placardpt
    Junto à elite do futebol europeu

    Villarreal, a cidade que cabe dentro do Allianz Arena, vive um autêntico conto de fadas

    2022/04/15 10:00
    E0

    A grande história dos quartos de final da Liga dos Campeões teve o seu apogeu na Allianz Arena, em Munique, mas começou a ser contada numa pequena cidade da Comunidade Valenciana de Espanha. Em Villarreal vivem cerca de 50 mil pessoas, que não seriam capazes de encher as bancadas do palco onde viveram um sonho. O clube chocou o mundo ao deixar pelo caminho um dos grandes favoritos à vitória na prova.

    Liga dos Campeões 2021/22

    Espanha Villarreal
          10J  5V 3E 2D (18-11)
          Forma: VEVVE
          : Getafe (F) 16/04
    Um autêntico conto de fadas, um daqueles que parece difícil de explicar. Mas esta é uma história bem real. Com altos, baixos e peripécias que conduziram um clube modesto até à elite do futebol europeu. A cidade sente isso, ciente de que o sucesso não caiu do céu.

    «Vivem num sonho, mas sabem que isso não foi fruto do acaso. É fruto de um projeto bem gerido que, há alguns anos, aspira a competir com os melhores. Obviamente, poucas pessoas esperavam que o Villarreal passasse, mas confiaram em Unai [Emery] e nos jogadores e agora vivem em um sonho. O facto de a cidade ser tão pequena gera um sentimento entre o clube e os adeptos que raramente é visto no futebol moderno», explicou Nacho Sanchis, jornalista do Diario AS, em conversa com o zerozero.

    Avançado passou nove anos em Villarreal ©Getty / fotopress
    Para quem por lá passou, a ideia é a mesma. É o caso de Mario González, avançado emprestado pelo SC Braga ao Tenerife, que viveu o espírito do clube na formação e na equipa principal e contou-nos: «Os responsáveis ​​pelo clube são ótimas pessoas e têm um compromisso incrível. Conquistaram, depois de muitos anos, a tranquilidade de que todos estão com eles. Além disso, os adeptos amam o clube e eu estou muito feliz por tudo o que eles têm vivido nos últimos anos. Merecem.»

    O sabor do sucesso não é inédito e até num passado algo recente o Submarino Amarelo alcançou esta mesma fase da prova milionária. Na altura caíram perante um Arsenal que viria a ser derrotado pelo Barcelona na final. Riquelme falhou uma grande penalidade aos 89 minutos, no El Madrigal, antiga designação do Estadio de la Cerámica, que daria o empate na eliminatória. O sonho ficou por aí. Manuel Pellegrini era o homem do comando e o responsável por alcançar as melhores classificações na La Liga durante essa passagem pelo clube. 

    «Por muitos anos, os adeptos tiveram aquele jogo da meia final como a referência mais importante, mas sinceramente acredito que isto já a superou. Destacar-se no futebol de hoje é muito mais complicado do que naqueles anos, em que tudo era mais equilibrado, e eliminar um Bayern a este nível é algo muito difícil de ultrapassar», opinou Mario González.

    O presente tem outra cor, outro encanto: «O clube vive o melhor momento de sua história.»

    «É verdade que há alguns anos eles também chegaram às meias finais da Liga dos Campeões, mas este ano conseguiram depois de vencer a Liga Europa e conquistar seu primeiro título em toda a sua história, para além de eliminar o grande favorito Bayern de Munique», expressou o jornalista.

    Antes disso também a Juventus ficou pelo caminho depois de uma vitória categórica em Turim por 0-3. Impossível ficar indiferente.

    Emery é a cara do sucesso, mas...

    ©Getty /

    O senhor Liga Europa deu um passo em frente. Com maior exigência, mas a mesma competência, Unai Emery colocou a sua equipa a fazer o que sabe melhor: ultrapassar eliminatórias. 

    qUnai Emery atingiu um ponto de maturidade ideal e já está no nível dos melhores treinadores da Europa
    Nacho Sanchis, jornalista do AS
    Mario González teve a «sorte» de trabalhar com o espanhol na pré-temporada antes de seguir para o Tondela e tudo o que tem são boas recordações: «Não precisamos de falar sobre Emery porque ele já fala por si só. Impressiona pela capacidade de trabalho e pela maneira de entender o que é exigido em todos os momentos. Ele deu à equipa um caráter competitivo que eu não vi nos anos em que lá estive.»

    Nacho Sanchis vai mais longe: «Unai Emery atingiu um ponto de maturidade ideal e já está no nível dos melhores treinadores da Europa. O Villarreal não ganhou por um ressalto, por uma ação isolada, aconteceu porque Emery venceu o jogo contra Nagelsmann, tanto na primeira mão como na segunda. Lewandowski marcou, mas só apareceu no golo, o resto do tempo estava algemado. Emery, que aprendeu com as reviravoltas contra outros clubes, está no top-5 dos treinadores.»

    Unai Emery
    Villarreal
    Total

    102 Jogos
    49 Vitórias
    30 Empates
    23 Derrotas

    184 Golos
    100 Golos sofridos

    ver mais »
    Ainda assim, e apesar de ser ao treinador que o sucesso é atribuído, os dois entrevistados apontaram para uma figura presente há mais tempo que montou as bases no passado para colher os frutos do presente. Essa pessoa é Fernando Roig, presidente e principal investidor do clube. Mais do que isso, o dirigente é consensual e isso é o primeiro passo para o sucesso.

    «Diria que esta façanha se deve a 50% de Fernando Roig, 30% de Unai Emery e 20% dos jogadores», apontou o jornalista. 

    Mario González não repartiu percentagens: «A figura do presidente ali é inquestionável porque ele mereceu. Tudo o que faz ou deixa de fazer é apoiado pelos adeptos porque têm absoluta confiança nele.»

    Até onde vai o sonho?

    ©Getty /

    Se já chegaram até aqui, porque não sonhar com o título? Uma pergunta que qualquer adepto do Villarreal coloca neste momento. Pela frente estará um Liverpool que impõe respeito, tal com o Bayern... 

    «Claro que a autoestima e confiança aumentam e há grandes expectativas de chegar à final, mas logicamente não são favoritos para a eliminatória, tendo em conta que jogam contra o Liverpool. Não sei o que vai acontecer, mas tenho certeza que o Villarreal vai lutar até o final. Acho que é vantajoso não ser favorito, porque o clube sente-se muito confortável quando desempenha um papel secundário e joga bem com as suas artimanhas. Espero que nos deem uma grande alegria como no outro dia», atirou o avançado.

    Antes disso há uma La Liga por disputar, onde o sétimo lugar não espelha a qualidade da equipa no geral. Na visão do jornalista, que acompanha de perto o clube, a razão é fácil de explicar: «O Villarreal tem um grande plantel, mas ao contrário de Real Madrid, Barcelona ou Atlético de Madrid, quando os jogadores menos habituais têm de jogar, a equipa ressente. Acusou o cansaço físico de dar tudo na Liga dos Campeões e apesar dos jogadores "substitutos" terem muita qualidade, é normal que o desempenho caia.»

    Por agora basta continuar a sonhar.



    jogos históricos
    U Terça, 12 Abril 2022 - 20:00
    Allianz Arena
    Slavko Vinčić
    1-1
    Robert Lewandowski 52'
    Samuel Chukwueze 88'
    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras ligas
    Oficial
    A saída do Liverpool já tinha sido anunciada e, agora, eis o futuro. Vítor Matos junta-se a Onur Cinel e é o novo treinador-adjunto do RB Salzburgo. A ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 29-05-2024, 05:56
    moumu 29-05-2024, 05:55
    moumu 29-05-2024, 05:54
    moumu 29-05-2024, 05:50
    moumu 29-05-2024, 05:45
    moumu 29-05-2024, 05:12
    moumu 29-05-2024, 05:07
    moumu 29-05-2024, 05:05
    moumu 29-05-2024, 05:02
    moumu 29-05-2024, 05:00
    hugosilva508 29-05-2024, 04:40
    OJaime_Pacheco 29-05-2024, 04:31
    Jorge-Fernandes 29-05-2024, 02:35
    AS
    ASNL 29-05-2024, 02:15
    TI
    tink 29-05-2024, 01:44
    JO
    joa-odiniz785 29-05-2024, 01:30