placardpt
Portugal vence Polónia por 0x1

Dois meninos brilharam num jogo para graúdos

2018/11/16 19:08
E9

Feito. Portugal saiu da Polónia com uma vitória importantíssima na bagagem e garantiu uma vantagem crucial para a segunda mão. Uma exibição agridoce que valeu pela primeira parte esclarecida, objetiva e dominante, culminada com um golo de Diogo Jota e com lances deliciosos de João Félix. Ficam vários aspetos para corrigir, ainda que a gestão tenha sido feita de forma inteligente no segundo tempo, mas, numa altura destas, o resultado interessa bem mais. A primeira já está!

À direita estava a virtude

Dominante. Portugal assumiu, desde o primeiro minuto, o jogo. Circulação no meio-campo adversário, com Stephen Eustáquio em destaque, e aposta vincada no flanco direito. O processo ofensivo nem sempre correu da melhor forma, é certo. Muitas decisões precipitadas e uma grande ansiedade no momento de aproximação à área contrária. Mas, assim que o tempo foi passando, Félix, Diogo Gonçalves - belas impressões a lateral -, André Horta e João Carvalho conseguiram envolver-se com mais frequência... e categoria. 

©PZPN
A Polónia pouco incomodava, à exceção de uma jogada pela direita que obrigou Joel Pereira a sair da baliza e um remate nos instantes finais, e a seleção lusa demonstrava um enorme conforto com a bola nos pés. Foram saindo alguns entrosamentos interessantes... até que deu golo.

João Félix, com um passe genial, descobriu Jota nas costas da defesa e o avançado do Wolverhampton limitou-se a encostar. A vantagem justíssima da equipa que mais a procurou durou, assim, até ao intervalo. A Polónia, por sua vez, mostrou-se impotente no momento da pressão.

Grande, Joel!

Com o início do segundo tempo, a qualidade de jogo caiu um pouco. Portugal voltava a assumir-se com bola, explorava bem os muitos espaços polacos no miolo, mas não conseguia materializar o domínio em ocasiões de perigo.

Perante o baixo ritmo e as prestações pouco interessantes, as alterações começaram a surgir... e a Polónia cresceu. A linha defensiva portuguesa - destaque para a exibição dos dois centrais - foi obrigada a aplicar-se assim como Joel Pereira. Duas intervenções decisivas do guardião serviram para que o resultado não se alterasse, mas, na baliza oposta, Grabara também acabou por negar o segundo a João Carvalho.

Algum sofrimento que valeu a pena. Portugal venceu a primeira final de duas e está com um pé no Europeu 2019. Zabrze: check!.

U Sexta, 16 Novembro 2018 - 17:00
Ernest Pohl
Georgi Kabakov
0-1
Diogo Jota 30'
Ernest Pohl
Lotação17 000
Medidas-
Inauguração1934
FasePlay-Off
Mão1ª Mão
A Chave
Minuto 77: É verdade que teve pouco trabalho no primeiro tempo, mas Joel Pereira impediu um autogolo de Diogo Leite na segunda metade com uma defesa espetacular e ajudou a segurar um triunfo extremamente importante para a formação lusa.
O Árbitro
O búlgaro Georgi Kabakov teve uma prestação extremamente positiva num jogo globalmente calmo.
O Melhor
Primeira parte lusa
Fantástico. Portugal assumiu o jogo desde o apito inicial até ao final do primeiro tempo. Domínio da posse, envolvimentos coletivos interessantes e um flanco direito em alta rotação. Nota mais para Eustáquio, Félix e João Carvalho. No segundo tempo, os intervenientes foram outros.
O Pior
Gestão inteligente, mas perigosa
O encontro, na segunda parte, foi sobretudo de uma gestão muito inteligente dos comandados de Rui Jorge. Geriram bem a vantagem, mas correram alguns riscos... desnecessários. Valeu Joel Pereira para travar o empate de uma turma polaca que cresceu somente na reta final dos segundos 45 minutos.
Forma
Polónia
2018/2019
0J
0V
0E
0D
0-0G
Portugal
2018/2019
0J
0V
0E
0D
0-0G
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
POLÓNIA
EMPATE
PORTUGAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
PA
Já agora
2018-11-17 11h59m por Papo-Seco
Parabéns a Rui Jorge por já só colocar a jogar no 11 inicial apenas 1 atleta que não merece lá estar.
Já foi pior, já foram vários. Até fiquei espantado de Pêpê não ter jogado e de Eustáquio ter sido titular! Ganhou juízo finalmente!?
PA
Que Exagero!
2018-11-17 11h55m por Papo-Seco
Epah já irrita tanta bajulação a João Félix de todo o tipo de comentadores em Portugal.
É demais, é estúpido, soa a elogios encomendados.

O miúdo é bom jogador? Claro que sim, é evidente, ninguém dúvida disso.
É uma super-estrela? Muito longe disso. Não defende, é demasiado individualista, joga a uma intensidade muito baixa, e qualquer dia vai ser expulso porque nas disputas de bola entra sempre de sola à frente.

Mais, se continuam com tan...ler comentário completo »
lel
2018-11-17 08h23m por cest
Diogo Gonçalves faz jogo e meio a defesa direito e na sua ficha já lá está como defesa direito ahahah Imagino, por exemplo, o John O'Shea que jogou em (quase) todas as posições do campo
Sub 21
2018-11-16 23h32m por ZZTUGA
50% da missão está cumprida. Do ponto de vista ofensivo esta geração sub21 tem muito talento daí que comparativamente com a selecção polaca a diferença de qualidade e superioridade, individual e colectivamente, foi por demais evidente.
RN
Portugal Sub 21
2018-11-16 20h55m por RN123
Vitória importante!
Temos uma grande seleção!
Seria uma decepção se não conseguíssemos passar o play-off. . .
BL
CMTV
2018-11-16 20h13m por blp19
Que dupla de comentadores. . . péssimo
Portugal sub-21
2018-11-16 19h46m por RQ7T
Resultado muito importante mas a exibição esteve longe de ser espetacular. Tivemos o controlo do jogo até por volta dos 60 minutos e pelo meio marcamos um golo e tivemos uma ou outra oportunidade para marcar mas sem nunca encantar. A partir dos 60 minutos, o jogo adormeceu e Portugal também o que poderia ter custado caro.
Ficou evidente que somos melhor que os polacos mas se queremos aspirar a algo grande no Euro sub-21 temos que melhorar muito mas primeiro temos que grantir o apuramento, este não está garantido mas está encaminhado.

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Excerto do episódio 40 do Ataque Rápido
Neste excerto do episódio 40 do Ataque Rápido, Luís Rocha Rodrigues critica Roger Schmidt mas deixa no ar a possibilidade de uma «perturbação» ...