placardpt
Chaves venceu na receção ao Boavista

De bicicleta para deixar de ser lanterna

Nem a expulsão de Carraça no início da 2ª parte (59') abrandou o coração deste Chaves, que viu um grande golo de bicicleta do espanhol Héctor Hernández dar uma importante (e merecida) vitória por 2-1 sobre um Boavista desinspirado. Com esta vitória, os flavienses deixaram, à condição, o lugar de lanterna vermelha do campeonato.

Pontos eram precisos em Trás-os-Montes e o Chaves recebia o (menos aflito) Boavista. Do lado flaviense, o treinador Moreno Teixeira promovia quatro alterações no onze inicial em relação ao último duelo, com as entradas de Jô Batista, Ricardo Guima, Cafú Phete e Carraça, para os lugares que pertenciam a Steven Vitória, Rúben Ribeiro, João Correia e Kelechi. O Boavista, por sua vez, não fazia alterações no onze inicial.

Do belo ao duro

Aflito no fundo da tabela, mas a jogar em casa, o Chaves entrou com vontade de ter bola e rapidamente obrigou o Boavista a baixar a pressão alta demonstrada inicialmente. Com bola, os flavienses apresentavam um 3x5x2, onde as deambulações de Héctor Hernández para as linhas iam criando espaço para o surgimento dos médios em zona frontal e a equipa crescia com bola. Contudo, o golo inaugural surgiu num erro enorme de Sasso, aos 7', que perdeu a bola em zona infantil, na esquerda, e permitiu a Jô Batista servir Guzzo no coração da área, para o 1-0.

Jogo foi dividido na 1ª parte @Rogério Ferreira / Kapta+
O Boavista, embora muito focado na transição, até reagiu bem ao golo sofrido e começou a potenciar Agra e Reisinho, com Bruno Lourenço a servir de maestro, a partir das suas deambulações para o meio, e com Bozenik a «chatear» o trio defensivo adversário. Bem ofensivamente, mas mais adormecido do outro lado, o Chaves viu Sandro Cruz chegar tarde a uma bola dividida e acabou por fazer falta sobre Agra na sua área. Após confirmação do VAR, Bruno Lourenço não perdoou e empatou a partida, aos 23'.

Esta primeira metade da 1ª parte tinha sido boa, mas o golo do empate descaracterizou um pouco o Chaves, que continuou a ter mais bola, mas foi bem menos assertivo. O jogo ficou mais combativo, baixou o ritmo e foi sendo parado em excesso com faltas - prova disso foram os cinco amarelos do Chaves ao intervalo -, o que não permitiu grande qualidade. Já nos descontos, Malheiro ainda cruzou bem para Bozenik e este rematou enrolado para defesa de Hugo Souza, mas o empate persistiu até ao intervalo.

Coração flaviense

Terminado o balneário, a dinâmica do jogo mudou um pouco e era o Boavista quem, agora, queria mais bola, deixando a partida mais dividida a meio campo, embora o Chaves continuasse a procurar ter o seu espaço. Os primeiros minutos foram, no entanto, disputados longe das balizas. Contudo, tudo mudou aos 59', quando o Chaves perdeu a bola em zona proibida, Bozenik foi desmarcado na cara do golo e apenas foi impedido por Carraça, que acabou expulso. O VAR ainda analisou se era penálti, mas a falta tinha sido fora da área. Havia vida no Chaves, mas a vida está complicada.

Perante isto, enfatizou-se um Boavista mandão, com mais bola e a encostar o Chaves à sua área, até porque os flavienses defendiam agora com todos e tentavam jogar na transição. Moreno manteve a linha de três, mas não deixou de olhar para a frente e, depois de Benny na esquerda, adicionou João Correia e Sanca para dar vida à ala direita.

O Chaves ia respirando por aí, mas conseguiu mais do que isso: foi feliz. Com o Boavista mais balanceado para a frente, aos 71', Benny subiu na esquerda, cruzou tenso e João Correia amorteceu ao segundo poste. No coração da área surgiu Héctor Hernández a marcar de bicicleta, para ver e rever e dar vida aos comandados de Moreno.

Em vantagem numérica, mas desvantagem no marcador, cabia ao Boavista fazer de tudo para marcar. O Chaves foi-se resguardando, o Boavista, sem soluções para construir no último terço, perante as linhas tão baixas do Chaves, ia cruzando e tentando usar o seu tamanho, mas nada resultava. Quando não era a sua ineficácia - Bozenik, desinspirado, teve grande perdida nos descontos -, era Hugo Souza a agigantar-se entre os postes e o Chaves acabou mesmo por conseguir uma enorme e importante vitória por 2-1, para sair, provisoriamente, do 18º e último lugar da classificação.

jogos históricos
U Sábado, 17 Fevereiro 2024 - 15:30
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Hélder Carvalho
2-1
Raphael Guzzo 7'
Héctor Hernández 71'
Bruno Lourenço 23' (g.p.)

ESTÁDIO

Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Lotação8 400
Medidas103x68m
Inauguração1949
Lances Capitais
GOLO GD Chaves!
Raphael Guzzo marca
Raphael Guzzo marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
23´
GOLO Boavista
Bruno Lourenço marca de grande penalidade!
Bruno Lourenço marca o seu 3º golo na prova (20 jogos)
Bruno Lourenço marcou o seu 9º golo na equipa (57 jogos)
29´
GOLO INVALIDADO GD Chaves
59´
Cartão vermelho para Carraça (GD Chaves) Carraça vê o seu 1º vermelho na prova (12 jogos)
71´
GOLO GD Chaves!
Héctor Hernández marca
Héctor Hernández marca o seu 11º golo na prova (22 jogos)
Positivo
Coração flaviense

O Chaves continua em crescimento e mostra que tem vida neste campeonato. Taticamente foram corajosos, defensivamente exímios e nem a expulsão os parou. Merecida vitória.

Negativo
Pantera sem cor

O arranque de jogo e a reação ao 1-0 foi positiva, mas o Boavista deixou-se levar pelo jogo mais aguerrido, deixou de potenciar Bruno Lourenço e Agra e perdeu-se na partida. Depois da expulsão, deviam ter gerido melhor o jogo e ter tentado mais do que cruzamentos.

Forma
GD Chaves
2023/2024
24J
4V
7E
13D
23-49G
Boavista
2023/2024
25J
7V
8E
10D
35-43G
O Árbitro

O árbitro Hélder Carvalho teve muito trabalho num jogo durinho e foi obrigado a mostrar uma série de amarelos. Contudo, foi estando correto na tomadas das grandes decisões.

Fotografias(17)

Liga Portugal Betclic: Chaves x Boavista
Liga Portugal Betclic: Chaves x Boavista
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GD CHAVES
EMPATE
BOAVISTA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
cao_raivoso_o_m aior
2024-02-17 22h27m por ValentesTransmontano
E se te calasses, troll? Dizes isso com base numa vitória em 10 jogos? Não precisamos que gozem connosco, vai lá comentar os posts de outros clubes.
Ivrs1
2024-02-17 22h25m por ValentesTransmontano
Acaba contrato em Junho. Duvido que renove, até porque ele não deverá querer jogar na 2ª liga (destino mais provável neste momento).
Kurika
2024-02-17 22h01m por ramiroo
Se calhar até fazemos mais que quatro pontos nesses jogos. Por algum motivo contra as equipas mais fracas parece que entramos sempre com medo de perder e jogamos para o empate, o que não acontece com as equipas melhores
ValentesTransmo ntano
2024-02-17 21h29m por lvrs1
O Héctor vai sair?
Daquilo que vejo, quase só marca golos de cabeça, não sei se será pelo estilo de jogo do Chaves.
O Sandro continuo a achar que não é mau a central numa linha de 3, mas para ala não serve.
E o Carraça igual, muito abaixo do João Correia.

Vale que o Guzzo parece ter sido uma boa contratação.
Espero que ganhem no próximo jogo, muito importante na luta.
FL
asa_scouting
2024-02-17 20h56m por flaviebse
Ah ah ah ah ah ah! Bem feita
Aroucafan
2024-02-17 20h51m por Kurika
Porque muitos desses pontos vieram nas primeiras jornadas, quando estávamos num bom momento e jogávamos bem melhor do que hoje (tínhamos toda a gente em boa forma).

Neste jogo, parece-me que o Chaves quis mais ganhar do que nós (natural dada a posição, um empate para eles é o mesmo que uma derrota), mas foi um preciso um grande momento daqueles.
A ver o que fazemos agora na sequência Braga-Fama-Moreirense, uns 4 pontos seriam fantásticos, vamos ver. . .
Jogo
2024-02-17 20h29m por reginacosta
Não vi, mas esperava outro resultado. Preocupada com resto da época. . . Precisa-se de um milagre financeiro e de mudanças profundas para m Boavista maior.
BFC
2024-02-17 20h26m por moumu
Fizeram pela vida mas não correu muito bem, também o Chaves em casa mostra bom coração e era um jogo muito importante para eles, pena termos perdido o Tiago Morais que trazia irreverência à equipa, vamos ter de aguentar com um plantel curto e arregaçar as mangas como é apanágio do BFC, mas creio que o treinador tem feito as escolhas correctas na escolha do 11.
AS
o chaves já estragou o meu totobola
2024-02-17 19h26m por asa_scouting
como é possível o Boavista perder contra a pior equipa, com o pior treinador. . . enfim.
zerozero
2024-02-17 18h57m por ValentesTransmontano
Têm de ser mais sérios nas análises. Carraça nota 4 e Sandro Cruz 5?!!! O Sandro Cruz devia ter nota 1 ou 2. Todas as suas acções foram horríveis. Um penalty cometido de maneira estúpida com a equipa a ganhar e a jogar bem, passes absurdos, o lance da expulsão é fruto de um passe falhado e ridículo dele! Sejam sérios e vejam verdadeiramente os jogos em vez de irem a sites de estatísticas.
Grande vitória
2024-02-17 18h53m por ValentesTransmontano
Contra 10 ainda foram marcar o golo da vitória. Segundo jogo seguido em casa que marcam a jogar com menos e vão buscar pontos importantes. 1 derrota em 5 jogos na 2ª volta, na 1ª volta foram 5 em 5. . .

Vou ter muitas saudades do Hector. Não tanto pelos golos, mas pela forma como corre e corre e corre. Comparando com a atitude do Sanca (que anda a passado mesmo saindo do banco e jogando apenas meia hora) é um mundo de diferença.

Para a semana lá estarei na R...ler comentário completo »
AR
Boavista
2024-02-17 18h52m por Aroucafan
o incrivel é como é que têm o nº de pontos que têm. N jogam nadinha.

Chaves ganhou, mas vai para a 2º, é certinho

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Oficial
Na noite desta quinta-feira, o Manchester City renovou com um dos membros mais emblemáticos e menos mediáticos do plantel: Scott Carson vai continuar nos cityzens por mais uma ...