placardpt
      Rio Ave e Famalicão empatam a 2-2

      Despediram-se entre Vilas

      2023/05/26 21:09
      E1

      De um lado, Vila do Conde. Do outro, Vila Nova de Famalicão. Em jeito de despedida, um duelo entre «homónimos» abriu a última jornada da Liga Portugal bwin. Cinco alterações do lado rioavista e apenas uma do lado famalicense. No entanto, nenhuma força prevaleceu, ao terminar por 2-2.

      Não havia grande coisa pela qual lutar. Ambas as formações garantiram a manutenção. De um lado, Luís Freire quis que a sua equipa se divertisse em campo nestes últimos 90 minutos, mas, por outro lado, João Pedro Sousa esclareceu que lhe fica a amargura de não conseguir mais do que um possível sétimo lugar.

      Entre o céu e o inferno

      Viveu-se uma primeira parte em modo carrossel, para quem sente as cores do Famalicão. O jogo começou de forma muito morosa. Duas equipas encaixadas e a bola apenas a rodar no meio-campo. Parecia não sair muito disto... até aparecer o primeiro golo.

      Foram precisos dez minutos e apenas uma ocasião de golo para ser concretizada. Alex Dobre encarnou o espírito de um verdadeiro avançado que serve golos e dá a servir. No primeiro, Rúben Lima agradeceu o prato. No segundo, no lance seguinte, Santi Colombatto retribuiu a dose - como pode ler no acompanhamento ao minuto realizado pelo zerozero.

      Alex Dobre foi uma das grandes figuras na primeira parte @Rogério Ferreira / Kapta+

      O Rio Ave estava expectante entre tudo aquilo que poderia acontecer. Sem grande garra ou maestria, tudo saía ao lado. Não estava, de todo, a ser uma boa despedida para os vilacondenses.

      Se os minhotos se sentiam no céu, rapidamente desceram ao inferno. Depois de dois golos e uma vantagem confortável, eis a expulsão de Zaydou Youssouf. Ivo foi obrigado a recuar no terreno e a ajudar Colombatto - o que obrigou a um Famalicão menos decisivo no último terço, com menos um elemento. As esperanças do Rio Ave estavam vivas.

      Santas substituições

      A verdade é uma. Luís Freire pediu que a equipa se divertisse em campo, mas, na segunda parte, houve algo similar a uma entrada «de faca nos dentes». As substituições ajudaram - e muito.

      O Rio Ave cresceu e deu viva ao jogo e às esperanças de uma remontada - que o diga Boateng, que ajudou a que a ambição não se esvaisse.

      Estavam a dar tudo dentro de campo. Quer o que tinham, quer o que não tinham. O Famalicão - reduzido a dez elementos - já não tinha grande força para lá da inspiração de Iván Jaime e, mesmo ele, não tinha espaço nem condições para criar porque os famalicenses simplesmente pouco atacavam.

      E a sina concretizou-se. A turma de Freire estava bem atenta ao jogo. Em dois minutos, quase apareceu a premeditada remontada. Leonardo Ruiz fez sonhar, ao lançar o empate, e, houve uma decisão revertida de uma grande penalidade.

      Os ânimos acabaram por se exaltaram, mas o jogo seguiu com o Rio Ave na mesma toada. Não deu para mais. Despediram-se entre Vilas com um empate.

      jogos históricos
      U Sexta, 26 Maio 2023 - 19:00
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Carlos Macedo
      2-2
      Emmanuel Boateng 70'
      Leonardo Ruiz 81'
      Rúben Lima 10'
      Alex Dobre 12'

      ESTÁDIO

      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Lotação5 300
      Medidas105x68
      Inauguração1984
      Lances Capitais
      10´
      GOLO FC Famalicão!
      Rúben Lima marca
      Rúben Lima marca o seu 1º golo na prova (18 jogos)
      12´
      GOLO FC Famalicão!
      Alex Dobre marca
      Alex Dobre marca o seu 2º golo na prova (17 jogos)
      30´
      Cartão vermelho para Zaydou Youssouf (FC Famalicão) por entrada dura sobre Guga, após análise do VAR
      Zaydou Youssouf vê o seu 1º vermelho na prova (32 jogos)
      70´
      GOLO Rio Ave!
      Emmanuel Boateng marca
      Emmanuel Boateng marca o seu 6º golo na prova (28 jogos)
      81´
      GOLO Rio Ave!
      Leonardo Ruiz marca
      Leonardo Ruiz marca o seu 4º golo na prova (25 jogos)
      Positivo
      Crescimento vilacondense

      É de notar como cresceu o Rio Ave durante o encontro. Depois de se verem a perder por dois golos de desvantagem, deram o que tinham e não tinham para alcançar, pelo menos, um ponto. O jogo começou a estar mais ligado entre setores e criaram verdadeiro perigo à baliza de Zlobin.

      Negativo
      10 minutos para arrancar

      A entrada em jogo foi morosa. Deu quase a entender que grande parte do duelo iria ser disputado assim. A bola apenas rodou no meio-campo e entre os setores defensivos de ambas as equipas. Quase prevaleceu o sono, até aos golos minhotos. Daí em diante, tivemos jogo.

      Forma
      Rio Ave
      2022/2023
      38J
      12V
      10E
      16D
      41-49G
      FC Famalicão
      2022/2023
      44J
      18V
      7E
      19D
      55-57G
      O Árbitro

      Critério uniforme nas faltas assinaladas. No lance de Youssouf e Guga, decidiu bem - após a intervenção do VAR - ao mostrar cartão vermelho. 

      Fotografias(15)

      Liga BWIN: Rio Ave x Famalicão
      Liga BWIN: Rio Ave x Famalicão
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      FC FAMALICÃO

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Rio Av-Fama
      2023-05-27 04h32m por moumu
      Boas ligas das 2 equipas nunca estiveram lá em baixo.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Benfica
      Excerto do episódio 39 do Ataque Rápido
      O problema da comunicação no Benfica em 2023/2024 foi assunto recorrente. Neste excerto do episódio 39 do Ataque Rápido, Luís Rocha Rodrigues reparte as culpas por ...