placardpt
    Benfica vence tranquilamente em Famalicão

    Entrada mais reentrada dá em goleada

    Parecia má educação da águia. A entrar em casa estranha (até porque, em Famalicão, não há propriamente um mar vermelho na bancada, mas sim azul), o Benfica foi rápido a chegar ao 0x2 e, depois do susto, foi ao balneário e regressou com mais dois golos. Darwin foi a grande figura de um jogo em que a eficácia foi alta para os encarnados e onde as debilidades do Famalicão voltaram a ser bem visíveis.

    Darwin domina a lei do espaço

    Não tinha sido a vitória sobre o Dinamo Kiev suficiente para apagar totalmente o estado depressivo que se abatera na nação benfiquista depois da dura derrota no dérbi. Por isso, foi vital o golo madrugador de Darwin, num bom pontapé de fora da área que serenou a equipa e que a fez abordar o bloco compacto do Famalicão sem tanta necessidade de acelerar a busca de espaços. Melhor ainda, para as águias, quando o uruguaio bisou, ainda no primeiro quarto de hora, numa grande desmarcação de Rafa.

    A equipa de Ivo Vieira, sem vitórias no seu estádio, não teve a defesa demasiado baixa, mas sim próxima da linha de meio-campo, o que poderia ser uma estratégia bem pensada caso soubesse alinhar-se atrás para colocar em fora de jogo os rápidos avançados do Benfica. Só que sofrer dois golos tão cedo, com uma lesão (Heriberto) pelo meio, é cenário propício a descalabro. Não foi isso que aconteceu.

    Os famalicenses começaram a envolver os médios nas jogadas de ataque (ora Pickel, ora Pepê) e com isso foram capazes de crescer no jogo. Tentaram por Banza, conseguiram por Bruno Rodrigues e, aos 25 minutos, a superioridade mental começava a mudar, até porque da bancada vinha uma força confortável para os da casa - em Famalicão, há superioridade na plateia, seja contra que adversário for.

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Otamendi e Vertonghen foram disfarçando várias deficiências dos encarnados, que, ao serem permeáveis no meio-campo sem bola (impossível Weigl e João Mário aguentarem jogo atrás de jogo...), deixavam mais desprotegida a defesa. Pela direita, iam surgindo os melhores lances, com Ivo Rodrigues a ser parte ativa, e na esquerda aparecia o perigo, com Bruno Rodrigues a tentar o empate - valeu Vlachodimos.

    Ofensivamente, ia havendo muito Darwin, mas nem sempre bem. O uruguaio aproveitava bem o espaço que tinha, mas exagerava nas fintas e várias vezes defraudou o que começara por prometer. Também houve um remate perigoso de Weigl, o único que o Benfica fez para lá dos golos. Ou seja, a eficácia ditava a curta vantagem.

    Com eficácia estava, com eficácia continuou. Aos tais problemas a meio-campo, Jorge Jesus respondeu com a entrada de Taarabt para a saída de Seferovic, dando o ataque a Darwin e Rafa. Correu lindamente...

    Logo a abrir, Taarabt deu para uma diagonal de Rafa, que teve um pormenor soberbo antes de marcar. E, logo depois, o mesmo Rafa furou na área e deu para Darwin, que completou o hattrick. Dois momentos de contra-ataque, aproveitando o posicionamento subido do Famalicão, e que resolveu de vez com um assunto que pareceu ter ficado complicado.

    Famalicão ainda tentou reagir ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Nunca se viu um Famalicão de braços em baixo. Também nunca se viu um Benfica a abdicar do que mais gosta: contra-atacar. Mas viu-se o índice de eficácia baixar, à medida que o relógio ia andando. Pudera, tal a distância no marcador, que resultava em descrença de um lado e excesso de confiança do outro.

    Jorge Jesus esgotou aos 70 minutos as alterações, dando mais tempo a Paulo Bernardo e juntando Pizzi a Darwin - o português não tem tanta velocidade, mas nem por isso a equipa perdeu, com o seu critério. Ivo também mexeu, acima de tudo para refrescar.

    E o jogo arrastou-se, já sem muita vida e com pouca chama. Ainda houve uma bola na trave de Vlachodimos, por Pedro Marques (tem condições para bem mais na segunda metade da época, assim as lesões o permitam), mas pouco mais a assinalar. A vitória foi natural para o Benfica.



    U Domingo, 12 Dezembro 2021 - 18:00
    Estádio Municipal de Famalicão
    Hugo Miguel
    1-4
    Bruno Rodrigues 25'
    Darwin Núñez 6' 14' 56'
    Rafa Silva 46'
    Estádio Municipal de Famalicão
    Estádio Municipal de Famalicão
    Portugal
    Vila Nova de Famalicão
    Lotação5 186
    Medidas105x68
    Inauguração1952
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 14
    Lances Capitais
    GOLO Benfica!
    Darwin Núñez marca
    Darwin Núñez marca o seu 9º golo na prova (12 jogos)
    Darwin Núñez marcou o seu 26º golo na equipa (63 jogos)
    14´
    GOLO Benfica!
    Darwin Núñez marca
    Darwin Núñez marca o seu 10º golo na prova (12 jogos)
    Darwin Núñez marcou o seu 26º golo na equipa (63 jogos)
    25´
    GOLO FC Famalicão!
    Bruno Rodrigues marca
    Bruno Rodrigues marca o seu 2º golo na prova (13 jogos)
    46´
    GOLO Benfica!
    Rafa Silva marca
    Rafa Silva marca o seu 6º golo na prova (13 jogos)
    Rafa Silva marcou o seu 56º golo na equipa (207 jogos)
    56´
    GOLO Benfica!
    Darwin Núñez marca
    Darwin Núñez marca o seu 11º golo na prova (12 jogos)
    Darwin Núñez marcou o seu 26º golo na equipa (63 jogos)
    A Chave

    Regresso eficaz: o Benfica saiu da primeira parte em vantagem, mas com o adversário a estar por cima. Jorge Jesus mexeu na equipa e logo teve resultados, ao apostar no contra-ataque e no reforço do meio-campo.

    O Árbitro

    Arbitragem positiva e com coerência. Houve apenas um lapso, perto do fim da primeira parte, quando foi travado um ataque perigoso ao Famalicão por suposto jogo perigoso, que pareceu não existir. Bem nos golos.

    O Melhor
    Vivos na mensagem

    Numa parte e na outra, o Benfica entrou muito forte. Tal como na época passada, também nesta a equipa de Jorge Jesus foi muito capaz em terras famalicenses e voltou a sair com uma goleada favorável.

    O Pior
    Que treinador resiste?

    O Famalicão tem uma postura positiva, de procura de golo e de constante tentativa de ter bola. Mas tem uma defesa permeável. Não é de agora, até porque sofrera sete golos nos dois jogos anteriores. Mas, mesmo com Ivo Vieira a mudar algumas peças, nem por isso se viram melhorias.

    Forma
    FC Famalicão
    2021/2022
    20J
    7V
    4E
    9D
    31-31G
    Benfica
    2021/2022
    27J
    18V
    5E
    4D
    61-26G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Famalicão continua sem vencer em casa neste campeonato
    3.ª derrota consecutiva do FC Famalicão, com 1-11 na diferença de golos

    Fotografias(26)

    Liga BWIN: Famalicão x Benfica
    Liga BWIN: Famalicão x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC FAMALICÃO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FC Famalicão x Benfica
    2021-12-13 19h05m por SportingCP_1906
    Há equipas em Portugal que são muito previsíveis. O SC Braga e o FC Famalicão, por exemplo, jogam sempre de pernas abertas frente ao Benfica e de pernas fechadas com agressividade competitiva contra o Sporting Clube de Portugal.
    Ontem, em Famalicão, o Benfica rematou quatro vezes à baliza e fez quatro golos. O suficiente para as parangonas do costume. O que vale é que vem aí o FC Porto para deitar água na fervura benfiquista.
    Profetas
    2021-12-13 09h56m por zirel
    Aos profetas que dizem que o Benfica acaba o campeonato em 3º, apostem dinheiro nisso. Há por aí muitas casas de apostas, apostem bastante dinheiro no 3º lugar do Benfica uma vez que vocês estão tão certos que esse vai ser a sua classificação final.

    Já que possuem tanta sabedoria, pelo menos lucrem com isso.
    Zerozero
    2021-12-13 04h11m por Tony02
    Não concordo com a análise da actuação de Pizzi, entrou e começou a errar passar, o que ele mais sabe fazer.
    sitrte
    2021-12-13 01h00m por luisFilipe791
    O jogo com o Sporting também era importante, e em casa, e levaram 3, tudo bonito, mas tem que se ver é a realidade, e o Benfica joga nada, precisa de momentos individuais do Rafa e do Darwin para ganhar, porque a defender, são uma mísera, desde que entrou o cepo do André Almeida, e infelizmente saiu o Lucas Veríssimo, que faz tanta falta, ficou tudo mal, mas o Porto sabe bem disso, e vai tentar aproveitar, e imagina quem joga no lado do André Almeida, o Luis Diaz, papa lo todo,...ler comentário completo »
    benfiquistas n se preocupem
    2021-12-12 23h25m por sitrte
    nao perdem no dragao. o jj tem bazofia mas sabe que se perde ta fora, portanto ja acharem que estao fora da luta parece me precipitado
    Aguentazz
    2021-12-12 22h37m por luisFilipe791
    Tenho a mesma opinião que a dele, é uma questão de dias, ate o Benfica dizer completamente o adeus ao campeonato, se ja não o disse, mais um ano sem ser campeão, por isso concordo com ele
    Bom jogo
    2021-12-12 21h43m por eduardonlirio
    Uma vitória justa, mas o Benfica tem de dominar o adversário até ao fim, não lhes deve dar a mínima hipótese.
    Vitória
    2021-12-12 20h57m por Futebool
    Sinal mais para Darwin e Rafa claramente, o taarabt entrou muito bem se entrar sempre assim é uma mais valia. Muito mal o seferovic, deve ter tocado meia duzia de vezes na bola. O paulo bernardo não engana. . .
    O Famalicão é péssimo a defender quer a nivel individual quer coletivamente.
    RA
    slbmeireles
    2021-12-12 20h56m por razga
    Não acho que o Weigl seja assim tão inadequado, mas precisa de ter alguém ao lado com pulmão, na verdade mesmo neste sistema já é preciso e daí o jogo do Benfica ser muito lento por vezes e parece muitas vezes que os sectores não estão ligados, João Mário veio melhorar um pouco em relação às época passada porque não perde tanto a bola mas não tem agressividade nem queima linhas.
    razga
    2021-12-12 20h53m por Chama_Gloriosa
    E o João Mário não é o 8 que precisamos para esse sistema? E o Weigl não é o 6 que precisamos?
    yellow_ledbette r
    2021-12-12 20h38m por slbmeireles
    Ainda é jovem, ainda tem muito para aprender.
    Pois é uma coisa que só iremos conseguir comprovar se JJ sair antes do final da época, porque no máximo no mercado de verão ficamos sem ele.
    razga
    2021-12-12 20h34m por slbmeireles
    Concordo. E o problema é que o 6 atual também não é indicado para esse sistema.
    Capacidade goleadora
    2021-12-12 20h28m por Judgement
    Não vi o jogo com muita atenção, mas olhando para os números o Benfica fez 6 remates 4 deles enquadrados com a baliza. . . E voilà foi isto
    RA
    slbmeireles
    2021-12-12 20h18m por razga
    O problema é não termos um 8 capaz de jogar nesse sistema, na verdade temos o Gedson mas o JJ não conta com ele e Paulo Bernardo ainda está verde para assumir a titularidade.
    razga
    2021-12-12 20h15m por slbmeireles
    Sem duvida.
    Os três centrais já irrita.
    DS
    Romagnoli
    2021-12-12 20h14m por DSaraiva90
    Muito obrigado por esse momento 😂
    Sport TV
    2021-12-12 20h14m por blametheskies
    Alguém me explica o porquê de a Sport TV em alguns jogos não ter comentadores? Não é que façam muita falta, vemos tanto ou melhor que eles e muitas vezes é com cada bacurada. . É só uma observação que não obti resposta.
    RA
    slbmeireles
    2021-12-12 20h13m por razga
    É verdade, o Darwin é dos melhores do Benfica, se o JJ deixasse de ser burro, punha a equipa em 442 com Darwin e Yaremchuck na frente, estes dois formavam uma dupla muito potente, o Yaremchuck a ganhar bolas e a meter o Darwin a correr.
    razga
    2021-12-12 20h08m por slbmeireles
    Criticam mais depressa o Darwin cujos os argumentos é que ele só corre.
    Depois vai-se a ver o homem que "so corre" leva 14 golos e 2 assistências na época.
    RA
    Pizzi e Seferovic
    2021-12-12 20h04m por razga
    Não percebo a insistência nestes 2, Seferovic a única coisa que fez foi perder bolas, e o Pizzi não há paciência, entra e correr que corram os outros.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras ligas
    Oficial
    A saída do Liverpool já tinha sido anunciada e, agora, eis o futuro. Vítor Matos junta-se a Onur Cinel e é o novo treinador-adjunto do RB Salzburgo. A ...