placardpt
Vitória no Bessa por 0-2

The one where Sporting takes the lead

Perdoem-nos aqueles que não são fãs da série Friends pela singela homenagem a Matthew Perry, para sempre Chandler Bing, falecido no passado sábado, mas para sempre recordado pelas gargalhas que proporcionou àqueles que, há 30 anos ou há 30 dias, viram o fantástico papel protagonizado pelo ator.

Esta é uma crónica sobre futebol, retrata a vitória do Sporting (cada vez mais líder) no Bessa, por 0-2, mas também retrata a importância do riso nas vidas de todos nós, num fim de semana também ele marcado pela situação complicada a envolver Bas Dost, homenageado pelos adeptos sportinguistas ao minuto 28. Porque «o futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes». 

Hi, I'm Geny

A frase continua para algo como «digo mais coisas parvas até às nove da manhã do que a maioria das pessoas dizem todo o dia», mas não houve propriamente momentos de parvoíce no Estádio do Bessa. É verdade que o relvado não será, à partida, digno das melhores sitcoms, mas a jornada encerrou com um duelo bem sério entre leões e panteras.

O verde e branco começou por se sobrepor, com lances de Geny Catamo, a surpresa no onze de Rúben Amorim, e Pedro Gonçalves, mas as peças do xadrez de Petit começaram a movimentar-se no sentido de equilibrar a balança.

O jogo disputou-se mais a meio-campo, mas cedo se percebeu que a solução para os problemas das duas equipas estava no ataque ao espaço. O Sporting procurou os flancos, enquanto o Boavista solicitou a profundidade de Bozenik. O avançado ainda ameaçou duas vezes a baliza de Adán, mas a solução leonina acabou mesmo por revelar-se mais eficaz.

Geny Catamo, que à partida para esta temporada surgia apenas no papel de figurante, começa a aparecer cada vez com mais frequência na série leonina e a colecionar momentos para assumir papel principal.

Da direita para a esquerda, a bola percorreu a área de João Gonçalves e lá estava o moçambicano para abrir o marcador e deixar uma mensagem a Iván Fresneda, ele sim, cada vez com menos falas no guião de Amorim.

Diomande e Tiago Morais travaram um duelo interessante @Catarina Morais / Kapta +

I'll be there for you

No interregno entre uma temporada e a outra, por vezes surgem novas personagens e o enredo é alterado de forma inesperada, muitas vezes para prolongar a série. Com o tempo contado, houve no Bessa menos espaço a novidades, mas tal como em Friends também o final deste Boavista - Sporting podia ter sido o menos expectável.

É que os leões passaram por momentos de intranquilidade e deixaram crescer o Boavista, que agarrou as rédeas da partida para explorar as dificuldades da formação leonina.

Edwards teve uma enorme perdida na segunda parte @Catarina Morais / Kapta +

Edwards e Morita tiveram ocasiões para deixar este episódio sem margem para plot twists, mas quem segue as séries do leão sabe que há sempre uma probabilidade considerável de acontecer o inesperado.

A equipa de Petit jogou com as odds e colocou-as a seu favor. Uma oportunidade bastou para Bozenik fazer o empate. Depois das celebrações, não se ouviu um mastigar de pipoca enquanto o VAR analisava o lance. Conclusão: fora de jogo, golo anulado e os adeptos verde e brancos a respirar fundo.

Logo a seguir, apareceu Pedro Gonçalves. Bola no poste, Gyokeres e Esgaio, os amigos, na insistência e golo de calcanhar. 

Episódio entusiasmante, com algumas reviravoltas inesperadas, um ator revelação e um ator principal a decidirem a partida e o rival Benfica agora à distância de três pontos. Para os sportinguistas, could it BE any better (poderia ser ainda melhor)?

U Segunda, 30 Outubro 2023 - 20:15
Estádio do Bessa Séc. XXI
Nuno Almeida
0-2
Geny Catamo 37'
Pedro Gonçalves 85'
Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
FaseCampeonato
JornadaJornada 9
Lances Capitais
37´
GOLO Sporting!
Geny Catamo marca
Geny Catamo marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
80´
GOLO INVALIDADO Boavista
Salvador Agra, com um cruzamento milimétrico, encontra Bozenik na área. O esloveno não perdoou e, com o pé direito, restabeleceu a igualdade. Contudo, o árbitro anulou o golo, após ordens do VAR, por fora de jogo
Martim Tavares participa no seu 4º jogo na prova (4ª vez em que actua como suplente utilizado)
Nuno Santos participa no seu 8º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
Nuno Santos participa no seu 8º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
85´
GOLO Sporting!
Pedro Gonçalves marca
Pedro Gonçalves marca o seu 3º golo na prova (9 jogos)
Pedro Gonçalves marcou o seu 61º golo na equipa (142 jogos)
A Chave

O momento do golo anulado a Bozenik serviu para acordar o leão e antecedeu o golo decisivo de Pedro Gonçalves. Tivesse sido validado e o Sporting não parecia com capacidade para voltar à vantagem.

O Árbitro

Alguns erros disciplinares que levaram a que assinalasse algumas faltas sem sentido, algumas delas acabando mesmo em amarelo. No entanto, acabou por não ficar ligado à partida de forma negativa.

O Melhor
Minuto 28

As imagens correram o mundo e alarmaram o universo sportinguista. 24 horas depois do momento em que Bas Dost caiu no relvado numa partida nos Países Baixos, o adeptos leoninos não se esqueceram do neerlandês e deixaram um gesto de força, ao som de Thunderstruck, a música do avançado sempre que marcava pelos leões. Momento bonito, até porque não há jogo mais importante do que a vida.

Na, na, na, na, na, na, na, BAS DOST!

O Pior
Relvado do Bessa

Prejudica o espetáculo e pode mesmo provocar lesões graves nos jogadores. A chuva forte que caiu nos últimos dias ajuda a atenuar a gravidade do problema, mas esta é uma questão recorrente no Estádio do Bessa que deve ser resolvida rapidamente. Além dos adversários, é a equipa de Petit que mais merece um tapete à altura.

Forma
Boavista
2023/2024
11J
5V
4E
2D
21-16G
Sporting
2023/2024
13J
10V
2E
1D
26-12G
Sabia que...by playmaker stats
O Sporting eleva para 23 os jogos sem perder na Liga
O Sporting ainda não perdeu esta época fora de casa: em 7 jogos, soma 5 vitórias e 2 empates
5.ª vitória consecutiva do Sporting na Liga: igualou o seu melhor registo da época passada
25 pontos à 9.ª jornada: melhor registo do Sporting na Liga desde 1994/95, era Carlos Queiroz o treinador dos leões
1.ª vez que o Boavista fica em branco neste campeonato
1.ª derrota do Boavista em casa esta época
Sporting volta a ganhar no Bessa, onde perdeu na época passada
Sporting continua com o estatuto de invicto: é a única equipa sem derrotas na Liga
Sporting reforça a liderança da Liga: os leões têm, agora, 3 pontos de vantagem sobre Benfica e FC Porto

Fotografias(42)

Liga Portugal Betclic: Boavista x Sporting
Liga Portugal Betclic: Boavista x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
O Sporting
2023-10-31 14h07m por Temudo_98
Vai à frente com mérito. Hoje faz mais um bom jogo, tem sido a equipa mais consistente desde o início, mas o FCP tem melhorado a meu ver, ao contrário do Benfica que cada jogo parece que piora. O golo de Geny é muito bom, belíssima jogada de ataque, e o de Pote é uma insistência com uma finalização linda, mas o Boavista continua a mostrar que tem qualidade e está aqui para competir, só não percebi a escolha do Masa em vez do Bruno Lourenço, que jogou muito melhor que o Japonês. Vi o j...ler comentário completo »
Ao fanático Dsilva
2023-10-31 12h45m por keyser_soze
Essa obsessão com as linhas pode ser sinónimo de outra coisa. Cuidado!

O Sporting jogou melhor, podia e devia ter ganho por uma margem superior, está em primeiro com mérito, o resto, uma isca!
Boa vitória
2023-10-31 11h28m por ricardolouromartins
Acaba por ser uma boa exibição, mesmo não sendo perfeita, num relvado difícil contra um adversário muito complicado, que só não foi mais desnivelado porque os avançados falham demasiado. Golo bem anulado, sem polémica possível. É engraçado que o VAR é bom ou mau conforme dá jeito aos adeptos. Queriam que fosse como antigamente: empate mentiroso com a absolvição de um erro grave de arbitragem com um "estavam a pedi-las". Felizmente não existe mais. O Sporting ganhou um ala de enorme qual...ler comentário completo »
VAR
2023-10-31 09h40m por Sir_jaof
Variável
Arbitrária
Rela tiva

Em vez de ser uma ferramenta que trás certeza. . . Em Portugal, conseguiu-se a proeza de tornar o VAR na fonte de dúvidas.

Vendo o lance, ficamos logo com a noção de fora-de-jogo. . . Olhamos à imagem que o VAR fornece, e vemos linhas e jogadores antes e depois das linhas, sem se perceber de onde vem as linhas e a quem se aplica.

Uma ferramenta métrica virou um poço de dúvidas! Made in Portugal!
Jogo
2023-10-31 09h17m por reginacosta
Não acho que o Sporting tenha tido o domínio do jogo tão evidente, como se diz na generalidade. Boavista bateu-se bem e o resultado esteve sempre em aberto. Dúvidas no golo anulado ao Boavista.
Parabéns à equipa e Petit. Não desiludiram. É lutar e seguir em frente!
Parabéns ao Sporting. Merece estar em primeiro pela regularidade.
ZY
Tem a sua graça
2023-10-31 07h38m por zyxw4321
Um fora de jogo de 9 cm contra o Casa Pia é "óbvio", e deu 2 pontos ao Sporting, mas um fora de jogo do Boavista de 27 cm é manipulado, e deu 2 pontos ao Sporting.

Quando não é preciso ser consistente, é muito fácil fazer retórica. Não admira que haja alguém que consiga inventar assim 10 pontos dados ao Sporting, incluindo jogos onde o consenso de ex árbitros é que o Sporting foi prejudicado, como contra o Arouca, com quem agora se inventa um pretenso fora de jogo "as hoc...ler comentário completo »
BFC
2023-10-31 06h06m por moumu
Era o resultado mais previsivel, o SCP vinha com tudo para assegurar o 1º lugar com mais distância e de facto teve as melhores chances ao longo do jogo. Pena Petit ter de escalar um meio-campo que não criou muito com Watai e Resinho (Bruno Lourenço constuma dar-se bem mas Petit é que sabe), parabéns ao SCP e sobretudo a Pote à 3ª conseguiu marcar num belo golo.
Estou comovido
2023-10-31 04h26m por ramiroo
Aliás, fico sempre quando vejo tanto estarola a defender o meu clube. Obrigado portistas e benfiquistas, mas em vez das linhas no golo anulado, não era mais fácil falar daquele lance em que o Var foi ver uma possível cotovelada do Abascal ao Hjulmand dentro da área do Sporting? Deixo a questão.

De resto, parabéns ao Sporting pela vitória e mais uma excelente exibição da nossa equipa, grande trabalho dos nossos técnicos e jogadores, não me canso de dizer. E renova com o Ag...ler comentário completo »
Olha
2023-10-31 02h28m por futebol11fc
O dsilva agora trocou de conta ahahahaha
Parabens pelo campeonato Sporting
2023-10-31 02h26m por xanana22
Alguem acredita naquelas linhas? As conversas com o Rui dos Tuneis andam a dar resultado. Campeonato atribuido ao Sporting
Incrivel
2023-10-31 02h19m por futebol11fc
Como não se gosta de futebol em Portugal. Um jogador nada maldoso como o Gyokeres, expulso um total de 0 vezes na sua carreira até quinta feira passada, é já visto em Portugal como um jogador extremamente agressivo e violento, até a entrada em que vai para a rua é de claro vermelho (porque podia ter partido a perna ao adversário) mas é um lance em que não há intenção de acertar daquela forma no adversário.
Mas com este user abaixo já vi que não se passa disto, é um fanático, não vou perder mais o meu tempo
futebol11fc
2023-10-31 02h15m por dsilvapt
No golo do Hjulmand tinha dois jogadores do Sporting à frente do GR do Braga. Se calhar devia ter sido validado o golo?
futebol11fc Gyokeres
2023-10-31 02h13m por dsilvapt
Entre cotoveladas, empurrões e pitons nos adversários é só escolher.
dsilvapt
2023-10-31 02h13m por futebol11fc
Refiro-me ao único golo anulado. . . Um lance de análise subjetiva que para si não deixa dúvidas, mas 2 lances analisados com linhas feitas por um software de computador para si já são lances de claro beneficio do Sporting.
A partir daqui, estamos absolutamente conversados. . .
Gyokeres
2023-10-31 02h11m por futebol11fc
Nao teve nenhuma entrada daquelas em Portugal, é que nem lá perto. . . É de uma cegueira monumental dizer o que dizes
futebol11fc
2023-10-31 02h11m por dsilvapt
Se se refere ao golo anulado aos 38 minutos acabo por aqui.
dsilvapt
2023-10-31 02h10m por futebol11fc
És um alucinado
futebol11fc
2023-10-31 02h08m por dsilvapt
Esqueci-me do Hjulmand ao Braga e esqueci-me de porrada que o vosso sueco dá e só foi expulso na Europa. Cá o Sporting faz o que lhe apetece!
Maxaqueen
2023-10-31 02h06m por dsilvapt
Quando for premente mando a contabilidade dos outros!
Agora andarem aqui a embandeirar quando sem a ajuda iam atrás do Guimarães é demais.
E nada bate a dádiva contra o Farense com o jogo já acabado!
futebol11fc
2023-10-31 02h04m por dsilvapt
- Vizela em casa já passava do 98
- Farense fora foi um penalti mesmo à Porto. Nem o Taremi teve benesses dessas!
- Arouca para rir com a falta das famosas linhas. Muito conveniente!
- Boavista o jogador estava em linha! Só a malta do Sporting é que não vê isso!
E já agora
2023-10-31 01h54m por futebol11fc
Esqueces-te de referir o golo de Hjulmand ao Braga? Esse já não te deixa dúvidas nenhumas como as linhas hoje, certo?
dsilvapt
2023-10-31 01h54m por Maxaqueen
Mete tudo no mesmo saco.
Lances claros, lances duvidosos, lances que acha serem polémicos e depois fica com uma extensa lista que mais não é que palha.

Já agora, e a contabilidade dos outros? Isso já não foi célere a mandar para aqui. . .
Também não valia a pena porque seria mais uma lista de palha a derivar para o lado que mais lhe conviesse.

Enquanto não se mudar esta mentalidade não se vai a lado nenhum, e isto em todos os adeptos de todos os clubes.
dsilvapt
2023-10-31 01h52m por futebol11fc
- Vizela em casa qual foi a ajuda? o Paulinho ter acertado na baliza? Só pode ser isso
- Farense fora foi um penalti à Tugão como o Benfica teve em Barcelos (João Mário) e o Porto em Vila do Conde (Gonçalo Borges)
- Arouca só pode ser para rir, jogo em que Diomande é expulso sem fazer qualquer falta e o beneficiado ainda consegue ser o Sporting. Vai na volta jogar com 10 é mais fácil do que com 11
- Boavista é agora a famosa teoria das linhas só servirem quando beneficiam ...ler comentário completo »
Errata
2023-10-31 01h48m por futebol11fc
Até com isto já arranjaram*
Ajudas até ao momento
2023-10-31 01h48m por dsilvapt
-Vizela em casa (podiam ter perdido 2 pontos)
-Casa Pia fora (podiam ter perdido 2 pontos)
-Farense fora (penalty oferecido 2 pontos)
-Arouca (muitas dúvidas no golo de Morita onde não apareceram as famosas linhas e expulsão de jogador do Arouca em jogada que inicia com falta do Sporting quando ganham a bola quando o Arouca estava a encosta o Sporting ás cordas; 2 pontos)
-Boavista (golo mal anulado ao Boavista que tinha dado o 1-1 mais 2 pontos)

A do j...ler comentário completo »
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...