placardpt
    Empate na Alemanha

    Erros para a estaca zero

    2023/02/22 22:08
    E3

    Erro de um lado e erro do outro. É este o resumo do jogo na Alemanha, que terminou num empate 1-1 entre RB Leipzig e Manchester City. Os forasteiros até começaram melhor, mas o golo sofrido no segundo tempo mexeu com a concentração da equipa que jogou com os mesmos jogadores durante os 90 minutos, não operando qualquer tipo de substituição para tentar algo diferente.

    André Silva foi titular nos anfitriões, mas teve uma exibição muito apagada enquanto esteve em campo. Acabou por ser substituído por Yussuf Poulsen, avançado que tem tentado reconquistar o seu espaço no emblema alemão.

    Desatenção fatal

    Sem Kevin de Bruyne, John Stones e Aymeric Laporte na visita à Alemanha, o Manchester City mostrou, nos minutos iniciais, para o que é que vinha: posse de bola sem correr riscos para não abrir espaços na sua defesa e controlo do jogo absoluto em toda a primeira parte. E foi isso que foi fazendo com calma e paciência, tal como lhe é habitual.

    O RB Leipzig limitou-se a manter-se coeso para não conceder espaços para o talento dos homens da frente dos citizens não sobressair, no entanto, numa das únicas desatenções por parte da turma alemã, eis que o Manchester City inaugurou o marcador.

    @ RONNY HARTMANN/AFP via Getty Images
    O meio-campo quis sair a jogar a partir de trás, mas um passe errado resultou na recuperação da bola de Jack Grealish e o camisola dez, com um passe de rutura, assistiu Riyad Mahrez. O argelino, com um remate forte, desfez o nulo na partida e encheu de alegria os adeptos que viajaram desde Inglaterra até à Red Bull Arena.

    Ainda assim, a desvantagem não acordou a equipa da casa que, só à passagem do minuto 46, é que conseguiu chegar à baliza de Ederson (que foi um mero espetador em todos os primeiros 45 minutos) com algum critério. André Silva e Timo Werner passaram despercebidos, não dispondo de nenhuma oportunidade para fazerem o que melhor sabem: marcar. Também Emil Forsberg, o principal mágico da equipa, esteve uns furos abaixo e não conseguiu fazer a diferença.

    Outra cara

    Marco Rose estava insatisfeito com o que estava a ver e, ao intervalo, colocou Benjamin Henrichs, lateral francês que veio dar outra vida aos seus companheiros. O jogador de 25 anos galvanizou a sua equipa e até podia ter feito o empate na partida, mas não teve a pontaria certa para abanar as redes de Ederson.

    Haaland passou despercebido @Getty /
    Além do defesa, também Christopher Nkunku, que esteve afastado por lesão durante vários meses, deu o seu contributo com a qualidade que lhe é reconhecida. E o francês viu de perto o RB Leipzig marcar o golo à passagem do minuto 70. Marcel Halstenberg cruzou e Josko Gvardiol subiu ao segundo andar para fazer o empate no marcador, num lance em que Ederson assumiu grande parte das culpas. O guarda-redes brasileiro calculou mal a saída entre os postes e o defesa croata aproveitou da melhor maneira.

    A partir daí, equilíbrio foi a palavra de ordem, com nenhuma das equipas a conseguir assumir o jogo com critério. O Manchester City vai para a segunda mão, a 14 de março, com uma exibição um bocado aquém das expectativas, sobretudo depois do golo de Gvardiol, onde a falta de respostas foi evidente.

    jogos históricos
    U Quarta, 22 Fevereiro 2023 - 20:00
    Red Bull Arena
    Serdar Gozubuyuk
    1-1
    Josko Gvardiol 70'
    Riyad Mahrez 27'

    ESTÁDIO

    Red Bull Arena
    Lotação47 069
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2004
    Positivo
    Reação alemã

    Ir para o intervalo a perder frente a uma equipa como o Manchester City é complicado, sobretudo depois de uma primeira parte em que existiram poucas oportunidades para o empate, mas dar a volta à situação é de louvar. O RB Leipzig entrou de cara lavada e até podia ter marcado mais cedo pelos pés de Benjamin Henrichs, que entrou ao intervalo.

    Negativo
    Falta de reação

    E se de um lado destacamos a reação da equipa alemã, do outro realçamos a falta de respostas do Manchester City perante um RB Leipzig que cresceu com o decorrer do encontro. Pep Guardiola, com as opções que tinha no banco, podia ter tentado algo diferente.

    Forma
    RB Leipzig
    2022/2023
    32J
    18V
    7E
    7D
    75-42G
    Manchester City
    2022/2023
    37J
    24V
    7E
    6D
    86-34G
    O Árbitro

    Serdar Gözübüyük teve um jogo tranquilo e esteve à altura da partida com decisões sempre acertadas. Não se deu pelo neerlandês e, quando assim é, é sempre um bom sinal.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RB LEIPZIG
    EMPATE
    MANCHESTER CITY

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    OJaime_Pacheco
    2023-02-23 04h56m por moumu
    Concordo mas acho que não ganha a competição.
    Boa réplica do Leipzig
    2023-02-22 22h31m por OJaime_Pacheco
    Mas o Manchester City em casa vai resolver a eliminatória.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Euro
    Dupla entre os ausentes de peso
    A Federação Alemã de Futebol (DFB) revelou, esta quinta-feira, a lista convocados da Alemanha para o Euro 2024, que vai receber, e Mats Hummels e Leon Goretzka estão entre ...