placardpt
Paços cai em Londres

Kane pode, pode!

O sonho era de borla, mas a realidade teve outro preço para o Paços de Ferreira na caminhada europeia que levou os castores a Londres. Depois da noite histórica da primeira mão - que ninguém poderá apagar -, a "segunda parte" da eliminatória acabou por restabelecer a ordem no desequilíbrio de forças, com o Tottenham a beneficiar do insubstituível Harry Kane para vencer por 3x0.

Nada que Jorge Simão não soubesse, como ele mesmo deixou claro na percentagem de sucesso (10%) que atribuiu ao «seu» Paços de Ferreira na antevisão. Os ingleses foram - e são - mais fortes e essa evidência ficou a «nu» na capital britânica, sobretudo nos primeiros 45 minutos. Aí, Kane fez o que melhor sabe e a formação portuguesa acusou (demasiado) o nervosismo perante um palco de respeito.

Treme, treme e... Kane

Mas nem tudo se explica com os tremores de pernas que amarrou a equipa pacense. A estratégia com base em três centrais e uma linha de cinco defesas foi nova na equipa de Jorge Simão e a falta de rotinas foi evidente. Foram incontáveis as bolas que os jogadores do Tottenham conseguiram meter nas costas dessa mesma linha, com André Ferreira a ver perigo com frequência elevada.

Até ao primeiro golo dos Spurs, aos nove minutos, já Lo Celso e Kane tinham ficado perto de empatarem a eliminatória. À porta do minuto 10, aconteceu mesmo. Bryan Gil teve muito espaço na esquerda e, com isso, encontrou Kane no centro da área do Paços. Com a bola nos pés, o internacional inglês foi exímio e não falhou a oportunidade para fazer o 1x0.

Se é certo que, depois disso, o Paços de Ferreira até foi sustendo as investidas do Tottenham, a diferença de nível era óbvia. Os londrinos iam criando perigo, com destaque para uma bola ao poste aos 33 minutos, à qual se seguiu o 2x0, um minuto depois. Marco Baixinho errou na saída de jogo, os Spurs recuperaram e já depois de Lo Celso tirar André Ferreira da linha de tiro foi Kane a finalizar novamente.

©Getty /

Tottenham decidiu a «cara» do jogo

Se em termos matemáticos a eliminatória continuava aberta, em termos práticos a sensação de impotência pacense era evidente, mesmo perante um Tottenham que foi gerindo os ritmos do jogo a seu bel-prazer. E só por isso - e por alguma qualidade portuguesa - é que a história do jogo não pode caber na categoria de «massacre», porque apesar do desnível houve um jogo de respeito entre as partes.

Ainda assim, e à exceção de uma boa oportunidade para o Paços de Ferreira, quando Lucas Silva quase tirava um «chapéu» a Gollini (71'), o jogo e o perigo foi sempre de sentido único. Entre variados lances promissores junto à baliza de André Ferreira, o Tottenham chegou ao 3x0 numa infelicidade de Antunes, que na tentativa de corte acabou por desviar um canto para a própria baliza, a 20 minutos do final.

Com as contas fechadas, a noite passou a ser de destaque individual. Harry Kane saiu para o «carinho» da plateia e André Ferreira preencheu o «currículo» para observador ver com várias ações de nota elevada. O guarda-redes do Paços de Ferreira evitou, mais do que uma vez, que os números da derrota pacense assumissem contornos ainda mais desagradáveis. Para além disso, os postes também deram uma ajuda nos lances com Steven Bergwijn (78') e Son (83').

U Quinta, 26 Agosto 2021 - 19:45
Tottenham Hotspur Stadium
Ruddy Buquet
3-0
Harry Kane 9' 34'
Giovani Lo Celso 70'
Tottenham Hotspur Stadium
Lotação62 062
Medidas105×68
Inauguração2019
FasePlay-Off
Mão2ª Mão
Lances Capitais
GOLO Tottenham!
Harry Kane marca
Harry Kane marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
34´
GOLO Tottenham!
Harry Kane marca
Harry Kane marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
70´
GOLO Tottenham!
Giovani Lo Celso marca
Giovani Lo Celso marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
A Chave

Minuto 70. O rumo da eliminatória nunca esteve em causa, na verdade, mas o terceiro golo do Tottenham acabou por dar uma carga matemática maior a este play-off, altura em que o Paços de Ferreira percebeu que não seria capaz de marcar dois golos em Londres para forçar um prolongamento.

O Árbitro

Noite muito tranquila para Ruddy Buquet, que não teve qualquer ação de relevo na partida. 

O Melhor
O sonho, apesar de tudo

Para o Paços de Ferreira haverá sempre espaço para aceitar com naturalidade uma derrota em casa do Tottenham, tal como haverá espaço para perpetuar o sonho que foi o triunfo por 1x0 no jogo da primeira mão. E se formos muito otimistas, até ao 3x0 ainda havia quem acreditasse que era possível. 

O Pior
Nervos atrapalharam

Que a diferença de qualidade entre as duas equipas era grande já todos sabiam, mas à noite do Paços de Ferreira em Londres não ajudou que a equipa tivesse entrado com os nervos em alta. Foi evidente o nervosismo perante uma plateia imponente que de repente deixou o jogo em 2x0.

Forma
Tottenham
2021/2022
3J
2V
0E
1D
2-1G
Paços de Ferreira
2021/2022
7J
3V
1E
3D
9-8G
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
TOTTENHAM
EMPATE
PAÇOS DE FERREIRA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
É pena
2021-08-27 08h36m por Aleaotejano
Era expectavel, o Tottenham tem uma grande equipa.
Parabéns ao Paços, a vitória na primeira mão não será esquecida.
AZ
O que é fraco
2021-08-27 07h31m por azulado
As equipas portuguesas sofrem de três problemas na Europa: força, rapidez e agressividade. As equipas alemãs e inglesas superam nestas qualidades. A causa é do campeonato português que é muito mole.
SA
F1950
2021-08-26 23h21m por samuel67
Normal ele estar todo roto tem jogado sempre, mas em condições normais se não vier mais ninguém é ele o maracas. O Flávio ramos tem excesso de peso nota-se claramente e muita falta de ritmo de competição
samuel67
2021-08-26 23h12m por f1950
Eu acho que o central que viesse seria para também para ocupar o lugar do Baixinho que já não vai para novo, ainda hoje aos 60 minutos se não estou em erro lá apareceu uma imagem dele completamente estafado.
Quanto ao Jordi estamos mal habituados, se tivesse um ínicio de época ao seu nível não me admirava se houvesse uma bela venda :)
SA
F1950
2021-08-26 22h55m por samuel67
Superior ao Ricardo Ribeiro é sem dúvida mas está muitos furos abaixo do jordi. O Flávio ramos também só jogou porque o maracas estava lesionado mas acho que devem vir para os dois setores
samuel67
2021-08-26 22h51m por f1950
Sim, mas tem de se ver o contexto. Com poucos jogos no Santa Clara, veio para o Paços onde no máximo estaria à espera de jogar nas Taças como tem sido hábito. . . Como é jovem, ainda pode crescer muito e rapidamente. Mas mesmo assim, acho que não está muito abaixo ao nível do Ricardo Ribeiro que era muito aplaudido por todos, mas que tinha uma autêntica defesa de betão à frente e numa 2a Liga por isso disfarçava muito bem os seus pontos fracos.
Acho muito mais revoltante termos ...ler comentário completo »
SA
F1950
2021-08-26 22h37m por samuel67
Fez duas defesas mas por exemplo o segundo golo começa numa bola dada por ele e até mesmo no auto golo do Antunes acho que podia fazer melhor. Também falei na necessidade de um central. Mas acho claramente que falta de um guarda redes do nível do jordi
samuel97
2021-08-26 22h23m por f1950
Eu acho que o André Ferreira está a ser massacrado, ainda hoje teve 2 defesas de grande nível num grande palco onde muitos ficariam intimidados.
Agora, quando o próprio treinador faz questão de o queimar quando diz que a "questão do guarda-redes está em aberto desde a lesão do Jordi". . . até eu reconheço que não deve ter grandes condições para continuar a titular.
E com isto tudo muito provavelmente vai-se ignorar o problema no centro da defesa que é tão ou mais importante. . .
Caímos de pé
2021-08-26 22h18m por f1950
Sei que falar de "frames" no futebol português mas dá-me vontade de tirar alguns em que o Tottenham em certos momentos com uma linha de 6 a defender, só mostra a quem não quer reconhecer o respeito que o NES e o Tottenham tiveram pela equipa neste jogo já para não falar das entradas do Kane, Lucas Moura e ainda do Son (aqui não há mesmo desculpas, tem sido titularíssimo).
As únicas coisas que me deixaram verdadeiramente triste foram o auto-golo do Antunes que era o que menos merecia p...ler comentário completo »
SA
Orgulho
2021-08-26 21h44m por samuel67
Na caminhada, dignificamos futebol português.
É preciso também no mercado ir buscar um guarda redes e um central urgente, um extremo se possível
Paços
2021-08-26 21h43m por SCBFAN
Resultado expectável e natural tendo em conta a diferença entre as equipas. Fizeram, e bem, aquilo q lhes competia
É pena
2021-08-26 21h41m por jorgegroj
Deu muito a parecer que o Paços tinha hipóteses mas os nervos impediram

OUTRAS NOTÍCIAS

Opinião
Opinião de Filipe Inglês
Quando era criança, no início dos anos 90, ao chegar ao Estádio da Luz, sentia um impacto que me estremecia. Ali estava o gigante de betão onde sabia que o Benfica tinha ...