placardpt
Boavista goleia Chaves no fecho da 5º jornada

Sonho e pesadelo sem fim à vista

2023/09/18 22:14

Tudo o que as primeiras jornadas podiam fazer prever acabou por se confirmar na noite desta segunda-feira.

O Boavista, pujante e com os índices motivacionais em alta, recebeu um Chaves que segue com mais dúvidas do que certezas. O resultado? Um triunfo axadrezado por 4-1 que volta a 'colar' a equipa de Petit a Sporting e FC Porto no topo da tabela classificativa. Por seu lado, os flavienses mantêm-se como a única equipa ainda sem pontos conquistados na presente edição do campeonato.

Lenços brancos aos 25 minutos

A forma como os treinadores encararam este encontro diz muito sobre o momento que ambos os clubes vivem. As panteras promoveram apenas uma alteração em relação à última jornada (entrada de Bruno para o lugar de Filipe Ferreira), ao passo que José Gomes trocou seis (!) peças em relação à equipa que iniciou o jogo na derrota frente ao Moreirense.

Pois bem, a verdade é que ainda muitos adeptos procuravam o seu lugar no estádio quando as panteras abriram o marcador. Logo aos 39 segundos, Tiago Morais aproveitou da melhor forma um erro de Hugo Souza na primeira fase de construção e deu continuidade ao estado de graça que os boavisteiros vivem.

No entanto, a noite de sonho do Boavista e de pesadelo do Chaves estava apenas a começar. Pouco depois, Salvador Agra, lançado na profundidade por Bozenik, correu quase meio-campo com a bola controlada e, à saída do guarda-redes adversário, rematou colocado para o 2-0.

Desilusão flaviense era evidente @Rogério Ferreira / Kapta+

Seguiram-se depois dois tentos de Bozenik- o primeiro, um remate de moinho, promete ser um dos golos da jornada- e a goleada ficou construída à passagem do minuto 23. Tal cenário acabou por ter reflexos na bancada, já que os adeptos flavienses não pouparam o treinador e a equipa e exibiram mesmo lenços brancos ainda antes da meia hora de jogo.

A partir daqui, e de forma quase natural, a intensidade da partida caiu um pouco, sendo que o melhor do Chaves nos primeiros 45 minutos foi um remate de Rúben Ribeiro por cima da baliza de João Gonçalves.

Bastou apenas gerir

Estamos longe de ser jogadores profissionais, mas acreditamos que deve ser tudo menos fácil regressar dos balneários para a segunda parte de um jogo com um 4-0 no placard. Por um lado, o Boavista sabia que, a menos que acontecesse uma hecatombe, os três pontos não lhe fugiriam. Por outro, o Chaves parecia entregue ao seu destino e completamente incapaz de reagir à desvantagem no marcador.

Assim, foi sem surpresa que a etapa complementar foi pouco fértil em ocasiões de golo e disputada quase sempre num ritmo algo lento. O melhor que os flavienses conseguiram foi reduzir para 4-1 com um remate de fora da área de Paulo Victor e testar a atenção de João Gonçalves perto do final, tendo o guardião respondido com duas defesas de qualidade. 

Fechou-se assim mais uma jornada da Liga Portugal Betclic, com os adeptos do Boavista num ambiente de festa como há muito não se via no Bessa.

jogos em destaque
U Segunda, 18 Setembro 2023 - 20:15
Estádio do Bessa Séc. XXI
Nuno Almeida
4-1
Tiago Morais 1'
Salvador Agra 5'
Róbert Bozeník 11' 23'
Paulo Victor 71'

ESTÁDIO

Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
Lances Capitais
GOLO Boavista!
Tiago Morais marca
Tiago Morais marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
Tiago Morais marcou o seu 5º golo na equipa (28 jogos)
GOLO Boavista!
Salvador Agra marca
Salvador Agra marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Salvador Agra marcou o seu 4º golo na equipa (41 jogos)
11´
GOLO Boavista!
Róbert Bozeník marca
Róbert Bozeník marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
Róbert Bozeník marcou o seu 8º golo na equipa (33 jogos)
23´
GOLO Boavista!
Róbert Bozeník marca
Róbert Bozeník marca o seu 5º golo na prova (5 jogos)
Róbert Bozeník marcou o seu 9º golo na equipa (33 jogos)
71´
GOLO GD Chaves!
Paulo Victor marca
Paulo Victor marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Positivo
Noite de homenagens

Os minutos que antecederam o apito inicial e o intervalo ficaram marcados por homenagens do Boavista a alguns dos seus adeptos. O emblema de diamante (75 anos de associado) de Manuel do Laço, falecido recentemente, foi entregue à sua esposa e ao seu filho.

Negativo
Relvado deixa a desejar

Um dos poucos aspetos que mancha este início de época do Boavista é o relvado do Estádio do Bessa. As porções de relva a levantar foram uma constante ao longo da partida e até Petit entrou em campo para tentar acomodar um tufo de relva que se levantou à sua frente.

Forma
Boavista
2023/2024
6J
4V
2E
0D
14-6G
GD Chaves
2023/2024
6J
0V
1E
5D
5-18G
O Árbitro

Nuno Almeida teve o mérito de deixar jogar e apitar apenas o essencial, isto num jogo em que foi bem auxiliado (dois dos golos do Boavista levantaram dúvidas, mas o auxiliar decidiu de forma correta).

Fotografias(26)

Liga Portugal Betclic: Boavista x Chaves
Liga Portugal Betclic: Boavista x Chaves
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
GD CHAVES

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Lateral direito
2023-09-19 15h12m por EpiphanyPS
Grande início do Boavista. Ninguém poderá dizer que contava com uma entrada tão forte no campeonato.
Curioso para perceber o tempo de paragem do Malheiro, porque está na cara que a diferença de qualidade quando comparado com o Luís Santos é gritante.
Boavista e Chaves
2023-09-19 14h56m por zlatan_21
Mais 3 pontos na luta pela permanência e o que vier de acréscimo será bem vindo. Força nisso.

Quanto ao Chaves. . muita pena vê-los nesta posição, mas ainda vão bem a tempo de mudar.
BA
Boavista e Chaves
2023-09-19 12h28m por batuko
O Boavista está de parabéns, espero que seja o tão desejado regresso do Boavistão, com muitas conquistas e sucessos. Em relação, ao Chaves, os adeptos tem que perceber que não é fácil, uma equipa ir a jogo, sem treinador.

O Chaves ou despede o José Gomes, ou então, podem dizer adeus à Primeira Liga, existem treinadores disponíveis e mais competentes que o José Gomes.
Boavista
2023-09-19 09h31m por FCP_18
A continuar o excelente início de campeonato. O 11 inicial é muito estável e com jogadores de muita qualidade, espero que lhes corra tudo bem , especialmente com as dificuldades extra jogo que estão a passar. Quanto ao Chaves entristece-me ver os únicos a representar trás os montes na primeira liga neste estado. Este ano está tudo a correr mal, com o boneco que têm na equipa técnica não vão lá…
Boavista
2023-09-19 09h29m por Miudo
Temos dois jogos muito difíceis nas duas próximas jornadas, neste jogo não fizeram mais que a obrigação, vamos manter os pés bem assentes na terra. Chegar a janeiro já com a manutenção praticamente garantida era optimo. Depois é deixar o Murta ganhar uns milhões com Bozenik, Malheiro e Bruno e ter esperança que ele pague dívidas com esse dinheiro e não escave mais o buraco
Pois é
2023-09-19 09h28m por joaomalaquias
O que está acontecer com o chaves , é o mesmo com o marítimo e Paços vão por ai abaixo
Força Chaves
2023-09-19 08h43m por ramiroo
Mandem esse marreta embora, queremos o Chaves na primeira!

Quanto a nós, grande teste para a semana, jogar fora contra uma equipa mais forte. Mas aconteça o que acontecer, nada apaga este grande trabalho até aqui. Põe os olhinhos nisto, Gérard Lopez! Larga o Bordéus e traz o livro de cheques!
Grande Boavista
2023-09-19 07h14m por ago
Parabéns por esse arranque.
Daqui a nada , já têm a manutenção garantida.
É pena um clube com a história e a mística do Boavista , não ter pessoas que consigam elevar o clube para o outro patamar, como no Braga.
Uma casa arder , mas mesmo assim , petit têm feito um grande trabalho.
E o José Gomes ainda continua em Chaves ? Quem foi buscar -lo também devia ir embora , não se percebe , a escolha . Uns dos piores treinadores português de sempre , como é ...ler comentário completo »
BFC
2023-09-19 03h10m por moumu
Que grande vitória com 1ª parte de gala foi entrar a matar com belos golos, destaco Bozenik a nossa nova coqueluche mas também Tiago morais a nossa revelação. Depois na 2ª parte já não havia tanto gás mas conseguimos gerir bem. Espero que seja para continuar na próxima jornada com deslocação a Braga, estes têm jogo para a Champions a meio da semana e podemos aproveitar o desgaste deles, espero que o BFC vá o intuito de sacar pontos e tentar sacar ao menos o empate.
Bozenik
2023-09-19 02h02m por OJ_Silva
2 golaços. O primeiro golo é espetacular. Um inicio de epoca empolgante a par do clube
Treinador do chaves
2023-09-19 01h48m por OJ_Silva
Nao se demite?
FC
Jogo
2023-09-18 23h41m por Fcpflaw2506
Fui vendo a espaços e o Boavista tem jogado surpreendentemente bem. Tem a equipa compacta, ataca bem e defende também minimamente bem. Destaque para Bozenik que marcou um golaço e para Seba Perez que cobre muito bem o espaço!
Do lado do Chaves é mais uma goleada sofrida mas na 2ªparte estiveram minimamente bem e tiveram algumas oportunidades para reduzir. Falta só despedirem o treinador e talvez consigam ir a tempo de alguma coisa.
Parabéns
2023-09-18 23h04m por Manita
Petit e restante equipa técnica; parabéns aos jogadores; agora nada de euforias pois não há qualquer razão para tal, continuar com humildade e pés bem assentes no relvado, jogo a jogo rumo à manutenção.
Viva o Boavista!
TI
Chaves
2023-09-18 23h03m por tink
O plantel tem bons jogadores, mas é difícil fazer uma equipa sem treinador. Os primeiros pontos chegarão quando começarem a ter treinador.
Quanto ao Chaves
2023-09-18 22h47m por OJaime_Pacheco
Não devia ter começado sem treinador.
Vai pelo mesmo caminho que o Paços na época anterior.

Ainda vão a tempo de acordar se assim o quiserem.

Boavista bem
2023-09-18 22h46m por OJaime_Pacheco
A fazer uma de Casa Pia o ano passado que cedo conseguiu a manutenção.
Penso que no fim da primeira volta também os axadrezados estarão safos depois é gerir e se possível tentar uma qualificação europeia, apesar de achar que o Famalicão este ano vai á Conference.
Enormes!
2023-09-18 22h43m por Kurika
Curioso que a última vitória em casa, frente ao Chaves - há 25 anos! - também tinha sido por 4-1. Com Timofte, Ayew, Jorge Couto, etc.
Fantástico início, parecíamos um City ou Bayern, enorme intensidade, sem deixar o adversário respirar, grandes desmarcações e finalizações de nível, sobretudo a primeira do Bozenik.

Depois, naturalmente, fomos um bocado abaixo, é quase impossível uma equipa (que não seja um tubarão) manter intensidade daquelas durante muito te...ler comentário completo »
Jogo
2023-09-18 22h42m por Koemanout
Nota para a enorme exibição do guarda redes do Boavista , que fez ali 4/5 defesas de enorme nível .
Por muito mal que o chaves tenha jogado na 1 parte , a verdade é que se na 2 parte tivessem tido a eficácia do Boavista tinham saído deste jogo com bem mais que um golo marcado . O Boavista na segunda parte mal passou do meio campo .
Chaves
2023-09-18 22h35m por rs24bfc
Força Chaves, assim como a boa fase do BFC nao vai durar sempre, a vossa fase má tambem vai acabar. . . eu acredito na vossa munutencao, acho que ha talento, vai ser uma questao de criar mais coesao, boa sorte!
+3 pontos
2023-09-18 22h32m por rs24bfc
Há que manter os pes assentes na terra. . . . tudo tem corrido incrivelmente bem. Não vai ser sempre assim. Vamos aproveitar a onda positiva e amealhar o maximo de pontos para ter a manutenção mais próxima.
Boavista
2023-09-18 22h27m por reginacosta
👏 Excelente, apesar da segunda parte menos conseguida. Estes pontos, cruciais para objectivo da manutenção, já ninguém nos tira! Muitos parabéns ao Petit e a toda a equipa, que dificilmente conseguiriam fazer melhor com os escassos recursos que tem. Obrigada. 🖤🤍🖤
Hoje
2023-09-18 22h25m por ValentesTransmontano
Pela primeira vez esta época tivesse vontade de chorar de raiva. Ver aqueles adeptos ali, atónitos, e aquele mete nojo a queixar-se do tempo de descontos e a fingir que estava muito chateado com os golos sofridos, sabendo que não será despedido porque é um engravatado e tem prestígio (vá-se lá saber como!!!).

Descobri esta semana que o Chaves teve um orçamento de 8 milhões para esta época. OITO milhões, o 7º mais alto da liga. Como é possível? A equipa técnica deve receber...ler comentário completo »
afonsofarinha
2023-09-18 22h20m por ValentesTransmontano
O Lito Vidigal levou clubes às competições europeias e o Jorge Simão fez um belo trabalho no Chaves no tempo que lá esteve. Nem há comparação.
EN
Boavista
2023-09-18 22h19m por EnormeSCB
Bem que vendaval de futebol a primeira parte do Boavista, claramente o melhor futebol que se viu até aqui. Vitória justa e uma equipa que se mantiver este futebol vai fazer um grande campeonato. Justo primeiro lugar até ao momento. Chaves muito fraquinho deu alguma réplica na segunda parte mas muito pobrezinho.
José Gomes
2023-09-18 22h16m por afonsofarinha
Sem palavras nem o Lito Vidigal e o Jorge Cifrão tiveram resultados tão humilhantes

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...