placardpt
    Oitava Arte
    Álvaro Costa

    Os meus wonderkids para o Euro24

    2024/05/07
    E3
    «O Futebol sob uma perspetiva de cultura pop»

    A Febre Euro24 está a chegar. Com a época clubista a terminar nas Big 5, a grande surpresa é a bem vinda vitória do Bayer Leverkusen. O triunfo marca a saison e a Bundesliga, cujo valor de mercado continua abaixo da sua real dimensão.

    A Oitava antecipa-se e lança o que está para vir este Verão na Alemanha. E começamos com o FussballLiebe (amor ao futebol), a bola digital, a primeira a incluir a chamada Connected Ball Technology, que promete aumentar a carga digital ao Belo Jogo.

    Vamos «brincar» com o Álbart, o simpático Ursinho Mascote. As músicas oficiais chegam em Maio e incluem os italianos Meduza, os norte-americanos One Republic e ainda o cantautor germânico Leony.

    Já agora: ouviram falar de Cifuentes, Andreas ou De Verjgang? Possivelmente não. São estrelas que não pisam a relva de chuteiras, mas que se mostram via computador. São os favoritos da versão digital do campeonato, estrelas prometidas para o Euro24.

    Lançando desde já alguns jovens que realmente vão conhecer a FussbalLiebe, começamos por Jude Bellingham, ainda muito jovem mas um dos nomes a seguir com toda a atenção; o prodígio made in La Masia, de seu nome Lamine Yamal, que de Barcelona poderá confirmar a aura que já o envolve; da Turquia, via Juventus, chega Kenan Yildiz, um avançado de quem se aguarda e muito nos próximos anos; e, para terminar esta primeira viagem ao Euro24, o gigante dinamarquês Rasmus Hojlund, de quase dois metros de altura, confirmando que a Escandinávia continua a produzir «postes», mas agora mais criativos e letais.

    E Portugal? Nomes como João Neves ou Vitinha poderão ser referências, mas talvez mais para o Campeonato do Mundo de 2026. Com um Campeonato do Mundo de Clubes em 2025 na pole position, novos ídolos do futuro estão já a «aquecer os motores» do talento que permite acreditar que o nosso jogo está no bom caminho.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PA
    Wonderkids portugueses
    2024-05-14 14h07m por parita
    Ao contrário do que diz o artigo, Vitinha tem que ser referencia já! Foi um dos melhores médios do mundo esta época e, juntamente com Bruno e Palhinha, poderá formar o melhor meio-campo do EURO! Para além de que considerá-lo um wonderkid é um esticão, sendo que já tem 24 anos. . .

    Da nossa selecão, quem vejo a poder ter esta denominacão só mesmo o Nuno Mendes ou o Antonio Silva. . . Já que, dos jovens, serão aqueles que mais facilmente poderão agarrar a titularidade.
    TH
    mano_bambino
    2024-05-08 05h01m por the_Cena
    foden? Quando comecar o euro, ja tem 24 anos! nenhum wonderkid. 21 anos tlv seja a idade maxima para considerar um wonderkid.
    MA
    Muitos mais
    2024-05-07 19h03m por Mano_Bambino
    Wirtz
    Zaire Emery
    Arda Guller
    Phil Foden

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A inspiração para os 90 minutos virtuais, mais os 12 minutos de compensação (para desenvolver ao longo desta crónica) surgiu de uma matéria intitulada And ...
    22-04-2024 12:27
    Voltaram os célebres Mind Games ou um cidadão, por acaso Treinador de Nível Mundial, não pode ver uns joguitos do mesmo clube!? Mas se esse cidadão se chama ...
    09-04-2024 17:41E1
    Ao escutar os fãs do Liverpool a cantar You Will Never Walk Alone (canção original de Gerry and The Pacemakers) com uma pitada de emoção, menos guerreira e ainda ...
    30-03-2024 15:41E1
    Opinião
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Oitava Arte
    Álvaro Costa