placardpt
Paços de Ferreira recebe e vence Famalicão

A fúria dos castores

2021/08/08 22:29

Que bela forma de começar! O Paços de Ferreira recebeu e venceu o Famalicão, este domingo, numa partida em que foi inteiramente superior. Os castores dominaram praticamente todos os momentos do jogo e mostraram que as rotinas já estão muito bem trabalhadas, ao contrário do adversário, cuja versão apresentada está longe da realidade até pelo que foi observado na temporada transata. Dois golos de rajada no início (e podia haver um perto do fim caso Maracás não desperdiçasse uma grande penalidade) serviram para os visitados selarem um triunfo justo e saboroso junto do calor dos seus adeptos.

Lição bem estudada

O ambiente é favorável e a motivação em Paços de Ferreira, por esta altura, está em altas. Na ressaca de uma bela vitória europeia, a formação orientada por Jorge Simão estreou-se na Liga Bwin 21/22 frente ao Famalicão, provavelmente um dos conjuntos mais difíceis do campeonato.

Há trabalho para Ivo Vieira ©Vítor Parente / Kapta+
E, a bem da verdade, não se saiu nada mal. Aliás, notou-se, perfeitamente, que o trabalho pré-jogo, de análise do adversário, foi efetuado com muito rigor. Com isto dizer que a postura dos castores foi simples: pressão alta, linhas bem juntas, extremos a ajudarem laterais e zona central bem povoada. Assim, os homens da casa conseguiram, durante largos minutos, contrariar o ponto forte do adversário, que tanto privilegia o futebol positivo.

Perante uma pressão em bloco aplicada com excelência, o Paços de Ferreira condicionou a primeira fase de construção do Famalicão e, por outro lado, não deu azo a grandes aventuras ao rival no ataque. É certo que as oportunidades ainda apareceram - mal finalizadas -, com o combativo Bruno Rodrigues a dar um ar da sua graça.

Enquanto a baliza de Luiz Jr ia sendo ameaçada - sem pontaria certeira -, a jovem equipa do Famalicão - destaque para os vários jovens dos sub-23 quer no onze, quer no banco - só conseguiu, em algumas ocasiões, libertar-se da pressão contrária para desenhar lances com qualidade, embora sem a definição desejada.

Perto do intervalo, e já após algumas tentativas, Lucas Silva atirou com estrondo à barra da baliza famalicense, provocando o maior clímax do encontro até então.

Com a corda toda

A acabar a primeira parte deixou o aviso, a iniciar a segunda não vacilou. A bola de neve começou a formar-se nos primeiros instantes e, a partir do minuto 49, a deu-se uma pequena avalanche.

Luiz Jr defendeu um penálti perto do fim ©Vítor Parente / Kapta+
Lucas Silva, com uma excelente jogada pela esquerda, fez o 1x0 e, logo de seguida, mas pela direita, Nuno Santos finalizou um ótimo entrosamento coletivo. Num ápice, o Paços de Ferreira viu-se a ganhar por 2x0 e confirmou, por fim, a superioridade demonstrada anteriormente.

As melhores oportunidades pertenceram aos visitados que não desistiram de procurar o terceiro. A postura notável da equipa amarela partiu muito do entrosamento dos jogadores, sendo que as ligações foram-se sucedendo com naturalidade.

O Famalicão, por sua vez, não conseguia dar sinais de vida, nem mesmo com as alterações. Isto porque um dos poucos avisos aconteceu já perto do minuto 70 com um livre de Ivo Rodrigues, também ele desinspirado, e, depois, por Diogo Figueiras, em tempo de descontos.

Sem mais alterações no marcador, o Paços de Ferreira mostrou, acima de tudo, que está pronto para o que aí vem. Já do lado famalicense, há trabalho a ser feito num plantel ainda longe da definição.

jogos históricos
U Domingo, 08 Agosto 2021 - 20:30
Estádio Capital do Móvel
Miguel Nogueira
2-0
Lucas Silva 49'
Nuno Santos 50'

ESTÁDIO

Estádio Capital do Móvel
Estádio Capital do Móvel
Portugal
Paços de Ferreira
Lotação8 076
Medidas105 x 68 m
Inauguração1973
Lances Capitais
49´
GOLO Paços de Ferreira!
Lucas Silva marca
Lucas Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
50´
GOLO Paços de Ferreira!
Nuno Santos marca
Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
88´
Maracás (Paços de Ferreira) falha a grande penalidade! Foi demasiado denunciado e Luíz Júnior defendeu com a mão direita sem grande dificuldade.
Positivo
A fase do Paços

Os castores estão a atravessar um momento muito positivo e o facto de ser no arranque da época acaba por trazer água na boca. Frente ao Famalicão, a equipa de Jorge Simão foi excelente a nível estratégico e mostrou que a máquina está bem oleada.

Negativo
Talvez um pequeno percalço

A imagem deixada pelo Famalicão esta noite está longe, certamente, daquela que vai ser até ao fim do campeonato. A equipa é muito jovem, vários jogadores importantes saíram e ainda faltam vários dias para o fecho do mercado. Até lá, pode haver muitas mudanças...

Forma
Paços de Ferreira
2021/2022
3J
2V
1E
0D
7-1G
FC Famalicão
2021/2022
3J
2V
0E
1D
2-2G
O Árbitro

Arbitragem sem nada de relevante a apontar, visto que tentou manter o pulso durante o jogo.

Fotografias(15)

Liga BWIN: Paços de Ferreira x Famalicão
Liga BWIN: Paços de Ferreira x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PAÇOS DE FERREIRA
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Rendimento Baixo
2021-08-09 14h22m por Dos_Bargos
O jogo ontem demonstra que a equipa ainda não está com rendimento (falta jogos pré-época) adequado para jogar ao nível de outras equipas.
Viu-se infelizmente que existe falta de entrosamento entre jogadores e setores do campo.
Acredito que o IV vai dar a volta, mas a SAD precisa de reduzir o número de emprestados para evitar revolução de plantel época atrás de época.
As vendas são necessárias mas, esta do Ugarte era escusada, vai ser difícil colmatar a sua saída, nem...ler comentário completo »
JiLVicente
2021-08-09 11h36m por Ultras-__FCP
Acrescento ainda o Paulo Fonseca.
Zlatan
2021-08-09 05h16m por JiLVicente
:com António Salvador como presidente, é raro o treinador que aguenta muito tempo na Pedreira e sai com boa imagem"

É precisamente o contrário, o Braga o que de melhor tem feito é valorizar treinadores, JJ, Sérgio Conceição, R. Amorim, Abel, Domingos, C. Carvalhal entre outros. Quando saem de Braga normalmente é para patamares superiores.
VI
FCF
2021-08-09 04h31m por Vilanova1
Mesmo que neste onze tenha jogado 1/3 da equipa que será titular depois de fechado o plantel, nao se justifica a falta de postura em campo, ambição, garra, etc.
Assunção depende muito de quem está ao lado dele, é um puto de 19 anos mt bom jogador, nao inventem agora novos conceitos. Nao falo noutros sectores, só quando estiver o plantel fechado. Até lá!
Paços, Fama e Jorge Simão
2021-08-09 00h26m por zlatan_21
Sinceramente, pensava um empate dado que o Paços está na luta pela Conference League mas enganei-me. Começo interessante dos "castores" a constratar com o começo do Famalicão. Aceita-se a falta de ideias dos visitantes, novamente com muitos jovens ainda a procurar a devida forma de jogarem juntos. 3/4 jogos mais e as coisas deverão ter outros desfechos.

Como disse e bem o "Kurika", também acho que o Jorge Simão é o "novo" Daniel Ramos. Ele foi muito cedo para Braga e, com...ler comentário completo »
Fama. . .
2021-08-09 00h16m por Pormenortatico
Apostei neles para o 5º, mas com este plantel é impossível, padece dos mesmos problemas do Vitória, falta de jogadores que garantam intensidade e equilíbrio ao jogo, o talento não é tudo, têm que haver um pouco de tudo, coisa que o Paços têm.

O plantel já não era grande coisa a época passada, mas com Ugarte e Vinagre melhorou substancialmente, agora R. Lima é um claro downgrade e no meio não têm nada de jeito até agora.

O Assunção não sei o que vêm nele, ...ler comentário completo »
PO
Força Paços!!
2021-08-08 23h54m por Polish
Manter este nível para defrontar o Tottenham e assim ter hipóteses de qualificação para a fase de grupos.
Riccieli
2021-08-08 23h16m por Migas29
Banalíssimo. . . Não percebo como é titular num Famalicão. . . Gostava que apostassem no Alexandre Penetra, acho que é um central com um bom futuro
Que grande jogo
2021-08-08 23h14m por f1950
A segurança defensiva e a pressão alta (coisa que não se via com Jorge Simão na sua primeira passagem) foram mais uma vez as chaves para uma grande exibição. Vamos ver como vai correr quando o desgaste começar a surgir e contra equipas mais defensivas.
Uma palavra para o Lucas Silva que finalmente demonstrou a sua qualidade com um golaço para ficar nos melhores desta época, e para o Luís Carlos que mais uma vez não tenho medo de dizer que é um dos melhores jogadores da Europa com a sua qualidade. Que pulmão tem este homem!
Jorge Simão
2021-08-08 23h00m por Kurika
Começa bem o gajo "que não vai chegar ao Natal". Como disse antes, isto tresanda a Daniel Ramos 2. 0, também esse era uma contratação da treta para o Santa Clara no ano passado, não ia durar muito e depois. . . fez o que fez.
O pessoal quando engraça ou desengraça com um treinador, nada a fazer.
Enfim, que o Paços perca o próximo jogo no Bessa e então aí o pessoal que apareça logo a dizer mal do homem, por mim tudo bem. ;)
Exibição
2021-08-08 22h54m por MCP5
Espetacular, sem palavras! Voltar oas estádios e logo com 2 exibições assim. . . Não se pode pedir mais!
Sem querer criticar um assunto mais que batido, mas não precisamos de árbitros destes na liga, basta cair e há falta. Assim é difícil haver velocidade num jogo (hoje foi exceção).

OUTRAS NOTÍCIAS

Taça de Portugal
reportagem
Festa da Prova Rainha no Jamor
O FC Porto levantou a Taça de Portugal pela terceira época consecutiva, batendo o Sporting por 2-1 após prolongamento. O zerozero esteve presente no Estádio Nacional do ...