placardpt
Braga venceu em Guimarães nos descontos

O reverso da moeda

Em Braga, João Mendes gelou o estádio com um empate aos 90+7. Em Guimarães, Rony replicou-o, quatro minutos mais cedo e deu a vitória aos bracarenses por 2-3, em cima do apito final. Final de emoções, numa partida marcada pelo ritmo imprimido pelos intervenientes. Este resultado confirma o quinto lugar dos conquistadores e deixa o Braga a depender apenas de si mesmo para completar o pódio.

Num dos derby’s minhotos com mais em jogo nos últimos tempos, o Vitória entrou melhor e marcou cedo, por Bruno Gaspar, após um trabalho notável de André André. Depois de quinze minutos de grande nível, o Braga descobriu as chaves da caixa forte que era a pressão vitoriana e, depois disso, controlou toda a meia hora seguinte. Bruma empatou numa grande jogada coletiva e, não fosse um fora de jogo de Abel Ruiz, teria bisado em cima do intervalo. Em três minutos, dos 78 aos 81, houve loucura. Reviravolta e empate restabelecido, autoria de Ricardo Horta e Ricardo Mangas. No final, Rony fez magia e deu a vitória aos forasteiros.

Começou a branco, acabou vermelho

Ainda a partida não havia começado, já havia fogo de artifício nas bancadas vitorianas, repletas de gente vestida de branco. O Inferno Branco - de casa praticamente cheia - lançou os foguetes antes da festa, pronuncio de que as coisas poderiam não muito bem. Victor Gomez, aos 2´, tentou logo fazer os da casa apanhar as canas mas um desvio de Varela e a barra evitaram um golaço a abrir o derby.

@Catarina Morais / Kapta +

Não entrou de um lado, entrou do outro. Pouco depois, ainda antes dos dez minutos, André André fez Niakaté ajoelhar - e lembrar os seus melhores anos - e assistiu Bruno Gaspar, que após falha de Borja no posicionamento, só teve de encostar. Festa em Guimarães, num momento também comunhão entre jogadores e adeptos.

Na parte inicial, deu mais Vitória, com os Conquistadores a condicionarem na perfeição a saída de bola bracarense. Quando os arsenalistas conseguiram sair da ratoeira montada por Álvaro Pacheco deu sempre perigo. Saindo primordialmente pela esquerda, o Braga conseguiu criar igualdades e superioridade numéricas no ataque. Zalazar falhou a primeira tentativa, mas à segunda, Bruma empatou o jogo. Pizzi lançou Ricardo Horta e o internacional português assistiu Bruma para equivaler as contas no D.Afonso Henriques.

Até ao fim do primeiro tempo o Vitória pareceu sempre muito intranquilo. O Braga acelerou o jogo ao primeiro toque e criou dificuldades, resolvidas com alguma dificuldade. Em cima da hora, Bruma ainda bisou, mas um fora de jogo de Abel Ruíz, que fez a assistência, invalidou o tento.

O jogo virou!

O início de segundo tempo um pouco amorfo não deixou as equipas caírem no conformismo. Algumas paragens, várias disputas, mas poucas balizas. Aos dez minutos, recomeçou a ação. Victor Goméz, de pé quente, voltou a obrigar Varela a uma defesa apertada. Do outro lado, num lance com várias carambolas na área, Tomás Ribeiro cabeceou à barra. A bola não entrou, mas o jogo abriu e deu azo a algumas transições de relevo.

Depois de aquecerem os motores, foi a toda a velocidade. Em três minutos frenéticos, o Braga fez a reviravolta e o Vitória voltou a empatar. Bem, vamos por partes. Primeiro, Zalazar fez um passe delicioso para Victor Gomez - figura no plano ofensivo - e o espanhol deixou Varela por terra e Ricardo Horta com a baliza escancarada para o 2-1. Após revisão demorada do VAR, Fábio Veríssimo apontou para o centro. A bola saiu do miolo, Nuno Santos - no primeiro toque na bola - fez um drible maradoniano, deixou em André André e este bisou em assistências, com o passe que deixou Mangas com um penálti em movimento.

@Catarina Morais / Kapta +

O D.Afonso Henriques estava nos píncaros da emoção e do nervosismo. O empate não agradava a ninguém e ambas as equipas procuravam o tão desejado tento vencedor. Depois de João Mendes empatar em Braga aos 90+7, foi a vez dos arsenalistas pregarem uma partida nos descontos. Lançamento da esquerda para a entrada da área e... voilá! Rony Lopes, que ainda não tinha tido qualquer ação com bola, lançou um míssil com a canhota para o fundo das redes. 

O Braga vence em Guimarães, matando a esperança do Vitória almejar mais do que o quinto lugar e confirmando presença acima do eterno rival na tabela classificativa pela sétima temporada consecutiva.

jogos históricos
U Sábado, 11 Maio 2024 - 20:30
Estádio D. Afonso Henriques
Fábio Veríssimo
2-3
Bruno Gaspar 9'
Ricardo Mangas 81'
Bruma 24'
Ricardo Horta 78'
Rony Lopes 90'

ESTÁDIO

Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
Lances Capitais
GOLO Vitória SC!
Bruno Gaspar marca
24´
GOLO SC Braga!
Bruma marca
41´
GOLO INVALIDADO SC Braga
Bruma ainda introduziu a bola dentro da baliza contrária, mas Abel Ruiz estava fora-de-jogo e o lance acabou anulado. Boa decisão do árbitro assistente
78´
GOLO SC Braga!
Ricardo Horta marca
81´
GOLO Vitória SC!
Ricardo Mangas marca
90´
+3
GOLO SC Braga!
Rony Lopes marca
Positivo
Ricardo continua em grande

Apesar da temporada menos conseguida, marcada também por algumas lesões, Horta mostrou-se a grande nível em Guimarães. Foi o líder espiritual da equipa e decidiu quase sempre bem aquando com bola. Golo, assistência e MVP.

Negativo
Jorge Fernandes vacilou

Tem sido a melhor temporada da carreira, mas fica ligado a algumas más abordagens neste derby. Os dois primeiros golos surgem pela exploração das suas costas e isso pesa. Não foi só por ele que a equipa não se aguentou, mas não ajudou.

Forma
Vitória SC
2023/2024
42J
23V
6E
13D
65-49G
SC Braga
2023/2024
52J
31V
8E
13D
106-76G
O Árbitro

Fábio Veríssimo teve uma arbitragem autoritária, sem medo de mostrar cartões desde cedo. Depois de um bom primeiro tempo, apitou muito no segundo, marcando faltas ao mínimo toque. 

Fotografias(50)

Liga Portugal Betclic: Vitória SC x SC Braga
Liga Portugal Betclic: Vitória SC x SC Braga
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA SC
EMPATE
SC BRAGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ricardocunha251
2024-05-12 18h31m por lvrs1
Assim rapidamente vejo 10 épocas que se pode discutir que foram melhores:

1963/64, 1965/66, 1968/69, 1974/75, 1985/86, 1986/87, 1989/90, 1995/96, 2007/08 e 2016/17.

Isso dá "melhor pontuação de sempre" é uma treta quando nem sempre houve 18 equipas, nem sempre a vitória valeu 3 pontos e cada vez o fosso entre os maiores e os mais pequenos aumenta. Foi uma boa época para um clube que tem sido pobre essencialmente ao longo dos últimos 20 anos, nada mais. <...ler comentário completo »
BlackCat
2024-05-12 12h52m por Riba21
O braga à 5ªjornada tinha 2 derrotas, com famalicão e farense, o que deve ter abalado desde cedo a confiança na luta pelo 1º lugar. Não foram só os jogos com os "grandes" que falharam.
Mais um excelente jogo
2024-05-12 12h35m por BlackCat
Assistimos a mais um excelente jogo de futebol entre duas das boas equipas da nossa Liga. Para além do mais, grande ambiente nas bancadas, típico de um derbi regional com enorme tradição.
Julgo que o resultado é justo, pois, embora o jogo tivesse sido repartido, o Braga foi mais assertivo quando esteve por cima e foi quem mais procurou a vitória, em especial nos minutos finais e acabou por ser feliz no grande golo do Roni Lopes.
Numa época em que a nossa Liga nos proporcio...ler comentário completo »
Sirius_13
2024-05-12 11h27m por redlegion
São ambos falta, mas a questão aqui é qual deles aconteceu primeiro. E digo que é mais penálti este lance do que o do ano passado e onde o Niakaté acaba expulso.
SCB1375
2024-05-12 11h24m por Sirius_13
"E sobre o Niakate, sendo impulsão ou não, as mãos aumentam a volumetria, como tal seria penalti. "

Sabes que para isso se aplique, a bola tem de bater na mão. E ainda n vi nenhum vídeo em que isso acontece. a bola bate sim, na cabeça. E já estive a ver em todos os programas de ontem, nenhum comentador fala sobre isso. em nenhum lado. . . nem sequer tema é. Mas lá esta, deve ser das cenas fixes que andamos todos a fumar XD!!
Sirius_13
2024-05-12 11h10m por SCB1375
Fumar cenas também se pode aplicar a ti. A regra é clara. Existindo um toque no guarda redes dentro da pequena área, o que efetivamente acontece, é falta. E sobre o Niakate, sendo impulsão ou não, as mãos aumentam a volumetria, como tal seria penalti.
redlegion
2024-05-12 10h35m por Sirius_13
Obgd pelo link. Sinceramente, eu acho que vcs estão todos a fumar umas cenas fixes XD

Nem há falta sobre Matheus, o jogador vai a bola, estorva, mas dizer que é falta, é mt forçado. . . E quanto ha mão do Niakaté, é outro disparate total. . . O homem levanta o braço para ganhar impulsão, o jogador do guimarães, cabeceia e a bola bate na cabeça do niakaté. para mim, o arbrito esteve bem em mandar seguir.
Bracara__Avgvst a
2024-05-12 10h00m por redlegion
Bem lembrado. Mas aí já houve verdade desportiva 😉
redlegion
2024-05-12 09h49m por Bracara__Avgvsta
E aquela entrada do André André sobre o Zalazar, ao minuto 69? Faz lembrar a entrada do VG na Luz, onde levou vermelho, mas ontem só deram amarelo.
Redlegion
2024-05-12 09h33m por SCB1375
Completamente. É mandar beijinhos para o Jota e o André ao quadrado. Agora é esperar pela crónica semanal, aqui no zerozero, do Luis Senilo, para sabermos quantos pontos eles estariam á nossa frente sem erros de arbitragem. Mais um avençado com memória seletiva.
Já agora
2024-05-12 09h31m por redlegion
Alguém sabe onde anda o nosso amigo do Chaves que estava sempre a dizer que íamos acabar em 5º? Deixo aqui o meu abraço para ele, pois deve estar a ter um fim de semana difícil.
Jogo
2024-05-12 09h30m por redlegion
Foi de facto um jogo emocionante, mas mais uma vez a nossa defesa meteu água quando não devia. Os dois golos do Vitória, em especialmente o segundo são um exemplo do quão mal nós defendemos e é incrível como esse golo surge. O que seria se tivéssemos uma defesa competente.
Belo jogo do Zalazar, Moutinho e do nosso capitão Horta.

Não me acredito numa vitória contra o Porto, especialmente pela forma como defendemos mal e porcamente, mas estamos na luta pelo pódio e só dependemos de nós.
SCB1375
2024-05-12 09h24m por redlegion
E ainda vêm para aqui dizer "Niakaté não tivesse feito uma defesa a lembrar os tempos áureos do Iker Casillas", ignorando uma carga sobre o Matheus dois segundos antes.
Quanto ao Álvaro Pacheco, só me rio quando usam a expressão "lufada de ar fresco" para se referirem a ele, mas na hora da verdade é igual ao outros.

Ontem não houve matança, mas houve quem ficasse mais um ano a ver pelo retrovisor enquanto manda beijinhos ao Jota.
Redlegion
2024-05-12 09h12m por SCB1375
É a chamada memória seletiva. O que convém é tentar passar a imagem de que foram prejudicados, ir para a conferência de imprensa dizer que foram os melhores e que mereciam ganhar, quando o jogo foi totalmente repartido, para atirar areia para os olhos dos adeptos. Nada que não estejamos habituados.
Sirius_13
2024-05-12 09h03m por redlegion
Foi aos 60. https://www. zerozero.pt/videos/jogadas/vit oria-sc-jogada-tomas-ribeiro-a os-60-/1262624

Há falta sobre o Matheus na mesma jogada, mas essa parte não convém referir.
Suposta mão
2024-05-12 08h17m por Sirius_13
Alguém me pode dizer em que minuto houve a suposta mão do jogador do Braga?

Eu estou farto de ver o vídeo que o ZeroZero disponibilizou e n vi nada. Se é o lance em que a bola vai a trave, parece ser cabeça mas a imagem n é a melhor.
Vitória e Braga
2024-05-12 06h33m por zlatan_21
Esperava um empate, mas o Braga conseguiu superar-se rival. É uma espécie de campeonato entre os dois e o Braga fica novamente na frente e pressiona o Porto.
Falta sempre algo ao Vitória para sair vencedor de jogos grandes.
O Braga se tivesse uma linha defensiva mais competente, talvez estivessem com mais pontos e menos golos sofridos. É relativamente fácil marcar golos a este Braga. Vamos ver se reforçará a defesa para 24/25.
Braga
2024-05-12 04h03m por moumu
Ok, mas acho que não chegam ao 4º lugar, o FCP deve vencer o BFC, de qualquer foma são lugares de liga europa, o 5º fica para o VSC.
Ivrs1
2024-05-12 02h20m por ricardocunha251
Esta época não é uma das melhores épocas de sempre do Vitória?
ricardocunha251
2024-05-12 00h56m por lvrs1
Das melhores época de sempre do Vitória? Não sabia que sempre tinham havido 34 jogos, e que as vitórias sempre valeram 3 pontos para comparar as épocas todas!

E é claro que o Braga está numa época fraca. Pena que só em 2010, 2018 e o ano passado tenha feito melhores pontuações. Mas deixando isso de lado, a 4ª melhor época de sempre (segundo essas métricas) é claramente uma época fraca, sem dúvida.

Porque quem quer saber de factos quando se tem uma oportunidad...ler comentário completo »
Vitória braga
2024-05-12 00h26m por ricardocunha251
o Braga está numa época um pouco mais fraca e o Vitória numa época excelente (uma das melhores de sempre) , agora olhem para a tabela e expliquem a diferença entre estes dois clubes …
SE
Aconteceu o esperado
2024-05-11 23h52m por sergiox
Vitória justa da melhor equipa. Confesso que esperava mais do Vitória, pareceu uma equipa sempre receosa, com mais medo de perder do que vontade de vencer.
Em relação à crónica, alerto para a necessidade de reverem os textos. O zerozero faz um trabalho extraordinário, mas é frequente encontrar erros ortográficos.
Bravo
2024-05-11 23h13m por SCB1375
Está correto, pena haver falta sobre o Mateus antes disso.
SC Braga
2024-05-11 23h12m por Bracara__Avgvsta
O nosso salão de festas. Quem ri por último, ri melhor! O nosso problema é a defesa, porque a equipa adversária não joga nada. O orgulho do Minho, somos nós! Mais um ano a olhar para cima.
Estávamos em minoria no estádio e, mesmo assim, fizemo-nos ouvir várias vezes. Foi tão bom marcar aos 90+3 e ver os adeptos da equipa adversária abandonar o estádio.
Derby
2024-05-11 23h04m por OrgulhoBracaro
Voltamos aquilo que é a normalidade em Guimarães.
Vitória totalmente merecida, sem espinhas.
Golo do João Mendes está vingado.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
notícia zz
Deixa Torreense para assinar pelo Al Kharaitiyat
Patrick Fernandes está prestes a terminar o contrato que o liga ao Torreense e já sabe qual será o seu destino. O ponta de lança cabo-verdiano vai rumar ao médio ...