placardpt
Paços derrotou o Vitória SC

Dupla traição

Foi com um golo de João Pedro (e que golo!) e outro de Hélder Ferreira que o Paços, à custa de dois ex-Vitória, derrotou a equipa vimaranense e alargou distâncias na classificação. Em mais uma exibição muito boa da equipa de Pepa, os castores até começaram a perder, mas foram melhores e chegaram ao triunfo com justiça.

Do outro lado, houve um Vitória que esteve perto de empatar nos descontos, que se queixou de algumas decisões de arbitragem e que optou por um estilo fechado e de contenção que não deu resultado.

Cinismo contrariado com uma bicicleta

Muito se discute quem é a equipa que melhor futebol pratica em Portugal e o Paços é claro candidato. Mesmo num jogo em que a classificação atirava para o lado oposto a responsabilidade maior, a equipa de Pepa não se encolheu e naturalmente pegou no jogo e apresentou-se em ataque continuado, contra um Vitória a querer ser resultadista: Quaresma ficou no banco e a aposta em Edwards e Rochinha foi no sentido de acelerar rapidamente o jogo quando a equipa tivesse bola. E, no fundo, essa estratégia não correu mal.

Treinadores com abordagens diferentes ©Kapta+
Foi assim que, com um excelente passe do inglês e boa corrida do português, nasceu o golo do inevitável Estupiñán, embora não se pudesse dizer que, por essa altura, se sentia um Vitória confortável no jogo. Já tinha visto Varela fazer uma grande defesa e foi visível o desagrado de João Henriques com a incapacidade de anular a dinâmica do adversário.

Era um Paços mais vistoso e, ao mesmo tempo, mais perigoso. Mesmo quando sofreu, a equipa de Pepa, sempre coordenada em campo por Eustáquio, não desarmou e continuou na mesma toada, a ter os laterais recorrentemente envolvidos no ataque (ao contrário da equipa de Guimarães, onde Sacko e Mensah ficavam) e a envolver-se muito bem de fora para dentro.

Ze Uilton voltou ao lado esquerdo da defesa ©Kapta+
A sensação que dava era que faltava Tanque. A referência de ataque está muito mais formatada para a envolvência da equipa e a sua ausência mostrava um vazio que João Pedro poucas vezes conseguia disfarçar. Mas seria precisamente o avançado, numa bicicleta espetacular, a empatar o jogo e a dar-lhe muito mais justiça.

Castigo para tanto receio

Este era um jogo de risco para o Vitória. Não se esperava que a equipa de João Henriques estivesse tão encolhida e expectante. Via-se isso na forma como permitia a posse ao Paços (percebe-se), via-se isso na forma como a equipa tardava em acelerar o jogo.

Houve muito mérito de Pepa. O trabalho defensivo parece estar cada vez mais consolidado e o ofensivo tem um sentido coletivo muito interessante, a partir da coordenação de Eustáquio (que jogador!). Houve nova capacidade para chegar à frente, sobretudo por Luther, e uma curiosa eficácia de cabeça de Hélder Ferreira a dar a volta ao marcador.

João Pedro fez um dos golos do ano ©Kapta+
Se não havia dúvidas que João Henriques estava a ser cauteloso, mais evidente ficou quando logo trocou Wakaso por André Almeida (tanto tempo no banco...) e Bruno Duarte por André André. Só que, nessa altura, para os últimos minutos, foi a vez de o Paços baixar no terreno e fechar os espaços à criação do adversário, que só no chuveirinho conseguiu chegar perto da baliza, sem que se pudesse dizer que tal não estava controlado pelos castores - à exceção de uma saída de Jordi que deixou a Pepelu a possibilidade de um golo épico.

jogos históricos
U Domingo, 21 Fevereiro 2021 - 15:00
Estádio Capital do Móvel
Nuno Almeida
2-1
João Pedro 33'
Hélder Ferreira 62'
Oscar Estupiñán 23'

ESTÁDIO

Estádio Capital do Móvel
Estádio Capital do Móvel
Portugal
Paços de Ferreira
Lotação8 076
Medidas105 x 68 m
Inauguração1973
Lances Capitais
23´
GOLO V. Guimarães!
Óscar Estupiñán marca
Óscar Estupiñán marca o seu 7º golo na prova (10 jogos)
33´
GOLO Paços de Ferreira!
João Pedro marca
João Pedro marca o seu 3º golo na prova (16 jogos)
62´
GOLO Paços de Ferreira!
Hélder Ferreira marca
Hélder Ferreira marca o seu 2º golo na prova (20 jogos)
Positivo
O gosto pelos triângulos

O futebol não tem de se complicar quando os processos são simples e é essa a maior virtude da equipa do Paços. De tão simples que faz, a equipa de Pepa parece tornar fácil jogar futebol, o que não é bem assim. O envolvimento dos laterais, a presença constante dos médios interiores e a coordenação de Eustáquio são as razões para um Paços de sucesso, uma vez mais.

Negativo
Tanta crença num só momento

Contra a corrente do jogo, o Vitória chegou à vantagem e tinha condições para fazer um jogo posterior muito melhor. O meio-campo nunca conseguiu sair da teia montada pelo adversário e sujeitou-se ao que aconteceu. Depois, quando precisou de reagir, já não teve formatação para isso - nem espaço, que o adversário fechou-o.

Forma
Paços de Ferreira
2020/2021
23J
12V
5E
6D
33-22G
V. Guimarães
2020/2021
23J
9V
7E
7D
26-23G
O Árbitro

Pelo critério largo que adotou ao longo do jogo, percebe-se que não tenha ido em cantigas nas áreas (o mais duvidoso foi o possível penálti sobre Edwards, momentos antes do 2x1). Ainda assim, ficaram cartões por mostrar para os dois lados, pois esse excesso de permissividade permitiu aos jogadores lances à margem do que era permitido.

Fotografias(15)

Liga NOS: P. Ferreira x Vitória SC
Liga NOS: P. Ferreira x Vitória SC
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PAÇOS DE FERREIRA
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Vitoria
2021-02-22 05h33m por Bracara_Avgvsta
Uau, só um vitoriano é que comentou. Enquanto o Júlio Mendes não sair do vitoria vão andar sempre nisto.
Josnei
2021-02-22 02h39m por futebol11fc
O Sporting já tem 4 médios de grande qualidade, não sei para que querias um Luiz Carlos. Há um Bragança, com um pé esquerdo daqueles, que tem tido muito poucos minutos (a tendência é para ter mais daqui para a frente).
Mais uma
2021-02-22 01h20m por canelax
Vitoria deste incrivel pacos. . clube com as contas em dia que joga com as armas que tem e n inventa muito. . . quando ao vitoria sc acho q falta estabilidade, talvez devesse fazer como o braga e pacos fizeram a anos atras(jesualdo ferreira e jose nota) e manter o mesmo treinador mais que uma epoca, todos os anos mudam de treinador e isso n ajuda em nada, tem todas as ferramentas pa crescer a nivel nacional e alem fronteiras mas precisam de estabilidade. . . ps: este luiz carlos continua a impressionar joga como se fosse um "puto"
Rayman
2021-02-21 23h14m por farpas
ah ok! nao tinha percebido se concordavas!
farpas
2021-02-21 23h00m por rayman
Não, o contrário até. Mais equipas teriam oportunidades de jogar competições europeias
Que orgulho nesta equipa
2021-02-21 21h36m por f1950
O Vitória entrou muito forte a aproveitar o lado direito onde o Fernando Fonseca não esteve ao seu nível e tendo um ataque muito forte apesar de terem alguma felicidade no golo, mas os centrais e o próprio Uilton estiveram seguríssimos. De resto, já não há palavras para o trabalho incansável do meio campo. E aquele golaço candidato a golo da época do João Pedro que deixa a sua marca sempre que entra é de uma equipa com os níveis de confiança nas nuvens!
Só concordo com o que diz o MCP...ler comentário completo »
rayman
2021-02-21 21h30m por farpas
E isso é mau?
*
2021-02-21 21h21m por rayman
muitas equipas
farpas
2021-02-21 21h20m por rayman
Vai ser do mesmo nível da Liga Europa, talvez mais baixo um pouco mas nunca a diferença que existe entre a Liga Europa e a Champions. Tiras o top 15/20 da Europa e tens muitas capazes de ser competitivas, suficientes para haver bom nível na LE e Conference.
Conference league
2021-02-21 21h17m por farpas
Não entendo porque é que se critica tanto. Mesmo que as equipas não sejam os tubarões, é bom para conhecer o futebol para além dos grandes. Dar competição às equipas mais pequenas de todos os países a nível Europeu e, ganhando, é sempre um título importante. . . Quando fazem uma competição feita para irem sempre os grandes, como a taça da liga, é só criticas. quando fazem competições para os clubes mais pequenos criticam na mesma. . .
AP
Equipa do Vítoria
2021-02-21 20h24m por apsd93
Por mais que não ache o João Henriques ganda espingarda, treinador para equipas mais abaixo na tabela eu disse ainda antes da época começar que a construção da equipa estava a ser qualquer coisa de estranho.
A aposta em tudo o que pudessem por as mãos vindo do UK só pq o Edwards funcionou, 4 GRs contratados (e nenhum deles grande estaleca), despachar o Rafa por empréstimo para ir buscar também por empréstimo um gajo que nem no Salzburg do grande campeonato austríaco consegue sequer fi...ler comentário completo »
samuel67
2021-02-21 18h46m por Kurika
É assim, sim.
O último parágrafo do ReturnoftheEagle também explica bem.
Mas se achas que não, então diz lá: se Portugal tem 2 lugares na Conference, e o lugar da LE vai para vencedor da Taça (ou 4º lugar), então quem é que ocupa essa segunda vaga na Conference se não é o 6º classificado?
Na verdade, isto não é assim tão diferente de anos anteriores.
. . .
2021-02-21 18h46m por rayman
Ir a Paços jogar a medo é razão para pedir demissão (com todo o respeito pelo Paços). As vitórias à tangente e a qualidade individual foi mascarando a fraca qualidade de jogo. Com 5 jogos sem vencer (B Sad e Farense pelo meio), JH é bom que esteja sobre gelo fino. O plantel claramente tem qualidade para muito mais e já com quase meio ano de trabalho para a equipa jogar desta foram só há um responsável.
Plantel está bem construído, a escolha de treinadores foi péssima.
SA
Kurika
2021-02-21 18h42m por samuel67
Eu penso que não seja assim mas também não vou dizer que é porque não tenho a certeza disso. Quem nos pode esclarecer era o zerozeropt
samuel67
2021-02-21 18h27m por Kurika
"A taça só tem influência se o vencedor já tiver acesso direto à liga dos campeões. Se assim for o 4°lugar vai para a liga Europa"

Exato, e assim sendo o 6º lugar passar para a Conference League, já que PT tem dois lugares nessa competição.
Portanto, ao contrário do que dizes, é quase certo que o 6º lugar vai dar Europa, a menos que o Estoril vença a Taça.
Rp12
2021-02-21 18h25m por Kurika
Sim, só o vencedor da Taça vai à LE. Mas se o vencedor da Taça ficar nos 3 primeiros, então é o 4º lugar que vai. Nesse aspeto, não é diferente do que era antes.
E atenção que o finalista vencido da Taça não recebe o lugar do vencedor (desde 2015/16 que é assim). Ou seja, se o finalista vencido ficar em 5º lugar, é o 4º lugar que vai à LE.
SA
Europa
2021-02-21 18h22m por samuel67
O sexto lugar não vai à Europa, 1°, 2° vão diretos para liga dos campeões, 3° vai à pré eliminatória da champions, 4° vai ao playoff da conference league e o 5° vai 2 pré eliminatória. A taça só tem influência se o vencedor já tiver acesso direto à liga dos campeões. Se assim for o 4°lugar vai para a liga Europa
Hélder e João Pedro
2021-02-21 18h21m por bibooporto1
Já valem 30 milhões cada, para o ano deve vir aqui o Leverkusen buscar um por 20 milhões como Sacko do vitória hahahah
RP
Europa 21/22
2021-02-21 18h15m por RP12
Alguém me consegue explicar isso da conference league? Para o ano não há Liga Europa? É que aqui no zz o 4° e o 5° vão às eliminatórias dessa nova competição. Só o vencedor da taça é que vai à Liga Europa? Que confusão. . .
Pois é
2021-02-21 18h02m por OJaimePacheco
Eu esqueço me completamente que a Intertoto Europa League dos pobres vai voltar.

Ora bem, então o Vitória vai para lá então e o Paços.
Benfica na Liga Europa por causa da taça de Portugal.

Porto, Braga e Sporting na Champions.
É isto que provavelmente vai ser.
Vimaranenses
2021-02-21 17h49m por JustaCausa
Será que há falha da net para Espanha? Onde andam os meus caros vitorianos? Onde andam os do 20M Sacko, os do " o Edwards não sai por menos de 40M" , a vossa sorte ainda tem sido o velho Quaresma que vos tem carregado mesmo com quase 40 anos, esse e o 2x André que já vi por aí vimaranenses a dizer que era para sair a custo zero porque não justifica renovação, ainda me lembro de no início da época virem para aqui e encherem os posts das notícias do Guimarães a vangloriar todas as contratações...ler comentário completo »
Europa
2021-02-21 17h35m por CreedEinsteinBratton
Tanto o 5º como o 6º dão competições europeias. Não será LE mas sim Conference League ou lá como se chama. Simplesmente o 5º entrará uma eliminatória mais tarde.
João Henriques
2021-02-21 17h33m por CreedEinsteinBratton
Ainda não é este o treinador para o clube. Falta-lhe coragem.
Eustáquio
2021-02-21 17h32m por patraodoAnzhi
Está um senhor jogador!
Pronto para dar o salto na próxima época para o Sporting.
OJaimePacheco
2021-02-21 17h32m por Kurika
O 6º lugar vai dar Europa, quase certamente (Conference League).
Só não daria se o Estoril vencesse a Taça e não estou a ver isso acontecer.
12

OUTRAS NOTÍCIAS