placardpt
      Empate entre Boavista e Vitória SC

      Clássico? Sim, foi no Bessa. E à altura!

      Foi uma noite de jogo grande no estádio do Bessa. Com um ambiente memorável nas bancadas (foram 12.714), o clássico entre Boavista e Vitória Sport Clube, da 33ª jornada da Liga bwin, terminou com um empate (1-1) que conta a história em duas partes: a primeira foi dos vimaranenses, a segunda das panteras. 

      A esperança superou a tranquilidade

      Em jogo, para além do orgulho de uma rivalidade com décadas, estava, sobretudo, a esperança vitoriana de ainda conseguir chegar ao tão desejado 5º lugar no sprint final deste campeonato. Ainda que diretamente dependentes do Gil Vicente, a equipa de Pepa tinha obrigatoriamente de cumprir o seu papel. E foi essa necessidade que acabou por se notar no relvado do Bessa.

      Sem ser brilhante, o Vitória SC foi mais afoito e mais ativo. Com Rochinha recuperado, foi do extremo a primeira ameaça (6'), ainda que sem perigo efetivo para Bracali. Bem mais perigosa foi a dupla ocasião do minuto 19, quando o capitão das panteras travou um primeiro remate de Rafa Soares (que teve todo o tempo do mundo) e, na «ressaca», viu o remate de Janvier tirar tinta ao poste.

      A superioridade vitoriana foi-se tornando inevitável com o passar dos minutos e, por isso, a vantagem assentou bem à história do jogo. Estupiñán, que pode estar de saída do «berço», continua a ser vital e foi dele o cabeceamento fulgurante ao primeiro poste após canto de Tiago Silva; Bracali ficou «colado» ao relvado e aos 25 minutos ficou desfeito o nulo na cidade do Porto.

      Foi um Boavista menos vistoso e mais aflito nos seus processos. As baixas pesaram, e muito; desde logo a de Petit no banco. Mas foi a ausência de Musa que fez mais estragos nos axadrezados, porque os golos e a qualidade do croata como homem da frente são essenciais, mas também porque obrigou Kenji Gorré a assumir esse papel, onde teve dificuldades.

      Mexida acordou a pantera

      E sem Musa no meio e Gorré na linha, onde é fortíssimo, o Boavista não «carburou» como se esperava. Pelo menos, até à mudança, ainda dentro da primeira parte. Petit, à distância, percebeu essa problemática e mexeu; sacrificou Luís Santos e lançou Yusupha, devolvendo, com isso, Gorré ao seu habitat natural. E, como que por «magia», a pantera rugiu à frente.

      Foi impressionante a influência do extremo a partir do flanco. Gorré tirou adversários do caminho em velocidade - porque voltou a ter o espaço para a aplicar - e no primeiro quarto de hora da segunda parte serviu colegas e empolgou a plateia. O trabalho, aos 47 minutos, na esquerda acabou com Hamache a cabecear para uma defesa apertadíssima de Bruno Varela. 

      Houve jogo. O dedo vindo do banco, corrigindo a imperfeição no alinhamento inicial, deu a alma e a eletricidade final a um jogo que passou a ser em dois sentidos. Com Rochinha (48') e Rafa Soares (50') a produzirem perigo de um lado, Hamache e, sobretudo, Yusupha (66') do outro responderam à altura; o remate do avançado boavisteiro esbarrou mesmo no poste, perante um Varela batido.

      Por tudo isto, o momento do minuto 69, tal como o golo vitoriano na primeira parte, escreveu justiça. Perante o maior caudal ofensivo, Ntep, que tinha entrado no minuto anterior, finalizou para dar o empate ao Boavista. E quando Mumin foi expulso (76'), a pantera carregou ainda mais. Gorré, Makouta e Ntep, nesses minutos, podiam ter dado a vitória aos axadrezados, mas Varela mostrou-se à altura - defesa estratosférica no último lance da partida.

      Contas feitas, o Boavista, que já tinha a sua vida resolvida, somou mais um jogo sem derrota na era Petit. O Vitória, esse, agarra-se à derradeira esperança de uma derrota do Gil Vicente na receção ao Tondela para discutir a questão do 5º lugar no último jogo da temporada.

      jogos históricos
      U Sexta, 06 Maio 2022 - 20:15
      Estádio do Bessa Séc. XXI
      Nuno Almeida
      1-1
      Paul-Georges Ntep 70'
      Oscar Estupiñán 25'

      ESTÁDIO

      Estádio do Bessa Séc. XXI
      Lotação28 263
      Medidas105x68
      Inauguração1910
      Lances Capitais
      25´
      GOLO Vitória SC!
      Oscar Estupiñán marca
      Oscar Estupiñán marca o seu 14º golo na prova (27 jogos)
      69´
      GOLO Boavista!
      Paul-Georges Ntep marca
      Paul-Georges Ntep marca o seu 1º golo na prova (15 jogos)
      76´
      Cartão vermelho para Abdul Mumin (Vitória SC) Abdul Mumin vê o seu 2º vermelho na prova (26 jogos)
      Positivo
      Os 12.714 no Bessa

      Que grande ambiente, digno de um clássico entre dois históricos do futebol português. O Bessa teve quase meia casa e a rivalidade entre panteras e vitorianos fez-se sentir em cada garganta. Por mais noites como esta, por mais ambientes como este.

      Negativo
      Ausências de peso

      Um jogo desta dimensão, com um ambiente destes, merecia os melhores em campo. No caso do Boavista, isso não foi possível em virtude das várias ausências por castigo e isso notou-se, sobretudo, na primeira parte. O dedo de Petit, contudo, mudou esse cenário no segundo tempo.

      Forma
      Boavista
      2021/2022
      39J
      11V
      17E
      11D
      48-57G
      Vitória SC
      2021/2022
      39J
      16V
      10E
      13D
      58-48G
      O Árbitro

      Clássico é clássico e o ambiente, dentro e fora das quatro linhas, não foi para menos. Ainda assim, Nuno Almeida teve sempre o controlo do jogo e das emoções - próprias e dos jogadores -, mesmo nos momentos mais quentes, quando expulsou Mumin.

      Fotografias(20)

      Liga BWIN: Boavista x Vitória SC
      Liga BWIN: Boavista x Vitória SC
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BOAVISTA
      EMPATE
      VITÓRIA SC

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SCBFAN & redlegion
      2022-05-07 14h39m por Bracara_Avgvsta
      O que eu me ri com o teu comentário. Anda o homem fazer caridade por uma causa perdida.

      Talvez seja uma invenção da imprensa. Só quis vir meter um pouco de veneno que eles ficaram furiosos nas redes sociais.
      PO
      Guimarães. . .
      2022-05-07 11h46m por Polish
      que caso termine em 6ºlugar, poderá não se qualificar para a Conference League em caso de vitória do Tondela na Taça. Comprometeram muito com este empate. . .
      Uzinavot
      2022-05-07 11h22m por ricardocunha251
      “ Guimarães allez allez”?? Então?? Decidam-se
      BFC
      2022-05-07 06h07m por moumu
      Bom esforço esta época. . . estou confiante para 2022/2023.
      Bracara_Avgvsta
      2022-05-07 00h43m por redlegion
      Isso é mesmo verdade ou mais uma invenção da imprensa?
      Pepa
      2022-05-07 00h15m por Sanpaoli
      Mais um jogo onde mexe mal na equipa, foi assim toda a época.
      Mais um jogo onde o Mumin mata a equipa, tem bloqueios mentais muito graves, já não há paciência para tanta abordagem deficitária.
      Varela pelo que defendeu, e Rochinha com aquela grande saída do relvado, a mostrar que por mim acabava aqui a carreira.

      Os vizinhos bem tentaram o Estupinan, mais o colombiano nunca iria para tŕas morreira!

      Gostei da atmosfera, os 2 bilhetes gratuit...ler comentário completo »
      FC
      Jogo
      2022-05-06 23h58m por fclokomotiv
      Melhor os segundos 45 minutos do que os primeiros, ainda assim um jogo renhido entre estes dois emblemas.
      Pegando nas palavras do Bruno Varela na flash, que sirva para reflexão dos adeptos, pois os insultos não ajudam ao espetáculo que é o futebol
      Bessa
      2022-05-06 23h10m por reginacosta
      Que bom ver o melhor estádio do mundo tão bem composto de público!
      Boavista, Paixão ao Quadrado 🖤🤍🖤
      BracaraAvgvsta
      2022-05-06 23h07m por SCBFAN
      Tendo em conta o tempo q o moço deve estar sem receber salário já se pode considerar q esteja de férias à um bom tempo. O q ele anda a fazer agora é nada mais do q trabalho voluntário xD
      Estupiñán
      2022-05-06 22h48m por Bracara_Avgvsta
      O próximo avançado do SC Braga marcou hoje. O homem podia tirar ferias e na próxima época apresentava-se mais cedo nas instalações do clube.
      boavista-vitori a
      2022-05-06 22h43m por uzinavot
      Pena a expulsão do central senão o Vitória ainda poderia ganhar o jogo.
      Uma vénia para o Varela e uma especial para o Rochinha. Guimarães allez allez
      .
      2022-05-06 22h18m por Mastarado
      Negativo o dedo de Petit? Deu um baile de bola à fraude-careca, que beneficiou de um Varela a fazer o jogo da vida e do sr. arbitro ser amigo.

      Negativo só a atitude nojento do VSC em não devolver a bola ao Boavista depois de uma paragem médica para avaliar o estado do cabeção do Maga.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      entrevista
      Recorde a entrevista a Arnaldo Abrantes
      Antigo velocista olímpico português, Arnaldo Abrantes dedica-se atualmente à medicina desportiva e trabalha no Aston Villa. Em 2022, após festejar a subida do Nottingham ...