placardpt
Primeira vitória do Paços na Liga

Castor com antídoto para a invencibilidade

2020/10/18 16:58

À entrada para esta partida, o Paços de Ferreira ainda não tinha qualquer vitória e o Santa Clara qualquer derrota, mas tudo mudou em 90 minutos. Os castores tinham o antídoto para quebrar a invencibilidade açoriana e, consequentemente, o plano certo para chegar à primeira vitória na presente edição da Liga NOS, com um triunfo por 2x1 sobre os insulares.

Um só sentido

A jogar em casa e à procura da primeira vitória para o campeonato, o Paços de Ferreira assumiu desde cedo as despesas da partida, tendo mais bola e privilegiando um jogo apoiado, ainda que sempre atento a uma possível saída rápida. De resto, foi de dois lançamentos longos para João Amaral que resultaram os primeiros lances de perigo dos pacenses, com o primeiro a resultar num golo anulado e o segundo num remate ao lado.

©Vítor Parente / Kapta+
Do outro lado estava um Santa Clara com a faixa da invencibilidade, mas pouco mais… Os açorianos apresentaram-se sem ideias, com muitas dificuldades na saída de bola - ausência de Villanueva por lesão não ajudou - e com Thiago Santana desaparecido, pelo que raramente conseguiram criar perigo, a não ser de bola parada.

Apesar do domínio não ser avassalador, só havia uma equipa com um plano claro do que devia fazer para chegar à vantagem e, depois de um período mais disputado a meio-campo, o plano passou a realidade à passagem da meia hora de jogo. Combinação entre Bruno Costa e Singh, com o extremo a cruzar para uma finalização certeira do improvável Oleg, numa bela incursão no ataque do lateral moldavo.

O último quarto de hora teve uma reação tímida do Santa Clara ao golo sofrido, mas sem criar situações de golo e o resultado manteve-se mesmo até ao recolher obrigatório.

Reação foi insuficiente

Pedia-se mais criatividade e critério ao Santa Clara e Daniel Ramos tentou mudar isso mesmo logo ao intervalo, com várias alterações. A defesa a três (ou cinco), passou a uma linha de quatro e entrou Lincoln para tentar dar outro ar ao ataque açoriano. Ainda assim, a primeira oportunidade da segunda metade pertenceu ao Paços - remate perigoso de Singh -, que voltou a entrar melhor.

©Vítor Parente / Kapta+
Notava-se uma reação dos açorianos, que tinham agora mais homens no último terço e contavam com um Paços satisfeito com o resultado e mais atento ao contra-ataque, mas continuavam as dificuldades em criar oportunidades de golo. Mais uma vez, Daniel Ramos sentiu isso mesmo e voltou a tentar mudar a partir do banco, com as entradas de Costinha e do estreante Moghanlou, este último para a frente de ataque.

As mudanças fizeram efeito e, poucos minutos depois, Thiago Santana surgiu finalmente no jogo e restabeleceu a igualdade no marcador com um belo cabeceamento na sequência de um bom cruzamento de Sagna. Só que a resposta não tardou… Apenas três minutos depois, Douglas Tanque recebeu na grande área, rodou e devolveu a vantagem ao Paços com um remate cruzado.

Seguiram-se 15 minutos finais muito disputados, com o jogo a ficar partido e com oportunidades a surgirem para os dois lados. Primeiro foi Hélder Ferreira a desperdiçar o 3x1 e depois foram Salomão e Moghanlou - grande defesa de Jordi - a falharem o empate. Já para lá dos 90’, Thiago Santana ainda voltou a ameaçar o golo, mas Jordi voltou a defender, segurando assim o primeiro triunfo pacense.

jogos históricos
U Domingo, 18 Outubro 2020 - 15:00
Estádio Capital do Móvel
Vítor Ferreira
2-1
Oleg Reabciuk 35'
Douglas Tanque 72'
Thiago Santana 69'

ESTÁDIO

Estádio Capital do Móvel
Estádio Capital do Móvel
Portugal
Paços de Ferreira
Lotação8 076
Medidas105 x 68 m
Inauguração1973
Lances Capitais
GOLO INVALIDADO Paços de Ferreira
João Amaral estava em posição irregular. Foi por poucos centímetros...
35´
GOLO Paços de Ferreira!
Oleg Reabciuk marca
Oleg Reabciuk marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
69´
GOLO Santa Clara!
Thiago Santana marca
Thiago Santana marca o seu 4º golo na prova (4 jogos)
72´
GOLO Paços de Ferreira!
Douglas Tanque marca
Douglas Tanque marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Positivo
Processo pacense

O Paços de Ferreira ainda não tinha qualquer triunfo para o campeonato, mas nem por isso desfez o processo e mudou a estratégia. Manteve-se fiel aos seus princípios de jogo, tanto no sistema como no modelo e colheu os frutos no final da partida, com a tão desejada primeira vitória.

Negativo
Primeira parte açoriana

Os açorianos chegaram ao encontro com a faixa da invencibilidade, mas não a honraram na primeira parte. Um deserto de ideias, com dificuldades na saída de bola e em chegar ao último terço. Faltou criatividade e critério, algo que mudou na segunda parte.

Forma
Paços de Ferreira
2020/2021
4J
1V
1E
2D
3-5G
Santa Clara
2020/2021
4J
2V
1E
1D
4-2G
O Árbitro

Arbitragem sem grandes problemas para Vítor Ferreira, que soube gerir o jogo e decidiu bem no lance capital do encontro, o golo anulado a João Amaral.

Fotografias(15)

Liga NOS: Paços de Ferreira x Santa Clara
Liga NOS: Paços de Ferreira x Santa Clara
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PAÇOS DE FERREIRA
EMPATE
SANTA CLARA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jayman
2020-10-19 19h44m por f1950
Desculpa lá mas falar em coesão defensiva? Se não fosse o Jordi aos 90' estar minimamente atento e o Thiago Santana não ter pegado bem na bola e lá iam mais dois pontos. . .
Ainda por cima ontem vem de ontem o número que o Paços, contando com o jogo de ontem sofre golos há 22 jogos consecutivos. É obra.
Paços
2020-10-19 14h47m por Jayman
Boa vitória, exibição mediana mas consistente, destaque para a coesão defensiva e de meio campo, Luiz Carlos divinal, no entanto este guarda redes não me convence, estilo pouco ortodoxo (parece de andebol) e algumas intervenções e posicionamentos que não me parecem inspirar segurança aos defesas e adeptos.
EgoFrgail e rew
2020-10-18 21h21m por f1950
Não é grave comparando com a miséria que tínhamos no início da época passada, mas notou-se algumas vezes como no jogo com o Sporting. No entanto por exemplo com o Porto fez um grandíssimo jogo no ano passado.
Rew vai ver o golo, acho que até pode ter ultrapassado os 40km com a arrancada que fez. . . Mas ele é muito baixo e esguio por isso o SC não o deve querer nem banhado a ouro, ainda bem que assim o poderemos vender por um preço melhor.
EgoFragil
2020-10-18 19h40m por f1950
Esteve muito bem defensivamente hoje, algo que não acontece sempre onde por vezes deixa muitos espaços abertos.
Se se tornar consistente neste aspecto, tem tudo para ser um grande futuro como já disse.
Jogo
2020-10-18 19h24m por MCP5
O resultado é bom, no entanto a exibição não foi a melhor (nada comparada à do último jogo). Ainda assim conseguimos os 3 pontos que é o mais importante.

Destaque para a ideia de jogo, bola no chão e tentar construir jogo desde trás. Jordi esteve bem entre os postes, mas continua a demonstrar insegurança com a bola nos pés. Os nossos laterais têm estado a um bom nível, finalmente conseguimos ter uma dupla de laterais impecável e com grande margem de progressão.
Da ...ler comentário completo »
*
2020-10-18 19h11m por f1950
voltou-se a ver*
Finalmente a vitória
2020-10-18 19h08m por f1950
Finalmente voltou-se o Paços da segunda volta da época passada. Os destaques foram os melhores jogadores da época passada, Tanque e Oleg que se melhorar um pouco a consistência defensiva tem tudo para ser um craque.
De resto, insisto que recisávamos urgentemente de um central. Mais um golo sofrido pelo ar em que o T. Santana cabeceia completamente à vontade no meio de dois centrais tão altos. . .
É tão comum que parece que a equipa até já sabe que pode acontecer, e teve ...ler comentário completo »
Paços de Ferreira vs Santa Clara
2020-10-18 19h01m por zlatan_21
É sempre de louvar o estilo de jogo do Paços, procura sempre sair a jogar com bola no pé seja ele o adversário que for e em que posição nao tabela se encontra. Hoje celebram a primeira vitória contra um Santa Clara que estava em grande mas hoje esteve bastante aquém do normal, daí o desaire (merecido).

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Mercado
Lateral em final de contrato
Depois de três temporadas de dragão ao peito, o lateral esquerdo português João Mendes está de saída do FC Porto e tem muito mercado interessado em adquirir os ...