placardpt
      Casa Pia bateu o Boavista no Jamor

      83 anos depois, os Gansos voltam a sorrir entre os grandes

      É impossível fugir àquela 1ª parte de nível baixíssimo, mas a verdade é que tudo melhorou na 2ª parte quando as equipas finalmente começaram a arriscar e largaram um desenho tático estático. No final, os Gansos voltaram a sorrir no principal escalão do futebol português 83 anos depois, ao baterem as Panteras por 2-0.

      Apesar de não ter vencido em qualquer dos dois jogos disputados até então na Liga Portugal Bwin, o técnico Filipe Martins manteve a confiança nos mesmos onze titulares do jogo com o Benfica (0-1). Do lado do Boavista, por sua vez, Petit pôde finalmente contar com os reforços deste mercado de transferência, depois de regularizada a dívida a Adil Rami, e chamou ao onze titular algumas novidades, como Pedro Malheiro, Róbert Bozenik e Salvador Agra.

      Um deserto de ideias

      Com ambas as equipas a apresentarem-se nos seus habituais 3x4x3, o encaixe posicional entre Gansos e Panteras era evidente e bastava, por isso, perceber as dinâmicas dentro de campo que estas iam impor. O Casa Pia começou por defender em bloco baixo, apenas pressionando em certas zonas, por forma a perceber como o Boavista se ia apresentar, mas a verdade é que os axadrezados estavam com alguma dificuldade em ter bola e isso permitiu aos lisboetas assumir um pouco mais as rédeas do jogo.

      1ª parte deixou a desejar ©Kapta+
      O Casa Pia demonstrava claramente ter mais paciência com a bola no pé, sem ter receio de desacelerar o jogo através dos seus defesas, em vários momentos, enquanto o Boavista ia apressando em demasia os processos e mostrava-se bastante dependente dos movimentos de rotura de Salvador Agra, que, a certo ponto, até chegou a ocupar uma posição no miolo para facilitar a ligação, face à inoperância de Makouta e Seba Perez.

      Contudo, apesar de terem mais bola, a verdade é que os Gansos não estavam também propriamente inspirados no ataque e sem ser algumas arrancadas de Godwin pela esquerda e umas pinceladas de Kunimoto ao nível do passe, pouco houve a apontar. Os dois extremos tentaram alguns movimentos de rotura para o meio, com Rafael Martins a baixar para junto do miolo para tentar arrastar o central, mas faltou sempre aquele último passe de maior qualidade e a 1ª parte terminou praticamente sem oportunidades de relevo a apontar. Pedia-se melhor num jogo da Primeira Liga.

      Quem diria? Bastou arriscar

      Depois de uma 1ª parte que deixou muito a desejar, dos dois lados, os primeiros minutos do segundo tempo mostraram desde logo uma clara mudança de intensidade, com mais intensidade na troca e disputa de bola. Do lado do Boavista, a grande diferença, especialmente no ataque foi a clara aproximação e maior disponibilidade ao jogo de Makouta, que claramente permitiu à equipa acelerar processos e jogar cada vez mais perto da baliza adversária, de tal modo que os axadrezados criaram logo um par de grandes oportunidades. O reforço Bozeník esteve pertíssimo de se estrear a marcar.

      Jogo melhorou na 2ª parte ©Kapta+
      Ora, esta maior aproximação ao ataque forasteira abriu claramente o jogo e fez bem a um jogo que ameaçava acabar como começou. Com essa abertura, o Casa Pia finalmente conseguiu começar a usar as suas alas, a sua principal arma, e isso acabou por ter efeito praticamente imediato. À passagem da hora de jogo, Lucas Soares e Godwin arrancaram e combinaram na direita e o nigeriano cruzou rasteiro para o coração da área, onde surgiu Rafael Martins  a fazer o 1-0 e o primeiro golo do Casa Pia na Primeira Liga em 83 anos! 

      A perder, o Boavista passou a arriscar ainda mais e subiu as linhas, o que acabou por ser devastador. O Casa Pia sabe e soube defender-se e tem em Godwin uma autêntica flecha pronta a atacar a profundidade. O extremo nigeriano foi desmarcado de forma exímia por Kunimoto e não deu hipóteses a Sasso, fazendo o 2-0 ao chegar à área boavisteira. Os Gansos estavam no seu habitat.

      Desesperado, Petit fez de tudo nos últimos 20 minutos para não acabar com a sua invencibilidade esta temporada e colocou «a carne toda no assador». Gorré teve uma oportunidade a alguns minutos dos 90', mas, em ótima posição, cabeceou frouxo e falhou em relançar o jogo. O Casa Pia aguentou-se com unhas e dentes e acabou por conseguir a vitória por 2-0, a primeira nesta temporada e a primeira no principal escalão do futebol português em mais de 83 anos.

      jogos históricos
      U Domingo, 21 Agosto 2022 - 15:30
      Estádio Nacional do Jamor
      Pierre Gaillouste
      2-0
      Rafael Martins 61'
      Saviour Godwin 67'

      ESTÁDIO

      Estádio Nacional do Jamor
      Lotação37 593
      Medidas105x68
      Inauguração1944
      Positivo
      Abertura do jogo

      O futebol é assim. Arrisca-se para tentar melhorar e, por vezes, sofre-se com isso. A opção de Petit na 2ª parte de dar mais espaço ofensivo para Makouta foi boa e o Boavista esteve muito perto do golo, mas acabou por ser traído por si mesmo, face ao espaço que isso deu ao Casa Pia para sair em velocidade. Como se costuma dizer, é futebol.

      Negativo
      Aquela 1ª parte

      Dificilmente a 1ª parte do jogo podia ter sido pior. As equipas estavam encaixadas a nível tático e nada fizeram para tentar desfazer esse puzzle. Faltou imensa qualidade e ideias para um jogo deste nível.

      Forma
      Casa Pia
      2022/2023
      3J
      1V
      1E
      1D
      2-1G
      Boavista
      2022/2023
      3J
      2V
      0E
      1D
      3-3G
      O Árbitro

      O francês Pierre Gaillouste pareceu algo nervoso nos primeiros minutos e a procurar excessivamente impor a sua autoridade. Deixou o jogo fluir e tentou apitar poucas faltas, mas demorou demasiado até dar o primeiro cartão, que apenas chegou ao minuto 73.

      Fotografias(15)

      Liga BWIN: Casa Pia AC x Boavista FC
      Liga BWIN: Casa Pia AC x Boavista FC
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      CASA PIA AC
      EMPATE
      BOAVISTA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      161_Nicks
      2022-08-22 12h16m por umnovetresum
      Tenho a certeza que um treinador batido no mundo do futebol não se terá dado ao trabalho de observar nenhum jogo do adversário . . . uma pessoa tem de ler cada coisa.
      Formiga 1979 Casa Pia
      2022-08-22 07h07m por hc_aavik
      Os três ditos cujos vão sempre jogar em casa a jogar contra o Casa Pia. O Casa Pia tem muito poucos adeptos. Mesmo em Pina Manique, o Casa Pia só vai "jogar em casa" em metade dos jogos do campeonato
      FO
      Jogo no Jamor
      2022-08-22 00h19m por Formiga1979
      Não querendo arranjar qualquer tipo de polémica (até porque, pelo que percebi, o Casa Pia terá que jogar contra o Porto e o Sporting no estádio de Leiria também, para evitar essa mesma polémica), mas alguém me sabe dizer porque é que a semana passada, para jogar contra o Benfica, o Jamor não tinha condições e esta semana já tem?
      Obrigado
      Boavista
      2022-08-21 19h29m por reginacosta
      Adaptação aos reforços. Não há que desanimar. Força Boavista! 🖤🤍🖤
      BFC
      2022-08-21 18h48m por Kurika
      Em relação ao jogo propriamente dito, nem antes éramos fantásticos, nem agora somos horríveis.
      O Casa Pia tem um plantel bastante bom, têm dinheiro invulgar para um clube que sobe de divisão e e até nos ganharam a corrida a alguns jogadores, como João Nunes. Nao é nenhuma vergonha perder este jogo.
      Agora, aquela defesa tem de ser revista, sobretudo quando vamos apanhar o Benfica na próxima jornada e, se cometermos os mesmos erros, levamos 4 ou 5. Filipe Ferreira é dem...ler comentário completo »
      y10
      2022-08-21 18h47m por Kurika
      Por acaso, até estava mais gente no jogo do que pensava que ia estar.
      BFC
      2022-08-21 18h09m por moumu
      Correu mal paciência! Parabéns ao Casa Pia! Mas prontos para o BFC serviu para os reforços se integrarem na equipa e mostrarem o seu valor.
      .
      2022-08-21 18h02m por Mastarado
      O resultado só espalha o quão má é a defesa do Boavista, clube que dominou o jogo e falhou alguns golos.
      GODWIN
      2022-08-21 17h51m por grove_street
      Vai buscar este jogador Amorim !
      Casa Pia
      2022-08-21 17h45m por Indargorri
      Têm uma das equipas mais equilibradas da I Liga. Entre alguma experiência (Ricardo Baptista, Vasco Fernandes ou F. Varela, que hoje não saíu do banco) têm muito talento do meio campo para a frente. Gosto especialmente do Lelo e do Kunimoto, excelentes distribuidores de jogo, e além do também experiente Rafael Martins têm o Godwin, e o nigeriano promete ser um caso sério. Prevejo uma época tranquila para os gansos - se o factor de não poderem jogar no seu estádio não interferir.
      Casa Pia
      2022-08-21 17h44m por Orgulho-Benfiquista
      "Em casa" Quase sacou um empate contra o Benfica e agora vence o Boavista.
      Tenho a certeza que quando estiverem no estádio próprio vão conseguir pontuar mais.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      entrevista
      Recorde a entrevista a Arnaldo Abrantes
      Antigo velocista olímpico português, Arnaldo Abrantes dedica-se atualmente à medicina desportiva e trabalha no Aston Villa. Em 2022, após festejar a subida do Nottingham ...