placardpt
Goleada da pantera ao Braga

És tu, Boavistão?

O último bilhete para a Final Four da Taça da Liga fica no Bessa, onde o Boavista goleou o SC Braga por 5x1. Os axadrezadas viveram uma noite perfeita e, por isso, juntam-se a Santa Clara, Sporting e Benfica no final da janeiro para tentar o primeiro troféu da temporada.

Terá havido, entre os 2969 adeptos presente no estádio do Bessa - e muitos outros em frente à televisão -, quem olhasse para o relvado em jeito de reminiscência. Seria este o Boavistão? A pantera que nos primórdios do século conquistou o país e fez furor na Europa? No banco, por certo, estava quem desse tempo sabe contar como foi: Petit. O homem-forte deste «novo» Boavista regressou a «casa» para a arrumar e, porque não, abrir-lhe novamente a porta do sucesso. Para já, os axadrezados vão a Leiria para o encontro de finalistas da Allianz Cup.

Quem não podia fartou-se de errar

Ninguém precisava de calculadora. As contas eram simples. Um ponto agradava aos portuenses, os minhotos tinham de vencer para marcarem encontro com o Benfica na Final Four. Talvez por isso - e pelo próprio ADN - foi o Braga quem pegou logo na «batuta», enquanto o Boavista começou em tom expectante. À passagem da primeira dezena de minutos, Yan Couto resolveu aventurar-se a solo e viu Bracali dizer-lhe que «não». Foi o primeiro sinal de perigo dos arsenalistas e, ao mesmo tempo, o último durante uma eternidade. 

À medida que o relógio avançava sobre o nulo, a equipa de Petit ia ficando mais segura de si mesmo - e da bola. Makouta e Seba Pérez começaram a «encurtar» o espaço para os criativos adversários e, timidamente, os da frente avançaram metros. Yusupha foi uma enxaqueca das chatas para a última linha do Braga e Gustavo Sauer o talento de sempre. A isto juntou-se o desastre dos erros individuais na equipa de Carlos Carvalhal. E quando deram por ela já o Boavistão vencia por 3x0.

Primeiro foi Al Musrati a entregar uma bola em «chamas» a Raúl Silva que, sem surpresa, falhou a receção. Agradeceu Sauer, que em corrida vertiginosa para o um contra um com Tiago Sá teve a frieza dos génios para picar a bola sobre o guarda-redes do Braga. 1x0, minuto 20. Estava em marcha a memória dos bons velhos tempos do Bessa, porque pouco depois de dobrada a meia-hora chegou a confirmação da derrocada arsenalista: entre os 32 e os 34 minutos, o Boavista arrumou a questão e «picou» o bilhete para Leiria.

Já sem Vitinha em campo - saiu aos 20 minutos devido a lesão -, o Braga «mutilou» a esperança de uma reviravolta. André Horta, por regra dono de uma assertividade notável no passe, fez asneira à porta da grande área e deu a Yusupha a bola para o remate que deu o 3x0; 120 segundos antes, Makouta tinha arrancado com a certeza dos confiantes e com um passe rasgado lançou Musa que, depois de contornar Tiago Sá, encostou a bola para as redes desertas. 

Gira o disco e toca o mesmo

©Catarina Morais / Kapta +

Como se não tivesse havido descanso no Bessa, a segunda parte começou com a fita da primeira. Espaço a mais na defesa do Braga e talento à solta no último terço do ataque boavisteiro. Sauer - que belo jogo - viu Nathan Santos a avançar na direita, meteu-lhe a bola e o resto foi pura felicidade axadrezada: um «míssil» sem defesa possível para Tiago Sá. De três subia para quatro a vantagem do Boavista e de pouca descia para nenhuma a esperança arsenalista.

E esse estado de consciência manteve-se mesmo depois do 4x1, também ele um filme digno de guião. Isto porque Bracali defendeu o primeiro remate da grande penalidade (Ricardo Horta), bem à medida do conto de fadas que se vivia no coração da pantera. No entanto, Manuel Oliveira viu motivo para repetição e deu aos minhotos o Take 2 que Iuri Medeiros converteu. Por esta altura - desde o início da segunda parte, na verdade -, já Carvalhal tinha lançado Lucas Mineiro e Mario González em busca do milagre.

Mas a noite era da pantera, que desfez em pedaços um Braga afundado em crimes de responsabilidade própria. O 5x1 foi uma lição de futebol de contra-ataque, com Musa a passar por Diogo Leite como faca quente em manteiga mole e depois a deixou para Sauer a cereja no topo do bolo. O resultado passou a ser histórico e a noite para mais tarda recordar no álbum boavisteiro. Os «olés» chegaram como consequência do filme e da bancada um grito significativo: «Allez, Petit, allez!». O campeão do Boavistão reacendeu a chama.

jogos históricos
U Quinta, 16 Dezembro 2021 - 20:15
Estádio do Bessa Séc. XXI
Manuel Oliveira
5-1
Gustavo Sauer 20' 63'
Petar Musa 32'
Yusupha Njie 34'
Nathan Santos 50'
Iuri Medeiros 53' (g.p.)

ESTÁDIO

Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
Lances Capitais
20´
GOLO Boavista!
Gustavo Sauer marca
Gustavo Sauer marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
Gustavo Sauer marcou o seu 10º golo na equipa (91 jogos)
32´
GOLO Boavista!
Petar Musa marca
Petar Musa marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Petar Musa marcou o seu 6º golo na equipa (13 jogos)
34´
GOLO Boavista!
Yusupha Njie marca
Yusupha Njie marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
50´
GOLO Boavista!
Nathan Santos marca
Nathan Santos marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
52´
Ricardo Horta (SC Braga) falha a grande penalidade!
53´
GOLO SC Braga
Iuri Medeiros marca de grande penalidade!
Iuri Medeiros marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
63´
GOLO Boavista!
Gustavo Sauer marca
Gustavo Sauer marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
Gustavo Sauer marcou o seu 10º golo na equipa (91 jogos)
80´
Paul-Georges Ntep (Boavista) remata ao ferro!!! Bom tiro de longe com a bola a bater no poste da baliza de Tiago Sá
Positivo
O dedo - ou a mão - de Petit

Pode não ser sinónimo de nota artística, mas Petit incorpora algo que no Bessa encaixa que nem uma luva. Desde que regressou a «casa», o técnico dotou o Boavista de nova alma e, é preciso dizê-lo, de maior qualidade. Com ele, estes jogadores puxam do melhor de si e a noite desta quinta-feira foi o exemplo perfeito.

Negativo
Com erros assim...

É certo que se perde como equipa, mas há noites em que os erros individuais aniquilam o todo. O primeiro e o terceiro golo do Boavista nascem de «crimes» de Al Musrati, Raúl Silva e André Horta; a partir daí havia pouco a fazer perante tamanho desnível no marcador.

Forma
Boavista
2021/2022
18J
5V
6E
7D
21-30G
SC Braga
2021/2022
24J
12V
6E
6D
47-27G
O Árbitro

Manuel Oliveira teve quase tudo controlado numa noite em que os casos rarearam. A grande penalidade de Nathan Santos sobre Ricardo Horta não se discute, ao contrário da ordem de repetição da mesma. Depois, Francisco Moura «safou-se» da expulsão após lance com Makouta, algo que mancha a nota do árbitro da partida.

Fotografias(22)

Allianz Cup: Boavista x SC Braga
Allianz Cup: Boavista x SC Braga
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
SC BRAGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Markgregory
2021-12-18 18h41m por reginacosta
👍 o Sporting já está!
Falta o amor do meu 🖤🤍🖤 29293;🖤 voltar à ribalta. Tenho fé!
reginacosta
2021-12-18 02h39m por markgregory
E verdade, o futebol portugues precisa do Boavista forte, ha lutar por titulos, ir longe nas competiçoes europeias, Boavista e Sporting no final do seculo 20 e começo de 21 travaram duelos intensos, jogos apaixonantes, era bom voltar a ver isso, desejo que o Boavista se possa se reerguer.
BA
Braga
2021-12-17 18h19m por batuko
agora a moda é jogar com 3 centrais, no entanto, nem todas as equipas, nem todos os plantéis dá para jogar nesta táctica, e o Braga é um caso desses, o Braga está mais para um 4-3-2-1 ou no 4-2-3-1
Markgregory
2021-12-17 15h35m por reginacosta
😉
Faz falta ao futebol Português um Boavista forte e a cidade do Porto tem que ter, no mínimo, 2 clubes que a representem.
Bons duelos assisti no Bessa entre Boavista e Sporting. Outros tempos. . .

"Boavistao" -> Br4guinha
2021-12-17 15h26m por yousandro
como já disseram, foi muito mais para Br4guinha do que para Boavistao, tendo em conta que 4 dos 5 golos foram por erros individuais do Braga
pode-se dizer que o Carvalhal nao tem culpa destes erros individuais mas a verdade é que só marcaram um golo e de penalti, nisso ja se pode culpar

tá a fazer uma epoca banal, nada de extraordinario. . . 4ºlugar com o Braga é o normal, ficar em 2º num grupo fraquissimo na Europa com apenas 2 vitorias foi mau (teve sorte agora com ...ler comentário completo »
PORTO__INVICTUS
2021-12-17 14h46m por Taument_da_Silva
Ó meu, por amor de deus. . . o Braga ganhou mais vezes ao Benfica nos últimos 2 anos do que o Benfica ao Braga. Ao menos faz um esforço para não fazeres figuras tristes.

Daqui a pouco vais dizer que o Benfica é uma sucursal do Porto e que "abre-se todo" de propósito, tendo em conta o confronto directo recente entre os dois clubes.
EnormeSCB
2021-12-17 14h31m por Maxaqueen
"(. . . ) esteve cerca de um mês parado e, depois dessa altura, só foi utilizado a espaços. "
Exactamente o que refiro nos meu comentário.
Onde está a incoerência?
Muito longe de ser o pilar da equipa que quis dar a entender. . .
Jogo
2021-12-17 14h23m por Lopes_666
Meu deus que goleada! É melhor mudar este braga senão nem do Sheriff passam no play-off
EN
Maxqueen
2021-12-17 12h32m por EnormeSCB
Um artigo à época . . . "Esta época, fruto das lesões dos companheiros, o líbio foi chamado por Ivo Vieira para fazer a pré-época e logo convenceu o treinador, dando nas vistas pela capacidade de passe, com uma elevada percentagem de acerto. Titular nos primeiros dez jogos do Vitória e peça importante na qualificação invicta para a fase de grupos da Liga Europa, Al Musrati lesionou-se no Estádio do Dragão, à quarta jornada (entorse traumática no tornozelo direito), esteve cerca de um mê...ler comentário completo »
BRAGUILHA
2021-12-17 12h24m por PORTO__INVICTUS
Só tem o que merece. . . Anos e anos a deixar-se comer pelos 2 clubes do Sul.
EnormeSCB
2021-12-17 11h35m por Maxaqueen
Então e continuou a jogar a espaços porquê?
Se era para ser afastado, tinha sido remetido para a equipa B.
Ou será que ainda não era o jogador que viria a ser potenciado pelo Carvalhal no Rio Ave?
BFC
2021-12-17 09h32m por moumu
Que grande vitória à moda do Boavistão! Já não tinhamos um resultado com numeros destes há muito tempo. Musa provou ser uma mais valia. Vamos lá BFC é tentar uma gracinha na taça da liga e dar tudo na liga Portuguesa. BFC forever!
EN
Maxqueen
2021-12-17 09h25m por EnormeSCB
Não entende que o jogador foi afastado porque única e exclusivamente não tinha interesse em renovar com o clube ?
Drifter05
2021-12-17 07h32m por redlegion
O André Horta sempre foi bastante criticado por nós por causa desse tipo de comportamento e houve adeptos que lhe disseram isso na cara. A mim o que importa é o profissionalismo e a qualidade, já que ela parece ter ficados nos States, olhando à boa 1ª passagem por aqui e à forma como tem jogado desde que regressou (parece que desaprendeu). Ele pode ser de quem quiser, desde que saiba ser profissional. Curiosamente, quando o Josué andava emprestado pelo Porto e tinha este tipo de comportam...ler comentário completo »
EnormeSCB
2021-12-17 02h53m por Maxaqueen
A mesma equipa que defrontou as outras competições todas, mas enfim. . .
Devia de se ter expressado melhor.
De qualquer maneira, foi o pilar em 6 jogos? Então e no resto?
Daí a pilar da equipa, vai uma enorme distância. . .
CO
Há males
2021-12-17 01h07m por coolstreamm
que vêm por bem, pode ser que a gota de água tenha chegado (muito tarde) mesmo que á custa de mais uma presença na final four da carica.

Desejos sinceros de boa sorte ao Santa Clara, clube de uma maravilhosa região portuguesa e que há muito merece um título. Abaixo a falta de fair play que se vê ainda em clubes complexados de meio da tabela, que não merecem mais comentários.
CO
Carvalhal:
2021-12-17 01h05m por coolstreamm
"Eu vejo sempre o copo meio cheio. Alguns minutos fizeram mais minutos e não é fácil jogar de três em três dias. O resultado? É o que menos importa, ainda ontem um grande clube como o Leeds levou sete".
NunoLopes89
2021-12-17 00h44m por Kurika
Se há ano em que até temos dado muito minutos à formação é este. Tiago Morais, Malheiro, Luís Santos, Reymão (não é da formação mas vem dos sub-23), todos eles já foram titulares em vários jogos. E até Guito, Bernardo e Martim Tavares já estiveram no banco. Agora, claro que em jogos desta importância não dá, ainda estão muito verdinhos. .
Em relação aos negócios ruinosos, a verdade é que sem o Gerard Lopez nunca Mangas ou Elis tinham cá chegado. Nem Porozo, Nathan, Musa, e...ler comentário completo »
Boavistao
2021-12-17 00h27m por markgregory
Se ha um clube que eu nao ficava triste pelo Sporting perder um titulo seria contra o Boavista, um clube que simpatizo muito, cresci a ver aquele Boavistao e gostaria que voltassem a ser lo, para mim o quarto grande, tem uma boa equipa e creio que podem ainda fazer uma epoca tranquila, seria bom ganharem a taça da liga, um titulo e sempre um titulo, eu nao entendo como o pessoal so ve campeonato e Champions lol mas faço uma pergunta, o campeonato e champions interessava alguem quando começou? Pr...ler comentário completo »
EN
Maxaqueen
2021-12-17 00h16m por EnormeSCB
“Foi o pilar da equipa que chegou à fase de grupos…” onde está a falta de memória ? Vá agora informar se do porque de sair da equipa e principalmente em Janeiro sair por empréstimo. Talvez fosse por o Agu ou Wakaso serem melhores. .
EnormeSCB
2021-12-17 00h03m por Maxaqueen
Pilar da equipa?
Essa memória não está lá muito boa. . .
Na época 19/20 fez 15 jogos pelo Vitória, sendo 10 deles entre Julho e Setembro (6 das eliminatórias da Liga Europa, 1 da Taça da Liga e 3 da Liga).
Ou seja, daí em diante só faria 5 jogos.

Além disso, nesses 5 jogos ainda fez alguns a titular.
Se isto é ser o pilar da equipa. . .
Bruh-ga
2021-12-16 23h57m por TomPen
.
EN
Maxqueen
2021-12-16 23h51m por EnormeSCB
No Guimarães com Ivo Vieira começou a época a titular foi o pilar da equipa que chegou à fase de grupos da liga Europa e é retirado da equipa e emprestado ao Rio Ave simplesmente porque sempre recusou renovar contrato esta é a razão simples.
EnormeSCB
2021-12-16 23h48m por Maxaqueen
Se visse a maneira como jogava em Guimarães, não estava a dizer isso.
No Guimarães cometia muitos erros como passes errados em zona proibida, perdas de bola infantis e pouco eficaz nos duelos a meio-campo.
Com Carvalhal no Rio Ave é que cresceu imenso, prosseguindo o seu crescimento no Braga.
Agora parece ter dado passos atrás.
EN
Maxqueen
2021-12-16 23h43m por EnormeSCB
Mas quais tempos do Guimarães? Se tivesse atento ao processo sabias perfeitamente porque é que o Musrati não fica no Vitória.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Espanhol
Brasileiro está prestes a mudar-se para Madrid
Endrick é um nome que dispensa apresentações no futebol. Aos 17 anos, já é internacional brasileiro e está prestes a mudar-se para o Real Madrid, clube com o ...