placardpt
Marítimo derrota Paços de Ferreira

Lei do mais frio na Mata Real, parte 2

2019/08/31 18:34
E9

Tinha sido assim contra o Santa Clara, voltou a sê-lo contra o Marítimo, curiosamente outra equipa insular. O Paços de Ferreira entrou no jogo a querer vencer em casa e não só não venceu como não marcou... e perdeu, muito por culpa própria. Um filme parecido com o de há duas semanas, juntando-se agora o facto de o Marítimo ter jogado por muito tempo em desvantagem numérica e mesmo assim o Paços ter consentido e não marcado.

Ambas as equipas começavam a jornada com apenas um ponto e quem largou a cauda da tabela foi quem melhor geriu as emoções: a equipa de Nuno Manta Santos, eficaz numa bola parada e numa de poucas aproximações à baliza pacense. O Paços teve muito mais bola mas demasiadas vezes não soube o que fazer com ela, teve mais do dobro dos remates e ainda assim ficou a sensação de um resultado que não é desajustado. 

Despertados pelo vermelho

Vimos uma primeira parte em que o Paços foi quem mais procurou o golo mas acumulavam-se demasiadas jogadas perdidas. Ora perdidas nas execuções ineficazes na frente (como a de Hélder Ferreira logo a abrir), ora perdidas na agressividade por muitas vezes excessiva, punida com três amarelos e um vermelho antes do intervalo.

O vermelho, que obrigou a ajustes do treinador do Marítimo, foi para o francês Franck Bambock, por entrada dura sobre Dadashov. Talvez a intenção não tenha sido má, mas a execução do corte foi demasiado imprudente e, parece-nos, adequadamente punida.

Bambock foi expulso na primeira parte ©Manuel Morais / Kapta +

Nuno Manta, que tinha começado o jogo com Maeda ao lado de Pinho na frente e uma estratégia de contra-ataque a confiar na explosão do japonês e técnica do brasileiro, viu-se obrigado a mexer na equipa. Aproximou Maeda dos médios e isso até acabou por dar soluções que não se viam antes: o nipónico investia mais em fazer a ligação do meio-campo a Pinho e o brasileiro até teve dois lances de perigo perto do intervalo, primeiro fazendo a bola passar perto da baliza e depois obrigando a defesa de Simão Bertelli.

Castores sem sangue frio

Foram avisos para o que viria mais tarde, porque seria ele mesmo, Rodrigo Pinho, a principal arma apontada à baliza de Simão, a penalizar um Paços que não sabia ir da vontade de controlar (exibida outra vez no arranque da segunda parte) até aos golos. O 9 dos madeirenses foi 9 como ninguém do Paços conseguia ser: cabeça à matador a desviar um livre e vantagem madeirense.

Filipe Rocha, treinador do Paços de Ferreira, viu lenços brancos no final ©Manuel Morais / Kapta +

Como no anterior jogo em casa (insistindo nesta ideia, porque parece obrigatório), teria bastado um pouquinho mais de discernimento pacense na frente para que o resultado tivesse sido diferente, mas no momento da decisão decidia-se sempre mal. Dadashov, o suposto homem-golo pacense, era a face mais visível do desperdício. Ainda introduziu a bola na baliza adversária, mas o lance foi anulado, numa segunda parte em que Maeda podia bem ter ampliado para dois a zero.

Dos adeptos vinham apupos, no relvado via-se o Marítimo a queimar tempo (de forma algo excessiva), do árbitro veio o apito final com a margem mínima no marcador e nas bancadas viram-se os primeiros lenços brancos da Liga 2019/20.

U Sábado, 31 Agosto 2019 - 16:30
Estádio Capital do Móvel
Rui Oliveira
0-1
Rodrigo Pinho 56'
Estádio Capital do Móvel
Estádio Capital do Móvel
Portugal
Paços de Ferreira
Lotação8 076
Medidas105 x 68 m
Inauguração1973
FaseCampeonato
JornadaJornada 4
A Chave
Minuto 56: Livre de Rúben Ferreira e Rodrigo Pinho a castigar devidamente a ineficácia pacense com um grande cabeceamento.
O Árbitro
A expulsão para o lado do Marítimo parece-nos bem ajuizada, o golo anulado ao Paços deixa dúvidas. Por outro lado, algum excesso no recurso ao apito quebrou o ritmo de jogo algo desnecessariamente.
O Melhor
Ajustes de Nuno Manta
O Marítimo perdeu uma unidade de meio-campo para o vermelho, Nuno Manta ajustou a equipa, recuou Maeda e pouco ficou a perder. Ganhou até um elemento de ligação entre meio-campo e ataque que na formação inicial não tinha. A equipa manteve-se equilibrada até ao fim, também beneficiando do mau aproveitamento da situação por parte do Paços.
O Pior
Paços a definir tão mal...
Tem sido cada vez mais evidente neste arranque de temporada: as opções de ataque do Paços de Ferreira não se demonstram aptas a competir a este nível e acumulam demasiadas más decisões. E dificilmente serão estes últimos dias de mercado a corrigir as lacunas... é preciso melhorar muito na frente, de alguma forma.
Forma
Paços de Ferreira
2019/2020
5J
0V
2E
3D
2-9G
Marítimo
2019/2020
5J
2V
1E
2D
7-8G

Fotografias(15)

Liga NOS: P. Ferreira x Marítimo
Liga NOS: P. Ferreira x Marítimo
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PAÇOS DE FERREIRA
EMPATE
MARÍTIMO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Manta
2019-08-31 22h56m por VerdeRubro
Finalmente começou a perceber que o Rodrigo Pinho e o René têm de jogar.
Por sorte o Bambock foi expulso e com isso o meio campo fica mais forte.

Agora faltam o Bebeto entrar no onze e o Correa recuperar da lesão, para o onze se compor.

Como o organizador de jogo não veio resta-nos remendar com aquilo que temos.
MO
MCP5
2019-08-31 19h33m por monarca13
Parecias um pouco perturbado pela vitória do meu clube só isso
monarca13
2019-08-31 19h29m por MCP5
La por ja teres experimentado não quer dizer que tenha de tomar. . Ate pq nem sei sequer pq dizes isso ahahah
Roby_Is_Back
2019-08-31 19h24m por MCP5
Paços é clube de primeira, detesto ver quando as pessoas pedem a descida dos clubes

Esqueces te de que foi uma equipa que ainda há bem pouco tempo foi a 2 finais de taça, ficou em terceiro e disputou um playoff para a champions contra o zenti

Às vezes tirar as palas é bom deves ser mais outro estarola que gosta de mandar bitaites sem sequer ver o jogo
monarca13
2019-08-31 19h22m por MCP5
Por último abre os olhos
Paços
2019-08-31 19h06m por Roby_Is_Back
Não faz falta na nossa liga.
Que desça e que suba a académica por exemplo.
Paços
2019-08-31 19h01m por JustaCausa
Desculpem-me os adeptos do Paços mas está equipa é de meio da tabela mas da segunda liga .
Salva-se o Luiz Carlos com 34 anos .
MO
Zerozero
2019-08-31 18h55m por monarca13
Relato do jogo é enganador, dão a ideia que o paços fez algo que se aproveitasse este jogo. . . De resto arbitragem vergonhosa, bambock mal expulso, amarelos só para os jogadores do marítimo, quando pelo menos 3 jogadores do paços mereciam, penalti sobre o marcelinho por assinalar, e por fim vitória justa do maritimo
RP
Filó?
2019-08-31 18h48m por RP12
Mais uma derrota! Soma e segue, Filó. Que bom é ver estes treinadores de distrital perderem consecutivamente! Nem sabe como empatou com o Boavista. Quero ver agora se continuas com a bazófia com que estavas no final do jogo na Luz quando gozaste com o Sporting. . .
Rua, que o Paços merece bem melhor que esta amostra de treinador!

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Mercado
Lateral em final de contrato
Depois de três temporadas de dragão ao peito, o lateral esquerdo português João Mendes está de saída do FC Porto e tem muito mercado interessado em adquirir os ...