placardpt
    FC Porto passa em Famalicão

    Um tremor de terra que não fez cair a vitória portista

    Iam os descontos a meio quando o Famalicão, ressurgido na segunda parte depois de uma em que ficou com a discussão de pontos muito complicada, conseguiu o empate. Não valeu, por fora de jogo, já depois de muitos festejos, mas serviu de alerta para um FC Porto que começou por tornar tudo fácil, mas que depois adormeceu, fiado nessas supostas facilidades. A equipa de Ivo Vieira, ainda com muita juventude, teve o ponto positivo de crescer no jogo, mas voltou a não pontuar.

    Quantidade não é qualidade

    Na antevisão, tínhamos, qual premonição, questionado Sérgio Conceição se contava com um Famalicão a reforçar o setor defensivo com mais um central para fazer face à dupla de avançados azul e branca. O técnico negou, quer por achar que Pepê, à semelhança da época passada, já costumava recuar para isso, quer por considerar que Ivo Vieira não costumava ser treinador de mudar a identidade em função do adversário. Só que, surpresa ou não, isso aconteceu mesmo: Penetra juntou-se a Riccieli e a Dylan no trio defensivo, com Pepê Rodrigues e David Tavares à sua frente.

    Taremi muito entre linhas ©Catarina Morais / Kapta +
    O início de jogo foi claro, com um Famalicão a dar toda a iniciativa ao adversário e a recolher na sua defesa, tentando fechar espaços intermédios a Otávio e Taremi, que uma vez mais jogou um pouco atrás de Toni Martínez para ajudar na construção. Só que, notava-se claramente, faltava conexão entre os famalicenses, não apenas os de trás, mas também os laterais (pouquíssimas subidas, embora prometedoras quando aconteciam) e os médios.

    Numa das descoordenações, Pepê Rodrigues meteu a bola nos pés de Taremi, que teve espaço para esperar a desmarcação de Toni Martínez para lhe meter a bola em posição de finalizar. O segundo golo também não foi muito diferente, com Bruno Costa e Otávio a trabalharem para nova desmarcação do espanhol. Em ambos os festejos, pediu desculpa aos adeptos da casa, que tantas vezes o aplaudiram no passado e que o fizeram mais uma vez.

    Que se ressalve que não foi uma primeira parte avassaladora do FC Porto em termos de criação de oportunidades. Na 1ª jornada, criou mais, mas foi menos eficaz. Aqui, houve muita capacidade do novo homem-golo para simplificar o jogo e traduzi-lo em benefício. E, do outro lado, houve troco depois de meia hora de apatia e muita precipitação: Riccieli numa bola parada, Ivan Jaime numa grande correria pela esquerda, ambos a falharem o alvo, mas a sugerirem que a equipa era capaz de mais.

    Toni Martínez bisou... também no pedido de desculpas ©Catarina Morais / Kapta +
    No regresso do intervalo, ainda com muito calor, surgiu algum amolecimento dos portistas. Ivan Jaime passou a partir mais de trás (até porque tinha entrado Pablo para o lugar do lesionado Ivo Rodrigues) e foi o maior dinamizador do ataque famalicense, que foi crescendo aos poucos.

    Bancos diferentes e... VAR

    O golo de Riccieli, num bom cruzamento de Diogo Figueiras, teve o condão de trazer da bancada um ânimo extra. A equipa galvanizou-se e o FC Porto não conseguiu, com a margem mínima, uma afirmação com bola que pudesse deixar Sérgio Conceição tranquilo.

    Toni Martínez ia evidenciando desgaste, Wilson Manafá estava intranquilo. Ambos saíram e a equipa, perdendo poder de choque na frente, passou a ganhar capacidade para ter bola, com Francisco Conceição. O jogo estava perigoso, sem dúvida, mas a bola ia deixando de aparecer tantas vezes na zona defensiva dos portistas.

    Famalicão soltou-se na segunda parte ©Catarina Morais / Kapta +
    Efetivamente, com soluções incomparáveis na hora de mexer, Sérgio Conceição teve nos que entraram o elixir para que a equipa rejuvenescesse e passasse a controlar com um pouco mais de qualidade, ao passo que Ivo Vieira, a precisar de refrescar, teve de recorrer a jogadores que traziam juventude e irreverência, mas também alguma precipitação, fruto da falta de experiência.

    Só que, já a meio dos 7 minutos de compensação, surgiu uma desmarcação de Bruno Rodrigues que, mesmo já em dificuldades, ainda teve forças para marcar e levar à loucura os adeptos. Sérgio Conceição estava irado com um disparate de Zaidu no início da jogada e só minutos depois pôde respirar de alívio: o árbitro assinalou fora de jogo e, com isso, o FC Porto manteve a vantagem e os três pontos. Ficou o alerta, pelo menos.



    U Domingo, 15 Agosto 2021 - 18:00
    Estádio Municipal de Famalicão
    Nuno Almeida
    1-2
    Riccieli 56'
    Toni Martínez 13' 43'
    Estádio Municipal de Famalicão
    Estádio Municipal de Famalicão
    Portugal
    Vila Nova de Famalicão
    Lotação5 186
    Medidas105x68
    Inauguração1952
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 2
    Lances Capitais
    13´
    GOLO FC Porto!
    Toni Martínez marca
    Toni Martínez marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    43´
    GOLO FC Porto!
    Toni Martínez marca
    Toni Martínez marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
    56´
    GOLO FC Famalicão!
    Riccieli marca
    Riccieli marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    90´
    +4
    GOLO INVALIDADO FC Famalicão
    Bruno Rodrigues! O VAR alertou Nuno Almeida que Bruno Rodrigues estava fora de jogo por 21 centímetros! Incrível.
    A Chave

    Bancos com diferentes níveis: claro que, se o jogo tivesse ficado empatado, escrever isto não faria sentido. Porém, na altura em que o Famalicão cresceu com o golo, Sérgio Conceição recorreu ao banco para dar sangue novo à equipa, o que foi conseguido. Ivo também tentou, mas as armas não eram do mesmo nível.

    O Árbitro

    O lance nos descontos fez os homens da casa protestarem de forma veemente. A tecnologia apontou 21cms fora de jogo, pelo que o árbitro fez o que se impunha. Mal ao não compensar o tempo de espera.

    O Melhor
    Faro espanhol

    Teve um lance logo a abrir, mas o enquadramento para a baliza não era o melhor. Mesmo considerando isso uma oportunidade falhada, a percentagem de aproveitamento ficou bastante alta, com duas desmarcações em que não tremeu nem vacilou, fazendo a diferença no jogo.

    O Pior
    Entrada a medo

    Percebeu-se que quisesse bloquear o FC Porto, mas não o conseguiu e acabou por mostrar a melhor versão quando voltou ao seu estilo. Ivo Vieira não costuma abdicar da sua identidade, foi isso que pareceu acontecer neste jogo, e ficou visível que é melhor quando não o faz. Fica a lição.

    Forma
    FC Famalicão
    2021/2022
    4J
    2V
    0E
    2D
    3-4G
    FC Porto
    2021/2022
    2J
    2V
    0E
    0D
    4-1G
    Sabia que...by playmaker stats
    4.ª vez que o FC Famalicão começa o campeonato com 2 derrotas nas 2 primeiras jornadas:
    1946/47
    1991/92
    1993/94
    2021/22
    5 jogadores do FC Porto continuam com o estatuto de totalistas na Liga: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Mbemba e Bruno Costa
    Pela 5.ª vez nas 6 últimas épocas, o FC Porto soma 2 vitórias nas 2 primeiras jornadas da Liga ? exceção: em 2019/20, quando perdeu na 1.ª jornada, frente ao Gil Vicente

    Fotografias(32)

    Liga BWIN: Famalicão x FC Porto
    Liga BWIN: Famalicão x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC FAMALICÃO
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MrHyde
    2021-08-17 08h52m por Ultras-__FCP
    Já esteve contra nós, Rio Ave e Boavista, pelo menos. Se é fora de jogo deve ser assinalado. Ainda aceito o argumento de que se for por 3/4 cms, não deve ser assinalado, agora por 20 é tal? Por favor, ainda bem que o VAR existe senão íamos perder pontos de forma injusta e ilegal.

    O meu único problema com o VAR é quando o mesmo não funciona, como foi o caso em Belém, com aquele penalti claro sobre o Nanu. O engraçado foi ver pessoal negar a existência dessa grande penali...ler comentário completo »
    TH
    Toda a gente sabe
    2021-08-17 02h03m por TheColorBlue
    3 = 21! Factos!
    Deve ser por aí que estamos com uma divída acumulada nacional que passa dos 700 mil milhões. Deve ser por esta aptidão com números.

    Afinal o Fernando Gomes da nossa SAD não é o único "engenheiro financeiro de obras feitas" de requinte em Portugal.

    Até a Kellyanne Conway com os seus factos alternativos devia ter dificuldade em dar esta cambalhota argumentativa.

    Haja paciência!
    ASNL
    2021-08-16 21h22m por MrHyde
    Acaba por ser o mesmo. . . Porque se a tecnologia (que agora é muito defendida) é válida para anular um golo por fora de jogo de 21 cm, também deve ser válida para anular um golo por causa de um fora de jogo de 3 ou 4 cm. Como já li por aqui: fora de jogo é fora de jogo.

    Na minha opinião, foras de jogo de poucos centímetros não deviam ser assinalados. Porque isto só serve para criar dúvidas. E digam o que disserem no jogo de ontem é impossível ver fora de jogo, muito pelo ...ler comentário completo »
    AS
    passe-curto
    2021-08-16 19h46m por ASNL
    Desde o início do VAR que assim é. Protocolos diferentes segundo os países:
    - Começou com o facto de alguns países não o usarem (como Inglaterra) e outro sim (como Portugal, Alemanha ou Itália)
    - Depois uns começaram a usar umas linhas e outros não.
    - Agora essa situação no campeonato inglês.

    E já agora, também poder-se-ia questionar a nao utilizacao da tech da linha de golo em todos campeonatos ou do VAR na fase de grupos da Liga Europa
    AS
    MrHyde
    2021-08-16 19h29m por ASNL
    21 cm não são 3 ou 4 como aqueles que os portistas no passado criticaram.
    Já tivemos os nossos foras de jogo por 20 ou mais e ninguém reclamou. O problema deste é que os rivais já tinham festejado e ficaram com azia depois da decisão do VAR.
    Passe-curto
    2021-08-16 19h22m por champions2004
    Mas que culpa tem o adepto do Porto, por criarem uma regra em Inglaterra e não acompanharem aqui na parvónia?
    Se eu tenho de aceitar golos anulados por 3cm, os outros têm razão de queixa em 21?
    SO
    JDABM
    2021-08-16 18h51m por SomosPorto1989
    Mas aqui a questão é que estamos a falar de um fdj de 21 cm não de 3 ou 4cm pelo que para mim não há margem para dúvidas neste caso e não passa de uma não-questão agora se for um de 3 ou 4cm já é outra questão e aí já há mais razão para duvidar se o VAR desenhou bem a linha ou não pois mesmo a própria tecnologia não está isenta de erros e mesmo nesses casos percebe-se quando o árbitro dá a lei da vantagem ao avançado mas acima de 20cm e não anular é que já é à descarada
    Vejo muitos portistas
    2021-08-16 18h44m por MrHyde
    Hoje a defenderem a decisão do VAR em anular o golo (já vi várias vezes o lance e não consigo ver fora de jogo), e como defesa falam de outros lances semelhantes. Criticam até quem coloca em causa a decisão do VAR porque no passado não tiveram a mesma opinião. Lembro que no passado foram os portistas que criticaram o VAR e duvidaram das linhas de fora de jogo. O que é que mudou para agora aceitarem a decisão do VAR? Sejam honestos, alguém consegue ver fora de jogo? São as regras. Pois. . ....ler comentário completo »
    passe-curto
    2021-08-16 18h34m por redlegion
    Não sabia que o Bruno Fernandes jogava no Liverpool. Até ia jurar que o Manchester United jogou com o Leeds este fim de semana e o Leicester com o Wolves.
    AS
    Linhas de fora de jogo
    2021-08-16 18h27m por ASNL
    Agora que beneficiou o FCP está tudo ofendido e deviam desaparecer as linhas. Mas desses, não vi nenhum ofendido com aqueles fora de jogo de pintelhos que nos tiraram da corrida para o título na época passada ou no campeonato perdido para o SLB.

    A minha opinião desde o início das linhas, é que para lances com mais ou menos 10 cm, mantinha-se a decisão tomada em campo.
    SO
    TheColorBlue|Dr ifter
    2021-08-16 18h27m por SomosPorto1989
    Em primeiro lugar eu referi que até ao momento na equipa principal o Bruno sim mostrou mais agora claro que se formos a falar nos sub-19 e na seleção sub-21 o Vitinha inegavelmente mostrou muito mais, apenas o que mais quero dizer é que o Bruno não é o cepo que muitos pintavam aquando na sua primeira passagem e mesmo não tendo feito exibições de encher o olho nos jogos que jogou até cumpria e agora apesar de continuar a achar que é mais jogador do banco e que veio com esse propósito o que é cer...ler comentário completo »
    AS
    yellow_ledbette r
    2021-08-16 18h22m por ASNL
    Em foras de jogo não há lei da vantagem. Agora que há o VAR e que se deixa jogar até ao fim mesmo que assinale é que ALGUNS árbitros têm deixado jogar para não prejudicar o ritmo de jogo (até porque alguns foras de jogo são a vários metros de distância de onde se encontra a bola). Ali não era o caso, o fora de jogo era ao lado e se na decisão técnica não está mal, na gestão do jogo está errado, porque acabou por beneficiar o infrator. Isto avaliação de um ex-árbitro.

    Não es...ler comentário completo »
    Off topic
    2021-08-16 18h10m por va-torsima-es
    Parabéns ao ZZ porque agora também tem as assistencias nas estatisticas do jogadores!! Algo que sempre achei que era importante e faltava. Voces são top!!! Muito bem!!
    E mais
    2021-08-16 17h59m por champions2004
    Eu sei que o Porto mete medo, mas é preciso ter calma, nós vamos perder pontos. Temos agora a deslocação aos barreiros, que como como manda a regra, resultará em empate ou derrota para nós, não vale a pena chorarem por assuntos que não têm razão, só vos fica mal.
    Há muito que dizer dos jogos dos rivais, mas como nada é nítido e eu tenho 2 dedos de testa, fico calado. O circo já está cheio.
    Passe-curto
    2021-08-16 17h49m por champions2004
    Saudações desportivas.

    Questiono se tem conhecimento que as regras relativamente ao vídeo árbitro sofreram alterações em Inglaterra no início desta época.
    Há indicações para não se recorrer ao vídeo arbitro em formas de jogo de margem mínima. Essa regra ainda não vigora em Portugal, logo, você está a comparar o incomparável.
    As regras aqui são iguais para todos e se eu fui obrigado a aceitar golos do Porto anulados por 1 pintelho, não percebo como os outros não querem aceitar 21 centímetros. Aliás, eu percebo. . .
    Futebol Português = Podre
    2021-08-16 17h43m por nickname00
    É incrivel como aquele ultimo golo é invalidado. isto só no futebol português. Isto já parece mais a WWE do que futebol. É só corrupção e histórias e escolhem quem ganha antes do jogo começar.
    Yellow e Return
    2021-08-16 16h12m por champions2004
    Correto, foi há 2 épocas. Obrigado pela correção.

    User passe-curto: Não vi o jogo do Liverpool, infelizmente. Ouvi dizer que foi grande jogo, mas não tenho hábito de falar sobre aquilo que não sei.

    Sei que já nos anularam 2 golos por 3 CMS, e um deles na reta final do campeonato, na luta com o Benfica pelo título, em que o jogo ficou empatado a 1 golo com o rio ave. Também fiquei chateado porque não me parecia nada fora de jogo, mas é o que é.

    Jdabm
    2021-08-16 16h08m por Dragaoazulebranco
    Quando o Benfica for a este estádio ou à outro parecido 3 acontecer o mesmo ao Benfica, até te vou fazer o favor de comentar a noticia do Benfica para te dar o parabéns pela coerência que vais ter.
    Best1NTheWRLD
    2021-08-16 16h01m por Dragaoazulebranco
    Quero ver quando for o Benfica se a opinião vai ser a mesma.

    Jdabm
    2021-08-16 15h54m por Dragaoazulebranco
    Ainda não conseguiste perceber que eu não tenho que dizer se é fora de jogo ou não, estão lá as linhas para isso, tenho de confiar como já confiei em linhas de 3 cm.

    Acho que isto já é o cúmulo da estupidez, estar a distutir uma coisa que é clara, se fosse um penalti ainda podíamos distutir, agora isto não tem qualquer discussão.
    JS
    Isto que se lê por aqui
    2021-08-16 15h41m por jsilva77
    É um festival de disparates que vem disfarçado de arautos da verdade desportiva . . . Aqueles que vieram aqui aplaudir um fora de jogo de 3cm de Martinez numa linha formada com um jogador escondido por um adversário e que nos levou a ficar irremediavelmente atrasados na corrida ao título numa altura crucial também de decisões . . . Aqueles que aplaudiram a falta sobre TT no jogo de Braga que lhes deu os 3 pontos num monumental frango de Matheus, mas qualquer falta sobre Taremi é um salto para...ler comentário completo »
    Passe-curto
    2021-08-16 15h29m por Dragaoazulebranco
    O Porto vai pedir á federação que apartir da próxima semana não se trasse linhas de fora de jogo nos jogos do Porto, vão colocar dois ou três benfiquistas ou sportinguistas a olhar para os lances e dizerem se parece fora de jogo ou não.
    Jdabm
    2021-08-16 15h25m por Dragaoazulebranco
    Nem que tivesse um metro adiantado, irias sempre ter dúvidas, a dúvida aqui é a cor da camisola. Ainda não te vi aqui a falar, já que zelas pelo bem do futebol, da falta de bom senso do árbitro a expulsar um jogador do Arouca.
    Bebé umas águas da pedras e acalma-te, ainda só vamos na segunda jornada, se fizeres isto em todos os jogos que o Porto ganhar ainda te vai dar alguma coisa.
    TH
    Quanto ao resto
    2021-08-16 14h54m por TheColorBlue
    Perco vontade comentar o que quer que seja, com o chinfrim que aqui foi feito por alguns adeptos aziados.

    Os foras de jogo de 21cm dão para teorias de conspiração e o camandro. Os de 2cm. . . "é lidar, irmão". Enfim. Mete nojo esta dissonância cognitiva.

    O mesmo é válido para veneno destilado em relação ao jogo do Benfica e Sporting. Há um ou outro lance aqui e ali, tal como no jogo do Porto, nada que constitua razão válida para isto.

    Ima...ler comentário completo »
    TH
    SomosPorto1989
    2021-08-16 14h48m por TheColorBlue
    Concordo que o Bruno Costa não tem estado mal, ponto. Cumpre e nada mais. Teve 1-2 bons apontamentos até. Até aí, nada a apontar.

    Portanto dizer que aqueles que directamente criticam o Bruno sem mais nada, têm vontade de implicar, tudo bem.

    Meter no mesmo saco os outros que argumentam que o Vitinha é MUITO superior, lamento, mas ridículo. Não, não é vontade de implicar.

    Dizer ainda que o Vitinha tem que mostrar mais, porque o Bruno já...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Mercado
    Oficial
    Estava cedido ao clube inglês
    O Bournemouth, da Premier League, confirmou, esta quarta-feira de manhã, a contratação em definitivo do avançado turco Enes Unal, que estava cedido pelo Getafe, de Espanha....