placardpt
Portimonense derrota Feirense

Nem no Natal acaba o jejum na Feira

2018/12/22 17:30
E2

O Natal é, para muitos, ocasião de ouro para encher a barriga a gosto, mas o Feirense continua de barriga vazia. Em casa e frente ao Portimonense, a equipa de Nuno Manta Santos perdeu pela margem mínima, chegando aos 12 jogos seguidos sem vencer no campeonato. Os comandados de Folha encaram a quadra natalícia com bem melhor espírito: três vitórias nos últimos quatro jogos e uns muito confortáveis 20 pontos.

Inspiração no ferro

Na busca de uma vitória que já escapava desde a 2ª jornada, o Feirense procurou assumir o jogo em casa, mas se a posse de bola pertencia na maioria aos fogaceiros, faltava imaginação na frente para explorar as falhas defensivas do Portimonense que deixam os algarvios entre as equipas que mais golos sofrem nesta Liga NOS.

Adeptos do Portimonense apoiam Nuno Pinto, jogador do Vitória FC que combate um linfoma ©Catarina Morais / Kapta +

O Portimonense, por sua vez, apoiava-se em momentos de inspiração de alguns jogadores, porque mesmo sem Nakajima, que rumou ao Oriente para representar a sua seleção, há talento entre os homens de Folha em zonas ofensivas. Lucas Fernandes, que procurava pegar no meio-campo, teve a primeira grande oportunidade do jogo com um remate forte que embateu no ferro.

O Feirense reagiu a essa ameaça, tentando fazer da organização a sua força. Para levar a bola a zonas mais adiantadas, as boas combinações nas transições bastavam, mas desequilibrar na frente não estava fácil. Tiago Silva teve a melhor ocasião, surgindo em desequilíbrio a falhar a baliza de Ricardo Ferreira.

Também ao Portimonense faltava alguma criatividade. Faltava, por exemplo, alguém capaz de encontrar espaços nas diagonais como Nakajima tão bem faz. Poderia Jackson fazer a diferença no ataque? Jackson é Jackson, mesmo com as prolongadas dificuldades físicas que estiveram mais uma vez evidentes, e com toda a classe, perto da meia hora, foi dele o segundo tiro ao ferro do jogo. Num remate algo inesperado de fora da área, o colombiano acertou em cheio na trave. Já perto do intervalo, Edinho, um outro nome consagrado em ação, teve boa ocasião para finalizar mas acertou na perna de Jadson em vez de acertar na bola.

Golo na confusão

Se continuava algum desacerto em bola corrida, a segunda parte trouxe pelo menos alguma animação nas bolas paradas. Do lado dos fogaceiros, Briseño aproximou-se do golo em duas ocasiões, mas foi o Portimonense a tirar melhor partido, já para lá da marca da hora de jogo.

Lucas Fernandes acertou no ferro nos primeiros minutos ©Catarina Morais / Kapta +

Um livre lateral batido por Paulinho levou a bola para a grande área e a confusão na abordagem ao lance por parte da defesa fogaceira permitiria a Dener, em disputa de bola com Mesquita, encostar nas imediações do segundo poste para o golo inaugural.

A correr atrás do resultado, Nuno Manta fez entrar Luís Machado, Valência e Marco Soares ao longo do segundo tempo, procurou dar mais poder ofensivo à equipa mas nem por isso conseguiu inverter a sorte: bolas bombeadas para a grande área dos algarvios sem a devida resposta na maior parte das vezes, destacando-se ainda assim um remate de Crivellaro para notável defesa de Bruno Brígido já perto dos 90 minutos e, ainda depois disso, uma tentativa de Edinho por cima.

Sem o golo do empate, veio a confirmação da derrota no 12º jogo consecutivo do Feirense sem vencer na Liga. Só mesmo a difícil vitória no último jogo da Taça, contra o Paços de Ferreira anima os fogaceiros nesta quadra natalícia, enquanto os algarvios, que tiveram uma bela recuperação depois do arranque difícil na temporada, respiram com toda a tranquilidade e galgaram lugares de forma provisória.

jogos históricos
U Sábado, 22 Dezembro 2018 - 15:30
Estádio Marcolino Castro
João Pinto
0-1
Dener Clemente 68'

ESTÁDIO

Estádio Marcolino Castro
Estádio Marcolino Castro
Portugal
Santa Maria da Feira
Lotação5 401
Medidas102x65
Inauguração1962
Positivo
Bolas paradas animaram
Depois de uma primeira parte em que só ocasionais tentativas do Portimonense aqueceram o encontro (dois remates ao ferro, em particular), os lances de bola parada trouxeram ameaças sérias no segundo tempo. O Feirense não foi eficaz, o Portimonense foi e assim levou os três pontos.
Negativo
Fogaceiros desinspirados
Muito pouca capacidade de desequilíbrio na frente de ataque por parte dos fogaceiros, mesmo em períodos em que o ritmo de jogo lhes pertencia na sua maioria. A falta de inspiração ofensiva foi demasiado evidente.
Forma
Feirense
2018/2019
20J
7V
5E
8D
22-28G
Portimonense
2018/2019
16J
6V
2E
8D
21-29G
O Árbitro
Decisões corretas em lances capitais, alguns aparentes erros de critério no âmbito disciplinar.

Fotografias(15)

Liga NOS: Feirense x Portimonense
Liga NOS: Feirense x Portimonense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FEIRENSE
EMPATE
PORTIMONENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RN
Portimonense
2018-12-22 18h39m por RN123
Carrega Portimonense!
Mais uma vitória!
AX
Folha
2018-12-22 18h18m por Axionmen
Se este homem ao menos disesse que sabia a forma como ganha os jogos mas nem isso deve saber o que e triste . . . . tem bons jogadores mas treinador 0
Feirense começou tão bem . . . e agora está tão péssimo

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
com video
Plantel do Sporting recebido em festa
O autocarro que transportava o plantel principal do Sporting estacionou no Marquês de Pombal, levando a festa dos adeptos, já num nível elevadíssimo, ao seu auge. Foi assim....