placardpt
    Manchester City elimina o Bayern Munchen

    Sem espaço para surpresas

    Tal como no outro jogo desta noite, esse que atraiu mais atenção do público português, em Munique não houve espaço para surpresas nem reviravoltas. 

    O Bayern quis (muito) reverter o défice de três golos que trouxe de Inglaterra, mas não acertou com a finalização e ainda se apanhou a perder na receção ao Manchester City, antes de conquistar um empate de significado muito reduzido. O gigante bávaro cai com um agregado pouco simpático: 4-1.

    Para os cityzens, no entanto, é ocasião de festa. Que venham os barris da lager local, porque o emblema inglês está nas meias-finais da Liga dos Campeões pelo terceiro ano consecutivo e vai agora ter uma oportunidade dourada para se vingar do Real Madrid, que há um ano eliminou o City, de forma épica, nessa fase da competição.

    Dominar não chega

    Embora não fosse um objetivo fácil, o plano era, na sua essência, muito simples. O Bayern queria entrar forte, entusiasmar os seus adeptos numa casa onde tinham vencido 16 dos anteriores 18 jogos europeus, e depois deixar o adversário sobre pressão ao marcar cedo no jogo.

    Esse cenário acabou por ficar nos desejos mais utópicos de Thomas Tuchel, já que a equipa da casa, embora dominante desde o apito inicial, não conseguiu transformar em golo as oportunidades que criou no decorrer da primeira parte.

    Sané, Goretzka, Kimmich, Choupo-Moting, Coman... Ninguém conseguiu finalizar da melhor forma e, mesmo quando o remate era bom, Ederson aparecia a tempo de negar o golo.

    Joshua Kimmich foi o melhor em campo @Getty /
    A frustração crescia, em campo e nas bancadas, numa primeira parte que ainda deu para alguns sustos. O primeiro foi quando Upamecano viu o cartão vermelho direto, que seria riscado pelo VAR, e o segundo foi quando o defesa francês cometeu uma grande penalidade que Erling Haaland desperdiçou.

    O dia dos cityzens sem bola

    Ao intervalo o Bayern seguia vivo, embora o ritmo cardíaco já não fosse um exemplo de saúde. O tempo era cada vez mais escasso e era necessária uma boa entrada na segunda parte, mas tal não aconteceu. Foi outra vez Upamecano que escorregou e deixou Haaland isolar-se e marcar o 12º golo nesta edição da Champions.

    Pesadelo de Tuchel
    Thomas Tuchel, expulso pelo árbitro esta noite, venceu apenas dois dos primeiros seis jogos ao leme do Bayern. Era difícil começar pior...
    Guardiola estava tão zen quanto um agregado de 4-0 permitia, mesmo a apostar menos na posse e mais em transições, mas a formação germânica não deixou de acreditar. Saiu Sané e entrou Mané, numa substituição poética de Tuchel (tanto pela rima como pelo significado), e as oportunidades continuaram a surgir.

    Mathys Tel também entrou e ainda marcou, mas o golo foi invalidado e teria de ser Kimmich, um dos melhores em campo nesta noite, a fazer o golo do empate (ou da honra) através de uma grande penalidade. O treinador do Bayern ainda recebeu ordem de expulsão, para abandonar a competição nos seus termos.

    Sem remontadas, para a infelicidade dos românticos, o Manchester City assegurou a passagem à próxima fase, num jogo em que desempenhou um papel mais cauteloso do que o habitual. Segue-se o Real Madrid, num delicioso reencontro que separa os ingleses da final.

    jogos históricos
    U Quarta, 19 Abril 2023 - 20:00
    Allianz Arena
    Clément Turpin
    1-1
    Joshua Kimmich 83' (g.p.)
    Erling Haaland 57'

    ESTÁDIO

    Allianz Arena
    Lotação75 000
    Medidas105x68
    Inauguração2005
    Lances Capitais
    37´
    Erling Haaland (Manchester City) falha a grande penalidade!
    57´
    GOLO Manchester City!
    Erling Haaland marca
    Erling Haaland marca o seu 12º golo na prova (8 jogos)
    Erling Haaland marcou o seu 48º golo na equipa (41 jogos)
    75´
    GOLO INVALIDADO Bayern München
    Tel, aproveitando uma defesa incompleta de Ederson, enviou a bola para o fundo das redes, mas a jogada acabou por ser anulada por posição irregular de Coman na construção do lance
    83´
    GOLO Bayern München
    Joshua Kimmich marca de grande penalidade!
    Joshua Kimmich marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
    Joshua Kimmich marcou o seu 39º golo na equipa (341 jogos)
    87´
    Cartão vermelho para Thomas Tuchel (Bayern München)
    Positivo
    City camaleão

    O Manchester City atuou com o mesmo onze esta noite e na primeira mão desta eliminatória, embora não tenha parecido ser esse o caso. A equipa de Guardiola mostrou a adaptabilidade necessária para ter sucesso nesta competição, ao afastar-se da sua filosofia habitual e apostar na qualidade defensiva e sem bola dos seus jogadores, sabendo que podia ferir em transição. Correu bem, até ao penálti.

     
    Negativo
    Upa, upa...

    Dayot Upamecano deu-se bem depois de trocar Leipzig por Munique, mas agora está mais longe do seu melhor nível. Já tinha tido uma exibição infeliz em Manchester e esta noite, mesmo com a sua equipa a subir o nível, voltou a errar. Ofereceu um golo, cometeu uma grande penalidade, e só não foi expulso antes de tudo isto porque o VAR não deixou.

    Forma
    Bayern München
    2022/2023
    43J
    29V
    9E
    5D
    120-43G
    Manchester City
    2022/2023
    48J
    34V
    8E
    6D
    124-39G
    O Árbitro

    Nada a assinalar na exibição do árbitro francês Clément Turpin

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BAYERN MÜNCHEN
    EMPATE
    MANCHESTER CITY

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Não tarda. . .
    2023-04-20 10h02m por Artemis
    . . . aqui em Portugal ainda desatam a qualificar o Haaland como o melhor jogador do mundo!. . .

    A não ser que tenham mudado o critério reinante cá na terreola. . .
    Johny016
    2023-04-20 02h32m por PSVIEW
    Foi uma expressão. Claro que o Real Madrid não deixa de ter uma equipa de topo mas da forma que tem ganho champions atrás de champions é espantoso. Além de não terem o melhor plantel na Europa. Acho que há 3 ou 4 equipa com melhor plantel
    KI
    Upamecano
    2023-04-20 00h00m por Kissas
    Ele pode ser considerado culpado pela eliminação do Bayern de Munique!
    Bayern
    2023-04-19 23h43m por JotaFer
    Parabéns pela grande gestão que decidiram fazer antes do jogo com o City terem despedido o treinador. Para mim um modelo de gestão que eram para toda a Europa não comprada pelos árabes mas a partir do dia que decidiram fazer isto, voltei com a palavra atrás.

    Para quem continua a bater no ceguinho na questão de sorte do Real, continuem e espero que a história se repita. História essa que nem sabem nem querem saber so se lembram de 2014 para a frente se calhar.
    PSVIEW
    2023-04-19 23h33m por johny016
    Não podemos agora sempre dar essa ideia de que o Real Madrid marca e ganha com base na sorte e na inspiração divina. A qualidade da equipa e do treinador continuam a ser das melhores do mundo e continuam a ser os favoritos à vitória.
    Tuchel vs. Nagelsmann
    2023-04-19 23h30m por johny016
    Nagelsmann: 37 JOGOS: 27 vitórias, 7 empates, 3 derrotas
    Tuchel: 13 JOGOS: 5 vitórias, 3 empates, 5 derrotas

    O Oliver Kahn e o Salihamidzic. . . onde é que eles andam mesmo? Agora não põe a boca no trombone dia e noite para falar da nova aposta?

    Como destruir a época em pouco mais de 1 mês!
    CIty
    2023-04-19 22h38m por moumu
    Pode ser que seja este ano já que contam com o super Haaland mas vão ter de jogar a fundo os 180 minutos porque o Real é o bicho papão desta competição. Para o outro finalista apostno no milan 55-45.
    Man city
    2023-04-19 22h27m por PSVIEW
    Por mais que queira ver o City ganhar a liga dos campeões ha algo com o Real Madrid e está competição. Seja um golo a 3 segundos do fim ou um golo com a ajuda do vento, não vejo o City a ganhar ao Real Madrid, mas posso estar enganado

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Mercado
    Decisão de AVB e Andoni Zubizarreta
    A decisão está tomada e normalizará a situação de três dos futebolistas afastados por Sérgio Conceição do plantel do FC Porto: a partir ...