placardpt
    Moreirense e Nacional empataram a dois

    Ficou-se pelo quase e ninguém saiu satisfeito

    2021/05/06 17:07
    E1

    Podia ter dado para qualquer um dos lados, mas acabou por não dar para nenhum. Moreirense e Nacional empataram a duas bolas e atrasaram-se nas respetivas lutas. Dois golos de bola parada a abrir, duas respostas quase imediatas e um final de loucos foram o filme do jogo que complica a vida, ainda que de forma diferente, às duas equipas.

    Proveito na bola parada

    A uma equipa que entrava a cinco pontos de um lugar europeu não se pode afastar a possibilidade de lutar até que seja matematicamente impossível. Do outro lado, a luta era pela manutenção, mas a desvantagem era a mesma para o lugar de playoff de descida. Cónegos e insulares, com muito por disputar, chegavam de derrotas e isso pediu alterações. Vasco Seabra desfez a linha de três centrais que empatou o FC Porto e perdeu no dérbi. Manuel Machado manteve o esquema, mas apostou em jogadores com mais pendor ofensivo.

    Vida ainda mais complicada para o Nacional ©Catarina Morais / Kapta +
    Não deixa de ser curioso que, depois de uma sequência de jornadas em que contou com arranques de partida de nível superior que o adversário, a equipa de Manuel Machado consentiu uma entrada melhor do Moreirense, que causou várias dificuldades. A intranquilidade dos lugares do fundo da tabela causou vários passes falhados e os cónegos aproveitaram. O espaço no corredor direito alvinegro foi explorado por Pires e Conté, que ainda causaram dificuldades.

    Com o passar do tempo, os insulares entraram na partida, afinaram a pontaria e foram capazes de equilibrar o domínio. A pressão alta liderada por Éber Bessa obrigava os cónegos a errar, Riascos e Pedro Mendes utilizavam a porte físico para segurar na frente e permitir a subida dos colegas, que olhavam para a baliza de Kewin Oliveira (Pasinato foi operado ao nariz e substituído na baliza).

    Perto da meia hora de jogo, um livre lateral a favor do Nacional terminou com a bola na baliza, mas uma longa espera pela revisão do VAR descortinou um fora de jogo de Pedrão. Foi o primeiro aviso, visto que, sensivelmente um quarto de hora depois, um lance de origem semelhante, mas do lado oposto, resultou mesmo em golo. Filipe Soares desviou de forma involuntária e deu vantagem aos madeirenses.

    O regresso do intervalo trouxe uma mudança para cada lado e um Moreirense com intenção de inverter o rumo dos acontecimentos. Um par de remates depois, foi novamente de livre direto que o marcador voltou a mexer. Abdoulaye atirou ao poste e Ferraresi emendou, restabelecendo a igualdade.

    Final de filme

    Reação instantânea ao golo sofrido ©Catarina Morais / Kapta +
    A estratégia insular levou um golpe, quando a ideia seria segurar a vantagem mínima, mas isso não impediu nova reação madeirense, que jogava a vida no escalão principal. Riascos voltou a ser requisitado pela direita e, numa delas, fugiu a Ferraresi para encontrar o recém-entrado Rochéz na área. O primeiro toque na bola resultou em golo do hondurenho.

    Só que o Nacional voltou a não conseguir segurar a vantagem e o Moreirense respondeu quase de forma imediata. Conté encontrou André Luís na área para novo empate. 

    Nos minutos finais instalou-se o descontrolo com duas equipas à procura da vitória. Numa reta final quase anárquica, a vitória podia ter caído para qualquer um dos lados. Galego atirou ao poste, o Nacional reagiu com uma pressão até ao apito e Pedrão podia ter roubado todos os pontos no nono(!) minuto de compensação, mas a bola saiu por cima, assim como as aspirações do Nacional.

    jogos históricos
    U Quinta, 06 Maio 2021 - 15:00
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Nuno Almeida
    2-2
    Filipe Soares 43' (p.b.)
    Nahuel Ferraresi 62'
    André Luís 81'
    Bryan Róchez 74'

    ESTÁDIO

    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Portugal
    Moreira de Cónegos - Guimarães
    Lotação6 153
    Medidas104x68
    Inauguração2002
    Lances Capitais
    30´
    GOLO INVALIDADO
    Fora de jogo de Pedrão, que estava adiantado em relação a Abdoulaye Ba
    43´
    GOLO Nacional
    Filipe Soares marca na própria baliza!
    62´
    GOLO Moreirense!
    Nahuel Ferraresi marca
    Nahuel Ferraresi marca o seu 2º golo na prova (22 jogos)
    74´
    GOLO Nacional!
    Bryan Róchez marca
    Bryan Róchez marca o seu 6º golo na prova (30 jogos)
    81´
    GOLO Moreirense!
    André Luís marca
    André Luís marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
    Positivo
    Não faltou espetáculo

    Se for adepto de uma das duas equipas, talvez o desfecho não tenha sido o desejado. Ainda assim, jogou-se um bom jogo de futebol em Moreira de Cónegos, com muitos golos, emoção até ao fim e sempre com a procura da baliza por ambas as partes. 

    Negativo
    Intranquilidade pesou

    É um facto que a posição pesa e voltou a ficar comprovado neste jogo. O Nacional esteve em vantagem por duas vezes, mas não foi capaz de segurar o resultado e os três pontos, que dariam outro ânimo até ao final da temporada. 

    Forma
    Moreirense
    2020/2021
    34J
    10V
    13E
    11D
    36-44G
    Nacional
    2020/2021
    34J
    8V
    7E
    19D
    36-58G
    O Árbitro

    Muitas dificuldades em segurar o ritmo de jogo, sendo obrigado a mostrar um número elevado de cartões amarelos. Trabalho complicado para o VAR nos dois golos, com foras de jogo difíceis de analisar.

    Fotografias(16)

    Liga NOS: Moreirense x Nacional
    Liga NOS: Moreirense x Nacional
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MOREIRENSE
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    PSGxBVB em direto!
    Já há onze do Borussia Dortmund: Gregor Kobel, Julian Ryerson, Mats Hummels, Nico Schlotterbeck, Ian Maatsen, Marcel Sabitzer , Emre Can, Karim Adeyemi, Julian Brandt, Jadon Sancho, ...