placardpt
Portugal vence no Liechtenstein

Que se liech...

Objetivo cumprido, mas só no sentido em que Portugal, mesmo não precisando, conseguiu vencer e manter o pleno de vitórias nesta fase de qualificação para o Campeonato da Europa.

Frente ao diminuto Liechtenstein, que não conhece o sabor da vitória nem o nível de profissionalismo do oponente que recebeu, a equipa de Roberto Martínez registou uma das suas piores exibições. Houve falta de intensidade, falta de acerto e, por vezes, uma atitude de indiferença que se assemelha à reação dos adeptos: «que se lixe, já estamos apurados»!

Pouco, muito pouco...

A seleção portuguesa chegou a Vaduz com a qualificação e o primeiro lugar do grupo já assegurado, para defrontar um Liechtenstein que, num contraste perfeito, registava o pleno de derrotas e não tinha forma de sair do último posto. Estes dados faziam prever um apático cumprir de calendário, até que o onze de Roberto Martínez convenceu vários portugueses de que uma goleada sem precedentes estaria nas cartas...

Ronaldo, Ramos, Félix, Jota, Bernardo, Bruno... A equipa titular parecia a secção atacante da lista de convocados! As funções defensivas ficaram entregues aos estreantes José Sá e Toti Gomes, que as partilharam com António Silva e Rúben Neves, sendo que, como já se esperava, não houve muito trabalho nesse departamento.

Cancelo foi novamente o MVP @Getty /
Portugal com bola, claro, mas o que não correspondeu às expectativas foi a forma como a tratou. Equipa previsível, letárgica e muito displicente no passe, tanto que só conseguiu uma oportunidade aos 30 minutos. Foi um cabeceamento de Gonçalo Ramos que, embora ao lado, assustou muito mais do que os restantes remates, todos eles de longa distância.

Capitão mostrou o caminho

Ao intervalo, o marcador registava um nulo tão desapontante como impensável, tendo em conta que a seleção do Liechtenstein levava 21 derrotas consecutivas e é quase exclusivamente composta por atletas amadores. Eram necessárias melhorias e foi precisamente isso que aconteceu.

CR7 fez o décimo golo neste apuramento @Getty /
Logo a abrir o segundo tempo, Cristiano fez o que melhor sabe. Começou com um remate ao poste no primeiro minuto, mas logo de seguida fez o gosto ao pé, igualando Romelu Lukaku no topo da lista dos artilheiros da qualificação UEFA.

A vantagem mínima foi duplicada 10 minutos depois, quando João Cancelo, melhor em campo esta noite, aproveitou uma saída prematura de Büchel para rematar para uma baliza deserta. Valeu o erro do guarda-redes adversário, sendo que de resto o capitão, na sua 60ª internacionalização, foi um dos melhores elementos.

Ainda houve tempo para a estreia de João Mário e também para um terceiro golo, finalizado por Gonçalo Ramos num lance de bola parada, mas esse foi anulado após intervenção do VAR. No fim, o marcador guardou um magro 0-2, que teve quase tanta celebração do lado caseiro como do português.

U Quinta, 16 Novembro 2023 - 19:45
Rheinpark Stadion
Mohammed Al-Hakim
0-2
Cristiano Ronaldo 47'
João Cancelo 57'
Rheinpark Stadion
Lotação7 838
Medidas105x68
Inauguração1998
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo J
Lances Capitais
47´
GOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 10º golo na prova (8 jogos)
Cristiano Ronaldo marcou o seu 128º golo na sua seleção (204 jogos)
57´
GOLO Portugal!
João Cancelo marca
João Cancelo marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
João Cancelo marcou o seu 10º golo na sua seleção (49 jogos)
71´
GOLO INVALIDADO Portugal: João Félix faz o golo, mas é assinalada posição irregular a Diogo Jota.
A Chave

Minuto 47: Cristiano Ronaldo abre o marcador, quando se temia uma segunda parte à imagem da primeira.

O Árbitro

Nada a assinalar na exibição de Mohammed Al-Hakim.

O Melhor
Nove consecutivas!

Nove jogos, nove vitórias! É este o registo de Portugal sob o comando de Roberto Martínez e é esta a caminhada lusa na fase de qualificação para o Campeonato da Europa do próximo verão. Não foi um jogo entusiasmante, mas há um certo conforto em jogar com a calculadora guardada.

O Pior
Faltou chama

Mesmo somando os três pontos, um 0-2 no microestado do Liechtenstein deixa uma sensação de fracasso. O estatuto das equipas pedia goleada e o onze apresentado reforçou esse pedido, mas não se verificou. Pior que o resultado foi a exibição, uma vez que não se justificava diferença maior no marcador.

Forma
Liechtenstein
2023/2024
9J
0V
0E
9D
1-27G
Portugal
2023/2024
9J
9V
0E
0D
34-2G
Sabia que...by playmaker stats
Venceram os 9 primeiros jogos numa fase de qualificação para o Campeonato da Europa:
2000 Chéquia
2012 Países Baixos
2012 Alemanha
2016 Inglaterra
2020 Itália
2020 Bélgica
2024 Portugal
19.ª vitória de Roberto Martinez em qualificações para o Europeu, em 19 jogos
Portugal não sofreu qualquer golo nos 5 jogos realizados fora de casa nesta fase de qualificação:
0-6 Luxemburgo
0-1 Islândia
0-1 Eslováquia
0-5 Bósnia
0-2 Liechtenstein
Os péssimos registos de Liechtenstein:
22 derrotas consecutivas
34 jogos sem ganhar
Não ganha há 5 anos
Em fases de qualificação para o Europeu, não ganha há 25 jogos e soma 12 derrotas consecutivas
Excluindo o empate registado em 2004, esta foi a vitória mais magra de Portugal frente ao Liechtenstein
9.ª derrota de Liechtenstein em 9 jogos nesta fase de qualificação
9.ª vitória de Portugal em 9 jogos nesta fase de qualificação
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
LIECHTENSTEIN
EMPATE
PORTUGAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Minnowkr
2023-11-17 10h49m por Benfiquista_N1
Sou da opinião que paragens para seleções, devia ser num tempo especifico, por exemplo.

Abril até Junho (Qualificações e Mundial/Euro), assim as seleções ficavam entrosadas em vez de fazer "amigáveis" para treinar para o mundial que no qual nunca achei piada a isto, fazer um amigavel e depois reencontrarem-se meses depois lol sem sentido nenhum.

Julho: Férias

Agosto: Pré época

Setembro a Março: Campeonatos sem pausas ridículas par...ler comentário completo »
FCPortoPower
2023-11-17 06h54m por Minnowkr
É descanso para os que não são chamados às seleções, e já para não falar que 1 semana e meia de seleção a cada mês prejudica imenso a qualidade do futebol em toda a Europa.
Paragens para as seleções ok, sempre houve e haverá, agora a cada mês uma paragem é ridículo para todos, equipas e jogadores (especialmente sul americanos e asiáticos)
Portugal
2023-11-17 04h07m por moumu
Não vi o jogo que já estava tudo decidido mas acho importante para Portugal carimbar o 1º lugar só com vitórias, com certeza o jogo com a Islândia será bem mais interessante.
Uma vez por mês vem o período
2023-11-17 00h02m por ramiroo
E os jogos das seleções. Temos que levar com isto. Viagens de quinze horas para o outro lado do mundo. Em dez jogos, um ou dois tem interesse. Quebra-se o ritmo das equipas, das ligas, riscos de lesões, etc. Todos os meses!
Bruma entrou tão mal. . .
2023-11-16 23h53m por GERRARDandRONALDINHO
João Neves e João Mário podiam ter entrado mais cedo.

De resto, tudo normal.

OUTRAS NOTÍCIAS

Taça de Portugal
reportagem
Festa da Prova Rainha no Jamor
O FC Porto levantou a Taça de Portugal pela terceira época consecutiva, batendo o Sporting por 2-1 após prolongamento. O zerozero esteve presente no Estádio Nacional do ...