placardpt
    Crónica da vitória de Portugal frente a Inglaterra

    Pé e meio já está na fase a eliminar, agora é só carimbar

    Depois da vitória na primeira jornada da fase de grupos, frente à Croácia (1x0), Portugal voltou a vencer, desta vez a Inglaterra, por 2x0, e precisa agora apenas de não perder na última jornada - contra a Suíça - para carimbar a passagem à fase a eliminar do Euro Sub-21.

    Em relação a esse último jogo, Rui Jorge fez apenas duas alterações, entrando Dany Mota e Fábio Vieira para os lugares de Tiago Tomás e Francisco Trincão, enquanto Adrian Boothroyd, selecionador inglês, mexeu em quatro peças depois da derrota frente à Suíça (0x1), colocando Ryan e Steven Sessègnon, Noni Madueke e Japhet Tanganga.

    Bola cedida, mas perigo raro

    Apesar de ter mexido bastante na equipa, o selecionador Boothroyd manteve a confiança no sistema de 3x4x3, criando uma linha de cinco defesas aquando do processo defensivo e aumentando a quantidade de jogadores quando a atacar, especialmente nas alas. Do outro lado, Rui Jorge surpreendeu e apostou num sistema de losango no miolo, ao contrário do habitual 4x3x3, com Fábio Vieira a servir de médio ofensivo, Pote no apoio a Dany Mota e Gedson Fernandes e Vitinha como médios interiores.

    luta no meio campo foi intensa na primeira parte ©Getty /
    Cedo os jovens ingleses cederam a posse de bola à Seleção das Quinas, que tentou construir desde trás e quase sempre pelo meio, tentando utilizar os quatro homens que tinha no meio campo. No entanto, Inglaterra fez da sua zona de pressão aquela «habitada» por Florentino Luís, que estava a jogar como médio defensivo, dificultando a ligação do jogo entre setores. Face a essa dificuldade, coube a Thierry Correia e Diogo Dalot, os laterais, e aos homens mais adiantados a missão de abrir mais nas alas para desbloquear o sistema inglês

    Perante essa pressão na zona central, Portugal teve dificuldades em criar além do tiro exterior, mas nem por isso Inglaterra conseguiu fazer melhor. Ao ceder a posse de bola, os ingleses apostaram mais na velocidade dos seus alas e dos seus homens mais adiantados, mas a defensiva portuguesa (destaque para o trabalho de Diogo Dalot na esquerda) controlou bem a profundidade e Diogo Costa acabou por ter pouco trabalho na primeira parte.

    A melhor fase de Portugal surgiu à passagem da meia hora de jogo. A seleção comandada por Rui Jorge começou a pressionar mais alto a saída de bola curta inglesa e criou uma série de ocasiões seguidas, embora a maioria de longa distância. Primeiro foi Thierry Correia a surpreender e a rematar cruzado, desde a direita, obrigando Ramsdale a uma defesa apertada, que só não deu em golo porque Dany Mota não chegou a tempo de encostar. Depois, na jogada exatamente a seguir, Pote voltou a testar o guardião inglês numa jogada de laboratório, mas o nulo manter-se-ia até ao intervalo.

    A solução estava no banco (e nas alas)

    Ao intervalo, Rui Jorge optou por fazer duas alterações, colocando Daniel Bragança e Francisco Trincão para os lugares de Florentino Luís e Gedson Fernandes, o que levou a uma mudança tática para o habitual 4x3x3, com vista a obrigar a seleção inglesa a dar maior largura ao seu jogo e, consequentemente, abrir espaço na zona central do terreno.

    Dany Mota foi recompensado pelo trabalho com um golo ©Getty / JOE KLAMAR
    Portugal foi aproveitando a desinspiração inglesa  - apenas Madueke, num lance individual, conseguiu criar algum perigo - e foi crescendo na partida, mas o ponto de viragem surgiu na hora de jogo, quando Rui Jorge colocou Francisco Conceição em jogo para impor maior velocidade e largura no jogo de Portugal. A entrada do jovem extremo do FC Porto acabou por ser determinante, uma vez que foi o próprio que recuperou a bola, no mesmo minuto em que entrou, e permitiu a Diogo Leite lançar o contra-ataque rápido conduzido por Pote. Após cavalgar largos metros e desbloquear a defesa inglesa, o médio deixou num isolado Dany Mota que rematou em jeito sem hipóteses para Ramsdale.

    Esperava-se uma resposta inglesa, mas a verdade é que o golo português expôs ainda mais a falta de originalidade ofensiva britânica e quem aproveitou foi Portugal. A cerca de um quarto de hora do final, e estando em campo há apenas meros segundos, Gonçalo Ramos acabou por sofrer uma grande penalidade completamente caída do céu, por uma falta infantil de Guehi e Francisco Trincão foi chamado a bater. O extremo do Barcelona não deu quaisquer hipóteses e acabou por carimbar a vitória portuguesa.

    Com esta vitória, Portugal soma agora seis pontos no grupo D, precisando apenas de não perder na última jornada, frente à Suíça, para garantir não só o 1º lugar, como a qualificação para a fase a eliminar, que se disputa apenas em maio. Caso Portugal perca esse encontro, apenas será necessária sacar da calculadora em caso de vitória da Croácia frente a esta Inglaterra. Nesse cenário, será realizado um «mini campeonato» entre as três equipas com seis pontos - Portugal, Suíça e Croácia -, que terá em conta o confronto direto entre as mesmas, a diferença de golos e o número de golos marcados em jogos entre si, por esta ordem.

    U Domingo, 28 Março 2021 - 20:00
    SRC Stozice
    François Letexier
    2-0
    Dany Mota 64'
    Francisco Trincão 74' (g.p.)
    SRC Stozice
    SRC Stozice
    Eslovénia
    Ljubljana
    Lotação16 100
    Medidas105m x 68m
    Inauguração2010
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Lances Capitais
    64´
    GOLO Portugal!
    Dany Mota marca
    Dany Mota marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    74´
    GOLO Portugal
    Francisco Trincão marca de grande penalidade!
    Francisco Trincão marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    A opção de Rui Jorge em mudar o esquema tático ao intervalo para o 4x3x3, assim como as várias alterações que foi implementando para impor maior largura e velocidade no jogo foram fundamentais para que a seleção inglesa abrisse o espaço necessário para Portugal marcar.

    O Árbitro

    O francês François Letexier teve uma exibição assertiva e sem lances de difícil ajuizamento. Além disso, manteve o critério durante a larga maioria do encontro.

    O Melhor
    Trabalho dos extremos

    Se na primeira parte não havia um verdadeiro extremo a nível tático na equipa portuguesa, na segunda parte entraram Francisco Conceição e Francisco Trincão, com Pote a também surgir esporadicamente na posição. Especialmente o trabalho dos dois primeiros acabou por ser fundamental para o desenrolar do jogo, desbloqueando a defesa inglesa

    O Pior
    Desinspiração inglesa

    Dois jogos, zero golos marcados e a eliminação praticamente certa. Assim está a vida de Inglaterra, que mal conseguiu importunar a coesão defensiva portuguesa neste jogo e que mostra que a fama como uma das favoritas não é tudo numa prova.

    Forma
    Portugal
    2020/2021
    11J
    10V
    0E
    1D
    30-9G
    Inglaterra
    2020/2021
    11J
    9V
    1E
    1D
    34-10G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    INGLATERRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Excelente Portugal sub-21
    2021-03-29 10h30m por tcb9277
    Muita qualidade nesta seleção.

    A jogar assim podem ambicionar vencer a competição!
    Daniel Bragança
    2021-03-29 09h19m por -CFB-1919-
    Talento, inteligência, classe.

    Com Nuno Mendes e Rafael Leão esta selecção sub21 seria ainda mais forte.
    Jsilva
    2021-03-29 08h37m por DepoisPago
    Gallardo? Oh Gallardo só sai do River para um colosso europeu se n for colosso só s for mesmo pelo Guito
    JS
    Dragunners . . . Lage ???
    2021-03-29 08h25m por jsilva77
    Cruzes credo, onde foste arranjar essa ideia ??? Espero que não tenhas nenhuma fonte segura para isso . . . Se é para fazer uma mudança dessas que se mantenha Sérgio Conceição, apesar de achar que precisamos de uma lufada de ar fresco na equipa, a todos os níveis e da própria direção. Sinceramente, só vejo dois treinadores para o tentar . . . Português: Pepa ou até Vilas Boas . . . Estrangeiro: Gallardo . . .

    Em relação a Herrera, tal como aconteceu com Marcano, apesar...ler comentário completo »
    Inglaterra
    2021-03-29 05h06m por FCP_18
    É como a sua equipa A , muito sobrevalorizada, mas é normal , o marketing inglês é muito grande.
    RI
    . . .
    2021-03-29 04h35m por ricardinhu
    Sem dúvida que existe muita qualidade individual neste grupo e sem dúvida que o trabalho do Rui Jorge tem sido fantástico.

    Uma primeira parte em que controlamos o jogo com bola mas que faltava atrevimentos ofensivo. Segunda parte onde as medidas vieram completar e acrescentar o que era necessário.

    Destaco a entrada do Daniel Bragança para se juntar ao Vitinha no meio campo e pegarem no jogo, tiveram muito bem. Ambos têm muita qualidade, na construção de jogo, ...ler comentário completo »
    JS
    Gosto de Danny Mota . . .
    2021-03-29 01h40m por jsilva77
    . . . E poderia ser bom reforço para o FCPorto para o lugar de Marega . . . Mas fica o recado para a SAD do FCPorto com estes jogadores que hoje poderiam fazer todos parte do grupo principal . . . Diogo Costa . . . Diogo Leite . . . Diogo Queirós . . . Diogo Dalot . . . Vitinha . . . Fábio Vieira . . . Francisco Conceição . . . Juntar aqueles que saíram precocemente . . . André Silva . . . Ruben Neves . . . Será que estaríamos assim tão mal desportiva, apesar das CL e campeonatos,...ler comentário completo »
    JR
    Ruben_Ferreira
    2021-03-29 00h18m por JREU
    Ditado: ""A galinha da minha vizinha põe um ovo melhor que a minha". :)
    Bom jogo de Portugal, vitória justíssima.
    Só falta um. . .
    G Ramos
    2021-03-29 00h18m por farpas
    O que me ri, quando no último jogo os Benfiquistas gozaram todos com a queda do F Conceição (que é gozavel, óbvio) a dizer que ele só se faz ao penalty e hoje o Gonçalo Ramos sofre um penalty (claro) e ainda leva um amarelo por simulação!

    Atenção que não estou aqui com tretas de clubismo na seleção, só achei engraçado.

    De resto, adoro esta seleção! Tanta qualidade técnica! Falta um pouco de força no meio campo mas, mesmo assim, conseguem segurar o adversário!
    PO
    D. Mota
    2021-03-29 00h04m por PORTOTUGA2
    Tem contrato até para o ano. . .
    Seria um bom substituto ao Marega
    Tem força , velocidade e é melhor de cabeça e com os pés. . .
    O FCP que coloque o scouting a trabalhar
    yousandro
    2021-03-28 22h48m por Chama_Gloriosa
    Porque a Inglaterra é um país mais rico, mas também por marketing e um certo chauvinismo tão típico dos Ingleses. E então eles que adoram desvalorizar a nossa Seleção. . . hoje foi mais uma facada no ego deles!
    sub-21
    2021-03-28 22h39m por yousandro
    esta Inglaterra é muito fraquinha, perdeu só por 2 hoje porque falhamos muito
    engraçado que se repararem no transfermakt a seleção de inglaterra tem um valor mais alto que a de portugal, mesmo sendo bastante mais fraca. . . mais uma prova da sobrevalorização de tudo que é ingles ou joga na premier league

    agora é vencer o grupo (basta um empate na proxima jornada e mesmo uma derrota é capaz de dar) para evitar a Espanha na proxima fase
    TI
    Sub21
    2021-03-28 22h13m por tink
    Excelente 2a parte, podiam ter sido 5 ou 6. Olhar para Vitinha e F. Vieira a jogar e depois saber que não jogam nos seus clubes é só estranho. O FC Porto com uma gestão a sério hoje em dia podia ser tipo Ajax ou Mónaco quando chegaram às meias da Champions e a impressionar a Europa com uma equipa de jovens talentos made in formação (D. Costa, Dalot, Leite, Queirós, T. Esteves, R. Neves, Vitinha, F. Vieira, F. Conceição, J. Mário, A. Silva, Baró, F. Silva, S. Oliveira, ...ler comentário completo »
    Muito talento
    2021-03-28 22h10m por matrioska_russa
    A seleção sub21 promete. Esteve sempre por cima e com qualidade. Acredito que estará nos quartos, frente à Itália, com argumentos para passar.

    Uma palavra de apreço para Dany Mota que, sem encantar, é muito combativo e dá-se muito bem neste conjunto.
    A diferença
    2021-03-28 22h08m por DepoisPago
    Que faz ter um treinador no banco =)
    Parabens vitória justissima
    PO
    Que jogadores de classe!
    2021-03-28 22h04m por PORTOTUGA2
    Excelente equipa. . .
    Até que enfim, o Rui Jorge ao mudar a equipa ao intervalo, percebeu, que ficava mais forte, e foi!
    A Inglaterra é sempre hype. . . nem percebo como tem jogadores tão idolatrados em Portugal, até bem mais que jogadores portugueses. . .
    Portugal
    2021-03-28 22h03m por BlueSpirit14
    Hoje todos jogaram bem , talvez o Florentino tenha ficado uns furos abaixo dos restantes !
    Trincão tem qualidade para fazer mais e melhor .
    Sub-21
    2021-03-28 22h02m por Tekashi
    Vamooooos!!
    3D
    . . .
    2021-03-28 22h02m por 3dA
    E claro, como destaca o zerozero, as boas entradas de Trincão e F. Conceição trouxeram outros argumentos ao nosso ataque.
    GS
    SUB-21 - Portugal
    2021-03-28 22h01m por GSCGrandeamor
    Jogo com muita qualidade, tivemos sempre bem e com o jogo sempre controlado. Seguros em todos os setores do campo. Tivemos bem e temos futuro!!!!!
    Hoje os ingleses nem cheiraram.
    Gostei do que vi e quem sabe se não ganhamos o Europeu, pelo menos qualidade temos e muita.

    Saudações
    Melhor em campo
    2021-03-28 22h01m por BlueSpirit14
    Para mim foi Vitinha , que jogador!

    Claramente o motor desta seleção .

    Conceição também entrou muito bem , intensidade ao máximo !

    Vamos !!!
    3D
    Sub-21
    2021-03-28 22h01m por 3dA
    Exibição mais bem conseguida hoje, a vitória é justíssima.

    D. Mota é um bom jogador, não sei o que está a fazer numa 2ª divisão italiana. Tem mobilidade, segura bem, solta a bola no momento certo e está a ter impacto (1 golo e 1 assistência em 2 jogos) na equipa. Pote hoje apareceu mais e melhor, está em muitos dos nossos melhores lances. Vitinha novamente em bom plano.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Treinador do SC Braga em conferência de imprensa
    O treinador do SC Braga analisou o desaire caseiro frente ao FC Porto, no fecho do campeonato, e mostrou desagrado com algumas decisões levadas a cabo pelo árbitro da partida, Nuno ...