placardpt
Boavista termina época a vencer

62 minutos de luxo, 28 de...

Chega a ser uma pena fazer a crónica deste jogo. Durante uma hora havia um sorriso nos lábios de cada adepto que esteve no estádio e que viu o jogo. É verdade que havia um vencedor e um vencido, mas o jogo estava a ser bom o suficiente para que os derrotados estivessem apenas focados na discussão dos pontos. Depois, um lance, uma propagação de frustrações e acabou-se com um oito para 11 sem história.

O Chaves podia chegar à melhor pontuação de sempre na Liga, em caso de vitória, e o Boavista podia subir posições e isso resultou num excelente ambiente. Terminou aos 62 minutos, mas até lá foi uma lembrança das boas épocas de axadrezados e flavienses.

Luxo axadrezado

@Kapta+
A primeira parte conta-se através das oportunidades do Boavista. Entre recuperações altas e remates de longe, foram pelo menos três, os lances em que os axadrezados criaram claras oportunidades de golo nos primeiros minutos. O Chaves teve sempre muitas dificuldades em igualar a intensidade dos visitantes e por isso foi beneficiando da falta de eficácia para estar dentro do resultado.

Com Makouta a jogar completamente solto, a aparecer nos flancos ou ao meio, e com Agra inspirado, o Boavista conseguia chegar facilmente à área do Chaves, fosse num jogo mais direto ou, especialmente, em transições com a bola controlada.

Foi mesmo em duas dessas transições «semi-rápidas» e quando parecia que o Chaves estava a equilibrar (ficou perto de marcar por Benny) que vieram os golos da justiça. Primeiro marcou Seba Pérez, aproveitando uma das movimentações aleatórias de Makouta, e depois foi a vez de Bozenik responder de cabeça a um grande cruzamento de Agra.

Tudo a perder

@Manuel Morais / Kapta+
Certamente que os jogadores e o treinadores do Chaves não gostaram de sair para o intervalo a serem assobiados. Foi interessante ver a exigência dos adeptos flavienses, mesmo no final de uma temporada bastante positiva. Por isso, quando no primeiro lance da segunda parte apareceu o 1-2, estava tudo pronto para 45 minutos de ainda mais qualidade.

Vítor Campelos mexeu, colocou mais energia nos flancos e teve logo proveito, já que Sandro Cruz motivou a defesa incompleta de João Gonçalves que Héctor aproveitou. Depois desse lance o Chaves até esteve perto de empatar e só ao final de 10/15 minutos se viu o Boavista equilibrar a intensidade.

Depois vem o momento triste. O jogo estava totalmente aberto e poderia cair para qualquer um dos lados, mas, aos 62 minutos tudo caiu por terra. O lance está explicado em baixo, mas, resumidamente, os jogadores do Chaves ficaram frustrados com um lance em que o árbitro estava no sítio errado à hora errada. Esse lance não só matou a saída de bola, como ainda acabou por resultar no 1-3. Frustrante, sem dúvida, mas foi apenas um lance infeliz. Nada justificava o que se viria a passar depois.

1-3 apontado por Bozeník e o jogo acabou ali. Depois disso o Chaves teve duas expulsões sem sentido, especialmente a de Guima, e nem mesmo o grande golo de Makouta animou o jogo. A equipa da casa viria mesmo a terminar com oito jogadores e «obrigou» o árbitro a terminar o jogo sem descontos, para não potenciar mais lances de dureza extrema.

Faz sentido focar a conclusão apenas nos 62 minutos iniciais e dizer que Chaves e Boavista partem para o verão conscientes do bom trabalho que fizeram, dos desafios e das ambições.

U Sábado, 27 Maio 2023 - 15:30
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Hélder Carvalho
1-4
Héctor Hernández 46'
Sebastián Pérez 37'
Róbert Bozeník 42' 62'
Gaius Makouta 81'
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Lotação8 400
Medidas103x68m
Inauguração1949
FaseCampeonato
JornadaJornada 34
Lances Capitais
37´
GOLO Boavista!
Sebastián Pérez marca
Sebastián Pérez marca o seu 3º golo na prova (29 jogos)
42´
GOLO Boavista!
Róbert Bozeník marca
Róbert Bozeník marca o seu 3º golo na prova (23 jogos)
46´
GOLO GD Chaves!
Héctor Hernández marca
Héctor Hernández marca o seu 7º golo na prova (22 jogos)
62´
GOLO Boavista!
Róbert Bozeník marca
Róbert Bozeník marca o seu 4º golo na prova (23 jogos)
66´
Cartão vermelho para Ricardo Guima (GD Chaves) Ricardo Guima vê o seu 2º vermelho na prova (29 jogos)
68´
Cartão vermelho para Benny Sousa (GD Chaves) Benny Sousa vê o seu 1º vermelho na prova (29 jogos)
81´
GOLO Boavista!
Gaius Makouta marca
Gaius Makouta marca o seu 2º golo na prova (32 jogos)
Gaius Makouta marcou o seu 4º golo na equipa (72 jogos)
84´
GOLO INVALIDADO Boavista
Bozenik marcou, depois de se desmarcar e ganhar de carrinho a Paulo Vítor, mas estaria em fora de jogo
89´
Cartão vermelho para Issah Abass (GD Chaves) Issah Abass vê o seu 1º vermelho na prova (26 jogos)
A Chave

O lance do 1-3 matou o jogo. Não só pelo golo em si, mas por ter feito os jogadores do Chaves perderem a cabeça. Pouco depois estavam a jogar apenas com 9.

O Árbitro

Arbitragem estava simples, bem conseguida e a permitir que o ritmo fosse alto. Tudo mudou  depois do terceiro golo axadrezado. É verdade que o posicionamento de Hélder Carvalho dificultou a saída de bola dos jogadores do Chaves, mas o juiz não tem qualquer culpa. O Boavista recuperou a bola e o lance deu golo. Percebe-se a frustração dos flavienses, mas não há qualquer irregularidade.

O Melhor
Boa despedida

Como já foi dito, é sempre interessante  ver um bom jogo quando as equipas já não têm objetivos diretos. Por isso, fica o agradecimento às duas equipas que deram ao público um bom jogo na despedida.

O Pior
Chaves perdeu a cabeça

Estava a ser um ótimo jogo. Aberto, intenso e com muitas oportunidades. Depois do lance do terceiro golo, os jogadores do Chaves perderam a cabeça. Benny viu dois amarelos por faltas sem sentido e Guima vê um vermelho direto depois de dar uma «peitada» no árbitro. Sem sentido.

Forma
GD Chaves
2022/2023
38J
12V
11E
15D
40-49G
Boavista
2022/2023
39J
14V
9E
16D
48-59G
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GD CHAVES
EMPATE
BOAVISTA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Mais uma roubalheira
2023-05-28 14h48m por ValentesTransmontano
O Chaves termina o campeonato de forma coerente com a 2ª volta: a ser escandalosamente prejudicado.

Zerozero: o árbitro não estava "no sítio errado à hora errada". O árbitro travou um contra-ataque do Chaves e tocou duas vezes na bola, com o lance a dar no 1-3 que matou a partida. E a falta que dá origem ao 2º amarelo para o Benny nunca em lado nenhum é para cartão. Tenham vergonha nas crónicas que escrevem, quem não vir os jogos pensa que o árbitro não cometeu nenhum erro. ...ler comentário completo »
Boavista
2023-05-27 19h10m por reginacosta
Final de época tranquilo, coisa rara de há uns anos a esta parte.
Parabéns a todos e boas férias! Vamos ter saudades. . . 🖤🤍🖤
Chaves-BFC
2023-05-27 19h04m por Kurika
Não vencíamos os flavienses desde 1998-99, foram 25 anos sem lhes ganhar.
Curiosamente, o resultado foi o mesmo que nesse ano, 4-1.
Ofensivamente, tivemos a melhor equipa desde os anos em que lutávamos pelo título.
Sinceramente, estou preparado para muitas saídas. Vamos ver como será o plantel, esperemos que com o Petit por cá.
Grande exibição
2023-05-27 18h55m por ramiroo
Hoje ficou mais uma vez demonstrado todo o nosso potencial este ano, e que não foi aproveitado por alguma instabilidade que o nosso investidor e a nossa direção teimam em não resolver. Parabéns aos jogadores e á equipa técnica, fizeram um excelente trabalho
BFC
2023-05-27 18h23m por moumu
Grande exibição, foi bom para Bozenik que podemos precisar mais dele na próxima época, Seba Perez também é um jogador que aprecio, se os jogadores do Chaves ficaram frustados isso deve-se a mérito do BFC que resolveu com o 1-3. Acredito que para ano possamos lutar por um lugar nas competições europeias.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...