placardpt
      Rio Ave venceu o Boavista por 2-0

      Está feita a prova de vida

      Quase três meses depois e após nove jogos, o Rio Ave regressou aos triunfos para a Liga. Os vilacondenses bateram o Boavista por 2-0 num desafio repleto de emoção, muitos nervos e onde valeu aos rapazes de Luís Freire a eficácia em toda a linha: na frente e atrás.

      Talvez pela ansiedade da ausência de vitórias, talvez pelo último lugar, na entrada para este domingo, o Rio Ave entrou na partida muito receoso. O Boavista não foi melhor, mas soube aproveitar as incertezas vilacondenses para marcar o ritmo nos primeiros minutos.

      Com uma posse de bola rápida e dinâmica, os axadrezados quebraram as linhas de pressão criadas pelos homens de Luís Freire e a chegada à área aconteceu várias vezes. Makouta e Salvador Agra tiveram com maior destaque pelo lado direito, mas foi o remate em arco de Miguel Reisinho que colocou Jhonatan em alerta.

      Rio Ave e Boavista disputaram um jogo muito intenso @Catarina Morais / Kapta +

      Saber respirar

      A formação de Vila do Conde, apesar de alguns desacertos nos primeiros minutos, não fugiu da sua forma de pensar e aos poucos cresceu no desafio. O trabalho de pressão dos homens da frente, assim como o facto de Guga Rodrigues e Amine Oudrhiri se terem aproximado mais do setor atacante ajudou a que o Boavista ficasse desconfortável e o Rio Ave melhorou.

      A equipa de Vila do Conde foi muito eficaz a transportar a bola quer para o ataque, quer a variar os flancos. Quase sempre com Guga a pautar o ritmo, os vilacondenses chegaram ao golo dessa forma: o médio combinou com Costinha e o ala direito tirou um cruzamento perfeito que Fábio Ronaldo desviou de cabeça, antecipando-se a João Gonçalves.

      O Rio Ave marcou no primeiro lance de perigo da partida, mas fez por criar a oportunidade. Os rapazes de Luís Freire exploraram a largura que Makouta deu ao jogo do Boavista e exploraram com grande mestria o espaço no meio campo.

      Boateng fez o segundo golo @Catarina Morais / Kapta +

      Pecados capitais

      Insatisfeito com o resultado, o Boavista entrou muito autoritário no segundo tempo. Bozenik deu a primeira ameaça, após uma excelente combinação do ataque das panteras. Mas, depois, Abascal cometeu um daqueles pecados que nenhum central deve fazer: saiu a jogar no meio de tantos adversários, perdeu a bola, André Pereira obrigou João Gonçalves a defesa estrondosa, mas Boateng foi eficaz na recarga e fez o segundo golo.

      Mesmo com dois golos de diferença, o Boavista comandou a segunda parte. Os rapazes de Petit foram muito audazes na forma como condicionaram o Rio Ave: Tiago Morais abriu o livro pela zona central, utilizando movimentos curtos e de rutura com Bozenik e Bruno Onyemaechi. Rio Ave passou por muitas dificuldades.

      O caudal ofensivo do Boavista foi muito grande, apesar dos lances de perigo não corresponderem na mesma medida. Ainda assim, os axadrezados, aos 71 minutos, marcaram: Tiago Morais recuperou uma bola, após um corte de André Pereira, e marcou com grande classe, mas o árbitro da partida, Cláudio Pereira reverteu o lance, depois de ter visto as imagens.

      Petit foi expulso no final do encontro @Catarina Morais / Kapta +

      A decisão abalou a formação da cidade do Porto, que apesar de ter continuado a ter mais bola e a ser mais perigosa, nunca mais conseguiu quebrar a linha defensiva do Rio Ave.

      O jogo terminou debaixo de grande tensão, com muita gente do banco do Boavista a ser expulsa e o Rio Ave a segurar os três pontos, algo que não acontecia em Vila do Conde desde a 1ª jornada. Do outro lado, o Boavista está há cinco jogos sem ganhar na Liga.

      jogos em destaque
      U Domingo, 05 Novembro 2023 - 18:00
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Cláudio Pereira
      2-0
      Fábio Ronaldo 37'
      Emmanuel Boateng 47'

      ESTÁDIO

      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Lotação5 300
      Medidas105x68
      Inauguração1984
      Lances Capitais
      37´
      GOLO Rio Ave!
      Fábio Ronaldo marca
      Fábio Ronaldo marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
      Fábio Ronaldo marcou o seu 4º golo na equipa (67 jogos)
      47´
      GOLO Rio Ave!
      Emmanuel Boateng marca
      Emmanuel Boateng marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      75´
      GOLO INVALIDADO Boavista
      Tiago Morais beneficiou. alegadamente, de posição irregular no início da jogada, antes do corte de André Pereira. Na revisão com recurso ao VAR, Cláudio Pereira decide anular o lance
      90´
      +8
      Cartão vermelho para Petit (Boavista)
      Positivo
      Reação do Boavista

      A perder por 2-0 e com algumas contrariedades, os axadrezados fizeram uma segunda parte de enorme nível, empurrando o Rio Ave para a sua linha defensiva. Não houve golos, mas houve futebol de grande qualidade e obrigou os vilacondenses a segurar a vantagem com grande força.

      Negativo
      O árbitro

      É difícil fugir ao tema, mesmo já tendo tido avaliação, mas a verdade é que as duas equipas saíram de campo com razões de queixa. Foi uma noite para esquecer.

      Forma
      Rio Ave
      2023/2024
      13J
      3V
      2E
      8D
      15-22G
      Boavista
      2023/2024
      12J
      5V
      4E
      3D
      21-18G
      O Árbitro

      Cláudio Pereira teve uma noite muito nervosa. O juiz teve uma malha curta para o aspeto disciplinar, mas não foi igual no critério técnico. Ainda quando o jogo estava 0-0 ficou a ideia que Fábio Ronaldo foi travado para grande penalidade, mas o árbitro marcou simulação. As imagens poderiam fazê-lo mudar de opinião.

      Na segunda parte as decisões foram ainda mais contestadas e não soube manter o diálogo. O golo anulado ao Boavista é muito discutível, pois Tiago Morais, apesar de estar em fora-de-jogo no início da jogada, ficou com a bola, depois do corte de André Pereira. O árbitro decidiu anular, depois de ver as imagens.

      Fotografias(20)

      Liga Portugal Betclic: Rio Ave x Boavista
      Liga Portugal Betclic: Rio Ave x Boavista
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      BOAVISTA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      A exceção a esta regra
      2023-11-06 17h03m por ramiroo
      Apenas quando é o guarda redes que defende a bola
      Para os sabichões, as instruções da FIFA
      2023-11-06 17h01m por ramiroo
      'If the pass, attempt to gain possession or Clearence is not successful, does not negate the fact that the player deliberately played the ball.

      How to determine:
      - ball came from distance
      -player had a clear view
      -ball not moving quickly
      -ball Direction not unexpected
      -time to coordinate movement
      -ball on the ground easier to play than in the air. '

      3 de julho deste ano
      Platinum
      2023-11-06 10h38m por ramiroo
      As indicações deste ano são para considerar fora de jogo apenas em caso de ressalto. O jogador jogou a bola deliberadamente, logo erraram. O fiscal de linha é que estava certo e o golo devia ser validado
      Miudos
      2023-11-06 08h38m por ramiroo
      Estão a crescer e chegarão lá um dia, mas ainda estão muito, muito verdinhos. Eu percebo o Petit, dá minutos, mete o Masa a titular, está a tentar acelerar o crescimento, mas ainda não dá para serem titulares, nota-se muito
      Idrispt
      2023-11-06 08h34m por ramiroo
      Temos onze para isso e equipa técnica também, mas não temos vontade da Sad nem plantel nem sequer banco de suplentes. . . De qualquer maneira, fizemos um jogo razoável ontem dentro das condicionantes habituais de árbitros, lesões, etc.
      Moumu
      2023-11-06 08h23m por IdrisPT
      És o único boavisteiro que fala em lugares europeus. Como é óbvio o Boavista não vai lutar por lugares europeus, por isso não sei de onde vêm esses delírios
      BFC
      2023-11-06 03h28m por moumu
      Uma pena estarmos a perder gás quando nos podiamos aproximar do VSC, enfim espero uma vitória em casa contra o Farense senão não vale a pena lutar por lugares europeus.
      Importante
      2023-11-05 22h54m por UltraRioAve
      3 pontos muito importantes que neste momento anímicamente estamos em. baixo, vamos fazer desta vitória um impulso positivo para os próximos tempos e que venha o jogo seguinte rápido. . . bora RAFC
      Surreal
      2023-11-05 22h01m por Just_SCB
      Este golo anulado ao Boavista é das coisas mais estranhas q já vi, q bela prenda para este Rio Ave que na minha opinião ainda vai suar mt para garantir a manutenção
      Boavista
      2023-11-05 21h48m por anon428
      este golo anulado é das coisas mais ridiculas que já vi
      Era o melhor adversário para recuperar
      2023-11-05 21h40m por RAsempre
      O Boavista apesar de estar a fazer uma boa época e de ter boa equipa é históricamente um adversário acessível em Vila do Conde. A equipa do Rio ave está com níveis anímicos baixos e a qualidade não abunda, mas também não tem equipa para andar em último, lugar que ocupava quando o jogo se iniciou. Vamos ver se a equipa agora arrebita.
      Agora fora de brincadeiras
      2023-11-05 20h16m por Frost7210
      Não é o melhor, não é o pior. . . só peço que me faça os 12 a 15 pts até janeiro.
      E no restaurante vilacondense. . .
      2023-11-05 20h15m por Frost7210
      Sai uma banha de cobra para a mesa 15
      ZY
      Rio Ave
      2023-11-05 20h14m por zyxw4321
      Estavam, e ainda estão, a precisar desesperadamente de vitórias e pontos. Fico contente pela vitória, por simpatizar com o Luís Freire, mas esra vitória só terá significado se lhe conseguirem dar continuidade, porque se perderem o jogo seguinte, voltam à mesma situação, e provavelmente irão para a pausa de seleções abaixo da linha de água.
      Jogo
      2023-11-05 20h14m por reginacosta
      Fraco. Gostava de perceber o golo anulado ao Boavista. . . sem comentários.
      EN
      Rio Ave
      2023-11-05 20h13m por EnormeSCB
      Boa e necessária vitoria. Já podem respirar melhor merecidamente.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      Após desaire do Tottenham
      Depois de clubes como Girona e Bologna terem assegurado a presença na próxima edição da Liga dos Campeões, de Inglaterra chega-nos agora mais um clube pouco ...