placardpt
    Jogo de emoções fortes na Madeira

    Na Pérola do Atlântico, brilha o Estrela!

    2023/06/11 23:38

    *com Cristiano Tavares Faria

    Cenário trágico para o Marítimo e mágico para o Estrela da Amadora. Depois de muita indefinição, emoção e nervos à flor da pele, o conjunto tricolor está de regresso à elite do futebol português, superiorizar-se nas grandes penalidades ao Gigante madeirense, depois do 2-1 favorável aos insulares no final dos 120'. Contas feitas, o Estrela está de volta à I Liga, 14 anos depois, enquanto o Marítimo volta a afundar à II Liga, ao fim de 38 anos... 

    Com uma entrada agressiva e a querer jogar no meio-campo maritimista, fruto das ações de Sebastián Guzmán e Vitó, o Estrela da Amadora apenas surpreendeu quem não acompanhou o duelo da primeira mão. Por essa altura, a asfixia era real e ameaçava ser efetiva para a equipa de José Gomes, apenas capaz de sacudir a pressão na primeira saída para o ataque, aos oito minutos.

    O momento fez o Caldeirão borbulhar pela primeira vez, depois da apreensão dos instantes iniciais e soltou o Marítimo para o melhor período da etapa. Por essa altura, Félix Correia - que jogatana do extremo emprestado pela Juventus - ficou a centímetros de conferir vantagem aos insulares, após grande trabalho individual de André Vidigal. 

    Agitar a poção e soltar os génios 

    Era o primeiro sintoma de um cozinhado assente em princípios de jogo verticais, sustentados nos passes concisos de Val Soares - excelente complemento ao processo de criação verde-rubros- e Xadas, bem como pelas largas cavalgadas de Vítor Costa e André Vidigal.

    Sérgio Vieira foi expulso, mas acabou a celebrar @Kapta+

    O golo pressentia-se pelo estado de espírito dos quase dez mil adeptos que marcaram presença no anfiteatro madeirense e Bruno Xadas não tardou em confirmar a expetativa. Após entendimento de primeira com Geny Catamo, o médio canhoto aplicou uma colherada perfeita de meia distância e em curva, que só parou nas redes à guarda de Bruno Brígido.

    O desnorte começava a engolir a formação da Amadora, mas, em apenas dois minutos, Miguel Lopes viria a tirar a chance de Vidigal dobrar a vantagem insular com um corte providencial, concretizando a igualdade numa bom remate, a capitalizar uma segunda bola que Régis já tinha atirado ao poste. 

    Até ao descanso, André Vidigal ainda viria a fazer o gosto ao pé, na emenda a um cruzamento de Félix Correia, só que, por oito centímetros, João Pinheiro anulou a festa aos Leões do Almirante Reis.

    Estabilidade e emoção, condimentos de playoff

    No reatar, o Estrela da Amadora regressou mais seguro e próximo da baliza de um intranquilo Marcelo Carné - as bolas paradas foram o grande foco da instabilidade do guardião brasileiro -, o que obrigou o conjunto madeirense readaptar-se ao momento.

    Ultrapassados os calafrios defensivos, Geny Catamo fez estremecer o poste da baliza tricolor, num momento que podia muito bem ter sido o ponto de viragem na partida. Não o foi e a verdade é que as mexidas promovidas por José Gomes - fez entrar Riascos e Cláudio Winck - tardaram a surtir efeito.

    Num assomo propiciado pelo apertar do cronómetro, o Marítimo entrou em modo primal survivor e acabou por igualar o playoff, fruto do golpe de cabeça de Chucho Ramírez, na resposta ao cruzamento pingado de Winck.

    Na meia hora extra, a partida despiu-se de grandes lógicas e passou a jogar-se de forma mais rasgadinha, ainda que o Marítimo se tenha apresentado mais disposto a correr riscos. Chuchu Ramírez, novamente de cabeça, viu Brígido negar-lhe o golo com uma palmada importantíssima e Mansur deu a resposta mais esclarecida de um Estrela mais interessado em resguardar o resultado e a sair pela certa. 

    Ninguém cedeu, o desafio foi para grandes penalidades e aí frieza de Jean Felipe, Mansur e Vitó superiorizou-se à displicência das cobranças levadas a cabo por Diogo Mendes, Chucho Ramírez e Félix Correia.

    jogos históricos
    U Domingo, 11 Junho 2023 - 20:15
    Estádio do Marítimo
    João Pinheiro
    2-1
    (2-3 g.p.)
    Bruno Xadas 18'
    Jesús Ramírez 90'
    Miguel Lopes 26'

    ESTÁDIO

    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    Lances Capitais
    18´
    GOLO Marítimo!
    Bruno Xadas marca
    Bruno Xadas marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    Bruno Xadas marcou o seu 9º golo na equipa (77 jogos)
    26´
    GOLO Est. Amadora!
    Miguel Lopes marca
    Miguel Lopes marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    Miguel Lopes marcou o seu 1º golo na equipa (32 jogos)
    39´
    GOLO INVALIDADO Marítimo
    Fora de jogo assinalado a André Vidigal, em resposta a cruzamento de Félix Correia
    87´
    Cartão vermelho para Sérgio Vieira (Est. Amadora)
    90´
    +6
    GOLO Marítimo!
    Jesús Ramírez marca
    Jesús Ramírez marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    Positivo
    Emoção até ao fim

    Não só neste segundo jogo, como no da primeira mão, ficou reforçado o cariz decisivo e carregado de emoções à flor da pele que o momento acarreta. Apesar de uma quebra física natural de ambas as equipas com o avançar do relógio, ninguém se poderá queixar de falta de espetáculo.

    Negativo
    Falhas a mais na hora H

    Sem colocar em causa o esforço aplicado pelos jogadores do Marítimo para reverter a desvantagem trazida da Reboleira, pedia-se outro tipo de sangue frio na hora de converter o desempate por castigos máximos. Três penáltis falhados num momento tão importante paga-se e de que maneira...

    Forma
    Marítimo
    2022/2023
    40J
    8V
    5E
    27D
    37-78G
    Est. Amadora
    2022/2023
    40J
    17V
    17E
    6D
    64-47G
    O Árbitro

    Jogo competente do juiz da AF Braga que, ainda assim, preferiu um critério mais rígido e que penalizou de forma embrionária Val Soares. Sem erros de decisão graves, João Pinheiro optou pela segurança de apitar pela certa à mínima suspeita de infração, algo que fez os jogadores das duas equipas perder a paciência em alguns momentos. 

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    EST. AMADORA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FL
    Fraco
    2023-06-13 00h02m por flaviebse
    Que treinador tão fraco.
    VerdeRubro
    2023-06-12 16h07m por redlegion
    Não tenho dúvidas que assim seja, mas vocês sabem que não há muitas hipóteses de ter dinheiro sem ser com um grande investidor. Mas é importante que os adeptos estejam atentos a quem compra a maioria do clube, porque agora já não vai dar para separar clubes de SAD´s.
    Redlegion
    2023-06-12 14h38m por VerdeRubro
    Nem creio que vá aparecer.

    A diáspora madeirense com mais poder financeiro já vai em 3ª e 4ª gerações, sem qualquer ligação à ilha muito menos ao CSM, tirando claro o CR, mas não o vejo a esbanjar dinheiro em equipas de futebol madeirenses.

    Já os empresários madeirenses cá na região, também não vejo quem queira se meter nesses assuntos, pois os do turismo têm hotéis a abarrotar e não precisam do futebol para nada, os da construção civil têm obras por todo o ...ler comentário completo »
    Maritimo
    2023-06-12 12h06m por mihaly_siska
    Desde a saída de Carlos Pereira, o Maritimo enveredou por uma política desportiva errada, divergências entre o clube e a sad, apostas erradas em treinadores, contratações aos magotes de jogadores, deu neste destino.
    A primeira liga precisa do Maritimo das decadas de 90 e 2000, como adepto do FCPorto sei bem o sofremos nos Barreiros nessa altura, Alex, Everton, Pepe, Zé Pedro, Vado, Edmilson, etc. . .
    Que volte rapidamente e mais forte
    VerdeRubro
    2023-06-12 12h06m por redlegion
    Excelente análise. O que me preocupa no caso do Marítimo é que a Madeira tem uma diáspora tão grande e nunca apareceu ninguém para pegar no clube e ajudá-lo. O mesmo é válido para os Açores.
    Probono
    2023-06-12 11h57m por VerdeRubro
    Serve para ti e para mais alguns que falam em "camiões de estrangeiros", pesquisem aqui no zerozero e verão que o CSM nem é a equipa com mais estrangeiros e então jogadores portugueses estamos bem acima da média.

    A parte fulcral "de qualidade duvidosa", aí tens razão mas lá está, não podemos fazer analises friamente, temos de ir ao cerne da questão, achas que um atleta com hipótese de jogar num clube da área de Lisboa, Porto ou Braga com as mesmas condições que uma equipa ...ler comentário completo »
    Leiria histórico?
    2023-06-12 11h46m por amo-te-vitoria
    Tem quantas presenças de 1ª liga? umas 15 ?

    Se o Leiria é histórico então Belenenses e o Vitória de Setúbal com cerca de 70 presenças, são o quê?
    Estrela
    2023-06-12 05h42m por moumu
    Parabéns souberam sofrer mesmo com 10, penso que o Maritimo poderá voltar rapidamente.
    Carlos Pereira
    2023-06-12 01h41m por VerdeRubro
    É passado e também é de certa forma responsável por esta situação, se os sócios viraram-se para o Rui Fontes com uma votação esmagadora foi por alguma razão.

    Infelizmente saltamos da frigideira para o lume.
    R_
    Carlos Pereira
    2023-06-12 00h23m por R_Pinto
    Os sócios do Marítimo estavam fartos do Carlos Pereira e decidiram arriscar. . . Deu nisto. . . O Carlos Pereira - com muitos defeitos que tem - conseguiu os melhores resultados da história do Marítimo e tinha vindo a aguentar o Marítimo desde que perderam o apoio regional. . . Decidiram ir à roleta-russa e o resultado está à vista. Provavelmente, daqui a um ano, ainda volta a ser presidente. . .
    ZA
    GSCGrandeamor
    2023-06-12 00h00m por Zagorakis
    Parece-me que o declínio do Marítimo coincida com a crise de 2008 que se fez sentir fortemente em Portugal. Se uma região é fortemente agravada pela crise param de existir apoios ou financiamentos locais que antes existiam.
    BA
    As ilhas
    2023-06-12 00h00m por batuko
    Marítimo e Santa Clara, desceram este ano. . . Mas falta ambição, recrutaram jogadores de qualidade duvidosa. Espero ver estes dois clubes o mais rápido possível na primeira liga.
    GS
    Marítimo vs Estrela
    2023-06-11 23h45m por GSCGrandeamor
    O Marítimo desce 38 anos depois, é imenso tempo na I Liga. O Marítimo nos últimos anos tem perdido um pouco o rumo, o clube antes lutava pelos lugares europeus e nas últimas épocas tem lutado pela manutenção, era óbvio que mais cedo ou mais tarde a descida ia acontecer, porque nada mudava.
    Claro que sem dinheiro não se consegue fazer muita coisa, mas o Marítimo tinha de fazer muito melhor do que andava a fazer. Tenho pena em ver o clube descer MAS preferia o Estrela.
    O E...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Dortmund venceu em Paris
    Noite histórica para o Borussia Dortmund. Os alemães bateram o Paris SG (0-1) e avançaram para a grande final da Liga dos Campeões. Na conferência de imprensa, ...
    07-05-2024 23:00E2