placardpt
    Rússia ultrapassa Espanha nas grandes penalidades

    Fecha Aspas e ponto final

    Mais uma queda de um 'gigante' no Campeonato do Mundo. Depois de Alemanha, Argentina e Portugal abandonarem a prova que se realiza na Rússia, foi a vez da Espanha arrumar as malas. Os espanhóis dominaram por completo a anfitriã, mas não conseguiram mais do que um empate a uma bola no final dos 120 minutos.

    No desempate pela marca dos onze metros, a Rússia acabou por ser mais feliz e carimbar o passaporte para os quartos do Mundial.

    Penálti contra a monotonia

    Algumas alterações na equipa de Fernando Hierro, a mesma identidade. A Espanha fez valer o seu estatuto de favorita para o duelo com a anfitriã e dominou num capítulo que lhe é tão característico: a posse. La Roja terminou a primeira parte com 71% de posse de bola, mas foi incapaz de traduzir esse dado em número suficiente de golos para sair para o intervalo em vantagem.

    Os espanhóis até conseguiram desatar o nó russo, que estava bem apertadinho na linha defensiva, graças a uma infelicidade de Sergey Ignashevich. O experiente central russo tentou impedir que Sergio Ramos chegasse a um livre batido na esquerda por Marco Asensio – à margem da lei, diga-se -, mas viu a bola bater-lhe no calcanhar e seguir o rumo da baliza de Akinfeev.

    Ao contrário do que talvez fosse esperado, a Espanha não foi suficientemente capaz para aproveitar a timidez russa nos primeiros minutos, sem conseguir tirar frutos da tal posse, sendo que, em vários momentos, essa posse resultou numa mão cheia de nada. Mérito também para a organização e concentração defensiva russa.

    Com o tempo, e sem muita qualidade, a Rússia cresceu e acabou por chegar ao empate, depois de um penálti cometido de forma disparatada por Gerard Piqué. O central do Barcelona deixou um dos braços no ar e desviou assim um cabeceamento de Dzyuba.

    O avançado do Zenit aproveitou a benesse para restabelecer a igualdade no marcador e levar a discussão do resultado para o segundo tempo, em Moscovo.

    Akinfeev foi um dos heróis do triunfo russo frente à Espanha

    Segunda parte a jogar no meio-campo russo

    A segunda parte teve um registo absolutamente monocórdico. A Espanha sempre com muita posse, à semelhança do que aconteceu na primeira metade, com o quádruplo (leu bem, caro leitor) do número de passes, contra uma Rússia com uma postura muito defensiva, ficando à espera de um eventual erro do adversário.

    As alterações no figurino, tanto de um lado como do outro, pouco alteraram na dinâmica do encontro, assistindo-se a uma Espanha a jogar completamente instalada no meio-campo russo durante 90% do tempo. Com muito critério posicional, mas demasiado lento e previsível. Era assim o jogo dos espanhóis.

    Iniesta esteve muito perto de dissipar as dúvidas em redor do vencedor do encontro, aos 84 minutos, mas o remate do camisola 6 foi defendido por Akinfeev. Excelente defesa do guarda-redes do CSKA Moscovo, diga-se em bom rigor da verdade, na única oportunidade de registo na 2.ª parte.

    O prolongamento acabou por ser inevitável.

    Lotaria ou (muito) trabalho?

    O prolongamento também não trouxe nada de novo. Apenas mais duas boas oportunidade para a Espanha, através de Rodrigo, que entrou no decorrer da etapa complementar, mas, mais uma vez, Akinfeev esteve intransponível nos dois lances.

    Domínio e...?
    A Espanha terminou a partida com 1140 passes realizados, 1030 com sucesso, contra uns modestos 285 da Rússia. Domínio inequívoco da equipa de Fernando Hierro, mas um domínio que de nada serviu na prática. La Roja está eliminada do Campeonato do Mundo
    O guarda-redes russo viria mesmo a ser o grande herói, ao travar duas grandes penalidades no desempate pela marca dos onze metros. Koke foi o primeiro a desperdiçar e Iago Aspas repetiu a façanha.

    Fecha Aspas e ponto final na caminha de La Roja no Mundial. Segue em frente a anfitriã Rússia, que promete bater recordes neste Mundial.

    U Domingo, 01 Julho 2018 - 15:00
    Luzhniki Stadium
    Björn Kuipers
    1-1
    (3-4 g.p.)
    Sergey Ignashevich 11' (p.b.)
    Artyom Dzyuba 41' (g.p.)
    Luzhniki Stadium
    Lotação80 000
    Medidas-
    Inauguração1956
    FaseOitavos-de-Final
    A Chave
    Minuto 109: Rodrigo Moreno com grande arrancada pelo lado direito do ataque espanhol e uma grande finta sobre um defesa russo, antes de rematar, com o pé direito, para defesa de recurso de Akinfeev. Mais uma excelente defesa do guarda-redes do CSKA, a preservar a igualdade.
    O Árbitro
    Bjorn Kuipers poupou algumas cartolinas amarelas ao longo do encontro, inclusive a alguns jogadores em risco, mas, no cômputo geral, esteve bem. E sempre que teve dúvidas, esperou para ouvir a indição do vídeo-árbitro (VAR). Esteve bem ao assinalar a grande penalidade a favor da Rússia e ficam algumas dúvidas num lance na área russa, aos 115 minutos, com Piqué e Sergio Ramos.
    O Melhor
    Muro russo
    Perante tal domínio e pressão de Espanha, a Rússita teve de defender como nunca e aproveitar as poucas oportunidades que teve para criar mossa. Muito mérito para a solidez defensiva dos russos, abrilhantada pela excelente exibição de Akinfeev.
    O Pior
    Domínio espanhol sem proveito
    A Espanha dominou do primeiro ao último minuto. Mais posse de bola, mais remates, mais passes, mais oportunidades, mas... perdeu no desempate através das grandes penalidades. Ou seja, algo esteve mal para La Roja não conseguir tirar partido de todas as estatísticas favoráveis.
    Forma
    Espanha
    2018/2019
    Rússia
    2018/2019
    Sabia que...by playmaker stats
    A Espanha nunca conseguiu vencer, em fases finais, nas grandes penalidades os anfitriões:
    2018 Rússia [Mundial - anfitriã] D
    2002 Coreia do Sul [Mundial - anfitriã] D
    1996 Inglaterra [Euro - anfitriã] D
    Há 48 anos que a Rússia / URSS não chegava tão longe num Mundial; é a 5.ª presença nos quartos de final num Campeonato do Mundo.

    A melhor posição dos russos nesta prova foi em 1966, um 4.º lugar, depois da derrota contra Portugal [1-2]
    É a 2.ª vez que a Rússia [excluindo URSS] chega aos quartos de final de uma fase final:
    2018 Mundial, vs Espanha
    2008 Euro, qualificou-se da fase de grupos
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESPANHA
    EMPATE
    RÚSSIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    Mundial
    2018-07-01 22h16m por manso98afl
    Está a ser um Mundial cheio de surpresas Alemanha eliminada na fase de grupos e Espanha, Portugal e Argentina (que não era favorita para este jogo) nos oitavos e mesmo a Croácia que até agora foi a equipa que melhor jogou só conseguiu eliminar a Dinamarca nos penaltis. Quanto a Portugal não era propriamente favorito para este jogo, do outro lado estava uma equipa com 2 avançados de top 5 e 2 centrais que já jogam juntos no Atlético e habituados a este estilo de jogo defensivo era 50/50 mas me...ler comentário completo »
    Espanha
    2018-07-01 22h06m por RQ7T
    Muita parra e pouca uva.
    Muita posse de bola, pouca objetividade, falta de velocidade e criatividade, poucas movimentações e deviam ter arriscado rematar de longe.
    A Rússia defendeu bem e teve uma grande penalidade caída dos céus devido a uma péssima abordagem do Piquê e foi mais competente nas grandes penalidades.
    HA
    Mundial
    2018-07-01 21h58m por Halibut
    Vejo uma França forte, a meu ver é o favorito a ganhar.
    Znara
    2018-07-01 19h10m por Daniloelcolorado
    A França joga em contra ataque, o Brasil joga a pressionar os adversários no seu próprio campo. Brasil vai sapecar esses gauleses
    Quartos Final
    2018-07-01 18h58m por leonardojitaemartins
    Uruguai—França
    Rússia—Croác ia
    Brasil—Bélgica
    Suécia —Inglaterra

    Não me venham falar que a Suécia vai ser eliminada pela Suíça, isso não vai acontecer
    Inglaterra não tenho a certeza se vai ganhar à Colômbia, minha maior dúvida
    Favoritos?
    2018-07-01 18h53m por leonardojitaemartins
    Portugal não era favorito com o Uruguai, se esperava um jogo equilibrado. E a defesa do Uruguai é bem melhor do que Portugal, vai ser dificil a França marcar ao Uruguai, mas vai ganhar no máximo por dois golos Acrescentando que Portugal não tem a eficácia do Uruguai, bastava fazer boa marcação ao Cris para que nosso ataque vire piadinha, já por não falar das oportunidades de golo que também não é grande coisa, Uruguai tem dois pontas muito bons e um deles, o Suarez ainda é bom assistente...ler comentário completo »
    BA
    Bélgica
    2018-07-01 18h45m por batuko
    Para mim a vencedora vai ser a Bélgica, tem uma excelente equipa e um banco de suplentes fantástico. Com uma equipa de segunda linha ganhou a Inglaterra.
    Inacreditável
    2018-07-01 18h36m por ADrDEIMC1986
    Que coisa linda. Apesar de felicíssimo pela passagem da Rússia, por aquela defesa espetacular do Akinfeev ao penalti do Iago Aspas, foi um jogo paradoxal para mim, defensor do futebol ofensivo e de qualidade, quando a equipa que declaradamente apoiava não teve essa postura perante o jogo. Há, no entanto, que realçar que a Rússia sem bola fez uma grande exibição, grande performance mesmo. Sublime. Faltou o resto, infelizmente. Kutepov nas coberturas tem estado muito bom neste Mundial...ler comentário completo »
    Adios Espanha
    2018-07-01 18h31m por JHendrix
    A coisa está-se a compor de maneira a que França ou Brasil levem a Taça para casa. . .

    Depois de cair a Alemanha na fase de grupos e agora a Espanha nos oitavos, o caminho começa a ficar mais livre para os maiores candidatos, e até para alguns sonharem a poderem aspirar ao pódio. . .

    Mas antes o Brasil ainda vai ter de levar com o México. . .
    PI
    Espanha
    2018-07-01 18h29m por Pinho352
    Tiveram o que mereceram, um futebol com muita posse de bola mas pouco objectivo e sem grandes movimentações na criação de oportunidades.
    Andaram a brincar aos treinadores, decidiram dispensar um treinador a poucos dias do início da competição e colocar lá um curioso das cunhas, que não tem influência nenhuma no comando da equipa, é joguem e já está. Agora vão ver o resto da competição pela TV.
    FA
    Valdo
    2018-07-01 18h26m por fabiopereirascp
    Eu não penso que o futebol da Rússia tenha sido nojento, eles não andaram a fazer anti-jogo e a parar o jogo, ou a fingir lesões durante muito tempo. Simplesmente sabiam que não se podiam expor muito, portanto ficaram a defender quase o jogo todo, e fizeram-no muito bem. Não concederam quase oportunidades nenhumas, e no golo da Espanha inclusive há falta atacante (mas como é o Ramos, tudo vale. . . ). Fizeram um futebol defensivo ao mais alto nível, nunca tremeram. Nós ganhámos o europeu assim, não se esqueçam
    FA
    Russia
    2018-07-01 18h22m por fabiopereirascp
    Alemanha, Portugal, Argentina e Espanha já foram. . . Cá para mim vamos ter Rússia VS Japão na final
    P0
    Espanha
    2018-07-01 18h21m por P0P1
    Ainda bem que ficaram pelo caminho, que futebol tão enfadonho, que sono!!! Não é que a Rússia pratique grande futebol, mas a Espanha tem jogadores para muito mais.
    BE
    PORTUGAL NA PARTE DIFICIL 2016!
    2018-07-01 18h14m por benficaeterno
    Esta desfeito o mito que Portugal calhou contra as equipas mais fracas no Euro 2016!

    Espanha- Oitavos no Mundial vs Croácia- Pelo menos Oitavos
    Itália-Não apurada no Mundial vs Polónia- FG do Mundial
    Alemanha- FG do Mundial vs País de Gales- Não apurado no Mundial

    Afinal como já previa Croácia, Polónia e País de Gales não fizeram prestações inferiores a Espanha, Itália e Alemanha.

    Brasil e França os favoritos, seguidos de Croácia, v...ler comentário completo »
    . . .
    2018-07-01 18h13m por FCRobustense
    Selecção a abater neste campeonato do mundo: França.
    Definitivamente não podem ganhar o mundial.
    jogos
    2018-07-01 18h12m por Rubro_Negros
    quanto a mim tenho um perssentimento que a suecia vai ganhar o seu jogo. . .
    daniel
    2018-07-01 18h11m por Rubro_Negros
    eu apoio a croacia por isso

    somos todos croacia
    Brasil
    2018-07-01 18h09m por Daniloelcolorado
    Brasil já é campeão, é a única equipa a jogar um futebol pra frente, ofensivo, sem esses toques para trás. Agora somos todos Brasil!!
    SO
    "(In)justiça no futebol"
    2018-07-01 18h09m por sofintas
    Tal como Portugal, a Espanha foi injustamente eliminada. Rússia, a jogar em casa, jogou como uma equipa pequena quando se desloca ao estádio de um grande (e não em todos os casos - em Espanha, os pequenos saem mais a jogar e criam mais perigo).

    Não querendo dizer que gosto de tudo na selecção espanhola. Gosto de extremos puros, não de um "camião de interiores" em simultâneo, com dois deles adaptados a extremos. Depois, mesmo que sejam grandes craques (caso de Isco), a ...ler comentário completo »
    favoritos
    2018-07-01 18h08m por slb_pride
    Alemanha, Argentina, Portugal e Espanha já caíram. . . dos favoritos sobra o Brasil e dos outros candidatos ainda temos França, Uruguai (um deles vai cair na sexta-feira), Inglaterra e Bélgica. A Croácia, pela excelente fase de grupos, também se poderá considerar candidata se passar a Dinamarca.

    Prevejo uns quartos-de-final com o seguinte figurino:

    Uruguai-Franç a
    Brasil-Bélgica
    Suíça-I nglaterra
    Rússia-Croácia
    o regressado
    2018-07-01 18h07m por Rubro_Negros
    nao é bem assim. . . . . nao estou a ver a russia a ganhar o mundial nem o uruguai.
    Tchau tchau, Espanha arrogante. . .
    2018-07-01 18h04m por guizinho
    A fanfarronice tem destas coisas. Não basta achar-se favorito, é preciso ganhar.
    Parabéns à Rússia que soube aceitar a superioridade do adversário, defender-se bem e levar para a decisão de penalties, onde mais beneficiaria do fator casa.
    Quanto à Espanha, jogou tanto como nós nos grupos e teve a sorte de apanhar o quadro mais fraco (tal como nós, em 2016.
    Mas é a tal coisa de se acharem melhores que os outros sem terem sequer jogado. E isso paga-se caro (tal como nós, em 2004).
    mundial
    2018-07-01 18h03m por Rubro_Negros
    atipico com os grandes favoritos a cairem todos por terra muito cedo.
    Croácia
    2018-07-01 18h03m por iSMURF4
    Tenho que ir a Dubrovnik. . .

    :D

    as croatas tbm são muito giras.
    LO
    Inglaterra
    2018-07-01 18h02m por LolmacaEoS
    Já agora, muito atenção à Inglaterra. Se se confirmar uma meia-final com a Croácia vai ser um jogo de titãs, podem ter a certeza. As duas equipas que mais me agradam neste mundial e as que eu mais queria que ganhassem
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Moreirense recebe FC Vizela
    A antepenúltima jornada da Liga Portugal Betclic abre no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Moreirense e FC Vizela reencontram-se, numa altura em que tudo se começa a ...