placardpt
Vitória pacense sobre o Estoril, por 1-3

Eles não desistem!

Respira, Paços, respira! A equipa de César Peixoto chegou finalmente à dezena de pontos, depois de vencer o Estoril Praia por 1-3, e ainda festejou a derrota do Marítimo em Portimão, que deixa os Castores mais perto de sair do último lugar.

Um triunfo claro do último classificado da Primeira Liga, que mostrou, na Amoreira, que ainda nada está perdido.

Castores por todo o lado

A mentalidade é não desistir. É assim que o Paços de Ferreira tem encarado o campeonato desde a chegada de César Peixoto. O momento é, agora, o melhor da época. Insuficiente, ainda assim, para pensar em deixar o último lugar. Só que, apesar de não depender apenas de si, tal só pode acontecer se o Paços fizer pela vida, e os Castores estão a fazer!

A forma como a equipa de Paços de Ferreira começou o jogo no António Coimbra da Mota mostra que ali está uma equipa que não baixou os braços. Quando do outro lado está um Estoril a atravessar uma fase de inconsistência que é cada vez mais consistente, é o momento certo para a aproveitar. Foi isso que aconteceu.

Com intensidade, linhas subidas e muita agressividade na recuperação de bola, o Paços de Ferreira foi sufocante na primeira meia hora. Quem não soubesse como está a classificação, ficaria surpreendido. 

@Kapta+

Holsgrove pegou na batuta, Luiz Carlos assumiu o papel de elemento pressionante e na frente Thomas, Hernâni e Butze criavam dificuldades diferentes à equipa estorilista. 

Depois da primeira ameaça, de Holsgrove, foi o escocês a encontrar a cabeça de Butzke para o 0-1. Seria de esperar que isso fizesse com que o Paços se resguardasse mais e tentasse congelar a partida, mas foi totalmente o oposto.

Juan Delgado teve um golo anulado por fora de jogo de Nigel Thomas, mas pouco depois foi o próprio Thomas a dilatar a vantagem dos Castores, com um remate que apanhou Dani Figueira e os adeptos estorilistas desprevenidos.

A vitória na jornada em atraso frente ao Boavista deu algum oxigénio a Nélson Veríssimo, mas a contestação ao treinador (e à equipa) não tardou a aparecer. Uma vez mais, o Estoril foi obrigado a correr atrás do prejuízo.

Não está perdido!

Com as linhas mais baixas e alguma demora na reposição de bola, o objetivo do Paços de Ferreira foi claro: manter a vantagem até ao intervalo.

Quando voltou dos balneários, o Estoril manteve-se no papel de equipa atacante com que tinha terminado a primeira parte - Gamboa quase marcou nesse período. Essa foi a fase de maiores dificuldades para a equipa de César Peixoto, que recuou mais do que certamente gostaria, deu espaço nos flancos e deixou que o Estoril entrasse na discussão pelo resultado com o golo de Geraldes, bem servido por Tiago Gouveia.

@Kapta+

Só que, estranhamente (ou não), o Estoril deixou de ser tão intenso na procura da baliza de Marafona e o Paços, apesar da intranquilidade da tabela, teve essa tranquilidade em campo. Com a entrada de Paulo Bernardo, os Castores voltaram a ganhar o controlo do meio-campo e a vantagem de dois golos, numa jogada criada pelo médio emprestado pelo Benfica e finalizada novamente por Holsgrove, a assinar aí o destaque como homem do jogo.

A partir daí viu-se muito Estoril no meio-campo pacense, mas poucas ideias. Rodrigo Martins e Guitane entraram bem, mas Veríssimo, que arriscou pouco, nunca conseguiu encontrar as melhores ideias para voltar a entrar no resultado. 

O Paços respira e acredita cada vez mais, até porque o Marímo perdeu em Portimão, já o treinador do Estoril voltou a acabar a partida contestado pelos adeptos canarinhos.

jogos históricos
U Sábado, 18 Fevereiro 2023 - 18:00
Estádio António Coimbra da Mota
Nuno Almeida
1-3
Francisco Geraldes 50'
Adrián Butzke 16'
Nigel Thomas 26'
Jordan Holsgrove 64'

ESTÁDIO

Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
Lances Capitais
16´
GOLO Paços de Ferreira!
Adrián Butzke marca
Adrián Butzke marca o seu 4º golo na prova (16 jogos)
19´
GOLO INVALIDADO Paços de Ferreira
João Carvalho alivia a bola para a entrada da área canarinha, onde surgiu Delgado de pronto a rematar com potência para o 0-2. Belo golo do chileno, que acaba por ser invalidado por fora de jogo de Thomas no início da jogada
26´
GOLO Paços de Ferreira!
Nigel Thomas marca
Nigel Thomas marca o seu 3º golo na prova (21 jogos)
50´
GOLO Estoril Praia!
Francisco Geraldes marca
Francisco Geraldes marca o seu 3º golo na prova (18 jogos)
64´
GOLO Paços de Ferreira!
Jordan Holsgrove marca
Jordan Holsgrove marca o seu 2º golo na prova (13 jogos)
Positivo
Intensidade pacense

Não é fácil chegar a esta fase do campeonato ainda sem uma dezena de pontos e com os lugares de manutenção bem distantes, mas o Paços está a fazer pela vida e provou isso em campo. A equipa de César Peixoto apresentou-se com intensidade e confiança e encarou o jogo como decisivo, como deve encarar todos até ao final da época. O resultado está à vista.

Negativo
Falta de ideias

Aqui e ali, há pormenores individuais interessantes, mas o coletivo estorilista parece funcionar quase sempre desses rasgos e pouco do trabalho nos treinos. Sem ideias para chegar com perigo à baliza de Marafona, Veríssimo mudou as peças, mas arriscou pouco para um jogo onde esteve em desvantagem praticamente desde início.

Forma
Estoril Praia
2022/2023
27J
7V
6E
14D
26-38G
Paços de Ferreira
2022/2023
25J
3V
5E
17D
17-43G
O Árbitro

Algum excesso na frequência com que apitou falta em lances divididos, mas foi deixando jogar. Faltou pelo menos um aviso à equipa pacense na segunda parte, quando tentou claramente congelar o ritmo com reposições demoradas.

Fotografias(20)

Liga BWIN: GD Estoril Praia x FC Paços de Ferreira
Liga BWIN: GD Estoril Praia x FC Paços de Ferreira
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTORIL PRAIA
EMPATE
PAÇOS DE FERREIRA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
S1
f1950
2023-02-20 10h07m por S1950
Mais apoio e menos criticas. . .
Mais estádio e menos Sportv. . .
É essa a receita.

Eu sofri como adepto do Paços na 1ª volta a ver o abandono que se fez ao clube!

Por exemplo, nessa tal trágica "humilhação da eliminação na Taça", se não fossem os familiares de jogadores, não estavam mais que 10 adeptos do clube.

Se descer é mais do que merecido mas oxalá o Paços consiga o milagre para calar muitas bocas. . . E muito treinador ...ler comentário completo »
Paços
2023-02-19 06h47m por moumu
Um bom esforço de toda a gente num clube que tem a sua força na 1ª liga, talvez possam ser recompensados no fim era uma bela história sobretudo para Cesar Peixoto e ainda faltam muitas jornadas por isso tudo em aberto!
umnovetresum
2023-02-19 00h11m por f1950
Eu não desvalorizo, reconheci claramente que derrotas contra o Braga e o Portimonense foram fruto de azar, agora para quem já diz que o Paços não estaria em último lugar se ele não tivesse saído para além de não sair do "se" pode ir ver o jogo da Taça contra o Vitória de Setúbal em que se vê uma equipa completamente destruída mentalmente dominada por outra da Liga 3. Claro que isso não podia continuar.

Mas concordo com a parte final, foi queimando etapas muito rapidamente tal...ler comentário completo »
f1950
2023-02-18 23h25m por umnovetresum
Acho que tu (e muitos outros mas por razões diferentes) és muito duro com o Peixoto.
Em jogo jogado e em modernidade na comunicação com o público (algum conteúdo engraçado relacionado com o jogo e o treino nas redes sociais) é do mais positivo que temos em Portugal.
Percebo o rancor pela maneira como iniciaram a época, agora desvalorizar completamente a forma como a equipa tem jogado os últimos jogos (insinuar mesmo que estão fora da ideia do treinador) quando se notam clarame...ler comentário completo »
Fim de linha?
2023-02-18 23h23m por freemind
Haverá condições para este treinador continuar?
Esta equipa parece-me que entrou numa espiral de maus resultados irreversível, a não ser que algo abane.
FL
Força Paços
2023-02-18 21h52m por flaviebse
Continuar assim até se safarem.
braga_1921
2023-02-18 21h27m por f1950
Se achas isso é porque só viste alguns e não todos os jogos no inicio da época. Lembro-me bem na derrota na 1ª volta precisamente contra o Estoril mesmo já com 3-0 era saídas desde trás mas sem quaisquer triangulações quaisquer remates fora de área (parecia querer entrar com a bola para dentro da baliza) ao contrário de hoje, era desesperante.
E pelo que li no resumo do Marítimo José Gomes quis defender o resultado e deu-se mal, para uma equipa como o Paços que apesar de tudo sofre g...ler comentário completo »
f1950
2023-02-18 21h17m por braga_1921
f1950 o homem alguma vez te tratou mal?

O Paços está a jogar exatamente como o César sempre disse que queria jogar: saídas desde trás, jogar para tentar dominar jogos em qualquer campo, chegar muitas vezes a zona de finalização.

Se houve altura em que não houve PeixotoBall foi no início da época, não é agora.

E hoje houve tudo menos pragmatismo. A ganhar e quando 90% dos treinadores faria substituições para trás, ele meteu Paulo Bernardo, Zé Uilton, Guedes, Matchoi. Tudo para a frente.
.
2023-02-18 21h14m por f1950
torcer ainda mais que a queda livre do Santa Clara a do Marítimo, uma vez que por enquanto temos vantagem no confronto porque empatámos nos Açores na 1ª volta*
afonsofarinha
2023-02-18 21h10m por f1950
Tens razão, como o Boavista vai jogar contra o Paços, o Santa Clara e o Marítimo nas próximas jornadas troquei-me :)

Mas de resto mantenho para o Paços num Marítimo-Santa Clara o melhor é mesmo o empate e depois claro torcer pela queda livre do Marítimo, uma vez que por enquanto temos vantagem no confronto porque empatámos nos Açores na 1ª volta.
Lugar acima do play-off não acharia tão difícil se não tivéssemos perdido em Famalicão que acredito que acabará o campeonato a meio da tabela com o treinador e plantel que têm.
P. Ferreira
2023-02-18 21h02m por zlatan_21
Salernitana 2. 0?
Espero mesmo que sim!!!
Vamos lá "castores".
Afonso Farinha
2023-02-18 20h32m por afonsofarinha
Famalicão torcia pelo Famalicão, agora a pensar no Paços troquei me eu agora
F1950
2023-02-18 20h31m por afonsofarinha
Desde quando Lisboa é Açores o símbolo dos clubes é parecido mas para se trocar. .
Eles jogam contra o Famalicão primeira equipa fora da descida de divisão se querem acabar no 15 lugar torcia pelo santa sé querem só o lugar do play off torcia pelo Paços
Hoje sim, sem espinhas e sem Peixotoball
2023-02-18 20h29m por f1950
Que me recorde na 1ª volta o Paços apenas teve 2 golos de fora de área (mal se tentava), na 2ª em 4 jogos já vai em 3. . . para além dos reforços dá para ver bem que finalmente algo mudou na cabeça do treinador e para pensar que era escusado ter batido tão fundo mesmo com um plantel mal construído.
De resto uma equipa muito pragmática que já vem desde o jogo em Vila do Conde e só não aconteceu nas invenções no início de jogo contra o Benfica. Ainda fiquei com receio depois do amarelo...ler comentário completo »
Jogo
2023-02-18 20h26m por MCP5
Um dos melhores jogos da época. Nunca pensei que a equipa estivesse tão tranquila psicologicamente depois daquela derrota em Portimão. Mostrou carácter e bom futebol.

Há pouco de negativo a apontar, talvez o Antunes que começa a mostrar alguma fraqueza contra jogadores rápidos (como o T. Gouveia), no entanto compensa com a sua experiência.
Destaque para o Hoolsgrove mais um jogo muito bom, para o Hernâni que teve bem na sua estreia a titular, o N. Thomas mais uma ...ler comentário completo »
CA
EnormeSCB
2023-02-18 20h15m por Castores
Se o marítimo ganhasse o seu jogo passaria o santa Clara e o Paços ficava mais longe do playoff por isso não estão errados.

Mas mesmo assim o santa Clara ainda não jogou esta jornada
Paços
2023-02-18 20h10m por robbiefowler9
Tem recuperado aos poucos, mas ainda assim será muito difícil não passar do play-off de subida/manutenção, a não ser que uma das equipas acima da linha de água quebre imenso até ao final do campeonato, Santa Clara, Marítimo e Paços de Ferreira irão lutar por um lugar de possível salvação
EN
Sem sentido
2023-02-18 20h10m por EnormeSCB
“ ainda festejou a derrota do Marítimo em Portimão, que deixa os Castores mais perto do lugar de play-off. ”

Em zona de play off é o Santa Clara que la está a menos que os açoreanos percam pontos não deixa em nada o Paços mais perto do lugar à derrota do Marítimo.
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
GS
Estoril 1 Paços de Ferreira 3
2023-02-18 20h08m por GSCGrandeamor
Grande jogo e ótima vitória do Paços de Ferreira que está vivo na luta pela manutenção, parecia impossível entrarem na luta pela sobrevivência mas a verdade é que recuperaram e agora já têm uma palavra a dizer. Bom jogo e ótima intensidade, aliás ficou a ideia em certos momentos que o Paços era uma equipa bem classificada olhando ao bom jogo que fizeram.
O Estoril, enfim, sem ideias, o plantel é suficiente para a manutenção, mas apenas isso e mesmo assim não é aquela tranquilidad...ler comentário completo »
Veríssimo
2023-02-18 20h08m por robbiefowler9
Não podia ter projecto mais adequado às suas sensibilidades futebolísticas: jogadores jovens, posse de bola, boas contratações, e um plantel equilibrado, mas nem assim está a convencer.
Cada vez mais penso que tem mais perfil de adjunto ou de treinador de equipas jovens, de resto não lhe vejo um único traço marcante de personalidade que possa levar o Estoril a jogar melhor
Nelson Veríssimo
2023-02-18 20h05m por afonsofarinha
Deverá ser o último jogo dele no Estoril se fosse ele voltava á 2 liga e pegava numa destas equipas
Académico Viseu Estrela ou o Farense pelo menos um deste não vai subir próxima época e duvido que o José Mota continue se não subir o Sérgio Vieira se não subir também acho que saí pois ainda assim deve receber propostas de primeira liga e o Jorge Costa acho que continua para a próxima época aconteça o que acontecer mas nunca se sabe

OUTRAS NOTÍCIAS

Hóquei em Patins
notícia zz
Na calha para sucessor de Nuno Resende
Dezanove anos depois, o adeus. Edu Castro não vai ser o treinador do Barcelona na próxima temporada, colocando fim a uma caminhada de sete temporadas como treinador principal dos ...