolver a igualdade aos homens da casa.

      A má imagem deixada pelos visitantes - os contra-ataques pecaram sempre na última decisão - dava a entender a existência de um único desfecho possível. Mas a indefinição reinou até ao fim do tempo regulamentar.

      Borrego? Qual borrego?

      No prolongamento houve um pouquinho mais de Tondela, oportunidades flagrantes em ambas as balizas e um marcador inalterado, pelo que foi preciso recorrer à célebre lotaria. Aí, o Leixões foi mais competente e alimentou o sonho numa prova onde a percentagem de sucesso dos mais pequenos aumenta substancialmente.

      jogos históricos
      U Terça, 18 Dezembro 2018 - 20:00
      Estádio do Mar
      António Nobre
      2-2
      (4-2 g.p.)
      Roniel 2' (g.p.)
      Pedro Henrique 79'
      Juan Delgado 20'
      Tomané 25'

      ESTÁDIO

      Estádio do Mar
      Estádio do Mar
      Portugal
      Matosinhos
      Lotação2 572
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1964
      Positivo
      Persistência leixonense
      É verdade que Tondela perdeu imensa qualidade desde a segunda parte para a frente, mas a persistência do Leixões em dar a volta à situação merece ser realçada. O prémio surgiu nas grandes penalidades e acabou por dar um sabor especial ao encontro.
      Negativo
      Pouco público no Estádio do Mar
      Um jogo decisivo merece maior afluência por parte do público. A casa esteve longe de estar bem preenchida e a festa seria tão mais bonita com um Estádio do Mar repleto de gente...
      Forma
      Leixões
      2018/2019
      18J
      7V
      5E
      6D
      21-17G
      Tondela
      2018/2019
      19J
      5V
      5E
      9D
      29-26G
      O Árbitro
      António Nobre, pese algumas más decisões a nível disciplinar, conseguiu manter o pulso e arbitrar o encontro sem grandes sobressaltos até ao fim.

      Fotografias(15)

      Taça de Portugal: Leixões x Tondela
      Taça de Portugal: Leixões x Tondela
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      LEIXÕES
      EMPATE
      CD TONDELA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      DA
      aac_1887
      2018-12-19 13h26m por daniel69pintinho
      Quem não ganha são vocês de certeza ;)

      FORÇA LEIXÕES!
      #RUMOAOJAMOR
      zlatan_ibrahimo vic
      2018-12-19 00h47m por aac_1887
      E ganharem!
      Leixões
      2018-12-19 00h19m por zlatan_ibrahimovic
      Parabéns por mais um grande jogo, agora para a próxima eliminatória seria bonito receberem um grande.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      Guarda-redes suplente foi herói do Man City
      Por um instante fugaz pareceu que Heung-min Son ia fazer o empate, tirando o título das mãos do Manchester City e deixando tudo em aberto para que o Arsenal fosse campeão, ...