placardpt
Estrela bateu Boavista numa grande 2ª parte

O regresso da Magia Tricolor!

A 1ª parte foi das mais paupérrimas que há memória, mas se era para ter uma 2ª parte destas, valeu certamente a espera. O Estrela ajustou, percebeu onde melhorar e foi quem mais mereceu a vitória nuns segundos 45 minutos loucos e de grande emoção. No final, a vitória por 3-1 sobre o Boavista foi mais que justa.

Ambas as equipas chegavam a este jogo com mais de mão cheia de ausências, pelos diversos motivos, entre lesões e castigos, e havia, por isso, algumas novidades nos onzes titular. Sérgio Vieira tinha novidades em todos os setores, enquanto Petit viu Abascal recuperar a tempo, o único central de raiz disponível a ir a jogo.

Pobreza criativa

Depois de uma das piores, se não a pior, exibições da temporada, frente ao Arouca (0-4), Petit regressava, apesar das muitas limitações com lesões e castigos, ao sistema de três centrais, com Pedro Malheiro a servir de central descaído para a direita, Agra de ala direito e Bruno Onyemaechi na esquerda e isso levou a que existisse um grande encaixe tático entre Panteras e Estrelistas, a nível tático.

1ª parte muito pobre @Filipe Amorim / Kapta+
Sem bola, o Boavista assumia uma linha de cinco defesas e mesmo assim continuava com vantagem numérica no miolo, o que dificultou o trabalho de ligação entre setores da parte do Estrela, claramente a equipa mais à vontade com bola no pé, e tornou o jogo combativo e previsível (este durante quase toda a 1ª parte) durante largos minutos desde o apito inicial.

Sem conseguir ligar jogo, o Estrela precisava que os seus avançados fossem mais ativos. André Luiz ainda marcou aos 23', numa das primeiras vezes em que explorou a diagonal entre o central e ala, mas foi anulado prontamente por fora de jogo, e foi esse movimento, especialmente na direita axadrezada, onde Malheiro estava claramente desconfortável nesta missão de terceiro central, que causou os poucos desequilíbrios  da 1ª parte, embora quase sempre inofensivos pelo controlo da profundidade de Abascal. Do outro lado, o Boavista ainda menos inofensivo foi e só ameaçou num livre direto de Agra, defendido por Dida, aos 38'.

Que diferença!

Era preciso muito, mas muito mais, para as equipas retirarem algo de um jogo que ia deixando bastante a desejar e cedo se percebeu que ambas o queriam fazer. Sérgio Vieira colocou Kikas ao intervalo e este fez logo a diferença ao baixar na construção para ligar setores, mas não era só essa a diferença. Além dos alas estarem mais ativos, de ambos os lados, no caso do Estrela os extremos estavam a aproveitar as descidas de Kikas e subidas dos alas para fazer mais diagonais e permutas e isso fez toda a diferença, ao ponto de, aos 52', Ronald ter surgido bem na direita, cruzou rasteiro para a entrada da área e Jabá faturou.

Intensidade com bola melhorou 2ª parte @Filipe Amorim / Kapta+
A subida de intensidade por parte do Estrela tinha mudado por completo o jogo e animado as bancadas, que agora eram bem mais efusivas, com destaque para a parte Sul, onde a claque tricolor estava de volta. O Boavista respondeu a essa intensidade, e ao golo sofrido, e aproveitou o maior espaço nas alas para tentar a transição, já com Martim Tavares na companhia a Bozenik na frente. O jogo abriu, havia riscos, mas o Boavista ia ganhando ímpeto e acabou mesmo por chegar ao empate aos 75', num canto estudado, finalizado precisamente por Martim Tavares.

Depois da pobreza da 1ª parte vivíamos, agora, uma autêntica incógnita na partida, mas daquelas positivas, onde não se percebia para quem podia pender o jogo, por mérito das equipas, mas foi o Estrela quem foi feliz e, pouco depois, aos 78', foi também feliz num canto e marcou num auto golo de Abascal, azarado. Contudo, o Estrela não se ficou aqui, percebeu que os axadrezados estavam a arriscar cada vez mais pelas alas e aproveitaram esse espaço. Aos 84', Regis abriu o livro na direita, trocou as voltas a um defesa com um drible alucinante e cruzou para uma grande finalização de Kikas, o 3-1.

O Boavista ainda tentou relançar a partida nos 10 minutos (com compensação) finais, mas Dida mostrou-se bem entre os postes e o Estrela mereceu a vitória por 3-1, para terminar a série de quatro jogos sem vencer e prolongar a do Boavista (seis).

jogos em destaque
U Domingo, 10 Dezembro 2023 - 15:30
Estádio José Gomes
Iancu Vasilica
3-1
Léo Jabá 52'
Kikas 84'
Martim Tavares 74'
Rodrigo Abascal 78' (p.b.)

ESTÁDIO

Estádio José Gomes
Lotação9 800
Medidas105x68
Inauguração1957
Lances Capitais
23´
GOLO INVALIDADO Est. Amadora
André Luís a marcar, mas é marcado fora de jogo. A bola é metida em profundidade, João Gonçalves, guarda-redes do Boavista, escorregou e o avançado do Estrela consegue chegar à bola, contornar o guardião e marcar de calcanhar.
52´
GOLO Est. Amadora!
Léo Jabá marca
Léo Jabá marca o seu 3º golo na prova (12 jogos)
74´
GOLO Boavista!
Martim Tavares marca
Martim Tavares marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
Martim Tavares marcou o seu 3º golo na equipa (32 jogos)
78´
GOLO Est. Amadora
Rodrigo Abascal marca na própria baliza!
84´
GOLO Est. Amadora!
Kikas marca
Kikas marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
Positivo
Antes do céu....

Que diferença entre partes. A 2ª parte foi magia pura a nível competitivo. O Estrela arriscou mais, mudou o jogo e a boa leitura de Sérgio Vieira resultou no golo inaugural e na abertura da partida. A incógnita positiva foi uma constante no resultado e o adepto de futebol agradeceu...

Negativo
...o inferno

...mas a verdade é que aquela 1ª parte foi das piores desta época a nível qualitativo no nosso campeonato. Nada se fez, ninguém tentou desbloquear o encaixe tático e foi tudo previsível, algo até sonolento, ao ponto dos grandes heróis terem sido os milhares de adeptos presentes nas bancadas.

Forma
Est. Amadora
2023/2024
16J
5V
3E
8D
18-23G
Boavista
2023/2024
16J
5V
5E
6D
25-30G
O Árbitro

O árbitro Iancu Vasilica teve alguma dificuldade na manutenção de um critério uniforme e assinalou uma série de faltas desnecessárias, incluindo algumas a beneficiar o infrator. Não teve influencia direta no resultado, mas não ajudou ao espetáculo, especialmente numa 1ª parte muito pobre. Na 2ª melhorou.

Fotografias(15)

Liga Portugal Betclic: Estrela Amadora x Boavista
Liga Portugal Betclic: Estrela Amadora x Boavista
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
EST. AMADORA
EMPATE
BOAVISTA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RV
Jogo
2023-12-10 18h05m por RVL22
Estrela da Amadora conquista 3 pontos importantes, boa atitude na segunda parte depois de um primeiro tempo de jogo em que ambas as equipas davam sono de ver jogar.
Dida fez uma bela partida e foi resgatado nos distritais. . . Kialonda é menino para outros voos.

Boavista, depois de belo arranque começam a preocupar. . . Espero que se endireitem.
Makouta o elemento mais, Martim tem de começar a ter minutos, belo jogador, o substituto claro de bozenik. Bern...ler comentário completo »
BFC
2023-12-10 17h53m por moumu
Isto começa a ser preocupante temos uma defesa mesmo má com 27 golos sofridos e agora já estou a olhar para baixo da tabela, próximo jogo contra o VSC convinha não perder pelo menos para não encadearmos numa espiral negativa, espero que Petit saiba dar a volta e possa vir gente em Janeiro porque necessitamos de refrescar o plantel.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...