placardpt
    FC Porto garante presença na final da Taça

    Bilhete azul conquistado para um Jamor clássico

    Vamos ter clássico no Jamor! Depois do Benfica ter garantido o lugar na grande final da Taça de Portugal em Famalicão, o FC Porto respondeu esta quarta-feira e justificou a sua presença no Jamor com um triunfo inquestionável contra o Académico de Viseu (3x0), a principal surpresa desta edição da prova.

    Conceição afirmou que não ia haver rotação para esta partida, contudo, apenas Alex Telles, Corona, Uribe e Luis Díaz mantiveram a titularidade em comparação com o clássico frente ao Benfica. Do outro lado, Jorge Miguel foi a principal novidade no onze apresentado por Rui Borges, que não fugiu ao habitual 4x3x3.

    Superioridade em crescendo

    Não foi um FC Porto muito decidido que entrou em campo. Lentidão de processos e alguma passividade foram permitindo ao adversário ter bola - organização bem trabalhada pelos viseenses. Nakajima apareceu como o agitador inicial dos azuis e brancos, mas as tabelas entre o japonês e os colegas do ataque não começaram afinadas.

    Zé Luís foi inteligente a arrancar o penálti ©Catarina Morais / Kapta +

    Sem forçar o ritmo, os homens de Sérgio Conceição assumiram com naturalidade o domínio após os primeiros minutos. Ao seu estilo, Nakajima galgou terreno pelo centro e serviu Zé Luís em excelente posição, sendo o avançado empurrado na área adversária. Penálti assinalado, execução competente de Alex Telles e dragões na frente do marcador.

    Na resposta, o muito desacompanhado João Mário - valor a ter em atenção - causou perigo num lance em que ultrapassou dois adversários de forma fantástica. Faltava presença em zonas ofensivas ao Académico de Viseu, acabando este momento por ser o melhor da equipa até ao intervalo.

    Confortável no jogo, o FC Porto foi a meio gás na procura do segundo e teve boas investidas, com a dupla Uribe e Vítor Ferreira a orquestrar a construção. Nakajima esteve perto de marcar num forte remate, estando a defesa, e o guardião Ricardo Fernandes, do Académico de Viseu atenta em momentos de Zé Luís e Wilson Manafá. Superioridade inquestionável da equipa da casa, porém, a eliminatória seguia em aberto...

    Dragão não deixou espaços a surpresas

    Ainda na luta pelo sonho da final, o Académico de Viseu não teve medo de arriscar e procurou partir o jogo depois do descanso. É verdade que surgiram algumas investidas interessantes para os visitantes, no entanto, aproveitando mais espaços, as oportunidades foram aparecendo para o FC Porto.

    Zé Luís, Luis Díaz - grande corte de Kelvin - e Tecatito Corona estiveram perto do segundo, que viria a surgir na sequência de uma bola parada: cruzamento perfeito de Alex Telles para o cabeceamento certeiro de Zé Luís. O tento da tranquilidade e que acabou com a esperança visitante.

    Até ao final, o sorrateiro Sérgio Oliveira apareceu ao segundo poste, após um canto, para fechar as contas da partida, num lance em que o VAR reverteu a decisão de Manuel Oliveira em assinalar fora de jogo. Resultado mais colorido para o FC Porto e a prova da diferença de valores entre os conjuntos.

    Fica marcado desta forma o clássico entre azuis e brancos e encarnados na final, algo que não acontecia desde 2004. Já o Académico de Viseu fica pelo caminho e, apesar de o nível ter baixado em relação à primeira mão, termina uma campanha histórica e que orgulhou os seus adeptos e região, por vezes esquecida na alta-roda do futebol português.

    U Quarta, 12 Fevereiro 2020 - 20:45
    Estádio do Dragão
    Manuel Oliveira
    3-0
    Alex Telles 19' (g.p.)
    Zé Luís 64'
    Sérgio Oliveira 72'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseMeias-Finais
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    19´
    GOLO FC Porto
    Alex Telles marca de grande penalidade!
    Alex Telles marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    64´
    GOLO FC Porto!
    Zé Luís marca
    Zé Luís marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    72´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Sérgio Oliveira desviou ao segundo poste para o fundo das redes, mas foi apanhado em fora-de-jogo. Ficam algumas dúvidas
    72´
    GOLO FC Porto!
    Sérgio Oliveira marca
    Sérgio Oliveira marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    A Chave

    Os azuis e brancos não entraram com grande fulgor e o Académico de Viseu até pareceu confortável no jogo. Num lance rápido, Zé Luís arrancou o penálti para abrir o ativo, oferecendo mais tranquilidade à equipa de Sérgio Conceição.

    O Árbitro

    A partida teve lances polémicos, mas, com a ajuda do VAR, Manuel Oliveira sai do Dragão com nota positiva. O ritmo do jogo não foi muito alto, permitindo maior controlo das operações por parte do juiz.

    O Melhor
    Seriedade azul e branca

    Seriedade foi a chave para o triunfo azul e branco. O ritmo não foi alto, mas os dragões controlaram as operações durante os noventa minutos, evitando esperança de uma surpresa pelo adversário. A glória está um passo na Taça de Portugal.

    O Pior
    Presença ofensiva dos viseenses

    A equipa voltou a mostrar ser bem orientada, faltando, contudo, presença no ataque para finalizar. Os visitantes tiveram lances ofensivos interessantes, mas os remates não apareceram e Diogo Costa teve uma noite tranquila.

    Forma
    FC Porto
    2019/2020
    39J
    29V
    4E
    6D
    81-32G
    Académico de Viseu
    2019/2020
    28J
    12V
    7E
    9D
    25-26G

    Fotografias(30)

    Taça de Portugal: FC Porto x Ac. Viseu
    Taça de Portugal: FC Porto x Ac. Viseu
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    ACADÉMICO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CO
    Golos duvidosos
    2020-02-13 18h48m por costinhazz
    Pênalti duvidoso, ze Luís atirou se para o solo. Pênalti forçado. No 2 golo o Telles estará em fora de jogo? A TV não mostra. Muito estranho.
    RA
    bludouro
    2020-02-13 17h33m por raguar
    Parace que ficou sem dedos pra escrever , ou por motivos pessoais não pôde ler mais.

    Daqui a um bocado aparece já aí noutro post cheio de força. .
    Hipocrisia!

    SO
    Mas ainda nisto?!
    2020-02-13 15h21m por SomosPorto1989
    Epá ainda não apareceu nenhum portista a dizer que aquele lance do Zé Luís era penalti por isso não percebo como raio ainda continuam a trazer à baila não sei quantos lances e a vir com discursos da treta, isto não vai levar a lado nenhum.

    Mas sim concordo que em Portugal não existe amor ao futebol sobretudo quando numa eliminatória em que o Porto foi maioritariamente superior nem nunca viu o apuramento em risco e que a arbitragem nem teve assim tanta influência e é a arbitragem...ler comentário completo »
    da_ni82
    2020-02-13 14h35m por sonyec
    Claro que o lance do coroa no fontelo era penalti, e por isso é que se calhar neste jogo a arbitragem foi como foi, mas cada jogo tem uma historia e estamos a falar deste jogo, é gritante a dualidade de critérios que houve no jogo no dragão. Não concordar com esta frase "Em portugal não existe futebol, existe clubismo, fanatismo, doença, cegueira, ódio, é incrível o que o clubismo faz às pessoas. . . " não está a par da realidade do futebol em Portugal
    Realmente
    2020-02-13 14h16m por mikev
    Ainda não vi ninguem a afirmar que o toque ao zé luis seja penalti. . Tudo o que realmente sabe assistir futebol, sabe que aquilo não era pénalti. Praticamente todos os portistas neste site admitiram isso. .

    Não sei para que continuam com esta discussão quando todos partilhamos da mesma opinião.
    Penalti
    2020-02-13 12h53m por moreno07
    Para min não é pénalti mas gostava de saber a opinião de algumas pessoas aqui do site acerca do pénalti sobre o corona que ficou por assinalar na 1º mão por exemplo. .
    Já em braga (no Braga x Benfica do ano passado) o joão félix teve um pénalti exatamente igual que também não era penalti em nenhum lado do mundo mas aí pronto já não interessa muito falar. .
    o melhor para Portugal era. . .
    2020-02-13 12h01m por sonyec
    fazer uma liga a 3! jogavam lá os 3 grandes, havia sempre jogos com emoção, conflitos com árbitros, discussão no café, quem tem mais títulos e menos, e assim iam os 3 à liga dos campeões, os estarolas iam adorar. . . mas deixem as outras equipas jogar entre elas. . . Em portugal não existe futebol, existe clubismo, fanatismo, doença, cegueira, ódio, é incrível o que o clubismo faz às pessoas . . são raras as pessoas que conseguem ver futebol e analisar o jogo e os casos de arbit...ler comentário completo »
    Final da Taça de Portugal
    2020-02-13 11h44m por Nygma
    Infelizmente a final será FC Porto - Benfica, independentemente do resultado final o futebol português vai sair a perder. Não espero que vá ser um grande jogo e, já estou a contar com cenas tristes que deveriam envergonhar toda a gente. Esta vai ser a pior final da Taça de Portugal dos últimos anos.
    SO
    Bitw
    2020-02-13 11h08m por SomosPorto1989
    Tanto um como o outro o toque não era suficiente para fazer cair agora a diferença é que nós admitimos que não era, já vocês quando foi esse penalti defenderam sucintamente que era penalti e um acabou por ser decisivo no resultado final já o outro não tanto.
    AS
    Penáltis nas meias finais da taça entre
    2020-02-13 10h54m por ASNL
    o FCP e o Académico.
    Comparar o lance de ontem com o de sábado é mesmo de idiotas. . . São completamente diferentes: No sábado o Soares mantém a sua posição ao passo que o Ferro vai ao encontro do Soares que acaba por colocar a mão não nas costas mas numa posição de forma a proteger o seu espaço. Aqui existe acção de esticar o braço. Se foi com força suficiente não sabemos, mas a queda do Zé Luis parece-me forçada e por isso não marcaria. Ao contrário do segundo por mão na bola e ...ler comentário completo »
    AS
    Roby_Comunista & Avalanche27
    2020-02-13 10h48m por ASNL
    Em relação à final de 2004, o Jorge Costa não foi expulso por agressão mas sim por acumulação de amarelos numa falta sobre o Nuno Gomes (aqui o Roby acertou).
    Mesmo com 10, o FCP foi melhor no jogo, mas acabou por perder no prolongamento.
    LU
    40 anos a furtar
    2020-02-13 10h26m por lumialfe
    Já são 40 anos a roubar, bem os pequenos escapam.
    SO
    Tantoscasos
    2020-02-13 10h24m por SomosPorto1989
    No que toca a mim sei perfeitamente admitir quando o Porto foi beneficiado e posso concordar que em relação aos 3 grandes existe uma maior disparidade em relação aos outros clubes também se observa isso nas competições europeias quando um Real (ou Barcelona que também já teve os seus escândalos a favor e simpatizo com o Barça) ou um Bayern defronta Benfica ou Porto a tendência tende sempre a favorecer mais os clubes mais ricos e poderosos mas este não foi o caso e sem ser o penalti e um outro pe...ler comentário completo »
    TA
    SomosPorto1989
    2020-02-13 10h10m por Tantoscasos
    As pessoas têm de compreender que para se ganhar não vale tudo.
    TA
    sonyec
    2020-02-13 10h04m por Tantoscasos
    Infelizmente, basta que o adversário não se inclua nos vulgos «Três Grandes» , para que tal [disparidade na avaliação dos lances passíveis de marcação de falta] se verifique. Na verdade, pude constatá-lo, aquando de dois jogos: o que opôs o CD Santa Clara ao FC Porto e o outro no qual Bravos Açorianos defrontaram o SLB.
    Na minha opinião, tem muito a ver com o atual clima de suspeição que paira sobre o nosso futebol.
    * correcção
    2020-02-13 09h51m por sonyec
    . . . perto da área do porto o arbitro. .
    até contra os pequeninos. . .
    2020-02-13 09h48m por sonyec
    Um penalti inexistente assinalado, uma jogada de perigo perto da área do jogo o arbitro apita o jogo rigorosamente aos 45 min sem deixar acabar a jogada, um segundo golo que não se sabe se o Alex Telles está em jogo, eu duvido muito, os jogadores do Académico à primeira falta levaram cartão amarelo e o mesmo não se sucedeu aos jogadores do Porto, o Porto não precisava de ganhar assim. . cada vez mete mais nojo ver futebol em portugal
    SO
    Efvs
    2020-02-13 09h48m por SomosPorto1989
    "Nem são capazes de admitir que foram beneficiados"

    Bem a maioria dos portistas que comentaram admitiram que não marcariam aquele penalti (eu também sou dessa opinião e já o tinha dito noutra notícia) logo por aí não percebo porque é que afirma isso e depois disse mais um monte de disparates que nem merecem qualquer resposta, é por isso que é impossível não existir este clima de ódio no futebol português sobretudo quando temos adeptos de um clube que não há um jogo do Porto que n...ler comentário completo »
    FCP - ACV
    2020-02-13 09h44m por AcaroInformatico
    Sobre o jogo de ontem, aconteceu o que se esperava, vitória da equipa mais forte e como mais forte que é teve a ajudinha do costume, afinal apregoam aos quatro ventos sobre as arbitragens do SLB e nas que acontecem nos jogos que envolve o FCP já é tudo normal e sem polémica alguma. . .

    Tudo normal, nem merece ser comentado. . . agora, há algo que eu acho extremamente curioso. Então não é que o grande Sérgio ontem, cheio de flair play se abraçou, cheio de sorrisinhos e el...ler comentário completo »
    transmissão
    2020-02-13 08h44m por marcosantos359
    Que vergonha uma competição com o nome do país ser transmitida em canal privado.
    Pensava que a taça de portugal era imune a este tipo de coisas.
    JS
    Efvs . . . A sério ???
    2020-02-13 08h15m por jsilva77
    Acreditas mesmo naquilo que escreves ??? Se sim, então está grave . . . Muito grave . . . Pior do que pensava :o) arranjar polémicas num jogo destes é mesmo desespero . . . Claro que uma final contra o Académico de Viseu em casa, ou seja, no Jamor . . . É muito diferente de jogar em casa contra o FCPorto, com todo o respeito pelo percurso, entrega é equipa do Académico de Viseu . . .

    Já agora, os golos para mim são ambos legais e . . . O penalty não é penalty . . . Po...ler comentário completo »
    Zé Luís
    2020-02-13 06h43m por telmogomes
    E muito claro que Zé Luís oferece outras coisas a equipe que Soares não oferece tudo bem que foi contra o académico de Viseu mas fez grande jogo
    Acho engraçado toda a gente falar de arbitragem mas ninguém se lembra das condições do estádio do Jamor para um jogo destes entre FCP e SLB será que tem as condições necessárias ?!
    Chama--Portista
    2020-02-13 01h46m por RD_t0p07
    Quase de certeza que o Sérgio vai embora , mesmo que seja campeão.
    Caso o P. C ganhe as eleições ( o que é provável ) acredito que vai apostar tudo no Jorge Jesus , pois já é um desejo um bocado antigo e também deve ser o último “ mandato “ de P. C como presidente do Porto . Vai apostar tudo para acabar em grande , basicamente.
    Vamos ver como corre a próxima época .
    BR
    Há tanta gente. . .
    2020-02-13 00h19m por BRRIC
    Nervosa com a nossa vitória. Até em nome da competição e espetáculo. . . pois Viseu não iria encher o seu quinhão de Jamor e ia abrir a sua baliza. Estão chateados que a taça ainda não lhes foi oferecida.
    . . . .
    2020-02-12 23h54m por Efvs
    Nem são capazes de admitir que foram beneficiados e favorecidos é preciso ajudar o FCP a ganhar uma equipa da (2°) liga que por acaso jogou e bateu-se muito bem e se não fosse o penálti no início não sei como seria.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS