placardpt
Paços de Ferreira vence em Portimão

Os três pontos estavam guardados no Tanque

Quando uma equipa passa por uma fase difícil, com duas derrotas seguidas na Liga, às vezes, mais do que a força da técnica é preciso recorrer à técnica da força. No caso do Paços de Ferreira, o mesmo é dizer que o segredo estava em Douglas Tanque. O avançado foi pela primeira vez titular esta época e foi decisivo ao apontar o único golo em Portimão.

A falta de Beto, a diferença de Tanque

Sem Beto, como já havia sido anunciado, o Portimonense entrou em campo com a equipa habitualmente titular, com a exceção de Renato Júnior, a quem foi entregue a ingrata missão de substituir a referência atacante do Portimonense. E que diferença foi...

O brasileiro foi pouco eficaz e desperdiçou uma grande oportunidade já perto do fim, quando a equipa mais precisava dele. Aí, sentiu-se a falta de Beto. No Paços de Ferreira, as alterações, para além de cinco jogadores, passaram também pela estratégia. De volta ao 4x2x3x1, a equipa de Jorge Simão não conseguiu fazer um jogo brilhante e qualitativamente agradável, mas foi eficaz em quase todos os momentos.

Renato Júnior foi titular, mas não convenceu (foto de arquivo) ©Kapta+

Numa primeira parte dividida, marcada por várias paragens e pela pressão das duas equipas, que mais do que jogar foram procurando não deixar jogar o adversário, o Paços teve uma só ocasião e Douglas Tanque, mesmo com a cara inchada depois de um choque com um jogador algarvio, aproveitou a passividade de Lucas Possignolo para colocar a bola por baixo do corpo de Samuel Portugal, dando aos Castores uma vantagem que, até ao momento, nenhuma das equipas tinha feito por merecer.

Já se sabe. Um golo em cima do intervalo muda a estratégia dos treinadores. Paulo Sérgio sentiu-se obrigado a mexer, colocando em campo Luquinha, que viria a ser determinante para a segunda parte dominadora da formação de Portimão.

Muito tiro, pouco acerto

O médio libertou as amarras da equipa algarvia, que apareceu com mais frequência perto da área de André Ferreira. O recém-entrado mostrou ao que vinha com um remate perigoso logo aos dois minutos, num gesto que veio a tentar mais vezes ao longo da segunda parte, embora sempre sem sucesso. 

O Paços de Ferreira foi passando por momentos de grande aperto, especialmente no lado esquerdo da defesa, onde Moufi, o lateral direito do Portimonense, foi um verdadeiro patrão. O marroquino fez o que quis dos adversários e entregou bolas de golo aos colegas, mas não havia Beto e esta noite houve também pouco Aylton Boa Morte.

Última vitória tinha acontecido com o Famalicão, na primeira jornada(foto de arquivo) ©Vítor Parente / Kapta+

Os dois treinadores mexeram sempre para melhorar. Com a entrada de Denilson, o Paços conseguiu esticar mais vezes o seu jogo e até criou situações de golo, mas Willyan, Pedrão e Samuel Portugal chegaram para as poucas encomendas vindas de Paços de Ferreira. 

No final, André Ferreira quase borrava a pintura, num jogo em que o guarda-redes, assim como os seus centrais, foi fundamental para manter o nulo. Depois de Renato Júnior, com Luquinha a atrapalhar, falhar uma oportunidade clara de baliza aberta, Aponza marcou mesmo, com o contributo do guardião pacense, mas o lance, já nos descontos, acabou anulado por um fora de jogo de 54 centímetros. O suficiente para os festejos dos adeptos de Paços de Ferreira, que, heroicamente, viajaram até Portimão a um domingo à noite para de lá saírem com os três pontos, algo que tinha acontecido apenas na primeira jornada.

jogos históricos
U Domingo, 29 Agosto 2021 - 20:30
Estádio Municipal de Portimão
João Pinheiro
0-1
Douglas Tanque 45'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Portimão
Lotação4 907
Medidas102x64
Inauguração1937
Lances Capitais
45´
+1
GOLO Paços de Ferreira!
Douglas Tanque marca
Douglas Tanque marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
90´
+2
GOLO INVALIDADO Portimonense
Aponza a marcar depois de um grande cruzamentou de Moufi! André Ferreira não ficou nada bem na fotografia, mas João Pinheiro anulou o lance por fora de jogo do defesa algarvio.
Positivo
Tanque foi decisivo

O avançado foi, com alguma estranheza, sempre suplente até este jogo. Esta noite, Jorge Simão apostou no brasileiro e foi recompensado com o golo da vitória.

Negativo
Muitas paragens

Algumas lesões aqui e ali, paragens forçadas pelo árbitro e pequenas quezílias que foram quebrando o ritmo do jogo, em particular na primeira parte.

Forma
Portimonense
2021/2022
6J
3V
0E
3D
6-5G
Paços de Ferreira
2021/2022
9J
4V
1E
4D
10-11G
O Árbitro

Exagero no apito e alguns amarelos sem grande sentido (que o diga Nuno Santos), mas bem no golo anulado ao Portimonense.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTIMONENSE
EMPATE
PAÇOS DE FERREIRA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Ai Samuel, Samuel. . .
2021-08-30 11h14m por PortimonDesdePiqueno
Mais um erro individual grave que custou pontos. O Paços, beneficiou desse erro para marcar o seu golo, na única oportunidade real que dispôs. Depois, foi apenas esperar que o jogo fosse decorrendo, recorrendo, por vezes, aos expedientes habituais quando as equipas se encontram a ganhar, e, sem grande esforço, acabou por levar os 3 pontos. A exibição do Portimonense não foi má, mas faltou o mais importante, a concretização de, pelo menos, uma das várias oportunidades que teve. É...ler comentário completo »
SA
Gr
2021-08-30 00h00m por samuel67
Muito urgente, percebe-se o porquê de falar tanto no gr. Se aquilo desse golo, o treinador não prestava normal no futebol. Central Novo urgente baixinho não vai para novo e flavio ramos é muito mau
Destaque também
2021-08-29 23h49m por f1950
Para a presença fantástica de adeptos pacenses em Portimão que chegaram a silenciar o resto do estádio em muitos momentos (onde andas JilVicente?)
O MCP5 disse tudo
2021-08-29 23h30m por f1950
Realmente as individualidades foram a chave deste jogo, porque como plantel há muito a melhorar. Gostei da exibição do André Ferreira mas mais uma vez ia borrar a pintura ao cair do pano, eu penso que com o tempo pode crescer muito mas vamos ver o que vai acontecer. O Flávio Ramos é que é mesmo para esquecer, urgente um central.
O regresso do Tanque provavelmente quer dizer que já não sairá por agora, o que é bom desportivamente mas muito mal financeiramente pela proposta que se fa...ler comentário completo »
Resultado
2021-08-29 23h01m por MCP5
Melhor que a exibição. Percebo o calendário apertado, e a "urgência" de recomeçar a vencer, mas precisa-se de mais. Temos plantel para isso!

Vamos Paços!

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
Face às lesões dos titulares
A reta final da temporada foi cruel para os guarda-redes leoninos. Adán lesionou-se no começo de março e Israel foi baixa anunciada na tarde de domingo. Posto isto, levanta-se ...