placardpt
      «Azuis» não evitaram o último lugar

      Dilúvio da despedida: B SAD cai para a Segunda

      A matemática era difícil, a realidade provou-o. O B SAD desceu, este sábado, à segunda divisão do futebol português. A sentença final (com empate 0-0 em Arouca) reflete uma época complexa e com um episódio tão sui generis quanto lamentável, como foi o jogo com o Benfica, no Jamor. Dada a particularidade do clube, o futuro da sua equipa será, seguramente, tema nas próximas semanas. 

      Dilúvio como «despedida»

      Era o ato final, a derradeira ponta de uma esperança que se foi esgotando com o passar das jornadas. O B SAD entrou para a 34ª jornada da Liga em último lugar na tabela e foi nesse lugar que se despediu do escalão maior do futebol nacional. O destino, esse, nunca esteve nas próprias mãos (ou pés); e foi nessa dependência de terceiros que se começou a escrever a sentença.

      Quando a meio da primeira parte já o Moreirense vencia à distância o Vizela por 3-0, todos, sem exceção, compreenderam que o final de linha para os azuis tinha chegado. E porque o futebol gosta sempre de se ligar ao místico, o dilúvio que se abateu sobre a tarde quente de Arouca foi mais do que uma premonição; foi mesmo uma despedida «abaixo da linha de água».

      Pouco «B» para as necessidades

      À imagem daquilo que os resultados ditavam, assim foi a exibição da equipa de Franclim Carvalho. Em campo, sim, mas sem aquela alma de quem acreditava que era possível. Por isso, foi o Arouca, já tranquilo na felicidade da manutenção, quem esteve mais perto de chegar ao golo. Se não era Luiz Felipe - defesas soberbas aos 8 e aos 45 minutos -, era Danny Henriques a tirar o golo em cima da linha.

      Com a paz às costas joga-se melhor. Esse dado assentou na perfeição à equipa de Armando Evangelista, que até teve algumas alterações na equipa inicial. Na primeira defesa de Luiz Felipe, por exemplo, foi o «miúdo» Tiago Araújo, emprestado pelo Benfica, a aparecer em posição de golo. Antony também mereceu a titularidade, mas foram os do costume a dar «perfume»: David Simão e Alan Ruiz.

      O argentino, por exemplo, para lá dos excelentes pormenores - como o passe a isolar Tiago Araújo aos oito minutos -, quase fazia o «seu» golo no arranque do segundo tempo; Luiz Felipe, contudo, voltou a opor-se. Que o guardião do B SAD tenha sido um dos melhores em campo advoga a tese de uma equipa visitante presa às muitas limitações - futebolísticas e mentais - que se manifestaram ao longo da época.

      Atenção: o B SAD teve as suas ocasiões para, pelo menos, dizer adeus com uma vitória (ainda que sempre amarga). A melhor foi da autoria de Abel Camará (44'), mas no ping pong com Zubas nem a sorte esteve do lado dos condenados. Houve outras, sobretudo nos minutos finais, mas sem consequências significativas - no resultado e na tabela.

      E assim, com uma segunda parte morna e sem grandes motivos de interesse se fechou o capítulo desta época que viu um dos clubes mais «polémicos» do futebol nacional descer de divisão. Quanto ao Arouca, estará por «cá» na próxima temporada. 



      jogos históricos
      U Sábado, 14 Maio 2022 - 15:30
      Estádio Municipal de Arouca
      Rui Costa
      0-0

      ESTÁDIO

      Estádio Municipal de Arouca
      Lotação5 600
      Medidas106x65
      Inauguração2006
      Positivo
      Boa casa em Arouca

      Com a manutenção garantida, o último jogo da época foi de celebração para o Arouca. Por isso, a afluência de público ao estádio foi muito interessante, com uma das duas bancadas completamente repleta e outra (à chuva) bem composta.

      Negativo
      Que dilúvio!

      A temperatura estava quente, mas aquilo que caiu do céu foi impiedoso. A tarde em Arouca foi de dilúvio e, com isso, extremamente desagradável para quem se sentou na bancada descoberta do estádio municipal. 

      Forma
      FC Arouca
      2021/2022
      37J
      8V
      11E
      18D
      34-56G
      Belenenses SAD
      2021/2022
      38J
      7V
      12E
      19D
      31-61G
      O Árbitro

      Arbitragem sem casos e discreta de Rui Costa, ainda que aos 52 minutos a equipa da casa tenha pedido grande penalidade sobre André Silva. No entanto, a decisão de mandar jogar foi correta.

      Fotografias(15)

      Liga BWIN: Arouca x Belenenses SAD
      Liga BWIN: Arouca x Belenenses SAD
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC AROUCA
      EMPATE
      B SAD

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      B SAD
      2022-05-14 21h50m por yousandro
      finalmente desceram, o país inteiro está contente!

      agora que se mudem para a Comporta e criem o Comporta FC ou algo assim ou façam uma fusão com um clube qualquer de Lisboa. . . que ganhem alguma identidade e apoiantes que a continuarem a ser B SAD ninguem os quer
      Tondela e Arouca
      2022-05-14 21h46m por Erling9Haland
      Por alguns comentários aqui as equipas do interior não tem direito a jogar na 1º divisão. . .
      Devem preferir que um investidor estrangeiro pegue num clube qq dum distrito litoral faça uns bons trocos e depois os mande para as distritais, isso é que é bom
      redlegion
      2022-05-14 20h36m por robbiefowler9
      Concordo que realmente o espírito bairrista de apoio ao clube da terra não está presente em grande parte do país, mas para mim esta é uma oportunidade de ouro para um clube dessas regiões buscar apoio de investidores e fazê-los ver da rentabilidade e visibilidade que a Segunda Liga lhes pode proporcionar no retorno do investimento, e tendo em conta a provável falta de concorrência nessas zonas, é bem possível atrair jogadores e adeptos.
      Yto
      2022-05-14 19h15m por Peste666
      Quando estava na 2ªliga houve um Chinês que queria investir e reforçava a equipa em Janeiro para não se descer. Mas os sócios chumbaram isso na assembleia.
      E honestamente agora ando um bocado desligado já que moro em Alcochete e não tenho acompanhado o clube como fazia antes.
      Yto
      2022-05-14 18h58m por Peste666
      E sabes que o Oriental é um clube de um bairro de Lisboa e como tal é dificil crescer.
      Não se pode comparar a um clube que representa uma cidade se me entendes.
      Quando subimos os jogos foram feitos lá e tens o Vilafranquense que é uma cidade enorme e nem pode lá jogar.
      Yto
      2022-05-14 18h53m por Peste666
      Aquilo levou obras. Até está melhor de quando estivemos recentemente na 2ªliga e na altura só levou uns retoques e foi reforçada a iluminação.
      Agora se as exigencias já são outras não sei.
      Yto
      2022-05-14 18h47m por redlegion
      E outros que se mantêm na Primeira e a dever a toda a gente. E levam anos a ser punidos seriamente.
      robbiefowler9
      2022-05-14 18h45m por redlegion
      Acho isso completamente impossível, porque se assim fosse já teriam atraído investidores sem precisarem disso.
      O futebol também é o reflexo do país e essas regiões são cada vez menos atrativas para investimentos, então a nível futebolístico ainda pior, já que são dominadas por adeptos dos estarolas à pouca identificação com os clubes locais (mesmo em zonas litorais como o distrito de Viana do Castelo, cuja realidade conheço bastante bem).
      Yto
      2022-05-14 18h41m por redlegion
      Olha que nem sempre. . .
      redlegion
      2022-05-14 18h39m por robbiefowler9
      Não acredito que os clubes das regiões que referi tenham por si só dinheiro para fazer a fusão e assumir as responsabilidades de estarem na Segunda Liga, mas se se aliarem a um investidor para comprar a posição da Codecity na SAD penso que é perfeitamente possível
      Yto
      2022-05-14 18h34m por robbiefowler9
      Madeira, embora tenha Marítimo e Nacional, tem sofrido com a descida acentuada de qualidade de equipas como o Camacha, União da Madeira (que vai ter de recomeçar na última distrital da Madeira) e Machico, e por fim, Viana do Castelo nunca teve uma equipa nos campeonatos profissionais, o mais perto disso foi com Limianos, Atlético Arcos, Vianense
      Yto
      2022-05-14 18h33m por Peste666
      O campo do Oriental cumpre as regras para uma 2ªliga. Só que por aqui quem manda são os sócios. . . . . por enquanto. . . .
      B-SAD
      2022-05-14 18h29m por zlatan_21
      Adeus e não mais voltem a subir ao primeiro escalão do nosso futebol.
      Yto
      2022-05-14 18h29m por robbiefowler9
      Bragança nunca esteve perto da Primeira Liga, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança foram os mais próximos jogando na antiga Segunda Divisão B, Guarda deve ser o distrito com menos tradição futebolística de Portugal, nunca se aproximou minimamente de classificações dignas nas divisões nacionais, Açores embora tenha o Santa Clara na Primeira, nunca teve grande companhia de clubes secundários nas ilhas, embora Praiense e Operário estivessem perto na última década de subir à Segunda
      Boa notícia
      2022-05-14 18h19m por Roby_Analista
      Para o futebol !
      Para o ano desce o Arouca que também não faz falta.
      robbiefowler9
      2022-05-14 18h18m por redlegion
      Para isso tem de haver dinheiro para comprar a franquia e eu duvido muito que haja algum clube dessas regiões com capacidade para isso.
      Yto
      2022-05-14 18h13m por Kurika
      Podem desaparecer sob a denominação B-SAD, mas não acredito que desapareçam completamente, devem ir jogar para outro sítio (Malveira? Odivelas?).
      Yto
      2022-05-14 18h10m por robbiefowler9
      Não falo apenas em Alentejo, mas em Viana do Castelo, Guarda, Bragança, Açores, Madeira, regiões que de formas diferentes não têm representação forte nos campeonatos nacionais; Beja terá agora Vidigueira e Serpa no CP, mas nunca teve uma equipa na Primeira Liga e o mais próximo que teve foi o Desportivo de Beja na Segunda Liga nos anos 90, Évora terá Juventude e Lusitano no CP, e ainda tem Montemor; Portalegre teve Elvas e Campomaiorense na Primeira Liga
      Patriotaa10
      2022-05-14 18h00m por robbiefowler9
      De certa forma até concordo, se bem que para mim tanto Arouca como BSAD têm potencial para crescer se mudarem de gerência; Arouca se for adquirido por um investidor com ambição e mandar lá para fora os Pinho pode aumentar a qualidade, e a BSAD se mudar o nome e se fundir com um clube de uma região menos representada no nosso futebol, pode perfeitamente reerguer-se, mas para isso precisa de se livrar da Codecity e de Rui Pedro Soares.
      GS
      B SAD
      2022-05-14 17h56m por GSCGrandeamor
      Era mais que previsível a decida, têm talvez o plantel mais fraco da I Liga e o facto de não terem "casa" e não terem adeptos ainda atirou a SAD para a II Liga.
      Hoje ainda tinham esperança mas não fizeram nada para merecer sonhar sequer, mesmo que vencessem e com a conjugação dos restantes jogos desciam na mesma.
      Ainda assim não justificaram outro resultado num jogo muito pobre, muito pobre mesmo.

      Saudações

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Alemão
      Recuperação fantástica
      Parecia impossível, mas o Bochum vai continuar na Bundesliga. A equipa do português Gonçalo Paciência tinha perdido por três golos em casa na primeira mão, no ...