placardpt
FC Porto derrotado em Paços de Ferreira

Motor azul e branco chumba na inspeção

Era um teste importante para perceber as forças deste FC Porto, mas os dragões não tiveram resposta para um personalizado adversário e chumbaram com uma pesada negativa (3x2). Os campeões nacionais estiveram irreconhecíveis ao longo do jogo frente ao Paços de Ferreira, acusaram o terrível ciclo de encontros consecutivos e podem terminar a jornada já a oito pontos do rival Benfica.

É importante, porém, não tirar mérito à exibição fantástica dos homens da casa, que tiveram forças para reverter algumas decisões polémicas de Nuno Almeida e até podiam ter vencido com outros números. Noite importante também para Pepa - expulso na primeira parte - , ao terminar uma sequência de sete encontros sem pontos e golos frente aos dragões.

Carrossel de emoções (e polémica)

As características do encontro levaram Sérgio Conceição a apostar num onze mais ofensivo, com os reforços Evanilson e Grujic a serem titulares. Pepe ficou fora das contas e Diogo Leite foi aposta no centro da defesa, enquanto o Paços também teve uma ausência de peso, ao não ter disponível o influente avançado Douglas Tanque.

Emotivo, Pepa foi expulso no primeiro tempo ©Vítor Parente / Kapta+

O início do jogo foi aguerrido e com dois conjuntos a procurarem ter bola, sem, contudo, grandes momentos de qualidade ofensiva. O primeiro rasgo no duelo foi dado num lance que começou num mau passe de Diogo Leite - tem de melhorar a concentração -, que permitiu aos castores saírem rápido no contra-ataque. De forma infeliz, um corte de Corona acabou por isolar Dor Jan, que abriu o ativo numa recarga a defesa de Marchesín.

Alguma sorte pacense em chegar ao golo, mas que a equipa de Pepa fez por justificar nos minutos seguintes. O FC Porto estava algo apático em campo e apenas em bolas paradas conseguiu criar verdadeiros momentos de perigo. De cabeça, Grujic assustou num canto, com o capitão Sérgio Oliveira a acerta no poste numa execução muito boa de um livre. Porém, sentia-se que os dragões não tinham o jogo controlado, e as coisas acabaram por ficar mais complicadas.

Em mais uma transição rápida, o Paços de Ferreira voltou a marcar, desta vez por Luther Singh. De forma muito duvidosa, Nuno Almeida decidiu anular o golo por uma alegada falta no decorrer do lance, decisão que deixou o banco pacense em polvorosa e resultou na expulsão de Pepa. A revolta dos homens da casa foi canalizada, de forma correta, dentro das quatro linhas, com a justiça a chegar poucos minutos depois.

Hélder Ferreira voltou a criar perigo pela direita e cruzou atrasado para o remate certeiro de Stephen Eustáquio, que tinha iniciado o lance num fantástico passe. Conceição pedia mais atitude à sua equipa, insatisfeito como o rendimento dos atletas. Em cima do intervalo, Otávio apareceu na área e cruzou rasteiro, com a bola a bater no braço de Eustáquio após desvio, quando estava em queda e não podia evitar o contacto. Penálti assinalado - análise depende do critério - e Sérgio Oliveira reacendia a chama do dragão.

Desaire até podia ser mais pesado

A necessidade de mudanças era grande no lado azul branco e Sérgio Conceição não perdeu tempo em mexer. Nakajima e o recuperado Luis Díaz foram lançados na procura de dinâmicas mais ofensivas da equipa, mas as alterações não tiveram o efeito desejado. Personalizado, o Paços de Ferreira seguiu confiante em campo e voltou a criar perigo, com Marchesín a evitar o golo de Marco Baixinho.

O guardião, porém, não podia defender todas as faltas de concentração e Marega, numa abordagem displicente, fez penálti ao tocar com o braço na bola. Bruno Costa ficou responsável pela marcação e marcou à antiga equipa, sem grande entusiasmo na hora dos festejos. A noite começava a ter contornos de pesadelo para os campeões nacionais.

Com fome de construir um resultado ainda mais fantástico, o Paços de Ferreira continuou a atacar de forma perigosa. Eustáquio atirou uma bomba à barra e esteve muito perto do 4x1, com Bruno Costa a atirar, também, para mais uma defesa de Marchesín. Os dragões precisavam de uma terapia de choque e Taremi, lançado no lugar de Marega, acrescentou mais poder à equipa para a reta final.

Num raro rasgo de revolta azul e branca, Otávio reduziu com uma bomba num belo golo, que animou os últimos minutos. O FC Porto tentou com o coração chegar pelo menos ao empate, mas, justamente, o Paços de Ferreira aguentou os três pontos e até esteve perto de encerrar a festa com mais um golo na compensação.

U Sexta, 30 Outubro 2020 - 20:30
Estádio Capital do Móvel
Nuno Almeida
3-2
Dor Jan 11'
Stephen Eustáquio 43'
Bruno Costa 59' (g.p.)
Sérgio Oliveira 45' (g.p.)
Otávio 78'
Estádio Capital do Móvel
Estádio Capital do Móvel
Portugal
Paços de Ferreira
Lotação8 076
Medidas105 x 68 m
Inauguração1973
FaseCampeonato
JornadaJornada 6
Lances Capitais
11´
GOLO Paços de Ferreira!
Dor Jan marca
Dor Jan marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
43´
GOLO Paços de Ferreira!
Stephen Eustáquio marca
Stephen Eustáquio marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
45´
+7
GOLO FC Porto
Sérgio Oliveira marca de grande penalidade!
Sérgio Oliveira marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
59´
GOLO Paços de Ferreira
Bruno Costa marca de grande penalidade!
Bruno Costa marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
78´
GOLO FC Porto!
Otávio marca
Otávio marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
A Chave

O FC Porto tentava a reação no início do segundo tempo, mas uma péssima abordagem do desastrado Marega permitiu aos pacenses fazerem o 3x1, complicando muito as contas aos dragões. Erros que não podem acontecer neste nível.

O Árbitro

Fica ligado ao jogo pela decisão muito polémica de anular um golo ao Paços de Ferreira no primeiro primeiro e, depois, revelou critério apertado na grande penalidade assinalada por mão de Eustáquio. Não teve uma noite feliz e os castores têm razões de queixa.

O Melhor
Que personalidade

Fantástica exibição pacense esta sexta-feira. Equipa personalizada com bola, ativa na procura do golo e que venceu de forma justa o encontro. Nota ainda para a reação dos castores ao golo anulado, mostrando grande estabilidade mental.

O Pior
Desconcentração

Uma tendência dos dragões ao longo da partida, com especial foco nas ações defensivas. A equipa falhou passes em zonas perigosas e teve muitos problemas para controlar a profundidade do ataque pacense. A ausência de Pepe não pode servir de justificação.

Forma
Paços de Ferreira
2020/2021
6J
2V
2E
2D
7-8G
FC Porto
2020/2021
8J
4V
1E
3D
18-12G
Sabia que...by playmaker stats
FC Paços Ferreira vence pela 5.ª vez (sempre na Mata Real) o FC Porto em 47 partidas. Chegou aos 3 golos num jogo frente aos dragões em casa.

Os pacenses venceram 2 vezes nos últimos três jogos em Paços de Ferreira frente ao FC Porto
HISTÓRICO!!! É a pior pontuação (10 pts) do FC Porto nas primeiras 6 jornadas da Liga Portuguesa desde que a vitória vale três pontos (1995/96).
Há quase meio século que o FC Porto não perdia dois jogos nas primeiras seis jornadas da Liga Portuguesa:
2020/21 Sérgio Conceição [3V, 1E, 2D]
1972/73 Fernando Riera [2V, 2E, 2D]
FC Porto não sofria 9 golos em 6 jornadas (1,5 G/J) desde a época 1969/70 que culminou na pior classificação dos dragões na Liga Portuguesa (9.º lugar).

Foi a 15.ª vez em 87 edições do campeonato, que os dragões sofreram 9+ golos em 6 jogos
FC Porto perdeu três vezes esta temporada e sempre com três golos sofridos.

Os 12 golos sofridos em 8 jogos (todas competições), é o pior registo defensivo dos últimos 61 anos (!!!)
FC Porto sempre que teve 5+ pontos de atraso para o primeiro classificado da Liga à 6.ª jornada, os dragões nunca foram campeões nacionais.

Foi a 10.ª vez em 87 edições da Liga, que o FC Porto tem 5+ pontos de atraso à 6.ª jornada na Liga
FC Paços de Ferreira rematou mais do que o FC Porto (16-10).

Os pacenses fizeram 7 remates à baliza e marcaram 3 golos (42% eficácia). Na 2.ª parte, os dragões acertaram apenas uma vez na baliza (golo de Otávio)
Stephen Eustáquio foi considerado o melhor jogador em campo:
1 golo
1 remate
1 passe para oportunidade
16 duelos (melhor registo do jogo)
62% duelos ganhos
4 tackles (melhor registo do jogo)
4 interceções (melhor registo do jogo)

Fotografias(31)

Liga NOS: Paços de Ferreira x FC Porto
Liga NOS: Paços de Ferreira x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PAÇOS DE FERREIRA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Dragunners
2020-11-01 12h40m por Redfoo_16
o que se passou com o Discord?
BestInTheWRLD
2020-10-31 21h26m por fmn_69
A questão que eu crítico é muito SC é rue não estilo de jogo. Não sabem defender e não se vê do de jogo atacante, a tática é pontapé longo para ver se o Marega apanha a bola ou algum tira um coelho da cartola.
Olhas para Jesus é dizes ele defende assim e ataca desta maneira. Guardiola igual. Klopp tb. SC não. Dp de 3 anos não há nada. É erro que os novos têm dificuldades quando o treinador não diz como quer a equipa a atacar e movimentar. Defender é igual, o lateral tem que ir ...ler comentário completo »
Porto fraquíssimo
2020-10-31 20h24m por sporting4leReturns
Porto sem fio de jogo, com fraca qualidade dos jogadores e ainda apor cima com constantes ajudas dos árbitros. Nada de novo. Força Sporting se tudo correr bem amanhã estamos na liderança, com humildade e classe.
rre
2020-10-31 19h15m por moreno07
O SC já devia ter ido embora há muito tempo e não venham com desculpas que ganhou alguns títulos porque qualquer treinador que fique 4 anos aqui de certeza que ganharia algo também. . Claro que não é o unico culpado desta miséria toda a nível das finanças mas mesmo aí tem alguma culpa a impedir que jogadores medianos como herrera ou marega saiam por bons valores. . Sofrer 9 golos em 6 jogos no tugão? Nem com o lopetegui sofriamos tanto
BestInTheWRLD
2020-10-31 19h01m por fmn_69
Isto não é o campeonato inglês onde se perde muito pontos. . Estamos a falar de talvez ficar a 8 pontos do primeiro na 6 jornada. O Benfica não é o do ano passado, n vai facilitar. Se n ganhamos jogos como queres chegar a frente? Não ganhamos há 3 jogos na liga e jogamos cada vez pior. Como digo desde SC pegou na equipa, não sabe atacar, não sabe defender, é corrida e raça mais nada.
HA
rre
2020-10-31 18h27m por Halibut
Eu sempre defendi que o Vitor Pereira devia ter continuado, ofensivamente precisávamos de melhorar, mas defensivamente eramos muito bons, a partir do momento que ele saiu veio o inexperiente Paulo Fonseca e vieram anos de trocas de treinadores e erros crassos no Porto. . .

Eu já desde a época passada que gostava que o Sérgio saísse, é teimoso, arrogante, mau perdedor, Leonardo Jardim era uma excelente escolha, quem nos dera.
Kempes vs Giuvc - Penalti e Leis do Jogo
2020-10-31 17h33m por matrioska_russa
Depois de ver as leis de jogo, que Giuvc explicou e dispôs o link, é óbvio que não era penálti. Não sei é quem é que tu queres enganar.

Além das regras ainda tem uma explicação, com os dois pontos:

- "é natural que um jogador coloque os braços entre o corpo e o solo ao apoiar-se quando está a cair"

- "se a bola ressaltar do corpo do próprio jogador ou de outro jogador (qualquer que seja a equipa) que se encontre próximo, para a mão/braço é muita...ler comentário completo »
Menteportista
2020-10-31 17h33m por slbmeireles
Se formos por ai nós fomos elimados da champions por um golo de um ex-jogador nosso.
O ano passado o Braga veio ganhar á luz, com um treinador que era ex-jogador nosso, em campo estiveram 3 jogadores que ja tinham jogado no Benfica, sejam nos seniores ou nas camadas jovens. E podia dar outros exemplos.
Fcp
2020-10-31 16h19m por fmn_69
Eu acho que se SC não melhora os resultados no campeonato, na próxima paragem de campeonato para seleções vai embora. É impressionante como um treinador consegue de época para época jogar pior, sem fio de jogo, sem saber defender, sem saber atacar, é apostar na raça, correr que nem uma loucos para aos 60 os nossos medios estão estoirados. SC não percebeu depois de inventar 50x que corona tem que ficar a extremo. Não há DD de jeito e tem que jogar ele. Espeta 3 centrais atrás e assim os...ler comentário completo »
o Saravia foi emprestado porquê?
2020-10-31 14h46m por ra1620
É um upgrade. jogador de seleção argentina.
O Carraça não joga porquê?
2020-10-31 14h45m por ra1620
É um upgrade.
Porto invictus
2020-10-31 14h34m por slb786
No teu 11 só vais ter prejuizos de 116 M . Mesmo com champions venda de jogadores o teu clube esta sem € . Vê la o Marega Otavio e S Oliveira a custo 0 .
Porto invictus
2020-10-31 14h30m por slb786
Disseste que o Benfica está na pre epoca ? E o Porto está em que fase da época ?
Porto invictus
2020-10-31 14h29m por slb786
És um vira casacas . Sempre o dito por não dito . Felipe Anderson não era a bomba do mercado ? gostavas tu de ter o Cebolinha na tua equipa . Vê lá se o Pepe do Gremio não vai parar ao Benfica . Os teus marrecos todos Evanilson Toni Taremi não fazem um Darwin .
PORTO__INVICTUS
2020-10-31 13h28m por CreedEinsteinBratton
O Everton "a arrastar-se" leva 1g e 5a esta época. O melhor jogador da época passada, nos mesmos minutos, leva 2g e 2a.

Everton joga mesmo que não pareça a 100% porque mesmo assim é dos melhores cá na tuga.
BestInTheWRLD
2020-10-31 13h16m por PORTO__INVICTUS
Ninguém joga por decreto. . . tirando o Cebolinha, a "boma de mercado" que se anda a arrastar em campo, mas joga sempre. .

Como deves ter reparado, nem jogadores emprestados nem jogadores em final de contrato entram no "meu" 11. .
petitor
2020-10-31 12h49m por slbmeireles
Pois o problema é que em Janeiro já não os vendes, jogadores que estão no ultimo ano de contrato, em janeiro podem assinar por qualquer clube. Por isso nenhum clube vai querer pagar por um jogador que passados uns meses chega de graça. A unica salvação desses activos não sairem a custo zero é a renovação.
Portistas
2020-10-31 12h43m por The_Knick
Mas foi preciso perder outra vez para esta indignação?

Não foi nada que me tenha surpreendido. Não é preciso perder para se perceber que não se joga futebol. Mas como se ganhou um ou outro jogo, e como fomos 2 vezes em 3 anos campeões, para alguns chega. Depois há aqueles comentários: "até parece que perdemos para tantas críticas"; "o que interessa são os 3pts". Pois, quando a ambição é pequena, realmente chega.
Antigamente o Porto quando entrava em campo, eu tin...ler comentário completo »
angelothetruth
2020-10-31 12h39m por MisticaEncarnada
Julgo que nesta temporada se optou por jogar mais contra equipas Portuguesas (o Benfica, por exemplo só jogou com Bornemouth e Rennes) por causa da pandemia, para se viajar pouco e ficar mais tempo dentro do país. Depois claro, se calhar Porto e Benfica, por exemplo, não aceitavam jogar um contra o outro em jogos amigáveis. . . e quem diz estes dois diz outros
Zerozero
2020-10-31 12h37m por slbmeireles
Lamentável em pelo seculo 21 ainda se continuar a ver comentários racistas. Agradecia que o comentário do user "brunoferreira467" fosse retirado.
AN
análise
2020-10-31 12h28m por angelothetruth
O resultado justo seria sem dúvida 4-1 para o Paços de Ferreira, e não fosse o Marchesin o FCP poderia ter saído da Mata Real com 6 ou 7 e aí sim seria um escândalo ainda maior.

Penso que há pouco mais a acrescentar em relação ao jogo, MAS muito que falar sobre a situação do FCP, como eu já havia dito este ano seria muito mais difícil que nos anos anteriores, os rivais diretos estão mais fortes, as equipas de meio da tabela igualmente e o facto do FCP ter o mesmo treinador, ...ler comentário completo »
Portistas
2020-10-31 12h27m por MisticaEncarnada
Tenho por aqui lido em certos comentários críticas ao 11 do jogo de ontem mas uma coisa é clara, e isto vale principalmente para Benfica e Porto: se mudarem 5 ou 6 jogadores de um jogo para o outro ainda assim têm melhor 11 em campo do que 90% dos seus adversários no campeonato, não podendo isso servir como justificação para os últimos resultados do FC Porto ou Benfica, principalmente, na Liga. E isto vale para a segunda volta da temporada passada do Benfica também. À excepção do FC Porto,...ler comentário completo »
Cada pérola que se lê aqui
2020-10-31 12h18m por OLobomau
Nem ia comentar mas é Incrível como algumas pessoas comparam lances que são completamente diferentes e desconhecem as leis. Tenho a certeza absoluta se estes lances fossem com outros clubes mudavam logo a opinião.
Parabéns ao Pepa e à sua equipa pela exibição e vitória.
SP
OFF-TOPIC
2020-10-31 12h09m por Sparagufas_SCP
O jogo do Sporting x Gil Vicente não vai contar para o passatempo Apostazz??
Meio Campo do Porto
2020-10-31 11h46m por Gadoxe
Um exemplo gritante é o meio campo do porto. Ontem a dupla de medios a frente do trinco foi S. Oliveira e Uribe, quando comparas esses jogadores com R. Meireles/Lucho/Moutinho é facil ver como o meio campo do Porto foi do 80 ao 8

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Ponto de Vista
Técnico do Santa Clara foi adjunto do ex-Casa Pia
Rosto conhecido dos tempos de I e II Liga enquanto jogador, é como treinador que Vasco Matos começa a dar cartas. Estratega da subida do título do Santa Clara - apenas uma ...