placardpt
    Nacional bateu o Vitória SC

    Uma luz ao fundo do túnel

    2021/04/26 21:05

    Não é salvação, nem de perto nem de longe, mas o Nacional somou três pontos que permitem continuar a sonhar com a permanência no principal escalão do futebol português. Frente a um Vitória SC intranquilo e demasiado reativo, o pontapé de Pedro Mendes deu esperança ao conjunto de Manuel Machado.

    Eis a tal pontinha de sorte

    Apesar do peso das derrotas que assombravam a equipa, o Nacional encontrou forças para entrar a todo o gás, como, de resto, conseguiu fazer nas últimas duas jornadas, em que acabou derrotado, mas onde deixou uma imagem distinta da que tinha vindo a mostrar. O regresso de Witi permitiu ao técnico montar uma linha de cinco com alas de raiz e a diferença ficou bem evidente. 

    Pedro Mendes voltou a marcar na Choupana ©Vítor Parente / Kapta+
    O Vitória, por sua vez, também deixou uma boa réplica no Estádio do Dragão, mas a tranquilidade não é algo que transborde na equipa. As lesões de Mensah e Mumin obrigaram Bino a mudanças, com Sílvio (como terceiro central) e Rúben Lameiras (no corredor esquerdo) a serem escolhidos.

    A superioridade inicial dos insulares, sobretudo em termos de entrega e vontade, demorou pouco a ser traduzida em golo. Um corte deficiente de Lameiras sobrou para Azouni, que entregou em Pedro Mendes. O jovem avançado, que já tinha merecido a confiança do técnico na jornada passada, tirou Jorge Fernandes do caminho e rematou para o primeiro.

    Só algum tempo depois do golo sofrido é que os minhotos foram capazes de crescer, um pouco pelo recuar das linhas do adversário. Com um jogo focado nos corredores, Lameiras e Edwards eram os mais ativos, mas as constantes tentativas de cruzamento esbarravam quase sempre em um dos três centrais, que aproveitavam para somar alívios.

    Incapazes de criar por dentro e por fora, os vitorianos tentaram de meia distância, mas foi nesse momento que os «fatores não controláveis» que Manuel Machado abordou no passado recente caíram para o lado do Nacional. Primeiro Pepelu atirou ao poste, depois Lameiras mandou uma bomba à barra e o lanterna vermelha respirou de alívio com a vantagem ao intervalo.

    Pouca cabeça, pouco coração

    Com a vantagem no marcador, uma tónica semelhante à da reta final da primeira parte era expectável. O Vitória com muito mais posse e um Nacional a apostar no jogo direto para tirar proveito do espaço nas costas da defesa minhota. 

    A primeira vitória do regresso de Manuel Machado ©Catarina Morais / Kapta +
    O problema com a posse de bola é que resultava em poucas investidas realmente perigosas e os madeirenses podiam respirar a espaços. O passar do tempo jogava contra os minhotos, que ainda viam o adversário perder tempo quando podiam, fazendo aumentar ainda mais a ansiedade. Depois de, até aos últimos dez minutos da partida, o único lance de perigo ter saído da cabeça de Alhassan, o momento que marca a segunda parte surgiu aos 82'.

    Pepelu fez o golo que daria o empate, mas Fábio Veríssimo anulou o lance por falta de Estupiñán nas costas de Pedrão, para muitas queixas de toda a equipa minhota. 

    Cada vez mais intranquilos, o Vitória SC perdeu o discernimento para aproveitamento de Riascos e Rochéz, lançados na segunda parte, que seguraram a posse enquanto podiam no meio campo ofensivo até ao apito final que chegou sem que os vitorianos conseguissem voltar a assustar António Filipe.

    jogos históricos
    U Segunda, 26 Abril 2021 - 19:00
    Estádio da Madeira
    Fábio Veríssimo
    1-0
    Pedro Mendes 7'

    ESTÁDIO

    Estádio da Madeira
    Estádio da Madeira
    Portugal
    Choupana - Funchal
    Lotação5 586
    Medidas105x66
    Inauguração1998
    Lances Capitais
    GOLO Nacional!
    Pedro Mendes marca
    Pedro Mendes marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
    82´
    GOLO INVALIDADO V. Guimarães
    Pepelu marca o empate, mas o lance é anulado por empurrão de Óscar Estupiñán sobre Pedrão. Ficam algumas dúvidas
    Positivo
    O fim do martírio

    Eis que, depois de dez derrotas consecutivas, o Nacional voltou às vitórias e logo frente a um adversário que luta por lugares europeus. A equipa voltou a entrar bem no jogo e chegou a um golo que soube gerir com o passar do relógio.

    Negativo
    Encontrar regularidade

    Ainda não foi desta que o Vitória SC conseguiu convencer, num reflexo do que tem sido uma época de altos e baixos. Para além de dois remates aos ferros, a equipa de Bino não foi capaz de ferir o lanterna vermelha e de justificar outro resultado.

    Forma
    Nacional
    2020/2021
    32J
    8V
    6E
    18D
    34-54G
    V. Guimarães
    2020/2021
    32J
    11V
    7E
    14D
    32-39G
    O Árbitro

    O lance ao minuto 82 deixa muitas dúvidas. A falta de Estupiñán sobre Pedrão é evidente, mas um lance anterior de possível falta sobre Holm pode originar contestação por parte do Vitória SC.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    NACIONAL
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Bracara_Avgvsta
    2021-04-27 14h49m por FCP_18
    Por acaso eu só vi a notícia sobre o 1 de maio, não li mais nada, podes dizer porque querem investir tanto dinheiro naquilo?
    Off-topic
    2021-04-27 02h05m por Bracara_Avgvsta
    O Sr. Luis Cirilo devia-se preocupar mais com o seu clube e deixar de lado o rival.

    "voltou a rubricar uma péssima arbitragem que levou o Braga ao colo com um conjunto de decisões que só por milagre não definiram o resultado do jogo. " ( SC Braga - Sporting )

    "Braga é um investimento de 60 milhões de euros (totalmente da responsabilidade do clube) para reconversão do estádio 1 de Maio para este voltar a ser a "casa" do clube nas competições da sua primeira equipa...ler comentário completo »
    Vitoria
    2021-04-26 23h05m por DepoisPago
    A sorte deles foi ter tido bons resultados ate ali ao fim de Janeiro dps foi um abismo senao nesta altura andavam a lutar pela manutenção
    Vergonhoso
    2021-04-26 22h47m por amo-te-vitoria
    Sem comentários. . .
    Vitoria muito fraco
    2021-04-26 21h39m por tcb9277
    Época para esquecer
    Vitória
    2021-04-26 21h36m por uzinavot
    Ai Vitória, meu Vitória. . .
    Época para esquecer
    GS
    Nacional
    2021-04-26 21h18m por GSCGrandeamor
    Estou muito contente por ver que o Nacional conseguiu acabar com a série negra e mais importante conseguiu ganhar.
    Esta vitória é moralizadora e é muito importante na luta pela manutenção.
    O Nacional não vai ter jogos fácies mas desde do jogo com o FCP inclusive que a equipa tem melhorado.
    Espero que ainda dê tempo para se salvar

    O Vitória continua a ser a grande decepção, outra derrota.
    Com o plantel que têm deviam fazer muito mas muito mais.
    Agora que lutem pelo lugar que ocupam que é o menos mau.

    Saudações

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Antevisão
    Primeiro jogo da 2ª mão das meias-finais
    É já esta terça-feira que o primeiro grande finalista da Liga dos Campeões fica decidido. A vantagem parte do lado forasteiro, depois da ligeira superioridade do Borussia ...