placardpt
Sporting x Marítimo

Jogo da reação

No espaço de duas semanas, Sporting e Marítimo voltam a encontrar-se, agora para o campeonato. Depois do triunfo leonino para a Taça da Liga, a equipa de Cláudio Braga regressa ao continente e a Alvalade para procurar voltar às vitórias e com isso ultrapassar o Sporting na classificação. As duas equipas tentam reagir - os leões à derrota em Braga e os insulares ao desaire na última visita a Alvalade.

Já os leões vêm da semana mais complicada da temporada, uma vez que pela primeira vez foram derrotados. Em Braga, a equipa de José Peseiro perdeu a liderança e a invencibilidade, num jogo que provocou algumas questões relativamente à saída de Nani e de uma possível perda de braçadeira. O tema foi bastante abordado na conferência de imprensa antes da partida, mas olhemos para o jogo em si.

Para a frente com critério

Depois de um início de época tranquilo, o calendário leonino começou a apertar e isso tem feito com que existam mudanças pontuais num onze que ainda procura alguma definição e onde faltam Mathieu e Bas Dost, ainda a contas com lesão.

Gudelj entrou no onze para dar mais critério no passe ©Vítor Parente / Kapta+

Apesar do calendário, as mudanças não se tratam apenas de gestão, mas também de algo que este leão ainda procura - qualidade com bola. A equipa de José Peseiro tem procurado um maior critério nos momentos de posse, mas nem a entrada de Gudelj no onze levou os leões a conseguirem criar perigo pelo corredor central, ficando sempre muito dependentes daquilo que os extremos são capazes de fazer.

Olhando para os jogos desta época, o encontro com o Marítimo foi aquele em que o Sporting conseguiu jogar mais com a bola no chão e isso sentiu-se imediatamente na maior influência de Bruno Fernandes ou Montero. Em jogos de campeonato, o Sporting tem conseguido bons resultados nas receções ao Marítimo e se quiser manter a tendência terá de evitar o futebol direto, até porque a equipa de Cláudio Braga, também pelo maior conhecimento do jogo leonino, está preparada para lidar com isso.

Ultrapassagem pode começar atrás

A pré-época deixou alguns pontos de interrogação sobre o que o Marítimo seria capaz de fazer, mas este início de temporada deu algumas respostas. As contratações foram cirúrgicas, mas acrescentaram qualidade a uma equipa que ainda procura uma identidade, que aos poucos vai aparecendo.

Joel Tagueu procura regresso aos golos ©Catarina Morais / Kapta +

Tal como na temporada anterior, este tem sido um Marítimo que não sofre muitos golos, à exceção do jogo com Sporting e Rio Ave. Os insulares sofreram apenas um golo nas últimas três jornadas e parecem ter encontrado a consistência que parecia ter desaparecido na pré-época.

Agora, perante um adversário que, à partida, vai assumir o controlo do jogo, o Marítimo tem de demonstrar uma boa leitura do jogo para procurar regressar à Madeira com pontos. É esperado um Marítimo de bloco baixo e com velocidade no contra-ataque, onde Joel Tagueu e a capacidade técnica de Danny e Correa pode fazer a diferença. Em jogo está a possibilidade de ultrapassar o Sporting na classificação...

U Sábado, 29 Setembro 2018 - 21:00
Estádio José Alvalade
Nuno Almeida
2-0
Bruno Fernandes 12' (g.p.)
Fredy Montero 35'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 6
Convocatória
Sporting
Marítimo
R Castigos
[não há registo]
Lucas Áfrico
a Lesionados
Mathieu, Wendel e Bas Dost

Fabrício

p Restrições
[não há registo]
[não há registo]
R Em risco
[não há registo]
[não há registo]
w Outros convocados
[não há registo]
Forma
Sporting
2018/2019
7J
5V
1E
1D
12-5G
Marítimo
2018/2019
7J
4V
1E
2D
9-7G
A diferença passa por...
Sporting
Saber ligar setores
Tem sido esta a grande dificuldade do Sporting de Peseiro. As ocasiões de golo até têm surgido, mas muito por culpa do jogo pelos corredores da equipa leonina. No jogo interior, o Sporting tem sentido dificuldades e isso tira a influência a alguns dos seus jogadores mais importantes, obrigando ao jogo direto dos defesas para os avançados, algo que dificulta a missão de um avançado como Montero.
Marítimo
Aproveitar a profundidade
Ainda recentemente o Marítimo foi a Alvalade, para a Taça da Liga. A equipa insular não causou grandes dificuldades aos leões, mas tiveram essa possibilidade, faltando aproveitar melhor o espaço nas costas da defesa verde e branca, que por vezes fica demasiado subida. Caso o jogo anterior tenha servido de lição, o Marítimo pode regressar à Madeira com pontos.

Confrontos

Golos
Resultados

Estatísticas (Liga NOS 2018/19)

SportingMarítimo
75Posição68
10Pontos10
77Golos marcados58
4Golos sofridos4
5
Jogos
5
7
3
Golos Marcados
1
8

Fotografias(29)

Sporting x Marítimo - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 6
Sporting x Marítimo - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 6
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
MARÍTIMO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SC
Meu onze titular
2018-09-29 13h50m por Scpdp
Renan/ Salin
Ristovski/ Bruno Gaspar
Marcelo ( qual o problema?)
André Pinto/ Coates
Acuna
Bruno Fernandes
Misic
Raphinha
Mané
Jovane Cabral
Diaby

Obviame nte que este não vai ser o onze com o Peseiro mas escolhia este pois tenho quase a certeza que o Sporting poderia acabar com o jogo cedo e fazer a gestão dos jogadores ao invés de andar a brincar com o fogo e ficar à espera que o Jovane entre.
Ainda b...ler comentário completo »
FR
11
2018-09-29 12h33m por Frost24
Salin
Ristovski
Coates

Andre Pinto
Acuna
Gudelj
Ba ttaglia
Bruno Fernandes
Raphinha
Nani
Diaby
Banco:
Viviano/Renan
Marcelo

Bruno Gaspar
Miguel Luís
Mané
Jovane
Mont ero

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Excerto do episódio 40 do Ataque Rápido
Os muitos golos de Rafa Mujica ao serviço do Arouca colocam-no no top de figuras de Pedro Filipe Maia, que neste excerto do episódio 40 do Ataque Rápido faz uma ...