placardpt
    Alemães surpreendem em Londres

    Os canhões são de Kane

    Já o vimos mil vezes. O Bayern aparentemente ferido, caído em combate e à mercê do guerrilheiro adversário; imóvel, à espera do golpe de misericórdia. Entretanto, num truque algures entre o cinismo e a ironia, o moribundo levanta-se, anda e marca golos. O 2-2 no Emirates é a prova física mais recente do pensamento de Mark Twain em forma de equipa de futebol. 

    «As notícias da minha morte foram um exagero.»

    Os alemães sobreviveram aos canhões londrinos e não confirmaram os receios que atormentavam toda a Baviera. Depois de cinco derrotas nos últimos dez jogos oficiais e apenas uma vitórias nas derradeiras seis partidas como visitante, o Bayern soube capitalizar a maior maturidade competitiva e agarrar-se aos dois primeiros erros do Arsenal com golos. 

    Equilíbrio, oscilações no controlo da bola, empate mais do que justo. As maiores emoções, os batimentos cardíacos descontrolados, ficaram para os derradeiros minutos: Kingsley Coman atirou ao poste de Neuer, Saka acabou a pedir um penálti não concedido por árbitro e VAR. 

    Tudo certo e para decidir em Munique, com ambas as equipas vivas. Twain lá sabia. 

    Magia de Saka no 1-0 @Getty /

    Arsenal por cima... e o Bayern na frente

    Da bota esquerda de Saka, incontrolável, nasceu o primeiro golo do jogo e a promessa de uma noite gloriosa para os gunners, afastados desta fase da prova há 14 anos. O remate em arco, imagem de marca, deixou Manuel Neuer mais pequeno do que nunca na estirada. 

    A lógica apontava num sentido e a realidade puxava-nos para o inverso. Em dois erros pouco aceitáveis neste nível, o Bayern fez dois golos e a reviravolta, sem pré-aviso ou especial juízo. Sèrge Gnabry primeiro, ao aproveitar uma recuperação de Leroy Sané - o que queria Gabriel Magalhães fazer? - e um passe do monstro Goretzka, e Harry Kane (claro) em cima do minuto 30, de penálti e contra a vítima favorita. 

    Nesses quase 15 minutos, o Arsenal exibiu uma debilidade raras vezes vista na era-Arteta ou, pelo menos, em 23/24. Precipitação, lapsos na construção e o Bayern, espicaçado por feridas recentes, a aproveitar tudo o que podia. 

    Arteta tem dedo e banco

    Longe da máquina demolidora de outras épocas, o Bayern leu as crónicas sobre o pragmatismo e pintou na relva a lição. Baixou as linhas, beijou o jogo com sonolência e dançou o slow com bola. 

    Romântico, sim, mas não do agrado de Arteta. Farto do flirt que dá em nada, o treinador foi ao banco buscar Gabriel Jesus e Leandro Trossard, e a recompensa apareceu de imediato.

    Trabalho fantástico do brasileiro na área alemã, passe soberbo e tiro de primeira do belga. Contas acertadas, num jogo que pedia isso, até para manter a eliminatória salomonicamente dividida. 

    Nota de rodapé: o Bayern está afastado da luta pela Bundesliga e quererá apostar tudo na segunda-mão - em Londres, Goretzka e Kane foram os melhores; o Arsenal, envolvido no sonho de ganhar a Premier League, recebe o Aston Villa antes de ir a Munique. 

    Dados nada despiciendos. 

    jogos em destaque
    U Terça, 09 Abril 2024 - 20:00
    Emirates Stadium
    Glenn Nyberg
    2-2
    Bukayo Saka 12'
    Leandro Trossard 76'
    Sèrge Gnabry 18'
    Harry Kane 31' (g.p.)

    ESTÁDIO

    Emirates Stadium
    Lotação60 432
    Medidas105x68m
    Inauguração2006
    Positivo
    Banco do Arsenal

    Os avançados lançados por Mikel Arteta, Gabriel Jesus e Leandro Trossard, foram fundamentais na jogada do 2-2. Criação do brasileiro, finalização do belga, a darem justiça e um quadro mais simpático aos britânicos para a visita à Alemanha. Rendimento bem superior ao de Kai Havertz, por exemplo, que passou despercebido ao longo de 86 minutos. 

    Negativo
    Erros dos londrinos

    David Raya saiu da baliza sem necessidade, atrapalhou Gabriel e o central colocou a bola nos pés de Leroy Sané antes do 1-1; Saliba derrubou o mesmo Sané na área e Harry Kane fez de penálti a reviravolta. Dois lapsos grosseiros do Arsenal, a inviabilizarem o bom arranque de partida dos ingleses. 

    Forma
    Arsenal
    2023/2024
    44J
    28V
    8E
    8D
    97-37G
    Bayern München
    2023/2024
    40J
    26V
    5E
    9D
    102-50G
    O Árbitro

    Exibição praticamente perfeita do senhor Glenn Nyberg, da Suécia. No último lance do jogo, Saka pediu penálti de Neuer, mas o contacto pareceu ter sido promovido pelo atacante. Decisão aceitável, pois, ao não marcar nada. 

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Fcp06
    2024-04-10 14h17m por O_Pestinha666
    Os teus 4 pontos de bonificação foi um extra muito bom.
    Na minha serie para mim a grande surpresa foi a descida do Juventude de Évora. Nunca esperei que tambem fossem de vela.
    Sobre a F1 acho que a Ferrari se está a aproximar mas ainda não é para esta temporada.
    A tua Mercedes é que continua a desiludir.
    FC
    O_Pestinha666
    2024-04-10 14h08m por Fcpflaw2506
    Na F1 é o costume. É esperar que na China a Ferrari esteja mais perto da RedBull como esteve na Austrália.

    Está mau? Aqui para estes lados não está famoso. . .
    Fcp06
    2024-04-10 14h03m por O_Pestinha666
    Boas.
    Na F lá voltou tudo á normalidade.
    Sobre o resto bom resutado para os teus lados. No meu lá voltamos novamente de onde viemos e ficámos a 5 pontos da salvação.
    Curioso que em 2 épocas seguidas embora em divisões diferentes o melhor marcador foi nosso.
    Enfim. . . . . .
    Fcpflaw2506
    2024-04-10 13h49m por AngelEyes
    What?! Então foi uma paragem cerebral inexplicável do Gabriel. É vergonhoso haverem (e permitirem) erros destes na Liga dos Campeões.
    FC
    AngelEyes
    2024-04-10 13h42m por Fcpflaw2506
    Pelo que percebi, o árbitro tinha apitado para seguir e ele agarrou a bola com a mão. Ou seja, seria penalti.
    Fcpflaw2506
    2024-04-10 13h36m por AngelEyes
    Não percebi porque é que ele agarrou na bola. O árbitro tinha apitado antes ou não?
    FC
    Lance do Gabriel
    2024-04-10 10h11m por Fcpflaw2506
    É um lance surreal! Uma distração completa do central e que não foi punida pelo árbitro com muita sorte! Até porque o mesmo se apercebeu da situação e simplesmente mandou repetir!
    Bayern
    2024-04-10 05h42m por moumu
    Bem sacado este empate, acho que eles agora são ligeiramente favoritos mas vai ser jogo de tripla na ª mão.
    Penalty
    2024-04-09 23h49m por andra-alves164
    Claro que ficou por marcar a favor do Bayern. Entao o defesa agarra a bola com as mãos depois do Raya bater o pontapé de baliza e o arbitro não marca penalty? Depois o próprio arbitro veio dizer que nao marcou porque foi um erro de criança por parte do defesa. . . . palhaçada.
    FC
    Jogo
    2024-04-09 22h25m por Fcpflaw2506
    Fui vendo a espaços e pareceu-me o Arsenal um pouco superior ao Bayern o que não é de estranhar dada a má forma que eles têm apresentado este ano. Sacaram um empate que pode ser o mote para a passagem às meias finais. Mais um golo de Kane que este ano continua intratável e o que dá ao jogo é muito mais que os golos que vai marcando. Jogar com Kimmich à direita parece-me um erro, pois dá muito mais ao meio campo que Laimer que me parece esforçado mas curto para ser titular num clube como o Ba...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Afunda de 3
    Podcast de basquetebol do zerozero
    No episódio desta quinta-feira, o destaque vai para a situação de Jimmy Butler, em Miami, e de possíveis trocas. Falamos ainda das séries, com destaque para o ...