placardpt
      País de Gales bate Turquia e lidera o Grupo A

      Estrelas galesas alinharam-se para um déjà vu

      2021/06/16 18:59

      Num jogo em que as suas estrelas apareceram em força, o País de Gales logrou a primeira vitória no Euro 2020. Na segunda ronda do Grupo A, os galeses mantiveram a Turquia a zeros e, graças a uma vitória por 0x2, colocaram-se no topo, provisoriamente.

      Após a derrota consentida diante da Itália, o selecionador Senol Gunes apostou em Kaan Ayhan e Cengiz Under para o onze inicial, deixando Merih Demiral e Yusuf Yazici no banco. Já Robert Page replicou a fórmula que arrancou um empate à Suíça.

      Avisos não foram levados a sério

      Apesar das mexidas promovidas, a defesa turca mostrou novamente laivos de desconcentrações, nomeadamente no alinhamento defensivo, que incapacitou a utilização da armadilha do fora de jogo. Atentos a isso, os galeses exploraram essa nuance, com vários movimentos de rutura, alguns verticais.

      ©Getty /
      Aí surgiu Gareth Bale no passe e Aaron Ramsey nas desmarcações, só que o médio da Juventus mostrou uma grande desinspiração ao perdoar dois golos certos na cara do guardião Ugurcan Çakir. Já a Turquia criou perigo em contra-ataque e de canto, só que as ações de Burak Yilmaz, Cengiz Under e Kaan Ayhan não foram eficazes.

      Já perto do descanso, surgiu o golo. Num lance várias vezes visto, Gareth Bale lançou Aaron Ramsey num movimento vertical e o centrocampista, aproveitando a distração de Çaglar Soyuncu (colocou-o em jogo), abriu o ativo no Baku Olympic Stadium.

      Jogo aberto, sentença assinada

      Insatisfeito com o rendimento da sua turma, Senol Gunes mexeu logo no reatamento do encontro, lançando Merih Demiral e Yusuf Yazici para os lugares de Okay Yokuslu e Ozan Tufan. Logo nos primeiros minutos, Cengiz Under voltou a espreitar o golo, mas o irrequieto Daniel James deu uma réplica à medida, com um cruzamento perigoso.

       O jogo seguiu entretido e aberto, pelo que as oportunidades de golo continuaram a aparecer. Gareth Bale avisou de meia distância, Aaron Ramsey testou a atenção de Ugurcan Çakir e Burak Yilmaz desperdiçou uma ocasião soberana. No entanto, a melhor chance pertenceu ao capitão galês.

      ©Getty /
      À passagem dos 60 minutos, Artur Soares Dias assinalou falta de Zeki Çelik sobre Gareth Bale, na área turca. Contudo, na execução do penálti, o extremo do Real Madrid errou o alvo. Logo de seguida, o guardião da Turquia demorou a despachar a bola e quase permitiu a redenção de Gareth Bale, só que o esférico passou caprichosamente ao lado da sua baliza.

      Este falhanço galvanizou a Seleção turca, que voltou a ameaçar o empate, mas a cabeçada de Kaan Ayhan saiu à figura de Danny Ward. Seguiram-se várias substituições que cortaram o ritmo de jogo, mas a reta final voltou a aquecer. Danny Ward negou novamente o empate, desta feita a Merih Demiral, enquanto do outro lado Gareth Bale e Harry Wilson também ameaçaram o golo.

      Na reta final do encontro, os ânimos aqueceram mais um pouco (quatro amarelos mostrados após um desentendimento) e os pupilos de Robert Page aproveitaram para matar o jogo: na sequência de um canto curto, Gareth Bale partiu a defesa turca e ofereceu o golo a Connor Roberts, que sentenciou o 0x2. 

      A exibição do País de Gales foi de qualidade e as suas estrelas mostraram vontade de repetir a façanha de 2016...



      U Quarta, 16 Junho 2021 - 17:00
      Baku Olympic Stadium
      Artur Soares Dias
      0-2
      Aaron Ramsey 42'
      Connor Roberts 90'
      Baku Olympic Stadium
      Lotação68 195
      Medidas-
      Inauguração2015
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo AJornada 2
      Lances Capitais
      43´
      GOLO País de Gales!
      Aaron Ramsey marca
      Aaron Ramsey marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      61´
      Gareth Bale (País de Gales) falhou a grande penalidade! Que mal cobrada pelo camisola 11...
      90´
      +5
      GOLO País de Gales!
      Connor Roberts marca
      Connor Roberts marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      A Chave

      43 minutos - Golo de Aaron Ramsey. Após dois falhanços clamorosos e com a Turquia a ameaçar o golo algumas vezes, o médio da Juventus teve a frieza necessária para tranquilizar a sua equipa e confirmar o domínio que esta estava a ter.

      O Árbitro

      Exibição segura por parte da equipa liderada por Artur Soares Dias. Foi criterioso ao longo dos 90 minutos e não precisou dos cartões amarelos para controlar o jogo (usou-os quando se impunha). No lance mais complicado e diga-se, um pouco dúbio, optou por assinalar penálti de Zeki Çelik sobre Gareth Bale, decisão que pareceu forçada, mas que foi confirmada pelo VAR.

      O Melhor
      Bale & Ramsey

      Após uma estreia discreta, as estrelas galesas apareceram em força. Gareth Bale e Aaron Ramsey abanaram por completo a defesa turca, fabricando dois golos, que podiam ter sido multiplicados. Um recital bonito de se ver.

      O Pior
      Falhas e desconcentração

      Depois das boas indicações dadas na fase de qualificação, a defesa turca tem estado muito mal neste Europeu. O jogo contra a Itália ativou os alarmes e o País de Gales fê-los soar mais alto. Desconcentrações, dificuldades no um para um, na marcação, no alinhamento defensivo, no controlo do fora de jogo...  

      Forma
      Turquia
      2020/2021
      8J
      4V
      2E
      2D
      14-11G
      País de Gales
      2020/2021
      7J
      3V
      2E
      2D
      6-7G
      Sabia que...by playmaker stats
      O País de Gales garante matematicamente, pelo menos, o 3.º lugar com 4 pontos.

      Na edição anterior, Portugal foi um dos melhores 3.ºs com apenas 3 pontos.
      A Turquia perde e não marca nos 2 primeiros jogos da fase de grupos em Europeus consecutivos (2016 e 2020)
      Nos últimos 15 jogos em provas oficiais, o País de Gales perdeu apenas um: contra a Bélgica.

      É a 4.ª vitória do País de Gales frente à Turquia, a 2.ª por uma diferença de 2+ golos.
      País de Gales soma a 5.ª vitória em Europeus, tem uma % de vitórias de 63% (5V 1E 2D).

      É a 1.ª vez que está invicto nos dois primeiros jogos da fase de grupos num Euro
      País de Gales soma a 5.ª vitória em Europeus, tem uma % de vitórias de 63% (5V 1E 2D).

      É a 1.ª vez que está invicto nos dois primeiros jogos da fase de grupos num Euro.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      TURQUIA
      EMPATE
      PAÍS DE GALES

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      tonefcp
      2021-06-17 10h10m por unsub
      tambem a inglaterra de bobby robson no mundial de 90 tambem passou em primeiro num grupo que em 6 jogos houve 5 empates
      chegaram ás meias finais mas só ganharam 1 jogo nos 90 minutos na fase de grupos , nos oitavos e quartos ganharam no prolongamento e depois perderam nas meias nos penalties
      nos 90 minutos empataram 5 dos 6 jogos que jogaram

      Turquia 0-2 Gales
      2021-06-17 05h47m por valterkings
      Esta soube-me bem! Andei a lutar durante toda a antevisão a este grupo que a Turquia não era forte como a larga maioria previa, vi várias pessoas a dizer que iam ser a grande surpresa deste Campeonato da Europa, pois bem está aí a resposta, os resultados deram-me razão! Gales tem mais coletivo que a Turquia, vocês focam-se demasiado nas individualidades.

      Apostei em Gales no segundo lugar atrás da Itália, pois bem está bem encaminhado para que isso aconteça.
      OrgulhoBenfiqui sta
      2021-06-16 20h25m por FunnyGames
      “Regras normais”?
      Até ao mundial de 98 (quando os mundiais se disputavam entre 24 equipas)os melhores terceiros também passavam a fase de grupos. . .
      Este formato não é algo propriamente novo mas sim algo necessário face ao número de seleções que agora disputam o torneio
      ZA
      OrgulhoBenquist a
      2021-06-16 19h33m por Zagorakis
      Por mais que concorde contigo sobre o modelo destes 2 últimos europeus, não me parece que seja assim tão simples e eficaz. Para não teres repescagens e 3ºs a qualificarem-se tinhas de ter 32 equipas, isto é demasiado para muitos países europeus, além de que a própria UEFA está cada vez mais megalómaniaca nos estádios. Não bastam os euros ter 24 equipas, os estádio só para a faze de grupos têm de ter 30\40 mil lugares e as eliminatórias ainda mais.

      Europeus como este, com...ler comentário completo »
      OrgulhoBenfiqui sta69
      2021-06-16 19h31m por unsub
      ás regras são normais e não são novas já foram usadas nos mundiais de 86 , 90 e 94
      quando o mundial passou a 6 grupos

      Moore destoa em Gales
      2021-06-16 19h30m por dirtyharry
      É muito fraco tecnicamente pra se associar com Bale, James e Ramsey. Se Gales tivesse um centroavante melhor, poderia ir longe como em 2016
      Ótimo jogo
      2021-06-16 19h29m por dirtyharry
      Segundo melhor dessa Euro, só atrás de Holanda 3 x 2 Ucrânia
      TI
      Turquia
      2021-06-16 19h25m por tink
      Que grande desilusão. Eram uma muralha defensiva e fortes no ataque, até agora 2 jogos horríveis, pensava que passavam atrás da Itália, mas podem fazer a mala. . .
      País de Gales
      2021-06-16 19h24m por MisticaEncarnada
      No último EURO surpreenderam ao chegar às meias finais e este ano têm os oitavos praticamente garantidos à 3ª jornada. A Turquia já não fica à frente do País de Gales a caso a Itália vença hoje pode ser muito bom para esta seleção para passar em 2º até, pois não só a Suíça terá de vencer no último jogo para ficar em 2º lugar como a Itália, já apurada nessa condição, poderá não entrar com a mesma vontade de vencer o jogo da última jornada. O que pode baralhar as contas do grupo será uma poss...ler comentário completo »
      OrgulhoBenfiqui sta69
      2021-06-16 19h18m por matrioska_russa
      Mesmo que ganhe o último jogo e fique em 3º, muito dificilmente a Turquia passa a eliminatória. Mas é melhor assim, com essa remota possibilidade, pois não ficam no último jogo apenas "cumprir calendário".

      Já agora, mesmo com regras "normais" uma seleção podia nunca ganhar e passar em 1º. Bastaria que todos os jogos fossem empates e tivesse o melhor ataque.

      Deixa o hate.
      Manto-Apedrejad o
      2021-06-16 19h16m por AlexisS17_Arshavin10
      No United pouco joga, mas este ano quando o vi jogar pelos Red Devils jogou sempre bem. Também não é fácil jogar, tem o Rashford, o Martial e o Greenwood a frente dele. Só tem 23 anos, acho que ainda pode evoluir muito.
      Manto-Apedrejad o
      2021-06-16 19h08m por AlexisS17_Arshavin10
      O Daniel James é um excelente jogador, não é só corrida como falas, embora tome decisões erradas sim, é algo que tem de melhorar.
      ZA
      Gales
      2021-06-16 19h05m por Zagorakis
      Belíssima vitória, o Bale devia ter marcado aquele golo que me deixava mais tranquilo. Agora é esperar que a Suíça vença os turcos.
      Turquia
      2021-06-16 19h05m por AlexisS17_Arshavin10
      Tinham obrigação de fazer mais e melhor, estão a desiludir muito, mas o selecionador (que no passado fez bons trabalhos) esta a ser um nabo. Desta o Under foi titular e o Yazici foi para o banco para jogar o tronco do Karaman lol.
      Gareth Bale
      2021-06-16 19h02m por AlexisS17_Arshavin10
      Simplesmente um monstro, que jogador fantástico!!! Falhou um penalty, é verdade, mas fez uma exibição brutal. Dos extremos mais underrated que já vi.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Amigáveis
      Participam num particular no dia 31 de maio
      A seleção galega está de volta aos relvados e disputará um jogo de caráter particular diante do Panamá no próximo dia 31 de maio, no Estádio de ...