placardpt
      Marítimo goleou Boavista

      Joel, o Cruel, foi Rei no xadrez do Caldeirão

      A alcunha é «Cruel» e o Boavista bem o sabe. Num jogo onde Joel Tagueu dominou e fez um hat-trick, o pragmatismo do Marítimo foi o suficiente para golear uns axadrezados desinspirados por 4-0. Vasco Seabra e os seus comandados regressaram, assim, às vitórias.

      À entrada para esta jornada, Marítimo e Boavista tinham exatamente os mesmos pontos e queriam dar um pontapé na onda de resultados recentes para dar um passo de gigante rumo à manutenção na Liga Portugal bwin. Vasco Seabra mudou o desenho do ataque e chamou ao onze Edgar Costa, Bruno Xadas e Henrique Rafael para fazerem companhia a Joel, enquanto Petit fortaleceu o meio-campo com a chamada de Makouta.

      Pragmático e feliz

      Sem contar já com Sauer - que foi transferido para o Botafogo -, Petit apostou no reforço do seu meio campo e chamou ao onze titular Makouta, que foi sendo o principal dinamizadora do transporte da bola entre setores da formação axadrezada. Contudo, as duas equipas estavam bastante na expectativa e o ritmo de jogo nos primeiros minutos foi sendo bastante baixo, com as oportunidades a serem praticamente inexistentes.

      O Marítimo, por sua vez, demorou até fazer o seu primeiro remate no jogo (37 minutos) e foi dando prioridade à coesão defensiva, algo que resultou, até pela incapacidade do Boavista de ligar jogo no último setor. No entanto, os madeirenses foram absolutamente mortíferos no caldeirão e não deram hipóteses nas poucas vezes que chegaram com perigo à baliza das panteras. A primeira foi aos 41 minutos, num lance onde Vukotic ainda fez um corte enorme em cima da linha, mas, na recarga, Matheus Costa não deu hipóteses.

      A segunda foi já nos descontos, aos 45+3, fruto também do completo adormecimento da defesa do Boavista. Bruno Xadas foi desmarcado na direita e foi até à linha de fundo cruzar com conta, peso e medida para a cabeça de Joel Tagueu, que encostou para o 2-0. O pragmatismo madeirense ia fazendo a diferença.

      Chegou o Cruel

      Depois de uma 1ª parte paupérrima a nível ofensivo, principalmente, Petit procurou algo novo no arranque da 2ª parte, mas a equipa não mostrou qualquer melhoria e Musa foi parecendo um corpo ausente na frente de ataque. As substituições, e mudança tática, também pouco fizeram e o Marítimo foi esfregando as mãos pela facilidade a defender permitida pelo Boavista.

      Do lado do Marítimo, a estratégia de Vasco Seabra mantinha-se e a aposta na profundidade dos seus alas e dos movimentos de rotura de Joel  eram as suas principais armas. Foi, contudo, através de uma grande penalidade que o Marítimo voltou a festejar. Joel foi travado em falta, o VAR confirmou a grande penalidade e o avançado assumiu, não dando hipótese a Bracali. Não se ficou por aqui e pouco depois completou o seu hat-trick, num lance onde tirou Bracali do caminho, depois de uma desmarcação com alguma sorte à mistura, e com toda a calma do mundo fez o 4-0.

      Os comandados de Petit estavam completamente desnorteados e, como se não chegasse o pesado resultado e eminente derrota, a vida futura ainda ficou mais difícil. Isto porque Seba Pérez e Musa viram amarelo e falham, assim, a próxima jornada com o Sporting, assim como o jovem Tiago Morais, que viu o cartão vermelho direto por uma entrada muito feia de pitões. O resultado acabaria por não sofrer mais alterações e o Marítimo regressou às vitórias cinco jogos depois, aproveitando para somar 36 pontos e subir ao 7º lugar.

      jogos históricos
      U Sábado, 16 Abril 2022 - 18:00
      Estádio do Marítimo
      Gustavo Correia
      4-0
      Matheus Costa 41'
      Joel Tagueu 45' 63' (g.p.) 69'

      ESTÁDIO

      Estádio do Marítimo
      Lotação10 565
      Medidas105x68
      Inauguração1957
      Lances Capitais
      41´
      GOLO Marítimo!
      Matheus Costa marca
      Matheus Costa marca o seu 5º golo na prova (20 jogos)
      45´
      +3
      GOLO Marítimo!
      Joel Tagueu marca
      Joel Tagueu marca o seu 7º golo na prova (21 jogos)
      63´
      GOLO Marítimo!
      Joel Tagueu marca
      Joel Tagueu marca o seu 8º golo na prova (21 jogos)
      69´
      GOLO Marítimo!
      Joel Tagueu marca
      Joel Tagueu marca o seu 9º golo na prova (21 jogos)
      72´
      Cartão vermelho para Tiago Morais (Boavista) Tiago Morais vê o seu 1º vermelho na prova (12 jogos)
      Positivo
      Pragmatismo madeirense

      O estilo de jogo não foi propriamente bonito, mas foi o suficiente para o Marítimo golear (e bem) um frágil Boavista. Os madeirenses fizeram um total de seis remates e marcaram quatro. Eficácia tremenda.

      Negativo
      Acorda, Boavista

      Foi daqueles jogos onde a equipa do Boavista nunca pareceu realmente estar em jogo. Defensivamente foi muito maleável e ofensivamente pouco (ou nenhum) perigo criou. Derrota mais que justa.

      Forma
      Marítimo
      2021/2022
      32J
      9V
      10E
      13D
      38-42G
      Boavista
      2021/2022
      36J
      10V
      16E
      10D
      45-52G
      O Árbitro

      O árbitro Gustavo Correia teve bastante trabalho ao longo do jogo, mas esteve bem nos cartões admoestados. O nervosismo do Boavista não facilitou, com várias entradas fora de tempo. O VAR confirmou o penálti bem assinalado.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      MARÍTIMO
      EMPATE
      BOAVISTA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      BFC
      2022-04-17 04h32m por moumu
      Acontece as coisas correram mal, ainda bem que temos a manutenção quase garantida antes da venda de Sauer.
      Boavista
      2022-04-16 23h58m por reginacosta
      ? Sem perceber o que se passou. . . um pesadelo e Páscoa azeda 🤬!
      Quero crer que foi um deslize.
      CSM
      2022-04-16 21h11m por VerdeRubro
      Saí do estádio num misto de emoções, feliz pelo resultado mas apreensivo com a exibição mormente até ao primeiro golo.
      Equipa apática, desconexada e muito encolhida, sem fio de jogo.
      Fomos felizes com os golos no fim da primeira parte o que naturalmente tranquilizou a equipa e desmoralizou o adversário.
      Temos de ser realistas o resultado expressivo foi justo e os jogadores trabalharam para isso, mas infelizmente não é consentâneo com a qualidade da equipa, conseguim...ler comentário completo »
      GS
      Marítimo 4 Boavista 0
      2022-04-16 20h52m por GSCGrandeamor
      Realmente acho que ninguém esperava este resultado tão "gordo". O Boavista ainda não garantiu a manutenção, está perto é certo, e realmente será difícil descer porque não me parece que todas as equipas que estão abaixo do Boavista ganhem todos os jogos até ao fim. O futebol é feito de surpresas e nunca se sabe mas tudo indica que deverá ter a manutenção quase garantida. O Boavista hoje não fez nada e mereceu a derrota sem dúvidas. Espero que a Pantera não esteja a dormir antes do tempo.

      Saudações
      SO
      zerozero
      2022-04-16 20h40m por SomosPorto1989
      ". . . queriam dar um pontapé na onde de resultados recentes. . . "

      Não quereriam antes dizer "na onda"?
      Agradecimento
      hm por zerozero.pt
      Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
      Boavista
      2022-04-16 20h24m por IdrisPT
      O que se passou hoje foi uma vergonha. Parabéns à direção pelos dois milhões conseguidos pelo melhor jogador ainda antes do fim do campeonato.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Negócio Mistério
      Podcast
      Novo episódio do Negócio Mistério
      Alto, jovem, a brilhar na Alemanha e no Mainz, onde Kloop já tinha sido treinador. No verão de 2016, o Liverpool contratou Loris Karius e parecia que tudo ia correr bem, mas o Real ...