placardpt
FC Porto está na Final Four

Dragão de duas caras continua em todas

A capacidade de emendar um erro e corrigir algo que não está bem é essencial na vida e no futebol. Foi isso que vimos Sérgio Conceição e o FC Porto fazerem na vitória (2x1) frente ao Paços de Ferreira e que permitiu seguir para as meias-finais da Taça da Liga. 

O treinador azul e branco arriscou numa versão diferente, que não estava a resultar e, depois de corrigir, garantiu com naturalidade a vitória no Estádio do Dragão. Já o Paços, sem ser brilhante, voltou a mostrar o porquê de ser uma das melhores equipas a jogar em Portugal e vendeu muito cara a eliminação na prova.

Os dois treinadores mexeram bastante, sendo que Pepa mudou peças no seu 4x3x3 e Sérgio Conceição acabou por mudar mais intensamente. Colocou Corona solto ao lado de Toni Martínez, lançando ainda dois extremos puros, Díaz e Felipe Anderson. Para além dessa aposta em Corona mais solto, os dragões ainda optaram quase sempre por atacar sem Malang Sarr, que jogou na esquerda. Por isso, podemos dizer que o FC Porto atacava em 3x4x3 e defendia em 4x4x2, especialmente na primeira parte.

45 minutos perdidos

©Catarina Morais / Kapta +
Quando ao primeiro minuto de jogo Toni Martínez rematou por cima e ao 4º Luis Díaz se isolou e rematou para uma grande defesa de Jordi, imaginou-se que o FC Porto ia embalar para uma primeira parte intensa e mexida. Infelizmente para o jogo, e para quem estava na tarde/noite fria no Estádio do Dragão, isso não aconteceu. 

E os argumentos até estavam a favor de uma primeira parte positiva. Com Corona «soltinho» na frente e fazer sempre cortes nas costas dos laterais, estava montada a premissa para um ataque perigoso da equipa da casa. O problema é que para dar essa liberdade ao mexicano, Sérgio Conceição não colocou em campo Otávio e a construção azul e branca praticamente não existiu dessa forma. 

Passes longos, bolas perdidas e uma incapacidade de jogar no último terço do ataque. Foi muito isto os primeiros 45 minutos da equipa portista. Por seu lado, o Paços estava confortável no jogo e até ameaçou o golo num belo remate de João Amaral, que passou bem perto da baliza defendida por Diogo Costa. 

Para além de estar confortável a defender, a equipa de Pepa tinha espaço para jogar ao meio, onde a dupla de médios portistas estava sempre em desvantagem perante o trio dos castores. Por isso, não surpreendeu ninguém que o nulo fosse levado para os balneários.

Uma substituição mudou tudo

©Catarina Morais / Kapta +
Se o nulo não surpreendeu ninguém, também ninguém ficou certamente surpreendido quando Felipe Anderson não veio para a segunda parte, entrando Otávio para jogar nas costas de Martínez. Essa mudança para 4x2x3x1 trouxe a melhor versão dos azuis brancos. 

Os campeões nacionais passaram a ser capazes de encostar o Paços à area e, naturalmente, as oportunidades começaram a aparecer. Díaz tentou de calcanhar, Martínez atirou de cabeça à barra e o golo estava a anunciar-se, tal a incapacidade que a equipa de Pepa estava a ter em ter bola e em afastar a pressão azul e branca. 

Esse golo apareceu mesmo. Lançamento lateral, Jordi (que estava a embalar nas perdas de tempo) falhou a abordagem e deixou a bola para o golo de Sarr. Depois disso, e mesmo depois da saída de Pepe por lesão (maxilar), o FC Porto embalou para o 2x0, num grande lance entre Corona e Nanú, com este último a cruzar para Díaz na área fuzilar. 

Pensou-se certamente que o jogo estava fechado, mas este Paços não é uma melhores equipas da Liga NOS por acaso. Reduziram por Adriano Castanheira, num remate que pareceu desviar em Sarr e enganou Diogo Costa. O Paços ainda acreditou, teve algumas bolas na área e ainda acertou no poste por Eustáquio, mas a vitória não fugiu aos portistas.

Com Sérgio Conceição o FC Porto é quase invencível em eliminatórias de Taças e quando perde é quase sempre nas grandes penalidades. Está viva a tradição e está viva a corrida pela única prova que os dragões nunca conquistaram. Não começou bem, mas foi corrigido ao intervalo e há mais um clube na Final Four da Taça da Liga.

U Quarta, 16 Dezembro 2020 - 18:45
Estádio do Dragão
António Nobre
2-1
Malang Sarr 73'
Luis Díaz 80'
Adriano Castanheira 82'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseQuartos-de-Final
Lances Capitais
73´
GOLO FC Porto!
Malang Sarr marca
Malang Sarr marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
80´
GOLO FC Porto!
Luis Díaz marca
Luis Díaz marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
82´
GOLO Paços de Ferreira!
Adriano Castanheira marca
Adriano Castanheira marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
88´
GOLO INVALIDADO FC Porto
Manafá combinou bem com Taremi e ainda introduziu a bola na baliza do Paços, mas o lance foi invalidade do fora de jogo
A Chave

A entrada de Otávio foi o momento que colocou verdadeiramente dentro do jogo. O médio brasileiro não só foi o motor da equipa, como ainda colocou Corona na sua posição certa.

O Árbitro

Demasiado apito não ajudou a uma partida que nunca teve um ritmo muito intenso. Permitiu algum anti-jogo a Jordi e deixou passar um possível penálti a favor do FC Porto numa mão de um jogador do Paços. 

O Melhor
Otávio

Há um FC Porto sem Otávio e um, muito melhor, com o médio. A sua entrada deu capacidade de ter bola aos dragões em zonas que não nas laterais. Deu capacidade à equipa para ser imprevisível e deu armas aos azuis e brancos para ganhar o jogo. Corona é o artista, mas Otávio é o motor do FC Porto.

O Pior
Felipe Anderson está tão fora dela

Mais uma oportunidade e mais um desperdício. Desta vez Felipe Anderson durou apenas os primeiros 45 minutos e, tirando um ou dois passes, quase se pode dizer que o FC Porto jogou com 10... 

Forma
FC Porto
2020/2021
18J
13V
2E
3D
39-18G
Paços de Ferreira
2020/2021
12J
5V
2E
5D
16-15G
Sabia que...by playmaker stats
O Paços de Ferreira somou a 3.ª derrota consecutiva - na Luz, em Alvalade e no Dragão
O FC Porto soma o 10.º jogo sem perder (todas as competições)
3.ª vitória do FC Porto sobre o Paços de Ferreira na Taça da Liga, após 3 jogos
FC Porto continua invicto em casa frente ao Paços de Ferreira: 22 jogos, 19 vitórias e 3 empates
FC Porto entre os 4 melhores da Taça da Liga:
2008/09 Meias-finais
2009/10 Finalista
2011/12 Meias-finais
2012/13 Finalista
2013/14 Meias-finais
2014/15 Meias-finais
2017/18 Meias-finais
2018/19 Finalista
2019/20 Finalista
2020/21 ?
FC Porto nas meias-finais da Taça da Liga pela 10.ª vez ? ainda não venceu o troféu
FC Porto na Final Four da Taça da Liga pela 4.ª época consecutiva ? desde que Sérgio Conceição é o treinador, os portistas chegaram sempre às meias-finais da prova

Fotografias(35)

Taça da Liga: FC Porto x P. Ferreira
Taça da Liga: FC Porto x P. Ferreira
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
PAÇOS DE FERREIRA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Felipe Andreson
2020-12-17 16h43m por CabraCega
Ele anda a jogar assim tão mal? Não vi a maior parte dos jogos que ele jogou.
JS
wantorp . . . acabe-se então com a . . .
2020-12-17 15h03m por jsilva77
. . . Supertaça Europeia também, uma vez que só tem os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa . . . Enfim, é cá com cada argumento e, ainda para mais, a acabar com competições que já são históricas e não, como esta Taça da Liga, que já deveria ter passado à história . . . Este tipo de comentários a defender Taças da Liga é tão disparatado, que até em países que se respira verdadeiramente futebol, como é o caso de Inglaterra, já se coloca há muito tempo a possibilidade de te...ler comentário completo »
Fcp
2020-12-17 12h51m por fmn_69
O SC tem de rodar mais a equipa nesta taça. Fábio Vieira, Nakajima e Loum deveriam ter jogado. Quando algum deles for preciso não tem ritmo d jogo. Há dois anos SC perdeu o campeonato pq meteu toda a gente nessa taça o que levou os jogadores a demasiado jogos e logo cansaço nos jogos cruciais.
Zabetimano
2020-12-17 08h58m por wantorp
Isso é desculpa de quem nunca a ganhou ? Parece-me. Para mim a taça da liga é mais competição que a supertaça. Este ano por causa da covid não, mas nomalmente é uma taça com os clubes da primeira e segunda divisão. Vários jogos é uma competição a sério.
A supertaça é um jogo do ultimo vencedor da taça e o ultimo vencedor do campeonato (que aliás é jogado no inicio dá época seguinte, após a venda dos jogadores que realmente foram campeões).
Podem não gostar de taça da liga, ...ler comentário completo »
Felipe Anderson
2020-12-17 08h47m por wantorp
Mais um craque que pode tirar bilhete. E onde anda o Nakajima ? Nem para a taça da liga ?
giuvc
2020-12-16 23h52m por rravv
caro companheiro comentarista, é normal que não concordes mas pelas leis do jogo o arbitro termina o jogo quando quiser. (obviamente chegada a hora)
O arbitro não pode, e náo é refém de um lance perigoso ou não. Agora imagina que o arbitro marca o canto. do canto dá outro canto, e outro canto e outro e depois uma falta perigos à entrada da área. . . .
E com isto já iamos nos 100minutos ou mais.
se a memoria não me falha, num Porto-Nantes para a liga dos campeões, um...ler comentário completo »
Porto vs Paços
2020-12-16 23h16m por Jaime_Pacheco
Já estava mesmo naquela que ia ser um jogo para ganhar por um golito.
Mudanças, jogadores assim um bocado naquela de jogo de treino.
Mas à pala desta taça da treta o Pepe volta ao estaleiro.

Nas meias finais é rodar, nem quero saber se é contra o Sporting. Se o Sérgio mete os titulares até o esgano!

P. S: Mais um jogo em que podíamos sofrer nos últimos minutos. Qualquer dia a sorte acaba e vem daí dissabores.
Taça da Liga - Meias Finais
2020-12-16 21h54m por BernardoSCP
Alguém sabe qual o emparelhamento dos jogos das meias-finais?
Não encontro essa informação em lado nenhum.
Paços com falta de confiança
2020-12-16 21h32m por f1950
Notou-se bem os efeitos dos dois últimos jogos no Paços, derrotas díficeis de recuperar. O ataque esteve muito indefeso e o Jordi foi infeliz no 1º golo depois de ter feito 2 ou 3 grandes defesas.
Espero que hoje com a exibição do Castanheira o Hélder Ferreira perca definitvamente o lugar cativo que parece ter no 11, é a única crítica que tenho a fazer ao Pepa neste momento
JS
Romagnoli__30
2020-12-16 21h29m por jsilva77
Não me importo de ganhar todos os jogos por um golo, seríamos de certezinha campeões nacionais e todas as taças, por isso . . . Sem stress . . . Importa-me mais o futebol jogado e a qualidade, ou antes, a falta dela, que permite a um clube como o Sporting se dar ao luxo de estar em primeiro lugar. Hoje também desenjoaram de jogar apenas uma vez por semana, nem que tenha sido contra o Mafra, cheirava a CL . . .
TA
Nakajima onde andas tu
2020-12-16 21h14m por talequal
Não consigo perceber o porquê de Filipe Anderson continuar a ter minutos, um jogador que é emprestado e Nakajima e Fábio viera praticamente não jogam, nestes jogos que são pra rodar,
HI
Correção
2020-12-16 21h00m por Hidetoshi_Nakata7
Aquela bola*
Taça da Liga
2020-12-16 21h00m por slbmeireles
Jogo muito secante, vitoria justa do Porto.
Quanto á taça da liga, para mim este ano não fazia sentido haver esta competição, o calendário está bastante apertado, ou então a haver, que deixassem apenas as equipas que não estão nas competições europeias participar da mesma.
HI
Toni Martinez
2020-12-16 20h58m por Hidetoshi_Nakata7
Acho que vai ser vendido em janeiro. Não tem nivel para jogar no Porto, nem para suplente serve. Hoje fez 7 remates(!) e nao marcou nenhum golo.
Aquele bola ao poste fez me lembrar aquela à barra do Tondela tb no Dragão. Aposto que foi o senhor Reinaldo lá em cima que pediu a Deus para ele nos dar uma ajudinha.
Daqui a pouco, chegam os "experts" a dizer que o Fernando Fonseca nao se esforçou o suficiente no golo do Sarr por ele ter jogado no Porto.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Ponto de Vista
Técnico do Santa Clara foi adjunto do ex-Casa Pia
Rosto conhecido dos tempos de I e II Liga enquanto jogador, é como treinador que Vasco Matos começa a dar cartas. Estratega da subida do título do Santa Clara - apenas uma ...