placardpt
      Benfica bateu Santa Clara e festeja título

      Vocês pediram, eles deram: eis o 38!!!

      Quase quatro anos depois, o Benfica volta a conquistar um troféu e reconquista o título de campeão nacional. Apesar de vários deslizes na ponta final do campeonato, os comandados de Roger Schmidt nunca pareceram realmente dar hipóteses aos seus adversários e culminaram uma grande temporada ao vencer o Santa Clara por 3-0 para se sagrarem campeões nacionais pela 38ª vez na história do clube encarnado.

      Era a hora das decisões e a Luz e Lisboa paravam para receber o jogo entre Benfica e Santa Clara, que podia entregar o título de campeão nacional às águias. Roger Schmidt promoveu três alterações no onze titular, chamando Bah, Morato e Florentino para os lugares de António Silva (castigado), Chiquinho e David Neres. Já do lado do Santa Clara, já despromovido, Accioly promoveu apenas uma alteração, com Ricardinho a substituir Gabriel Silva.

      A época tinha sido longa e, 37 jornadas depois, tudo se resumia a isto. 90 minutos, mais uns minutos, para se decidir tudo e saber quem ia festejar, sempre com um olho no que se ia passando no Dragão. Era altura de conhecermos o campeão nacional desta época.

      Entrada à campeão

      O jogo ainda não tinha começado e já o Inferno da Luz fervilhava com o forte apoio vindo das bancadas, que pareciam não ter praticamente qualquer cadeira vazia, e não demorou até que se festejasse, uma vez que o Benfica entrou a todo o gás e aos set minutos já vencia com uma cabeçada mortífera de Gonçalo Ramos. Sem nada a ganhar neste jogo, apenas para deixar uma boa última imagem, o Santa Clara estava atrevido, a pressionar alto e a apostar na bola longa, em busca da velocidade, mas iam pecando na decisão do último terço e isso dava espaço ao Benfica para sair na transição.

      Foi, de resto, dessa forma que os encarnados ampliaram à passagem do minuto 28, encontrando os açorianos em contrapé, saíram em velocidade e com João Mário, Ramos e Rafa como protagonistas de uma bela jogada, ampliaram para 2-0. A Luz estava ao rubro e já se afirmava a pulmões cheios «o campeão voltou.»

      lRamos fez o 1-0 @Kapta+
      Este 2º golo acabou por abrandar um pouco um jogo, embora do lado encarnado houvesse um Gonçalo Ramos claramente com vontade de se aproximar de Taremi na (difícil) luta pelo prémio de Melhor Marcador do campeonato. Já o Santa Clara, até estava a deixar alguns pormenores interessantes e tentou a sua sorte um par de vezes na meia distância, mas não passou de tentativas, até porque as decisões açorianas no último terço continuavam a deixar a desejar. O Benfica chegava ao intervalo a vencer merecida e confortavelmente.

      Chegou a hora da festa!

      A ida aos balneários baixou consideravelmente o ritmo de um jogo que caminhava a passos largos para estar decidido antecipadamente e o Benfica ia gerindo o jogo a seu proveito até que, aos aos 59', uma mão infantil de Adriano Firmino na sua área permitiu a Grimaldo assumir a cobrança, converter com sucesso e ter a merecida e emocionante despedida - ele que se emocionou nos festejos, enquanto mostrava a camisola aos adeptos - daquela que foi a sua casa durante oito épocas. Estava feito o 3-0 e voltavam os cânticos de campeão. Já ninguém aguentava sentado no seu lugar.

      Com o resultado cada vez mais decidido, o ritmo não dava sinais de qualquer aceleramento e era claramente a festa nas bancadas que emocionava e alegrava a partida, embora o Santa Clara até tenha aproveitado esta fase de menor fulgor encarnado para ir rematando e testando Vlachodimos, que se foi mostrando a bom plano e até fez grande figura numa dupla defesa a remates de Matheus Babi e Ricardinho. Nesta fase, já parecia mais altura de dar minutos a quem vinha do banco e saltaram para jogo peças como Gilberto, Musa, Chiquinho e Neres, importantes ao longo da época.

      lBenfica geriu 2ª parte @Kapta+
      Não houve, por isso, muito mais a contar para o que restou da partida, pelo menos no que ao que se passva dentro das quatro linhas dizia respeito. Os decibéis dos cânticos entoados nas bancadas iam aumentando a cada minuto e ainda houve tempo para Roger Schmidt promover a entrada de Samuel Soares, aos 88 minutos, que assim pôde também receber a medalha de campeão e recebeu uma grande ovação, na sua estreia com a camisola principal do Benfica.

      No final, Rui Costa apitou e o Benfica venceu, entregando o pedido que mais vezes foi feito pelos adeptos ao longo de toda a temporada: o desejado 38º título de campeão nacional. Roger Schmidt chegou à Luz e numa época rejuvenesceu a imagem europeia do Benfica e terminou com uma seca de quase quatro anos sem qualquer título a nível nacional. «O Campeão voltou...»

      U Sábado, 27 Maio 2023 - 18:00
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Rui Costa
      3-0
      Gonçalo Ramos 7'
      Rafa Silva 28'
      Álex Grimaldo 59' (g.p.)
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Lotação64 642
      Medidas105x68m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 34
      Lances Capitais
      GOLO Benfica!
      Gonçalo Ramos marca
      Gonçalo Ramos marca o seu 19º golo na prova (30 jogos)
      Gonçalo Ramos marcou o seu 41º golo na equipa (106 jogos)
      28´
      GOLO Benfica!
      Rafa Silva marca
      Rafa Silva marca o seu 8º golo na prova (28 jogos)
      Rafa Silva marcou o seu 72º golo na equipa (274 jogos)
      59´
      GOLO Benfica
      Álex Grimaldo marca de grande penalidade!
      Álex Grimaldo marca o seu 5º golo na prova (33 jogos)
      Álex Grimaldo marcou o seu 27º golo na equipa (303 jogos)
      A Chave

      Com tudo para se sagrar campeão, o Benfica entrou com tudo e aproveitou um Santa Clara que não tinha nada a perder e não se colocou a defender com tudo para ter espaço ofensivamente. O golo madrugador ajudou a desbloquear rapidamente possíveis nervos e os números surgiram naturalmente.

      O Árbitro

      O árbitro Rui Costa teve um jogo de fácil ajuizamento, perante a sua natureza, e apenas pecou por algumas «faltinhas», como lhes costumamos chamar, que nada acrescentam ao jogo de futebol. Além disso, não pode demorar tanto tempo a assinalar penálti num lance tão nítido como o do 3-0.

      O Melhor
      Um ataque demolidor

      Não era preciso ter adiado tanto a festa, mas os constantes deslizes nesta ponta final fizeram-no. Contudo, o Benfica entrou para este jogo galvanizado pelos seus adeptos e fiel ao que mostrou na maioria da sua época, com um futebol atrativo, ofensivo, vertical e de pressão alta, chegando aos golos com clara naturalidade e mérito.

      O Pior
      O espelho de uma época

      Sem nada a perder ou a ganhar neste jogo, o Santa Clara mostrou-se atrevido ofensivamente e a tentar implementar alguma velocidade, mas pecou quase sempre na decisão no último terço e facilitou a vida do Benfica defensivamente. O espelho de uma época para esquecer.

      Forma
      Benfica
      2022/2023
      55J
      42V
      9E
      4D
      131-40G
      Santa Clara
      2022/2023
      39J
      5V
      8E
      26D
      32-69G
      Sabia que...by playmaker stats
      Odysseas Vlachodimos e Álex Grimaldo para além de serem os dois dos quatro a vencer em 2018/19 e 2022/23, foram os únicos jogadores encarnados a jogarem 53 dos 55 jogos do Benfica como titulares.
      Há 39 anos que o Benfica não tinha uma média tão alta de golos marcados na temporada:
      2,38 golos/jogo em 2022/23
      2,64 golos/jogo em 1983/84
      Há quatro épocas que o Benfica não marcava 130+ golos numa temporada.

      É o segundo melhor registo do clube dos últimos 58 anos:
      2018/19 - 140 golos (60 jogos)
      2022/23 - 131 golos (55 jogos)
      Conquistaram os dois últimos campeonatos nacionais pelo Benfica:
      Vlachodimos
      Grimaldo
      Rafa Silva
      Florentino
      O Benfica ultrapassa o FC Porto em número de títulos oficiais:
      84 Benfica
      83 FC Porto (final da Taça de Portugal)
      55 Sporting
      O Benfica conquista o 38.º título de campeão nacional.

      A primeira conquista de um técnico estrangeiro (Roger Schmidt) desde Giovanni Trapattoni em 2004/05.
      O Benfica é o primeiro clube campeão nacional masculino e feminino na mesma temporada.
      Treinadores estrangeiros do Benfica campeões nacionais:
      Hertzka
      Biri
      Ted Smith
      Otto Gloria
      Guttmann
      Riera
      Czeizler
      Schwartz
      Hagan
      Pavic
      Mortimore
      Baroti
      Eriksson
      Trapattoni
      Schmidt
      Gonçalo Ramos marcou o 30.º golo na temporada (53 jogos):
      27 Benfica
      3 Portugal (Mundial)

      Gonçalo marcou 27 golos pelo clube em 2022/23, antes do início da época tinha feito 29 golos como sénior.

      Fotografias(40)

      Liga BWIN: SL Benfica x CD Santa Clara
      Liga BWIN: SL Benfica x CD Santa Clara
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      SANTA CLARA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Parabéns ao Benfica
      2023-05-28 11h26m por afonsofarense2000
      Pelo título de campeão nacional
      CAMPEÕES!!!
      2023-05-28 01h28m por eduardonlirio
      CONSEGUIMOS BENFICA!!! O 38 FINALMENTE É NOSSO!!! 4 LONGOS ANOS DE ESPERA FINALMENTE ACABARAM!!! MERECEMOS!!!
      SLB
      2023-05-27 21h40m por moumu
      Parabéns fizeram uma excelente época tanto a nivel interno como na uefa, Schmidt não tinha assim tantas soluções mas soube dar a volta ao texto no momento certo (entrou João Neves para o 11). Se não sair ninguém de maior nomeada poderão repetir o titulo mas o FCP deve entrar com força neste defeso.
      Campeões!
      2023-05-27 20h24m por matrioska_russa
      Excelente campeonato do Benfica, completamente merecido.

      Fico feliz pelo Schmidt que trouxe uma lufada de ar fresco ao clube e ao campeonato e também muito feliz por este grupo, muito unido, muito talentoso, com grandes revelações/afirmações: desde os portugueses António Silva, Gonçalo Ramos, Florentino e o novo maestro João Neves, mas também por Aursnes, jogador especial, o meu favorito ao longo da época (só faltou vê-lo à baliza).

      Uma palavra para os r...ler comentário completo »
      Viva aos campeões
      2023-05-27 20h19m por emanuel92
      Parabéns aos jogadores, treinador, presidente e toda a sua administração.
      Agora é festejar este título merecido e para o ano há mais.
      E viva ao glorioso SLB.
      PARABENS
      2023-05-27 20h02m por grove_street
      Foi igual ao Sporting do ano que deu o titulo , uma primeira volta magnifica e isso ajudou imenso para a 2 volta !

      OUTRAS NOTÍCIAS

      exclusivo
      Lateral está a ajudar vítimas das cheias no RS
      Alex Telles, Otávio e vários jogadores brasileiros do FC Porto juntam-se para fazer doações ao Rio Grande do Sul, numa operação logística a partir da ...